“Fagulhas, pontas de agulhas…”- São João e a Educação!

As festas juninas são a maior celebração intercultural brasileira. Fonte: Wikimedia Commons.

Você já parou para pensar no impacto das festas juninas na vida brasileira? Ele é gigantesco! Podemos afirmar, mesmo, que elas são o “grande festival brasileiro”, comparável ao Festival chinês do Meio Outono, à Oktoberfest alemã e à celebração do Solstício de Verão nos países nórdicos. Festas que se conectam a partir dos ciclos da natureza e que têm tudo a ver com a cultura, o conhecimento, a sabedoria popular e, é claro, com a EDUCAÇÃO. 

A riqueza da festa

Dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostram que, por ano, as festas juninas movimentam algo como R$ 2 bilhões no Brasil. O valor, que tende a crescer, aponta a dimensão dessas celebrações para a nossa sociedade. Elas não só são muito tradicionais, como também se modernizaram como grandes eventos – como os de Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Aracaju (SE), Salvador (BA), São Luís (MA) e Palmas (TO). E aparecem em todas as regiões do país, nas cidades, paróquias, escolas e em família. E são um verdadeiro mosaico da identidade brasileira, cujos elementos merecem ser percebidos e destacados em seu valor cultural.

Eles são, enfim, conhecimento – e é isto que nos interessa neste artigo! Então, pegue seu chapéu e venha com a gente!

Festa junina em Caruaru, Pernambuco. Essas celebrações são importantes para o turismo de várias regiões do Brasil. Fonte: Wikimedia Commons.

Toda cor das festas juninas

Fogueira, música, quadrilha, bandeirinhas, brincadeiras, comidas deliciosas, bombinhas, roupas típicas e muita gente animada curtindo muito tudo isto. Essa bem poderia ser uma descrição rápida das festas juninas no Brasil. A ela, poderíamos acrescentar cores – os tons quentes das fogueiras e, também, o negro da noite e do inverno. Um contraste inesquecível!

As bandeirinhas das festas juninas homenageiam os santos católicos. O papel de seda, porém, é uma invenção chinesa! Crédito: Getty Images.

Uma celebração global

Mas, de onde vem tudo isso? De muitos lugares! A base é a tradição católica romana, de santos de grande prestígio popular e que são comemorados em junho: Santo Antônio (dia 13), São João (24) e São Pedro (29). Essas celebrações, aliás, são bem antigas – São João e São Pedro “acendem fogueira” desde o século VI; Santo Antônio, desde o século XII! Elas chegaram aqui com os portugueses no século XVI.

Há, porém, um ponto a considerar: apesar de sua motivação cristã – a mais aparente –, as festas juninas têm uma origem ainda mais antiga. Você se lembra de que, na abertura deste artigo, falamos em “ciclos da natureza”? Pois é: antes dos santos, as civilizações do Hemisfério Norte (como os romanos e os celtas) já faziam “festões” nessa mesma época do ano. Elas eram ligadas ao Solstício de Verão, ao “retorno da luz” e à chegada da estação mais quente do ano. E se relacionavam, é claro, às divindades que esses povos veneravam.

Vale observar que, entre nós, no Hemisfério Sul, esse “motivo mais antigo” da festa não funciona, e por um simples motivo: aqui, a estação que está chegando em junho é o inverno. Ou seja: sem que a gente se dê conta disso, comemora um festival de verão… em plena estação fria!

O que não é nenhum problema, até porque a motivação principal já não é a estação, mas a comemoração dos santos. E ainda temos uma vantagem: como acabamos de passar pelo outono, estamos com os celeiros cheios de grãos de milho e amendoim, culturas típicas da América que viram comidas deliciosas!

Em resumo: mesmo que o clima seja outro, o espírito de celebração permanece — e se adapta ao nosso contexto com criatividade e sabor.

Uma festa de todo o mundo

Muito bem: algumas linhas acima, falamos de milho e amendoim – e ficamos com água na boca. Eita, coisa boa! Acontece, porém, que ambos são produtos típicos… da América. Eles foram domesticados e cultivados pelos povos originários daqui há milhares de anos e, pelo menos até o século XVI, não “davam as caras” nas festas juninas. Não tinha como!

Aqui, temos um indício fortíssimo da principal característica da celebração em nosso país: sua transculturalidade. O que significa que, mais do que uma “festa de santo”, é uma festa formada pelas contribuições culturais de diversos povos, de muitas civilizações. O aspecto religioso é uma dessas contribuições; assim como a alimentação, as roupas, as danças e as brincadeiras – e isto é maravilhoso!

Pense, por exemplo, nas bombinhas e nos rojões. De onde eles vêm? Da China, civilização que inventou a pólvora no século XI!

