Com menos de um ano de existência, o Colégio Conceito Bilíngue, de Macapá, é uma das mais novas instituições privadas de ensino do Estado do Amapá. Parceiro da Editora Opet, é, também, uma das mais arrojadas em sua proposta e ações, oferecendo a chamada “Educação 4.0”, fundada em valores, cidadania, afeto e tecnologia. Recentemente, o Conceito realizou um grande projeto ambiental, especialmente ajustado para o período da pandemia. E foi um grande sucesso!
A mantenedora e diretora Ameliany Azevedo conta que o colégio trabalha com vários projetos, dos quais o de Meio Ambiente é o do mês de junho (quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente). “A envergadura do projeto é grande, e envolve elementos como sustentabilidade e consumo consciente. É um projeto importante, e não quisemos parar por conta da pandemia. Assim, adaptamos e ajustamos para que funcionasse com toda segurança para os professores, estudantes e famílias”, conta.
Atividades na quarentena – Os estudantes que participaram – da Educação Infantil aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – desenvolveram as atividades de forma remota, com orientação dos professores. “Tivemos, então, duas culminâncias: para as crianças da Educação Infantil e os estudantes dos Anos Iniciais, uma ‘feira drive-thru’ na frente da escola. E, para os estudantes dos Anos Finais, uma live”, explica Ameliany.
No caso da “feira drive-thru”, ela foi montada com trabalhos dos estudantes (previamente levados pelos pais até a escola) e dos professores. A visitação foi feita sem sair do carro, e as famílias receberam mudas para plantar em casa. No caso da live, ela foi montada a partir dos trabalhos gravados pelos estudantes e teve um bate-papo. “Essas ações reforçaram a afetividade e o contato entre as famílias e a escola, o que é muito importante neste momento de distanciamento social”, avalia Ameliany.
O valor da parceria – “A Editora Opet tem sido uma super parceira do Colégio Conceito Bilíngue”, diz a diretora. “Com a Plataforma Inspira e a parceria da Editora com a Google for Education, recebemos um verdadeiro ‘arsenal’ de suporte tecnológico que foi fundamental para que pudéssemos realizar as aulas remotas, tanto ao vivo quanto por meio do Google Sala de Aula. Isso, sem contar a assessoria pedagógica, que está o tempo todo à disposição, tirando dúvidas e ajudando. É um suporte maravilhoso.”