Agora, sim! Neste domingo, 05 de novembro, começa a maior avaliação do Brasil: cerca de 3,9 milhões de estudantes iniciam as provas do Enem 2023. E as provas começam com as avaliações de “Linguagens e suas Tecnologias” e “Ciências Humanas e suas Tecnologias” (2 cadernos, 45 questões em cada um) – além, é claro, da Redação. E, no próximo domingo, dia 12, acontecem as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química) – outros dois cadernos com 45 questões em cada um.
Tudo pronto, enfim… para o seu sucesso! Para começar bem, é essencial estar bem física e mentalmente – e evitar aquelas pequenas armadilhas que podem virar grandes “enroscos”. Isso, na verdade, não é algo complicado, como vamos ver agora. Seja bem-vinda, seja bem-vindo a um pequeno guia dos últimos preparativos do Enem! Vamos lá:
🧠 Preparação mental
Você pode aproveitar as horas que antecedem o início da prova para repassar alguns conteúdos. Porém, planeje: foque em assuntos estratégicos – como, no caso da primeira semana, os possíveis temas da redação – e, principalmente, não exagere na preparação final.
Agora, o mais importante é ficar tranquilo, respirar e descansar.
Preserve sua energia para a avaliação!
💪 Preparação física – alimentação
Uma boa alimentação, equilibrada e simples, é a chave. Fuja de comidas gordurosas, ultraprocessadas ou diferentes daquilo com que você está acostumado e dê preferência a refeições mais saudáveis. Um prato brasileiro padrão – arroz, feijão, salada, bife e ovo – é uma excelente pedida.
Pense, também, na quantidade. Coma bem para garantir a energia de que seu corpo e a sua mente precisam, mas não exagere: indigestão nessa hora, nem pensar!
Hidrate-se com sucos naturais, chás e água. E nem cogite consumir bebidas alcoólicas. Que, de resto, são proibidas por lei para menores de 18 anos. Bebidas energéticas com cafeína também não são uma boa pedida.
🕛 Local e horário
Aquele que conhece o terreno e chega antes ao “local da batalha” já está em vantagem. Aproveite os dias que antecedem a prova – no caso desta primeira semana, o feriado – para conhecer seu local de realização da avaliação. Pesquise os horários do transporte coletivo e, se for de carro ou bicicleta, programe-se para chegar cedo.
E, no dia da prova, chegue com pelo menos uma hora de antecedência. Isso porque, nos dias da avaliação, o trânsito sempre fica mais complicado!
E fique atento: os portões dos locais de prova serão abertos às 12h – pelo horário de Brasília – e fechados rigorosamente às 13h, e as provas começam às 13h30.
No primeiro dia do exame, o período para a realização da prova acaba às 19h. No segundo dia, um pouco mais cedo, às 18h30. O tempo extra no primeiro dia está ligado à realização da Redação.
👍 O que levar para a prova
Documento OFICIAL e ORIGINAL de identificação com foto (exemplos: carteira de identidade, de motorista, de trabalho, certificado de reservista ou o passaporte) e que esteja dentro do período de validade. Nada de levar fotocópia, mesmo que seja autenticada!
Leve, também, o cartão de confirmação impresso, para consulta. O Inep não cobra esse documento, mas ele contém dados importantes sobre o seu local de prova (endereço e sala).
Canetas: para transcrever as respostas das provas objetivas e para o texto da redação do Enem, os candidatos devem usar caneta esferográfica de cor preta, fabricada em material transparente (nada de levar outras canetas!). Teste antes da prova e, para o caso de necessidade, leve outras duas canetas iguais.
👎 O que não levar para a prova
São proibidos lápis, lapiseiras, estojos, borrachas, livros, cadernos, corretivos, “colinhas” e outros objetos que possam interferir na realização da prova.
E bolsa? Pode levar, mas os fiscais vão pedir que você a deixe em um lugar à parte, na própria sala de prova. Você não vai poder acessá-la durante a prova.
Como medida antifraudes, a organização proíbe celulares e outros dispositivos mecânicos e eletrônicos – inclusive, relógios de pulso durante a realização da prova.
Mas, nem mesmo celular? Como vou me comunicar? Você pode levar o celular, mas ele deverá ser desligado e colocado em um envelope tipo porta-objetos que é entregue aos candidatos pelos fiscais de prova antes do início da avaliação.
Adereços: também por uma questão de segurança contra fraudes, a mesma proibição de uso vale para adereços como bonés, lenços de cabeça e óculos escuros – que, em tese, poderiam ocultar “colas” ou pontos eletrônicos. Assim, melhor não levar!
Mas, e se o adereço tem a ver com a religião do candidato? Nesse caso, os adereços específicos associados à religião – como lenços/véus, solidéu ou turbante – estão liberados. Essas peças, porém, serão examinadas pelo coordenador antes do início da prova.
🍎 Pode levar água e comida?
Pode e deve! Manter-se bem nutrido e bem hidratado garante a energia necessária às muitas horas de prova! Água, suco, barra de cereal e sanduíche natural são boas opções. Evite alimentos “complicados”, melados, gordurosos e farelentos.
💡 Site de referência
Visite o site oficial do participante do Enem, publicado pelo Inep. Lá, você vai encontrar informações e esclarecimentos importantes!
🏆 Desejamos a você uma excelente prova: sucesso!