Os papéis do afeto, acolhimento, conhecimento na Educação Infantil

A relação entre afetividade e Educação Infantil é um tema central na educação. Além de assumir um valor pedagógico importante, o afeto nas relações de ensino-aprendizagem é fundamental para que as crianças se sintam seguras e acolhidas em seu primeiro ambiente extrafamiliar – a escola. 
Esse acolhimento auxilia no desenvolvimento dos aspectos afetivos, cognitivos e sociais da criança. Ou seja, é essencial para que aquele ser humano seja feliz e se desenvolva plenamente.
Para garantir que esse aspecto seja trabalhado de maneira adequada, é preciso ter em mente que a afetividade na Educação Infantil não se limita à estima e ao carinho em relação aos estudantes. Esses valores são importantes, é certo, mas é preciso ir além.
Estamos falando, por exemplo, a respeito da capacidade de o docente identificar, observar e trabalhar com os sentimentos da criança – como alegria, tristeza, medo, raiva e frustração. Nesse delicado processo, ele estará promovendo a saúde mental, fortalecendo o psiquismo e desenvolvendo mecanismos de sociabilidade.

Entre o aprender e o sentir
Além da preocupação natural com o conteúdo das aulas, com a abordagem pedagógica e com os recursos educacionais, é preciso considerar as emoções envolvidas no processo de aprendizagem.
A maneira como as crianças e os adolescentes se sentem enquanto aprendem é um fator que contribui muito para a aprendizagem. Na construção das memórias e do próprio aprender, informações e sentimentos associados se entrelaçam, gerando memórias boas, ruins ou indiferentes. E, consequentemente, estima, indiferença ou repulsa pelos conteúdos.
Sabendo disso, é essencial que, no dia a dia, os educadores trabalhem conscientemente a afetividade por meio de atividades e comportamentos capazes de gerar emoções positivas, acolhimento, apoio e estímulo em seus alunos.

Afetividade na Educação Infantil
A afetividade na Educação Infantil é ainda mais importante, pois nessa fase ocorre um número significativo de conexões cerebrais. É um período de desenvolvimento acelerado e fundamental para as etapas vitais seguintes. As mudanças envolvem estruturas físicas, neurológicas, cognitivas e comportamentais. Ou seja: é um momento único para estabelecer ambientes e experiências positivas que reforcem a memorização do conhecimento. E não apenas isso!

Afetividade no ensino e seus impactos de longo prazo
Além de fortalecer a internalização dos conteúdos, a abordagem afetiva facilita a aprendizagem. Afinal, os novos conhecimentos são aprendidos por meio de relações que os estudantes fazem com conteúdos anteriores, num processo de entrelaçamento.
Ou seja, além de aumentar a qualidade de aprendizagem no momento atual, a afetividade no ensino tem impacto futuros na vida estudantil.

Mas, como garantir a afetividade na Educação Infantil?
Essa pergunta pode ser respondida, em primeiro lugar, com um olhar sobre a formação dos professores dessa etapa de ensino, que deve ser a mais sólida, a mais avançada, ancorada no conhecimento das competências e habilidades socioemocionais.
O desenvolvimento da criança, além de contínuo, deve incorporar diversos processos biológicos e socioemocionais que se moldam a partir das experiências vivenciadas em toda a infância.
Essa combinação culmina em um desenvolvimento único e peculiar, resultando em uma progressão ordenada do desenvolvimento motor, cognitivo, da linguagem, socioemocional e de autorregulação.
Basicamente, a afetividade na Educação Infantil, trabalhada por meio de um processo de aprendizagem significativa, é a base sobre a qual o desenvolvimento global do indivíduo ocorre e, portanto, deve ser trabalhada ao longo de todo o desenvolvimento infantil.
E, como observado anteriormente, a afetividade – diferentemente do que se pode pensar – não trata apenas de carinho, mas de trabalhar os sentimentos. Isso ocorre por meio de vários processos e atividades no ambiente escolar, como:
• Interações
• Jogos e brincadeiras
• Atividades físicas e interativas
• Imitações e atividades criativas
• Leituras e contação de histórias
• Atividades sensoriais
Todas essas práticas impulsionam a atividade cerebral das crianças e as ajudam a se sentir seguras, acolhidas e pertencentes àquele novo ambiente educacional.

A Editora Opet oferece os melhores recursos para trabalhar a afetividade na Educação Infantil
A Editora Opet se orgulha de produzir alguns dos melhores materiais didáticos do Brasil para a Educação Infantil – as coleções “Entrelinhas para Você” e “Encantos da Infância’’. Eles são o resultado de anos de trabalho, vivência escolar e estudos – e de muito carinho pelas crianças e por seus professores!
Esses materiais ficam ainda melhores e são complementados com as ferramentas educacionais digitais da plataforma educacional Opet INspira, que oferece muitos recursos para fazer da Educação Infantil o que ela deve ser: um momento de afetividade, acolhimento, conhecimento e desenvolvimento integral para toda a vida!