Segundo semestre de 2021: em várias partes do país, as escolas retomaram ou estão retomando o calendário escolar. Depois de mais de um ano de aulas exclusivamente remotas, muitas delas voltaram às atividades com mudanças significativas. Em várias instituições, o ensino remoto deu lugar ao ensino híbrido, com o retorno planejado de crianças, adolescentes e professores às salas de aula presenciais – sempre, com a observação rigorosa das medidas sanitárias necessárias em tempos de pandemia de Covid-19.
Nesta reportagem especial, vamos saber como está sendo esse processo em escolas privadas parceiras da Editora Opet. Com todos os cuidados, elas estão voltando!
Rosicleide Sebastiana de Melo é mantenedora e diretora do Plenitude Complexo Educacional, de Angicos, escola parceira Opet Soluções Educacionais no Rio Grande do Norte. Sua instituição de ensino retomou o calendário escolar no último dia 19 de julho. No formato híbrido, com atendimento dos segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Lá, o planejamento para este momento começou no início do ano, com investimentos em infraestrutura e comunicação.
“Nós investimentos em aparelhos eletrônicos, construção de mais banheiros, instalação de totens de álcool em gel, tapetes sanitizantes, sinalização com fixação de frases, adesivos, cartazes, aferição de temperatura dos funcionários, alunos e colaboradores”, conta Rosiclede.
Além disso, o acesso às salas é restrito aos próprios alunos e, nos intervalos, os lanches passaram a ser servidos nas próprias salas. O tempo de recreação nos pátios foi reduzido e escalonado. “Além disso, adotamos o sistema de clusters para evitar a proliferação do vírus entre as salas caso surgisse alguma crianças positivada para a Covid-19.” Nesse sistema, os alunos de turmas diferentes não se misturam – cada turma tem seu espaço e fica nele.
A escola também firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Angicos e criou uma “Sala de Primeiro Atendimento”, para acolher e isolar temporariamente colaboradores ou estudantes que, eventualmente, manifestem algum sintoma da Covid-19.
Familiares – Os familiares das crianças do Infantil 4 e 5 e dos estudantes do Ensino Fundamental, explica a mantenedora, não têm acesso às salas de aula. E as reuniões de familiares e professores continuam no formato remoto. “A escola sempre manteve um relacionamento tranquilo com as famílias, antes mesmo da pandemia”, conta Rosicleide.
“Logo que as atividades escolares foram suspensas em nosso Estado, no dia 17 de março de 2020, não perdemos tempo. Nossa equipe pedagógica reorganizou o currículo e passou a enviar videoaulas e atividades a partir do dia 20 do mesmo mês.” Em seguida, a instituição passou a utilizar as ferramentas colocadas à disposição pela Editora Opet, mais exatamente o conjunto Google Workspace for Education e a plataforma educacional Opet Inspira.
“Junto com as formações continuadas dos professores, essas medidas fizeram uma grande diferença nesse período”, observa. A diretora destaca o compromisso de sua equipe com o trabalho, que, segundo ela, trouxe a segurança necessária ao retorno das atividades presenciais. “Os familiares se sentiram seguros e elogiam a organização da escola. Isso os deixa tranquilos e nos motivam trabalhar cada vez melhor.”
Em relação à Opet, Rosicleide destaca a importância da parceria. “A Editora nos deu apoio sempre que foi solicitada, desde as formações para os professores até o ‘Aproxima Gestor’, voltado aos gestores. Além disso, tivemos apoio constante dos assessores da Editora, a Adriana Fialho e o Erick Feijó.”
A tecnologia também foi muito importante. “Juntas, as plataformas digitais Google Workspace e Opet INspira desafiaram a rotina dos professores. Elas foram e serão incríveis para o sucesso do nosso trabalho durante e no pós-pandemia.”
Retorno no Dom Hélder – Cuidados semelhantes no retorno às aulas passaram a fazer parte do dia a dia do Colégio Dom Hélder Câmara, parceiro da Editora em Afogados da Ingazeira, no sertão de Pernambuco. A escola, que em pouco mais de duas décadas de existência se tornou um referencial de qualidade na região, também retomou o calendário escolar no dia 19 de julho, baseando-se no protocolo sanitário definido pelo governo do Estado. “As medidas que adotamos contemplam o distanciamento entre as pessoas e a utilização de máscara e de álcool em gel, tudo com muito cuidado”, observa a mantenedora e diretora administra e pedagógica Cláudia Valéria da Silva Campos Barros.
