Ao longo dos anos, os municípios parceiros da Editora Opet vêm se destacando em relação à qualidade da educação. Um avanço que é perceptível na evolução do trabalho pedagógico, na aproximação das famílias em relação à escola, na melhoria do aprendizado e mesmo na redução das desigualdades sociais e econômicas das comunidades. Esse avanço também se espelha nas ferramentas de avaliação da própria educação como o Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
É o caso, por exemplo, de três municípios parceiros antigos da Editora Opet em Mato Grosso: Alto Taquari, Alto Araguaia e Campo Verde. Em todos eles, houve um aumento significativo do Ideb em 2019 em relação à avaliação anterior, de 2017.
Em Alto Taquari, o Ideb verificado para a 4ª série/5º ano saltou de 5.7 para 6.3, um aumento de 10,52% – bem acima da meta projetada pelo Inep para 2019, que era de 5.4. Desde 2007, quando começou a avaliação, o avanço do Ideb no município para esse segmento foi de 85,29% (de 3.4 para 6.3)!
Em Alto Araguaia, o avanço no período 2017-2019 foi de 4,76%, com o Ideb para a 4ª série/5º ano passando de 6.3 para 6.6 – significativamente acima da meta projetada para 2019, que era de 5.1. Desde 2007, o Ideb cresceu incríveis 112,90% (de 3.1 para 6.6).
E em Campo Verde, o crescimento no período também foi de 4,76%, com o Ideb chegando a 6.6 para a 4ª série/5º ano (a meta projetada para 2019 era de 6.2). Em 12 anos, entre 2007 e 2019, o avanço chegou a 53,48% (de 4.3 para 6.3).
Vale observar que os três municípios já superaram as metas projetada pelo Inep para este ano, quando ocorre uma nova avaliação.
Para celebrar os bons resultados, a Editora esteve nos três municípios para a entrega de placas comemorativas e de homenagem aos gestores municipais. Elas foram entregues pelo representante comercial da Editora para o segmento público na região, Gilberto Muniz Pereira.
“Essas placas são o reconhecimento de um trabalho muito importante dos nossos parceiros. E nós estamos juntos sempre, no fornecimento dos materiais didáticos e ferramentas tecnológicas, nas formações pedagógicas e no acompanhamento permanente do trabalho”, observa Gilberto. Ele destaca a importância das inovações apresentadas pela Editora ao longo do ano passado – em especial, na área de tecnologia educacional -, que garantiram tranquilidade para o trabalho durante as aulas remotas.
Avançar mais – A secretária municipal de Educação de Campo Verde, professora e mestre em Ensino pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Simoni Pereira Borges, avalia o crescimento do IDEB de seu município a partir de uma perspectiva ampla, buscando avançar mais e de forma mais intensa.
“Precisamos continuar trabalhando arduamente para transformar esses dados de forma mais expressiva., observa. Ela destaca as dificuldades vividas nos últimos tempos pela educação. “Nosso desafio é compreender esse processo e traçar um planejamento de trabalho que possibilite os menores impactos possíveis para a aprendizagem e, consequentemente, para a avaliação.”
Simoni destaca o valor da parceria com a Editora Opet por meio do selo educacional Sefe. “É preciso agradecer e reconhecer os parceiros que se disponibilizaram a contribuir, como o Sefe, que esteve em Campo Verde nos últimos quatro anos traçando estratégias que visam contribuir com aprendizagens significativas e bons resultados avaliativos. ”