Educação Digital: parceiros Opet já acessaram o Google Meet mais de um milhão de vezes!

 

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Um milhão, quatrocentos e sessenta mil: este é o número de acessos no Google Meet realizados ao longo do último ano por professores, estudantes, gestores e familiares parceiros da Editora Opet! Enquanto você lê esta matéria, aliás, centenas de usuários parceiros estão usando a ferramenta de videochamadas do Google Workspace for Education para estudar, reunir-se e se comunicar. São muitas conexões!

Apenas para se ter uma ideia, se cada uma dessas conexões realizadas pelo Google Meet durasse apenas um minuto – e elas normalmente duram muito mais –, teríamos o equivalente a 1013 dias ou, então, a quase dois anos e dez meses de uso contínuo! É a melhor prova de seu sucesso como ferramenta educacional digital – e da qualidade da parceria entre a Editora Opet e o Google!

“Em média, temos quatro mil encontros do Google Meet abertos a cada dia”, conta Cliciane Élen Augusto, gerente pedagógica da Editora Opet e entusiasta da parceria com o Google. “É uma ferramenta incrível de comunicação oferecida pelo Google. Ela não apenas supre a demanda gerada pelas aulas online, como também permite outras comunicações, de reuniões das equipes pedagógicas aos encontros com familiares”, observa. “Dentre todas as ferramentas da plataforma Google Workspace for Education, é a mais utilizada.”

Uma das razões para o sucesso do Google Meet, observa Cliciane, é a sensibilidade da empresa para as demandas dos usuários, que implicam atualizações frequentes que enriquecem e melhoram o serviço. “O Meet acabou se tornando a ferramenta por excelência de sala de aula, e isto graças a essa interação, a esse feedback.” Entre as novidades recentes da ferramenta estão funções como a de “levantar a mão” (o que ajuda a organizar as interações e o andamento das aulas) e a do “quadro branco”, que permite expor ou trocar ideias por escrito em um quadro virtual compartilhado.

Cliciane destaca, também, a integração das ferramentas de comunicação do Google com a plataforma educacional Opet INspira, que fornece conteúdos educacionais digitais de alta qualidade, integrados ao sistema de ensino Opet.

Do plano à práticaSilneia Chiquetto é coordenadora pedagógica da Editora Opet. Ela observa que o sucesso dos números do Google Workspace for Education – e, dentro deles, a quantidade de conexões e encontros virtuais realizados pelos parceiros Opet no Meet – demonstram o salto tecnológico e cultural vivido pelos educadores.

“Nós já tínhamos um planejamento de trabalho com a educação digital antes da pandemia. Ele, porém, se realizou e ampliou rapidamente. Nossa equipe se preparou, os professores parceiros também, e o trabalho começou.” Esse trabalho envolveu a formação da equipe pedagógica para as ferramentas do Google Workspace e, também, a formação dos professores parceiros pelos assessores pedagógicos da Editora.

Silneia destaca que os professores mergulharam na Cultura Digital – uma das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – e estão se saindo muito bem. “O número de acessos do Google Meet, que está em crescimento constante, demonstra esse engajamento.”

Para a coordenadora pedagógica da Editora Opet, os conhecimentos e hábitos tecnológicos adquiridos ao longo do último ano vão permanecer. “Eles foram integrados à educação. São ferramentas maravilhosas para o ensino híbrido de verdade, com visão de tempo, espaço, recursos e ferramentas. Isso vai trazer possibilidades importantes para o professor.”

Tecnologias que conversam – Luciano Rocha é coordenador de Tecnologias Educacionais da Editora Opet, responsável, junto com sua equipe, pelo trabalho de criação, expansão e alimentação da plataforma educacional Opet INspira. Uma das etapas do desenvolvimento foi, justamente, a de integração das ferramentas Google Workspace for Education – um mesmo login, uma mesma porta de acesso para ambos os sistemas, e a facilidade de “transportar” conteúdos” Opet INspira por meio de recursos como o Google Meet.

“A integração entre a plataforma educacional Opet INspira e o Google WorkSpace for Education é, sem dúvida, um dos nossos grandes diferenciais. Ela contribui para uma experiência mais fluida e simplificada para nossos usuários”, avalia. E o processo de integração não para.

