
Colorado do Oeste, parceiro da Editora Opet no extremo sul de Rondônia, acaba de receber o Prêmio MEC – 2025 da Educação Brasileira, concedido pelo Ministério da Educação para reconhecer as melhores estratégias e iniciativas públicas na busca pela qualidade. O município foi premiado, entre todos os municípios da Região Norte, na categoria “Melhores Resultados – Anos Iniciais” por registrar o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Além do troféu, Colorado do Oeste recebeu R$ 300 mil para investimentos em educação.
A secretária municipal de Educação de Colorado do Oeste, Elizangela Lima Oliveira, agradeceu à gestão municipal e à sua equipe pelos resultados que levaram à premiação. “Recebemos a notícia com muita alegria e orgulho. Foi uma grande surpresa, mas também uma confirmação de que estamos no caminho certo”, observa.

“Ver nosso trabalho ser valorizado em nível nacional, especialmente pelo MEC, nos enche de gratidão e responsabilidade. Essa premiação é de cada educador, servidor, aluno e família que acredita e colabora com a educação no nosso município.”
Força da Educação – Com 44 anos de fundação e cerca de 19 mil habitantes, Colorado do Oeste oferece os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em oito escolas da rede municipal de ensino. Para os Anos Iniciais, o Ideb da rede municipal chegou a 6,6 em 2023, marcando uma evolução de quase 12% em relação à avaliação anterior, de 2021. A nota é 0,4 maior que o projetado pelo MEC para o município no ano de 2021.
“O MEC reconheceu o desempenho de Colorado do Oeste com base nos resultados de aprendizagem dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no que diz respeito ao avanço na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática”, explica a secretária Elizangela.
“Isso mostra que nosso trabalho tem sido eficaz e comprometido com a equidade e a qualidade. Com isso, é possível transformar a educação pública e garantir melhores oportunidades para nossas crianças”. Ela destaca o apoio do Tribunal de Contas de Rondônia na implantação do Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC, que contribuiu para os avanços na alfabetização.
“A premiação que recebemos é uma conquista, mas também um ponto de partida para novos desafios. Queremos avançar não apenas em indicadores como o Ideb, mas, principalmente, na aprendizagem real dos nossos estudantes, que é o que mais importa”, ressalta. “Trabalhamos para consolidar uma rede que aprende continuamente, que avalia seus resultados com seriedade e que coloca o aluno no centro do processo. Temos um compromisso com a equidade, com o acesso, a permanência e o sucesso de todos.”
Parceria – O município de Colorado do Oeste mantém uma parceria com a Editora Opet (Sefe) para o fornecimento dos materiais didáticos, formações e assessoria pedagógica na Educação Infantil. “A parceria com a Editora Opet, que se iniciou há quatro anos, tem sido fundamental para fortalecer a base da nossa educação”, avalia a secretária.

“Sabemos que essa etapa é decisiva para o sucesso da alfabetização e para o desempenho futuro dos nossos alunos. Uma Educação Infantil bem feita prepara as crianças para aprender, conviver e se desenvolver plenamente. Por isso, acredito, sim, que o trabalho desenvolvido com a Editora Opet tem uma conexão direta com os resultados que levaram à premiação do nosso município.”
Foco e responsabilidade – A gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto, destaca o valor representado pelo Prêmio MEC da Educação Brasileira. “É um prêmio muito importante, que examina os indicadores da educação com seriedade e critérios rigorosos. No caso de Colorado do Oeste, ele veio para chancelar todo um trabalho desenvolvido com planejamento e compromisso com a aprendizagem e com a comunidade”, observa. “Ficamos imensamente felizes com o resultado! E também nos sentimos premiados pela parceria e pela confiança do município.”