
Nos últimos anos, redes de ensino de todo o mundo vêm investindo na avaliação diagnóstica da aprendizagem. No Brasil, ela é recomendada pelos principais documentos da educação – está prevista, por exemplo, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei 9.394/96) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e é apresentada como estratégica para o desenvolvimento da aprendizagem. Em 2024, também foi apontada como ponto de partida para a recomposição das aprendizagens – uma medida essencial no período pós-pandemia, quando os relatórios de distorção ano/série do Censo Escolar apontaram graves problemas.
Por meio do Programa inDICA de Gestão da Educação, a Editora Opet oferece avaliação diagnóstica que já beneficiou mais de 60 mil estudantes da Educação Básica nas redes pública e privada. E, mais do que isso: com o inDICA, a Editora participa diretamente de um processo vital para o sucesso da aprendizagem – o de institucionalização da avaliação diagnóstica, de sua incorporação à cultura educacional.
O grande passo

“Eu diria que esse é o grande passo da avaliação diagnóstica”, avalia a coordenadora do Programa inDICA, Silneia Chiquetto (foto). “E ele acontece quando a comunidade escolar – gestores, professores, estudantes e suas famílias – passam a ver a avaliação como algo tão essencial quanto as aulas e as formações pedagógicas. ”
Silneia cita como exemplo dessa evolução o município catarinense de Curitibanos, que há 3 anos iniciou um processo de avaliação diagnóstica da aprendizagem com o inDICA.
“O trabalho é exemplar. Em Curitibanos, a avaliação deixou de ser uma ação acessória e foi 100% incorporada pela comunidade escolar, o que é algo excepcional quando o foco são os resultados de aprendizagem. Esse é o caminho”, avalia Silneia.
Uma política fundamental

A diretora de ensino de Curitibanos, professora Patrícia Maciel Bastos (foto), concorda integralmente com essa afirmação. “Exatamente! Curitibanos assumiu a avaliação interna diagnóstica como uma política educacional fundamental. Essa institucionalização demonstra nosso compromisso com a melhoria contínua da educação no município. Incorporar essa prática ao nosso cotidiano escolar permite que tenhamos um olhar mais atento sobre as necessidades dos alunos e possibilita intervenções mais certas”, avalia.
Preparação e ação
Um indício dessa institucionalização pode ser percebido na organização do município para a realização das provas e a gestão das informações. Um exemplo: profissionais da própria secretaria e dos núcleos municipais de ensino participam de uma comissão especialmente criada para a aplicação das provas nos 2º, 5º e 9º anos – considerados críticos em relação aos dados avaliativos.
“São cerca de 20 pessoas que receberam formação específica para garantir que a aplicação das provas ocorra de maneira padronizada e justa. Além disso, foram estabelecidos critérios e parâmetros claros para a aplicação das avaliações, assegurando que todos os alunos tenham as mesmas condições durante o processo”, explica Patrícia.

Outro indício surge em algo que, em princípio, pode parecer “menor”, mas que é extremamente relevante quando se fala em precisão dos dados avaliativos: o acolhimento dos estudantes durante a etapa de prova.
“A avaliação, pelo próprio ritual que envolve, pelo processo, pode ser um momento de tensão para os estudantes. Afinal, eles sabem que estão sendo avaliados. Então, tornar esse processo mais amigável reduz o estresse e, consequentemente, permite respostas mais próximas do nível real de aprendizagem”, explica Silneia.
“O acolhimento das crianças e estudantes é uma prioridade para nós em Curitibanos. Criamos um ambiente acolhedor e amigável, onde os alunos se sentem seguros para realizar as avaliações. Também informamos os pais para que eles também assumam o compromisso junto conosco, e entendam a importância da ação”, conta Patrícia.
E as unidades escolares podem decidir as próprias estratégias de acolhimento. “Cada uma definiu a própria estratégia, como, por exemplo, a entrega de um mimo – um docinho ou um adesivo, por exemplo – para todos os estudantes. E o impacto é muito positivo! Os estudantes se sentem mais motivados, o que se reflete diretamente em seu desempenho nas avaliações.”
Avaliação pedagógica é cultura educacional

“Hoje, a avaliação pedagógica é parte da nossa cultura educacional. É uma mudança que se reflete na maneira como as escolas e os educadores abordam o processo de ensino-aprendizagem”, avalia a secretária municipal de Educação de Curitibanos, Andressa Boscari de Farias (foto). Segundo ela, os profissionais da educação incorporaram a avaliação como uma ferramenta essencial para entender melhor as necessidades de seus alunos. “Essa prática não é mais vista como uma obrigação, mas sim como uma oportunidade de aprimorar a qualidade do ensino”, observa.
A secretária destaca que esse processo passa por um reforço da importância da avaliação nas reuniões pedagógicas e formações continuadas. Os professores são incentivados a utilizá-la para medir resultados e para promover melhorias contínuas nas práticas educativas. “Podemos afirmar que a avaliação diagnóstica se tornou um componente vital na cultura educacional de Curitibanos”.

Aplicação e engajamento
No início de maio, a rede municipal de ensino de Curitibanos a primeira etapa de avaliações diagnósticas de 2025, que envolveu 2.200 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Um processo fortalecido pelo planejamento e pela própria incorporação das avaliações como elemento educacional chave.
“Avaliando o andamento do processo, posso dizer que foi muito satisfatório. Observamos um excelente envolvimento de todos e um clima positivo nos núcleos durante as avaliações. E esperamos ansiosos pelos resultados, para alinhar ainda mais estratégias de alcance da aprendizagem com que tanto sonhamos”, observa Patrícia.
Uma avaliação da avaliação
“Como diretora de ensino, posso afirmar que os avanços na aprendizagem são notáveis. Desde o início da parceria com o inDICA, temos observado um aumento significativo no engajamento dos alunos e, consequentemente, na aprendizagem. A avaliação diagnóstica nos permite identificar as áreas que precisamos de mais atenção. Assim, podemos implementar estratégias específicas para atender essas demandas.”