A avaliação diagnóstica da aprendizagem ganhou força na educação pública. Com recursos avançados, as avaliações oferecem aos gestores e aos professores uma imagem detalhada da aprendizagem de cada estudante. O que permite o desenvolvimento de planos de ação específicos, direcionados, com foco na recomposição e na evolução sustentada de todas as turmas.
Desde seu lançamento, há 5 anos, o Programa inDICA, da Editora Opet, é adotado por municípios de todas as regiões do país, para a avaliação de milhares de estudantes. Ao mesmo tempo em que soma a experiência desse trabalho, o inDICA é constantemente aprimorado pelo aporte de recursos digitais que aceleram o processamento dos dados, facilitam a realização das provas pelos estudantes, fortalecem a segurança da informação e promovem a sustentabilidade. E tudo isso por um valor compatível e adequado para municípios de todos os portes – um investimento técnico e criterioso feito pelos gestores municipais.
COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
“A Editora Opet possui mais de 30 anos de experiência em parcerias com a área pública e faz parte do Grupo Educacional Opet, que atua há mais de meio século com educação. Isso produziu um olhar diferenciado para o trabalho das redes municipais”, avalia a coordenadora do Programa inDICA, Silneia Chiquetto.
“No caso do inDICA, a essa experiência se soma outra, a do trabalho com avaliação diagnóstica. Nós já avaliamos milhares de estudantes em todo o país e adquirimos um olhar especial para as demandas trazidas pelos gestores. Com isso, oferecemos um serviço exclusivo para cada município, com tudo o que ele necessita.”
➡️ INDICA: O EXEMPLO DE CURITIBANOS (SC)
CAPACIDADE DE ESCUTA E RESPOSTA
O primeiro diferencial do trabalho do inDICA é justamente a capacidade de escuta e resposta às demandas específicas de cada município. “Cada parceiro tem sua forma de ver e de trabalhar com a educação, e nós respeitamos isto. Ao fazer essa escuta, chegamos à melhor solução de avaliação para aquela rede em concreto. A partir daí é que entram em cena as formações pedagógicas e os recursos do Programa”, explica Silneia.
UM SISTEMA COMPLETO DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM
O inDICA oferece recursos e instrumentos para que as escolas e as redes públicas de ensino levantem seus indicadores de qualidade na aprendizagem. Com as provas aplicadas aos estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, é possível levantar um conjunto de informações e avaliar o nível de aprendizagem em que eles se encontram.
➡️ INDICA: AVALIAÇÕES EM VARGINHA (MG)
ESCALA DA APRENDIZAGEM
O instrumento de avaliação do inDica possui uma escala de nível de aprendizagem construída a partir dos indicadores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e dos fundamentos teóricos do professor José Francisco Soares, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e um dos maiores especialistas do mundo em avaliação.
Além de registrar os conhecimentos relacionados às habilidades e também aos conteúdos essenciais esperados para o ano escolar– o grau de proficiência –, as avaliações do inDICA também captam como os estudantes solucionam as questões, os caminhos e os raciocínios que eles seguem. Isso é possível graças ao uso da Teoria da Resposta ao Ítem (TRI) na construção das questões, que oferece um quadro mais amplo e preciso da aprendizagem. A TRI é utilizada, por exemplo, na construção das questões do Enem e do Saeb.
A FORMAÇÃO DAS EQUIPES DE APLICAÇÃO
Ao aderir ao inDICA, as equipes aplicadoras da avaliação nos municípios recebem todo o suporte na forma de orientações detalhadas para os dias da aplicação por meio de reunião, documento escrito e vídeo. E total apoio para as ações – da chegada das provas ao município à entrega dos resultados na plataforma inDICA. “Os professores e gestores recebem uma formação específica para a utilização dos recursos, a interpretação dos dados e a construção do plano de intervenção que vai permitir o ajuste da aprendizagem”, conta Silneia.
“O foco é trabalhar com o levantamento dos dados, a leitura técnica e crítica destas informações, o planejamento e a intervenção a partir dos resultados”.
TUDO O QUE O INDICA OFERECE
O Programa inDICA de Gestão da Educação oferece:
. A plataforma digital inDICA, que disponibiliza os resultados da avaliação diagnóstica para os gestores e os professores cadastrados.
. Formação pedagógica para os professores que irão trabalhar com as turmas avaliadas.
. Provas escritas nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais).
. Provas digitais – por opção do município – para estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
. Um aplicativo exclusivo para a leitura dos cartões-resposta utilizados nas avaliações escritas.
. Um material de atividades avaliativas, com questões de vários exames nacionais e questões inéditas baseadas nas habilidades preceituadas pela Base Nacional Comum Curricular, a BNCC.
ACESSO DIGITAL
Uma das facilidades do inDICA reside no acesso às informações. Elas estão disponíveis para os profissionais de educação previamente cadastrados pela secretaria por meio de login e senha. “A equipe envolvida na avaliação tem acesso hierárquico a todos resultados da rede”, explica Silneia. A partir da tabulação dos dados, são oferecidos relatórios que abrangem desde os resultados macro, de todo o universo avaliado, até as informações em nível individual, de cada estudante participante.
A própria plataforma traz, ainda, cada item da avaliação com seu descritivo, com o comentário pedagógico. “É uma explanação com os descritores e os distratores, para que o professor entenda o trajeto que o estudante percorreu em sua resposta, esteja ela certa ou errada. Até mesmo porque, no erro, é possível identificar elementos que vão ajudar na correção de rumos para o acerto futuro”.
ENGAJAMENTO E RETORNO
As avaliações do Programa inDICA possuem, ainda, um efeito social importante, de engajamento da comunidade escolar – e de aumento da percepção positiva das pessoas sobre o trabalho educacional desenvolvido pelos municípios. “Em todas as ações do inDICA, graças à mobilização realizada pelas equipes municipais, as famílias estão sempre muito presentes. Elas entendem claramente a importância da avaliação, engajam-se e ficam atentas aos resultados. O que é muito bom, porque mostra o cuidado dos gestores com a educação e eleva o nível de expectativa das pessoas em relação a ela”, avalia Silneia.