“Já finalizamos a segunda etapa da integração, que era a de trazer todas as ferramentas de armazenamento, organização e compartilhamento Google Workspace for Education para dentro da plataforma”, conta. “Assim, professores e estudantes podem lançar mão dos objetos de aprendizagem produzidos pela Editora e disponíveis na plataforma Opet INspira. E, se quiserem, podem utilizá-las diretamente nas ferramentas de armazenamento e compartilhamento do Google Workspace for Education.”

A parceria da Editora com o Google trouxe vantagens para o setor de Tecnologias Educacionais. As principais delas, a confiança em ferramentas de alta qualidade, com suporte e aprimoramento permanentes, e o tempo ganho pela equipe para o desenvolvimento dos conteúdos. “Pudemos nos dedicar ao que fazemos de melhor, que é produzir conteúdos educacionais relevantes, claros e de qualidade. E oferecer um ecossistema completo de soluções aos nossos parceiros, que coloca a Editora Opet numa posição de destaque no cenário educacional brasileiro”, finaliza Luciano.

Meu relato: “O Google Meet é um recurso primordial para a realização das aulas”

Fabiano Moura Silva é professor de Matemática da Escola Municipal José Cordeiro Vasco, em Campinápolis, município parceiro da Editora Opet na região leste de Mato Grosso. Ele é um entusiasta das tecnologias digitais voltadas à educação e possui um canal de Youtube em que divulga informações sobre o seu componente curricular e, também, sobre temas importantes de seu município.

Fabiano gosta muito das ferramentas digitais oferecidas pela Editora. “Eu faço o uso do Google Meet em minhas aulas e avalio esse recurso como primordial para a realização das aulas, gincanas e até mesmo reuniões pedagógicas”, conta. Segundo ele, não houve maiores dificuldades na apropriação das tecnologias. “Sempre gostei de usar as tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e as vejo como aliadas do professor, com uma contribuição significativa para o ensino. Ressalto que a  Editora Opet aprimorou e ampliou  ainda mais esses recursos, contribuindo de forma eficiente e eficaz para o fazer pedagógico com os educandos.”

E os estudantes, como contribuem para a nova realidade da educação digital? “Eles não só gostam, como  também  interagem no processo. Com isso, contribuem de forma satisfatória tanto para o processo de ensino-aprendizagem quanto para o manuseio das tecnologias”, avalia Fabiano.

Festa junina: cultura e aprendizado

Comemoradas neste mês, as populares e tradicionais festas juninas – associadas, inicialmente, à tradição católica dos santos Antônio, João e Pedro – carregam significados históricos e culturais importantes, que mesclam elementos de várias tradições da Europa, Ásia, África e América. Esses significados são manifestados a partir de danças, músicas, comidas típicas, trajes, fogueiras e brincadeiras, elementos-chave dessa celebração.

Esses elementos são excelentes pontos de partida para levar aos estudantes uma série fantástica de temas, da história à astronomia, das habilidades corporais à moda!

Em tempo de pandemia, como já aconteceu no ano passado, as festas devem ser adaptadas para garantir a saúde de estudantes, professores e famílias. A ideia é transportar o “arraiá” para o mundo virtual e abusar das lives, encontros a distância, projetos educacionais e comemorações em casa, sem aglomeração. Com os recursos oferecidos pela Editora Opet – na plataforma educacional Opet INspira e no Google Workspace for Education –, as festas não perdem o brilho!

Origem e evolução da festa junina

As celebrações juninas de hoje não se parecem em nada com as festas que lhes deram origem. Antes de se tornar um evento religioso cristão, as festas realizadas no mês de junho em todo o território europeu e em parte da Ásia eram pagãs, ou seja, anteriores ao cristianismo. Na época, os povos do Hemisfério Norte organizavam essas celebrações para comemorar a chegada do verão – quando os dias se tornam mais longos e o tempo esquenta – e homenagear os deuses da natureza e da fertilidade a fim de obter boas colheitas.

As comemorações eram muito antigas. Com a expansão do cristianismo pela Europa, África e parte da Ásia, essas festas acabaram sendo incorporadas e ressignificadas pela Igreja. Saíram os velhos deuses, entraram os santos apóstolos, que passaram a ser homenageados.

Portugal e Brasil: o início das comemorações em nosso país

No Brasil, as festas juninas foram trazidas pelos portugueses durante a colonização. Entre nós, elas ganharam elementos das culturas africanas e indígenas – nas danças, cores, comidas –, o que produziu festas riquíssimas e com características diferentes nas diferentes regiões do país.