Agora, lembre-se da chita dos vestidos juninos – pois saiba que este tecido de algodão colorido, tão bonito, é originário da Índia! Ele era trazido ao Brasil Colônia pelos portugueses, que também tinham negócios e territórios lá longe, do outro lado do mundo. Aliás, a palavra “chita” vem do sânscrito “chitra”, que significa “colorido” ou “pintado”.

Peça de tecido de chita produzida na Índia no século XVIII. Os tecidos indianos foram um produto importante do comércio colonial de vários países. Fonte: Wikimedia Commons.

Ah, e tem a quadrilha! Que veio da França no século XVIII. Lá, era a “quadrille française”, chiquérrima. Pois a família imperial portuguesa era adepta da dança e, em 1808, lançou a moda aqui. E ela acabou incorporada às festas juninas!

E o que dizer, então, das contribuições africanas? São muitas: nos instrumentos de percussão, nos refrões juninos que repetem as canções de trabalho dos escravizados, nos reizados e na corporalidade da dança.

“Quadrille” – quadrilha -, em sua versão francesa. A ilustração é de 1820 e mostra a seção “Verão” (“Été”) de uma das coreografias. Fonte: Wikimedia Commons.

Aquela festa na escola…

Aí, sim! Se as festas juninas já são, por si, muito legais, elas ficam ainda melhores quando são realizadas pelas escolas, envolvendo toda a comunidade. Dão um trabalho danado (sim, dão!), mas são uma expressão poderosa de união, alegria e capacidade de trabalho. E isso só acontece porque, como vimos, elas são cultura pura, conhecimento – e isto interessa diretamente à educação. Mas, como trabalhar seus conteúdos? São muitas as possibilidades! E nós vamos trabalhar com duas delas.

História em movimento

Uma boa alternativa para abordar a origem das festas são as gincanas. Elas pedem orientação e pesquisa prévia, e podem ser materializadas de diferentes formas: em jogos de perguntas e respostas, desafios, rodas de conversa, quizzes, entrevistas com convidados, podcasts, entrevistas e mais.

Por exemplo: na gincana, uma turma pode ser desafiada a criar um podcast entrevistando os avós sobre as festas juninas do passado. Com isso, além de resgatar memórias, os alunos trabalham oralidade, escuta ativa e história.

O caminho, como você pode perceber, é o da sala de aula invertida – e do protagonismo dos estudantes.

As festas juninas são uma oportunidade fantástica de reunir os estudantes para um momento “mão na massa” em diferentes níveis. Da organização à pesquisa e à realização, elas oferecem uma oportunidade de protagonismo. Fonte: Getty Images.

Movimento… no movimento!

As festas juninas são “corporais”, ou seja, elas envolvem movimento, envolvem gente! Nas brincadeiras, nos jogos, nas danças e no casamento caipira. Cada um desses elementos pode ser investigado pelos estudantes. Cada um pode ser organizado, interpretado, encenado — e percebido como uma contribuição concreta para a comunidade escolar.

E essa corporeidade, é claro, não vem sozinha – junto com ela vem a arte, que também pode ser trabalhada. Nos temas, nos materiais, na origem dos elementos e até na gestão dos recursos. Que tal, por exemplo, convidar seus estudantes a organizarem a quadrilha da festa junina? Ou o cenário? E como administrar os recursos para a aquisição dos materiais? Que tal, enfim, transformar essa tarefa em um projeto colaborativo de arte, cultura e planejamento?

Viva os saberes juninos!

Como vimos, as festas juninas são muito mais do que tradição: são uma poderosa ferramenta de aprendizagem, expressão e construção coletiva. Ao valorizá-las dentro da escola, reconhecemos o conhecimento que pulsa no cotidiano, no corpo, na cultura e nas relações humanas. E damos sentido ao que é, de fato, educar: conectar, celebrar, transformar.

Ao fim e ao cabo, é disto que tratam as festas juninas: animação, cultura, conhecimento e participação. Boas festas juninas para todos! Fonte: Getty Images.

Para ir mais longe

🔗 Página do Instagram do Museu do Folclore Edison Carneiro (IPHAN) – O museu possui um acervo digital riquíssimo sobre cultura popular brasileira, incluindo festas, danças e tradições orais.

🔗 Museu da Pessoa – Projeto colaborativo que reúne histórias de vida, muitas delas relacionadas a festas populares e tradições locais. Ótimo para trabalhar oralidade e memória.

🔗 Museu Nacional – Acervo online (UFRJ) – Embora voltado a diversas áreas, há coleções e documentos que dialogam com antropologia, história e cultura popular.

🔗  IPHAN – Dossiê das Matrizes Tradicionais do Forró (busque por “Forró” ou “Festas Juninas”) – Documentos oficiais sobre o registro do forró como patrimônio cultural brasileiro, com menção às festas juninas.

🔗 Museu do Folclore de São José dos Campos (SP) – Exposições virtuais sobre festas juninas e oficinas pedagógicas para escolas.