Nesta semana, a Editora Opet promoveu mais duas formações pedagógicas multirregionais em ambiente digital. Elas fazem parte de uma programação iniciada no início do ano, mas que já é tradição na Editora: reunir professores de diferentes municípios, de diferentes escolas, para aprender e para trocar experiências e vivências sobre educação.
A primeira formação, em Arte, foi ministrada pelo professor e assessor pedagógico Daniel Masetto em dois momentos, para professores dos municípios de Arroio Trinta (SC), Entre Rios do Oeste (PR), Fênix (PR), Pitanga (PR), São João do Itaperiú (SC), e para os professores de Cambará (PR), Campo Grande (MS) e Alto Taquari (MT). E a segunda, em Educação Física, foi ministrada pela professora e assessora pedagógica Milena Nichel para os municípios de Arroio Trinta (SC), Entre Rios do Oeste (PR), Fênix (PR) e São João do Itaperiú (SC).
“As formações pedagógicas multirregionais são uma oportunidade para a troca de experiências e conhecimentos. Temos professores de diferentes realidades, com olhares, criatividade e contribuições para os demais participantes”, avalia a gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto. “Um processo que já existia nas formações multirregionais presenciais, mas que se acelerou graças às ferramentas digitais.”
Confiança – Na avaliação de Daniel Masetto, que nesta semana trabalhou com ferramentas digitais para o ensino de Arte dentro da temática “A Arte Popular Brasileira e as ferramentas para o ensino híbrido/remoto”, os professores estão cada vez mais confiantes em relação aos meios digitais e telemáticos. Uma evolução que ele vem detectando desde o início do trabalho, há alguns meses.
“Em um primeiro momento, eles colocavam que seria difícil, que a ferramenta estava fora da sua realidade e que os alunos não iam acessar. Já no final do primeiro encontro, essa percepção mudou. E eles começaram a ver as possibilidades reais de uso das plataformas.”
E como se deu essa mudança? Segundo Daniel, a partir de exemplos metodológicos com as ferramentas digitais. “Colocando a mão na massa, acessando e interagindo com o grupo, os professores começam a dar retornos positivos. Pelo uso das plataformas, em respostas no chat ou na fala pelo microfone, no Meet.”
Em suas formações, Daniel utiliza e estimula o uso de ferramentas da plataforma Google for Education (parceira da Editora Opet), como o Jamboard, Apresentações Google, Formulários Google, Google Fotos, Autodraw e Classroom. O Autodraw, por exemplo, é uma ferramenta poderosa e muito amigável para a produção de desenhos.
A professora Solange dos Santos trabalha na rede municipal de ensino de Campo Verde (MT), na escola municipal Sabina Lazarim Prato e no Centro Educacional Paulo Freire, com turmas que abrangem do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Segundo ela, as formações oferecidas pela Editora Opet são importantes.
“O trabalho do professor Daniel é ótimo. Ele sempre nos surpreende com suas aulas! Acredito que a forma como ele nos transmite os conteúdos faz com que nós, professores, amemos ainda mais a nossa disciplina de Arte. Eu me sinto maravilhada a cada formação!”
O fato de as formações envolverem professores de outros municípios, segundo Solange, enriquece os conhecimentos. “Conhecer outras experiências também faz com que olhemos de forma diferente para as nossas próprias dificuldades”, pondera. Ela pretende utilizar as ferramentas trabalhadas na formação com seus estudantes. “Em um tempo digital, lidando com alunos digitais, temos que usar cada vez mais essas ferramentas. E o professor Daniel, que está à frente de seu tempo, nos trouxe uma pincelada de coisas que podemos aprofundar ainda mais.”
Trocas culturais – A professora Milena Nichel, assessora pedagógica responsável pelas formações mutirregionais em Educação Física, destaca a importância das trocas culturais e de experiências profissionais entre os participantes. “Esse compartilhamento é muito importante. Dos valores culturais locais, que são muito ricos, e das propostas adotadas pelos professores com seus estudantes”, observa.
“Tivemos trocas muito interessantes, por exemplo, entre professores de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e de Cambará, no Paraná. E de professores de Ilha Solteira, em São Paulo, e São Miguel do Oeste, em Santa Catarina.”
Segundo Milena, os professores são altamente engajados e comprometidos com caminhos para o ensino da Educação Física. Nos encontros, sua temática é a da formação humana e das experiências de aprendizagens corporais, com ênfase para as possibilidades de trabalho no ensino remoto.
Segundo Milena, ferramentas digitais como o Google Meet, entre muitas outras, permitem um trabalho corporal de alta qualidade. Outro caminho é o da exploração de possibilidades para o trabalho físico em casa e com a família. “Uma característica bem importante do trabalho é o resgate de jogos e brincadeiras com os familiares. E nós trazemos esse resgate para os nossos encontros.”