Sobre os santos 

O início da festa junina é dia 12 de junho, véspera da comemoração de Santo Antônio, o chamado “santo casamenteiro”. São João, o “santo festeiro”, é comemorado nos dias 23 e 24. Já São Pedro, apóstolo considerado o primeiro papa da Igreja Católica, é comemorado dia 29, último dia de festa.

Características das festas juninas em cada região do país 

Confira as diferenças e semelhanças entre as festas juninas do Brasil!

Sul

No Sul, a região mais fria do país, a fogueira de grimpa – os ramos secos da araucária, que caem no outono – não pode faltar! Nem as delícias típicas da região, como o pinhão, o arroz de carreteiro e o quentão. Tem também os doces de amendoim, a cocada, a pipoca, a canjica e o arroz doce. Tudo isso com todos sentados à mesa durante toda a noite, como manda a tradição gaúcha.

Sudeste

No Sudeste, a pamonha e o milho verde são “figurinhas carimbadas”. O quentão e o vinho quente ajudam a aquecer, e a música sertaneja agita a festa. Tem ainda a quadrilha e o casamento caipira; as encenações engraçadas; os trajes em chita e xadrez e os rostos com bigode ou sardas desenhados.

Centro-Oeste 

Como o Centro-Oeste faz divisa com outros países, o arraial da região sofre influências de outros lugares, especialmente do Paraguai. Nas comidas típicas, por exemplo, não pode faltar a sopa paraguaia, um tipo de bolo de queijo. Tem também farofa de banana; revirado cuiabano; Maria Izabel; caldo de feijão; paçoca de pilão; pixé (paçoca de amendoim com açúcar) e escaldado. Na música, além do sertanejo, do forró e dos desafios de rimas de violeiros, escuta-se a polca paraguaia.

Norte

A festa junina na região Norte é um pouco ofuscada pelo Festival Folclórico de Parintins, que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi. Mesmo assim, ocorre a festa junina. As comidas servidas nas barracas dos arraiais são: cuscuz; tapioca; vatapá; pudim; mungunzá; tacacá e doces feitos com frutas da região amazônica. Sobre as danças, além da quadrilha, tem ainda o carimbó, dança típica da região.

Nordeste

É no Nordeste que acontecem as festas juninas mais populares do Brasil. Em alguns lugares, as celebrações chegam a durar incríveis 30 dias! Nos arraiais das cidades não faltam quadrilhas, zabumba e forró pé de serra. Além disso, os moradores de várias cidades enfeitam suas casas com bandeirinhas e acendem fogueiras na praça.

Como promover aprendizados a partir da história, símbolos e tradições juninas

Os temas relacionados às festas juninas podem ser trabalhados em diferentes componentes curriculares. Confira como!

A ensino de História e a origem das festas juninas 

Uma boa alternativa para explicar sobre a origem das festas – paganismo, colheita, deuses, aspectos religiosos – são as gincanas. Elas podem ser feitas a partir de quizzes. Rodas de conversa também funcionam. Nesse caso, experimente utilizar a sala de aula invertida.  Cada criança deve pesquisar, em casa, sobre um tema relacionado às origens da festa junina.

No lugar de uma aula expositiva, faça uma roda de conversa para que os estudantes expliquem e debatam sobre os assuntos que cada um pesquisou. Assim, a aula fica mais dinâmica e todos participam.

Outra prática que estimula a imaginação dos estudantes e prende a atenção deles é a contação de histórias. Utilize livros que falem sobre paganismo, Idade Média, lendas, mitos, etc.

Cantigas, músicas e histórias nas aulas de Português 

Para as aulas de Português, o professor pode utilizar elementos como:

● Músicas típicas;

● Cantigas (cai, cai, balão; pula fogueira, capelinha de melão);

● “Causos” caipiras;

● Contação de histórias que explicam as origens das festas juninas e as tradições de cada lugar.

Essas atividades estimulam habilidades de escrita, oralidade, interpretação e imaginação.

Especificidades das regiões brasileiras nas aulas de Geografia 

Nas aulas de Geografia, os mapas podem ser excelentes para contextualizar as crianças. É interessante falar um pouco sobre as peculiaridades de cada região do Brasil e mostrar vídeos das festas juninas em cada uma delas. Também é importante chamar a atenção dos estudantes para as diferenças entre o rural e o urbano.