Ela conta que, quando o retorno às atividades presenciais foi autorizado pelas autoridades, em novembro de 2020, a presença dos estudantes foi muito baixa. Agora, porém, esse cenário começa a se modificar. “Com a organização mostrada pelo colégio, a priorização dos protocolos de segurança e o avanço da aplicação das vacinas na região, as famílias estão mais seguras quanto à retomada das atividades presenciais.”
A diretora destaca a importância da parceria com a Editora Opet. “A parceria foi fundamental para o sucesso do nosso trabalho. As ferramentas digitais intensificaram o atendimento remoto. Além disso, foram feitas várias formações, melhorando consideravelmente os atendimentos pedagógicos da equipe.”
Retorno seguro – O Educandário Nivaldo da Silva, em Tamandaré, Pernambuco, retomou as aulas presenciais todos os dias da semana, com todas as turmas. Mas, com a opção de aulas remotas, online a ao vivo, para os estudantes cujas famílias optaram pela manutenção de um distanciamento social mais estrito. “Com base nessa configuração, trabalhamos, também, o ensino híbrido colaborativo”, explica a professora Josineide Maria de Oliveira Silva, gestora do Educandário.
Para garantir a segurança dos estudantes, professores e gestores, foi adotado um rígido protocolo de segurança sanitária, que abrange desde o uso obrigatório de máscara em todas as dependências da escola à realização de aulas ao ar livre sempre que possível, passando pelo respeito ao distanciamento e à medição da temperatura corporal com termômetro digital. “Seguimos todos os protocolos de segurança, o que fez com que as famílias se sentissem mais seguras. Hoje, posso dizer que os pais se sentem seguros e tranquilos em mandar seus filhos para a escola”, avalia.
Josineide destaca a importância da parceria com a Editora Opet para a implantação e desenvolvimento do ensino remoto digital. “Desde que começou a pandemia e migramos para as aulas remotas, os desafios começaram aparecer. Nesse momento, a Opet foi fundamental, pois conseguimos alinhar um padrão de ensino”, conta. “Começamos a utilizar o Google Workspace for Education, que é parceiro da Opet, e iniciamos as formações docentes. E eles alcançaram a excelência na função.”
Outro apoio importante foi dado pela plataforma educacional Opet INspira, que fornece conteúdos originais e de alta qualidade para o trabalho dos professores. “Hoje, mesmo com as aulas presenciais, a plataforma Opet inspira vem auxiliando os nossos professores no ‘novo modelo de ensino’, como também aos alunos”, observa Josineide. “Agradeço a todos da Opet por estarem sempre com a nossa escola, disponibilizando momentos únicos na nossa educação”, finaliza.
Novos tempos – A gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto, destaca o apoio dado às escolas parceiras no âmbito da tecnologia e, especialmente, em relação às formações pedagógicas para o novo momento da educação, que abrange a educação remota e o ensino híbrido.
“Desde o primeiro momento em que as escolas tiveram que parar, a Editora Opet trabalhou intensamente com a assessoria pedagógica. Uma assessoria próxima e personalizada, que considerou a realidade, as expectativas e o currículo de cada instituição. E que pensou nas aprendizagens essenciais, no que traz a Base Nacional Comum Curricular em relação às competências”, conta Cliciane.
“Trabalhando em parceria, ajudamos as escolas a perceber quais seriam os elementos mais necessários, em termos de trabalho pedagógico, em um momento tão peculiar para a educação e para o mundo.”
Nas formações, conta Cliciane, o foco está em um direcionamento para a prática e para as novas formas de aprender e ensinar – híbridas, digitais, criativas e colaborativas. “São muitas proposições criativas. E que vão, sempre, para além da questão tecnológica. Elas têm mais a ver com a criatividade do professor, com a geração de experiências novas, para que o estudante aprenda de forma significativa e protagonista.”