XIII Seminário de Gestores Municipais da Editora Opet celebrou o talento dos educadores brasileiros

Um grande sucesso! Assim pode ser resumido o XIII Seminário de Gestores Municipais, promovido pela Editora Opet nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2025 em Curitiba, com transmissão pelo Youtube. O evento, que reuniu gestores e educadores de municípios de todo o país, teve como tema “Futuro Presente” – um convite à reflexão e à ação sobre o papel da Educação Básica na construção da sociedade e do país que queremos.
O Seminário também foi marcado pela etapa final do 15º Prêmio Ação Destaque, iniciativa da Editora Opet que valoriza, divulga e premia os melhores projetos da área pública desenvolvidos com os recursos Sefe.
A presidente do Grupo Educacional Opet, Adriana Karam, abriu o encontro. Ela ressaltou a importância dos gestores e professores para o o fortalecimento e valorização da escola como protagonista na construção do futuro. Destacou, também, a importância dos temas e palestrantes convidados do Seminário.

📌 Palestras
A palestra magna, na terça-feira (28), foi ministrada pela professora Maria Helena Guimarães de Castro, ex-presidente do INEP, professora da UNICAMP e uma das maiores autoridades brasileiras em avaliação diagnóstica. Em “Desafios e futuro da avaliação educacional no Brasil”, ela trouxe um panorama do país, focando no desafio de incorporar as mudanças recentes aos processos avaliativos.
Na quarta-feira (29), as discussões giraram ao redor da educação socioemocional e da criatividade em sala de aula. A convidada foi Débora Garofalo, professora de rede municipal de ensino de São Paulo, pesquisadora e finalista, em 2019, do Global Teach Prize, o Nobel da Educação. Ela falou sobre “Educação socioemocional: educar com criatividade e propósito”.
E na quinta-feira (30), encerrando a programação, o foco foi na relação entre educação, tecnologia e desenvolvimento humano, na palestra “Como educar para um mundo digital?”, com o doutor em Psicologia e especialista do Instituto Alana Rodrigo Nejm.

📌 Prêmio Ação Destaque
Em 2025, o 15º Prêmio Ação Destaque reconheceu e premiou 29 professores e gestores de 21 municípios do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Ceará e Rondônia (confira a lista dos campeões). Eles participaram da etapa final do Ação Destaque concorrendo em 9 categorias que abrangem o espectro de trabalho da Editora Opet na rede pública. Seus projetos, que utilizaram os recursos Sefe – selo da Editora para a área pública –, foram destaque pela qualidade, intencionalidade pedagógica e impacto junto às comunidades.

📌 Tempo de cultura
O Seminário também foi marcado por momentos que traduziram a riqueza cultural do Brasil. No primeiro dia, os participantes foram recepcionados pelo chorinho do Julião Boêmio Trio, formado por músicos e professores oriundos das principais instituições de estudo da música no Paraná. No segundo dia, foi a vez de Crys Gaiteiro, jovem talento curitibano que apresentou clássicos da música sertaneja.

Por fim, no terceiro dia, o encerramento ficou a cargo do Vocal Curitibôcas, um dos mais conhecidos e respeitados grupos vocais de Curitiba, sob a regência do maestro Dirceu Saggin. O Curitibôcas tem como uma de suas integrantes a professora Adriana Karam, que, durante a apresentação, traçou uma relação entre o funcionamento harmônico de um grupo vocal e o desenvolvimento da Educação.