Aqui, a roda de conversa e a sala de aula invertida também são ferramentas que funcionam. Peça que, em casa, as crianças perguntem aos pais, avós, tios e demais familiares como eram as festas juninas nas cidades em que eles nasceram e contem em uma roda de conversa.

Danças e brincadeiras típicas em Educação Física 

Além das danças, há também muitas brincadeiras presentes nas comemorações, por exemplo:

● Cadeia;

● Corrida de saco;

● Pau de sebo,

● Pescaria;

● Correio elegante;

● Saltar a fogueira;

● Argola;

● Boca do palhaço;

● Cabo de guerra;

● Rabo do burro;

● Bingo.

Tanto as danças quanto as brincadeiras podem ser trabalhadas nas aulas de Educação Física. Os benefícios incluem psicomotricidade, equilíbrio, coordenação motora, cooperação entre as crianças.

Artes 

No ensino de Artes, os discentes podem trabalhar ainda mais aspectos como coordenação motora fina, socialização e concentração, bem como criatividade, imaginação e aspectos sensoriais. As possibilidades são inúmeras! Dentre elas, destacam-se as seguintes:

● Teatro caipira;

● Desfiles de trajes típicos;

● Painéis;

● Recorte e colagem;

● Decoração da sala ou festa utilizando diversos materiais;

● Cartões do correio elegante;

● Peixes para a brincadeira de Pescaria.

Matemática divertida na festa junina 

Nas aulas de Matemática, as crianças também podem aprender fazendo. Uma atividade que elas tendem a gostar bastante é a de medir a distância entre as barracas na hora da montagem e distribuí-las da melhor maneira. Essa tarefa estimula o pensamento matemático espacial e geométrico.  Outra atividade interessante para os estudantes é a de planejar o que será feito com dinheiro arrecadado na festa. Assim, aprenderão sobre lucros, faturamento, custos e descontos.

Já por meio de brincadeiras como o bingo, as crianças aprenderão operações matemáticas, raciocínio lógico matemático e agilidade.

Ferramentas para desenvolver atividades relacionadas aos festejos juninos 

A Opet INspira é uma plataforma educacional de recursos digitais desenvolvida pela Editora Opet que disponibiliza ao docente um grande acervo de conteúdos.

Há materiais didáticos, ferramentas de apoio e objetos educacionais digitais como vídeos, áudios, quizzes, banco de imagens e diversas histórias infantis.

São ferramentas, com recursos de tecnologia assistiva ou não, que auxiliam o educador no desenvolvimento de atividades, avaliações, sequências didáticas, trilhas de aprendizagem e roteiros de estudos para seus estudantes.

Um combo perfeito para elaborar aulas de qualquer disciplina e com os mais variados objetivos pedagógicos. Aproveite!

Novos parceiros Opet: é tempo de implantação!

A implantação dos materiais didáticos é um dos momentos fundamentais de uma parceria educacional. É quando, no contato com os professores e os gestores, acontece a primeira grande aproximação, o primeiro contato amplo com os livros, as ferramentas educacionais digitais e, principalmente, com as pessoas que constroem a educação. Momento de conhecer os livros e os demais recursos, compreender os princípios, os fundamentos filosóficos e pedagógicos, dialogar… e, é claro, colocar a mão na massa!

Exatamente como aconteceu, nos últimos dias, com os professores e os gestores de Ribeirão Cascalheira, município situado na região leste de Mato Grosso, e Carlópolis, no chamado “Norte Pioneiro” paranaense. Nos dois municípios, as implantações online envolveram a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, com as coleções “Entrelinhas para Você” e “Caminhos e Vivências”.

A secretária municipal de Educação de Ribeirão Cascalheira, Osmarina Vieira dos Santos, destaca o engajamento dos professores na implantação digital. “Essas formações são de grande aprendizado para todos”, avalia. Ela faz uma boa avaliação dos materiais da Editora. “Eles são nota dez. Conhecemos o material da Educação Infantil e nos apaixonamos. E, diante deste cenário de pandemia, percebemos que ele nos daria suporte para atender os alunos e auxiliar as famílias no orientação de seus filhos. O trabalho digital é muito satisfatório.”

