Alfabetização na idade certa! Capital cearense, que utiliza os materiais didáticos e recursos educacionais digitais Sefe, comemorou duas conquistas importantes na área educacional.
A rede municipal de ensino ficou em primeiro lugar entre as capitais brasileiras em alfabetização na idade certa, segundo o indicador nacional do MEC divulgado no último dia 28. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o índice foi calculado a partir dos dados apurados pelas avaliações aplicadas pelos estados em 2023, tendo contado com a participação de 85% dos alunos das redes públicas brasileiras. Em Fortaleza, a participação foi de 93,9% dos estudantes, uma das maiores adesões do País.
Também na alfabetização, a capital cearense cresceu 32 pontos em relação à medição anterior (de 2022) no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – o Spaece Alfa. Os dados foram divulgados no dia 27. Foi o maior avanço dentro da série histórica da avaliação iniciada em 2012. Além disso, no ano passado 93,9% dos alunos matriculados no 2º ano da rede municipal de Fortaleza foram alfabetizados na idade certa – em 2022, a porcentagem era de 75,2%. Vale lembrar que, com o Spaece Alfa e outras ações, o Ceará se tornou um dos Estados brasileiros com maiores avanços educacionais na última década.
✅ Envolvimento
Atualmente, a parceria da Editora Opet com Fortaleza abrange os materiais didáticos, formações pedagógicas e recursos da pré-escola e do 2º ano do Ensino Fundamental – momentos críticos no processo de alfabetização. “Esses resultados nos alegram e honram muito”, diz o supervisor regional da Editora para o Ceará, Glaylson Rodrigues.
Glaylson destaca o grau de envolvimento da Editora no trabalho em Fortaleza. “Nosso trabalho está alinhado aos documentos legais da educação, ao programa de alfabetização do Ceará e à política educacional do Estado”, observa. “Além disso, também fazemos um trabalho especial de acompanhamento em escolas prioritárias, assessorando, dando suporte ao planejamento dos professores e acompanhando os resultados de cada unidade mês a mês.”
✅ Indicadores fundamentais
O secretário municipal da Educação de Fortaleza, Jefferson Maia, explica que os indicadores são fundamentais para os parâmetros no desenvolvimento de políticas educacionais de fortalecimento da aprendizagem. “Os números indicam um crescimento dessa etapa fundamental da educação de uma criança, que é a alfabetização, mas, para além disso, nós celebramos o sucesso de todo um processo, toda uma política educacional de fortalecimento da aprendizagem”, avalia.
“Esta política é estruturada, primeiramente, para que as crianças aprendam e se alfabetizem na idade certa e, em seguida, possam desenvolver sua aprendizagem de forma significativa ao longo de toda a sua vida escolar”.
De acordo com o Spaece 2023, 57.250 alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de 312 escolas da rede municipal de Fortaleza participaram da avaliação externa da Seduc, que identifica e analisa o nível de desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. No caso das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, na vertente Spaece Alfa, a avaliação tem como base o nível de leitura e escrita.
✅ Uma abordagem intergada
Na avaliação da gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto, os resultados alcançados por Fortaleza na alfabetização são um exemplo notável de como uma abordagem integrada – que combina materiais didáticos de qualidade, formações pedagógicas eficazes e acompanhamento contínuo -, pode transformar a educação.
“A parceria com a Editora Opet foi crucial para esse avanço, que é refletido no primeiro lugar entre as capitais brasileiras e no significativo crescimento no Spaece Alfa”, observa. “Esses indicadores não apenas celebram a alfabetização na idade certa, mas também ressaltam o sucesso de uma política educacional bem estruturada, que deve ser mantida e aprimorada para garantir a sustentabilidade dos resultados e a continuidade do progresso educacional na capital cearense.”
(*) – Com informações da SMCS/Fortaleza.