Para as escolas privadas, o ano de 2020 foi tremendamente desafiador. Elas enfrentaram grandes mudanças, a começar pela substituição das aulas presenciais por aulas remotas, o que exigiu preparo dos gestores e dos docentes e, especialmente, uma mudança cultural. Também precisaram ter sensibilidade e habilidade para lidar com questões econômicas associadas, por exemplo, às mensalidades e mesmo à situação de muitas famílias.
O ano letivo de 2021 promete ser igualmente desafiador, mas em termos diferentes. As escolas terão como metas, por exemplo, a implantação do ensino híbrido e a preparação dos ambientes físicos para o retorno das atividades presenciais. Isso, sem perder o engajamento dos estudantes e das famílias e sem reduzir a qualidade da educação. A Editora Opet, que em 2020 deu todo o apoio a seus parceiros privados, está pronta para auxiliar as escolas neste ano.
“Com todas as dificuldades de 2020, as escolas agora têm absoluta certeza de que o ensino híbrido e os materiais digitais vieram para ficar”, avalia Klinger Mota, gerente comercial da Editora Opet para o segmento privado. Ao longo dos últimos meses, os parceiros privados Opet Soluções Educacionais tiveram o apoio das ferramentas digitais Google for Education – fruto de uma parceria com a Editora Opet – e das sequências didáticas e conteúdos multimídia (filmes, jogos, simuladores, bancos de questões, quizzes) da plataforma educacional Opet INspira, desenvolvida por nossos especialistas em educação e tecnologia. Ferramentas que, vale observar, estão em constante aprimoramento.
“Nossas escolas conveniadas estão muito satisfeitas com os recursos que oferecemos. Elas esperam que a Editora Opet continue investindo constantemente em inovações tecnológicas e nós estamos fazendo isso. Não apenas nas atualizações e lançamentos de novos recursos, mas na formação da nossa própria equipe, que está preparada para formar professores e gestores parceiros”, observa Klinger.
“Eu, particularmente, acredito que, daqui para frente, teremos uma substituição cada vez maior do livro impresso por materiais digitais. Nós estamos nos preparando para isso, olhando com muito cuidado para a integração entre os materiais impressos e os recursos digitais. Trazendo ao cenário digital, enfim, a qualidade que oferecemos nas nossas coleções.”
Questão de valor – Na avaliação de Klinger Mota, a Editora Opet oferece uma das melhores relações custo-benefício do mercado educacional brasileiro. “Além de materiais didáticos, paradidáticos e ferramentas digitais de primeira linha, também oferecemos um serviço de excelência com profissionais extremamente qualificados – professores que conhecem a fundo e que gostam da educação. E tudo isso por um preço justo, abaixo do praticado pelo mercado.”
Humana e cidadã – Instalada em um sítio com 96 mil metros quadrados em Florianópolis, a Escola Magia do Saber tem uma proposta educacional socioconstrutivista, pautada em valores sociais e humanos, no desenvolvimento integral da criança e na experiência com a natureza. “Em nosso trabalho, buscamos ver e conectar a sala de aula e a natureza como caminhos humanizadores, o que torna o aprendizado mais interessante e significativo”, explica a diretora geral Ana Cláudia Ramos. O espaço, reforça, foi inteiramente concebido para vivências, experiências afetivas, encontros, conquistas e descobertas.
Em 2021, a escola escolheu a Editora Opet como parceira na educação. “O diferencial Opet foi possibilitar uma educação humanizada e cidadã, baseada na Base Nacional Comum Curricular e nos princípios que sustentam a proposta pedagógica da Escola Magia do Saber”, explica a coordenadora pedagógica, a professora e doutoranda em Educação Gisele Gonçalves. “Entre eles está a inclusão social, na qual toda criança é capaz de aprender, respeitando suas potencialidades, tempo e individualidades, sendo consideradas sujeito de direitos, como protagonistas de suas vidas e sujeitos partícipes do seu processo formativo.”
A escola retoma as atividades presenciais no próximo dia 18 de fevereiro, observando estritamente os protocolos sanitários e de higiene. “Apostamos na articulação do conhecimento científico, áreas verdes e experiências significativas para uma volta às aulas segura e integrada à natureza”, explica Gisele. “Nossa decisão coletiva em optar exclusivamente pelo retorno presencial se deu, especialmente, pelo fato de que com o contexto da pandemia e o isolamento social, as crianças foram afastadas dos ambientes abertos, do contato com a natureza e do ambiente escolar, o que reforçou que estamos no caminho certo para proporcionar uma proposta educativa de ‘crianças conectadas com a natureza’”.