Secretária Osmarina: sistema de ensino dá suporte para o trabalho digital.

Um grande retorno – Carlópolis foi parceiro da Editora Opet até 2018 e retornou à parceria neste ano, com as coleções Entrelinhas para Você (3, 4 e 5) e Caminhos e Vivências (1º ao 5º ano), e também com o Programa Indica de Gestão da Educação, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Sua secretária municipal de Educação, Gláucia Cabral Santos, diz que sua equipe está entusiasmada para trabalhar com os materiais. “A maioria dos professores está receptiva, ansiosa, esperançosa. Há os que estão com medo do novo, ainda mais porque estamos aderindo quase no meio do ano. Mas, com as formações, já estão mais tranquilos.”

Segundo ela, trabalhar com um sistema de ensino da Educação Infantil (3 anos) ao 5º ano do Ensino Fundamental foi sempre um sonho, realizado a partir de critérios técnicos e muita análise. “Houve um estudo entre a equipe gestoras das escolas e assessores da Secretária da Educação. Foram examinadas três empresas, mas, na análise dos materiais, se encantaram com o Sefe. Em alguns anos, a Educação Infantil já havia trabalhado com os materiais e todos já conheciam o comprometimento da Editora Opet.

Secretária Gláucia: equipe apaixonada pelos materiais da Educação Infantil.

A secretária se diz satisfeita com o que está sendo oferecido ao município neste momento de pandemia. “Na verdade, estamos encantados com tudo o que está sendo disponibilizado. O Ensino digital, neste momento atípico que estamos vivendo, é um grande benefício, pois proporciona ao educadores vários métodos de ensino, possibilitando o engajamento dos estudantes e explorando o mundo  através da comunicação e informação.”

A gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto, destaca a importância estratégica das implantações para o sucesso das parcerias. “Nós atribuímos a mesma importância a todos os momentos da parceria com os municípios e com as escolas privadas, sejam eles implantações, formações, assessoria ou visitas técnicas. O que ocorre é que as implantações trazem um elemento a mais, de aproximação, empatia, conhecimento e troca inicial de experiências. E, felizmente, nossa equipe trabalha esses conteúdos com muita tranquilidade, de forma clara e muito receptiva”, avalia. No caso das implantações em Ribeirão Cascalheira e Carlópolis, o trabalho esteve a cargo das assessoras pedagógicas Elis Vieira (Educação Infantil) e Karen Dias (Anos Iniciais), com supervisão pedagógica de Fabiola Schiebelbein.

A importância estratégica da alfabetização ecológica

O verbo “alfabetizar” nasce da soma entre as letras gregas “alfa” (α) e “beta” (β), e significa, literalmente, ensinar uma pessoa a dominar estas e outras letras – na leitura e na escrita. A palavra “alfabetização”, porém, não se aplica apenas à escrita, mas também ao aprendizado de outras linguagens e de outros códigos. Podemos falar, por exemplo, em alfabetização ecológica, digital ou matemática.

Neste artigo, vamos tratar da alfabetização ecológica, que é extremamente importante para o futuro do nosso planeta. Com o Dia do Meio Ambiente chegando, somos convidados a refletir sobre o quanto a ecologia e o meio ambiente são, de fato, trabalhados nas escolas.

O Dia Mundial do Meio Ambiente

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. O principal objetivo dessa data é o de conscientização das pessoas e dos governos para as questões ambientais. Conscientização tem a ver com conhecimento e com mudança civilizatória, isto é, com mudar a forma de pensar e agir a respeito do meio ambiente. E é aí que entra a alfabetização ecológica.

 

O conceito de alfabetização ecológica

A abordagem do tema Ecologia na escola deve partir do entendimento de que a rede da vida – toda ela, inclusive a nossa, humana – é sustentada pelos ecossistemas. Sua destruição, portanto, implica a destruição da vida; no longo prazo, de toda ela!

O tema é tão urgente que deve ser levado para a escola já a partir da Educação Infantil. Seu ensino envolve assuntos como coleta seletiva e reciclagem, educação financeira, conscientização ambiental, sustentabilidade, jardinagem, agroecologia e outros. E é importante, nesse processo, que a criança ou adolescente se perceba como protagonista, como agente de uma grande transformação.

