Opet Enem: Não erre nos detalhes: o que pode e o que não pode no dia de prova!

O Enem está cada vez mais perto, você está se preparando com todo capricho, estudando muito, lendo, resolvendo questões de outros concursos… muito bom!
Mas, fique atento: não dá para acertar no mais importante e errar naquelas “pequenas coisas” que fazem toda a diferença!
E é justamente disso que vamos tratar nesta edição do Opet 2022: dos dias da prova até a cor da caneta, contamos tudo!

Datas e horários das provas
Em 2022, o Enem acontece nos dias 13 e 20 de novembro. São dois domingos. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h – pelo horário de Brasília – e fechados rigorosamente às 13h, e as provas começam às 13h30. No primeiro dia do exame, o período para a realização da prova acaba às 19h. No segundo dia, um pouco mais cedo, às 18h30.
Assim, não perca a hora! Pesquise os horários do transporte coletivo e, mesmo se for de carro ou bicicleta, chegue cedo. Vale a pena ir ao local da prova antes, para conhecer e ficar mais seguro. Lembre-se: nos dias de prova, o trânsito fica mais complicado!
No primeiro dia de prova (13.11) acontecem a Redação e as avaliações de “Linguagens e suas Tecnologias” e “Ciências Humanas e suas Tecnologias”. No segundo dia (20.11) acontecem as avaliações de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” e de “Matemática e suas Tecnologias”.
Site oficial do Inep/Enem:
https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem

“Documento, por favor”
Leve um documento oficial de identificação com foto, como a carteira de identidade, motorista, de trabalho, o certificado de reservista ou o passaporte – e que esteja dentro do período de validade.
Mas, fique atento: a organização do Enem só aceita o documento original. Assim, nada de levar fotocópia, mesmo que seja autenticada!
Dica: leve o seu cartão de confirmação impresso para consulta. O Inep não cobra, mas, como ele contém dados sobre o seu local de prova (endereço e sala), é uma boa ideia.

A cor da caneta… e por que ela é importante
Para transcrever as respostas das provas objetivas e para o texto da redação do Enem, os candidatos devem usar caneta esferográfica de cor preta, fabricada em material transparente.
Em relação à cor da tinta, ela é necessária para que não haja erros na leitura óptica dos cartões durante o processo de correção.
Quanto ao corpo transparente da caneta, é para evitar fraudes, mesmo!

Sem lápis nessa hora…
Lápis, lapiseiras, estojos, borrachas, livros, cadernos, corretivos, “colinhas” e outros objetos também são proibidos. Assim, leve só a caneta – teste-a antes para ver se está funcionando – e peças iguais de reserva, para o caso de necessidade.
E uma bolsa, pode levar? Pode, mas os fiscais vão pedir que você a deixe em um lugar à parte, na própria sala de prova. Ou seja, você não poderá acessá-la durante a realização da avaliação.

Alô, alô, responde!
E quanto ao celular: pode usar? Não! Como medida de segurança contra fraudes, celulares e outros dispositivos mecânicos e eletrônicos (inclusive, relógios de pulso) são expressamente proibidos durante a realização das provas. Os aparelhos celulares devem ser desligados e colocados em envelopes (porta-objetos) que são entregues aos candidatos pelos fiscais de prova antes do início da avaliação.
A mesma proibição de uso vale para outros adereços que, em tese, podem esconder “colas” ou pontos eletrônicos, como bonés, lenços de cabeça e óculos escuros. Sugestão básica: não leve!
A exceção fica por conta dos candidatos que, por orientação religiosa, usam adereços de cabeça como lenços/véus ou solidéus (chapéu típico do Judaísmo). Nesse caso, os participantes podem usar, mas as peças devem ser examinadas pelo coordenador antes do início da prova.

Água e comida
Em uma prova de longa duração como o Enem, é importante se manter bem em relação à energia – e a organização da prova sabe disso!
Assim, você pode – e deve – se alimentar e hidratar. Água, suco, barra de cereal e sanduíche natural são boas opções. Evite alimentos “complicados”, melados, gordurosos e farelentos.

Uma boa prova
Lembre-se: quando você se prepara em relação a essas “pequenas” coisas – que, na verdade, são importantíssimas –, evita problemas e fica mais tranquilo para focar na realização do Enem. Assim, evite ansiedade, estresse e problemas… e boa prova!