 

Relação entre a criança e a natureza para o ensino da Ecologia 

Um ponto importante para a aplicação da Ecologia no ambiente escolar é a relação entre a criança/jovem e a natureza. É certo que uma parte do ensino ocorre dentro da sala de aula (presencial ou virtual), mas a outra parte vem do contato que o estudante tem com o mundo que o rodeia. Essa vivência é importante para construir uma relação de pertencimento, e faz com que ele perceba como está inserido no meio ambiente – o que é fundamental para a sua compreensão dos princípios básicos da Ecologia.

 

Benefícios de promover o contato da criança com o mundo natural

O senso de pertencimento ajuda não apenas nessa compreensão, mas também na aquisição do sentimento de responsabilidade. Ao se sentir responsável pelo mundo em que vive, o estudante aprende a valorizar a flora e a fauna, a água e o ar, passa a entender problemas ecológicos como a poluição, o desmatamento e o descarte errado de resíduos, e a buscar soluções para eles.

Sem contar que, ao chamar a responsabilidade para si, cada criança ou jovem passa a atuar como protagonista de transformação na comunidade em que vive, levando para ela seus aprendizados da escola. É quando, inclusive, as novas gerações se posicionam e passam a propagar ideias.

 

Considerar a realidade do estudante o torna mais engajado 

Para promover uma educação capaz de transformar a criança em agente transformador, é preciso ensiná-la de modo que ela associe o conteúdo com sua própria realidade.

Após tratar das questões ambientais mais amplas e de extrema importância, como a do desmatamento e do aquecimento global, o professor pode dar um enfoque maior às questões como escassez da água ou o uso de agrotóxicos, por exemplo. Os dois são temas muito comuns no nosso país, o que ajudará o estudante a conectar o conteúdo com algo já conhecido por ele.

 

Como ensinar sobre temas ecológicos 

Quando se trata de ensinar, é importante entender que as boas emoções contribuem para um melhor aprendizado, uma vez que as memórias destes momentos ficam mais vívidas em nossas mentes. Além disso, sabe-se que as crianças compreendem melhor os conceitos a partir de atividades lúdicas.

Sendo assim, além de trabalhar com assuntos já conhecidos pelas crianças, o professor deve acrescentar elementos que promovam uma aprendizagem lúdica e com boas emoções.

 

Ecologia, ludicidade e emoções

Para trazer ludicidade às aulas realizadas no ambiente natural, é possível incluir leitura de histórias, poemas, músicas, filmes ou documentários.

Os contos de fada, por exemplo, sempre envolvem bosques ou jardins. Então, se a escola dispõe desse ambiente, é legal levar as crianças até lá para a leitura. Se possível, propor que elas encontrem, no bosque, elementos que são mencionados na história.

Outra proposta para um ensino mais lúdico é trabalhar com filmes ou músicas e associá-los a sons e imagens encontradas na natureza.

Quanto ao problema dos agrotóxicos, mencionado acima, também há maneiras de abordá-lo ludicamente. O professor pode fazer isso ao elaborar e manter uma horta na escola.

A alfabetização ecológica feita por meio desse recurso proporciona tanto a possibilidade de produzir alimentos sem agrotóxicos quanto de observar os ciclos e fluxos dos ecossistemas.

Assim, ao longo das aulas, o professor consegue mostrar como ocorrem os ciclos alimentares e a melhor maneira de integrar os ciclos alimentares naturais aos ciclos de plantio, cultivo, colheita, compostagem e reciclagem.

 

Outros benefícios da horta

A horta também pode ser utilizada para trabalhar a ludicidade e as emoções das crianças. No livro “Alfabetização Ecológica” (escrito por Fritjof Capra em parceria com outros pesquisadores e pensadores), os autores observam o valor “mágico” da horta para o engajamento, encantamento e compreensão de mundo pelas crianças. Eles destacam a fala de um professor do Center for Ecoliteracy (CEL), na Califórnia: “Você pode ensinar tudo o que quiser, mas estar lá fora, plantando, cozinhando e comendo – esta é a ecologia que chega ao coração das crianças e essa experiência vai continuar com elas pelo resto da vida”.

 

Atividades na sala de aula também são importantes 

Até agora, destacamos os benefícios de “desemparedar” o ensino de temas ligados ao meio ambiente, levando o estudante para o mundo. Apesar da importância dessa ação, a sala de aula, é claro, também pode ser um lugar de muitas experiências.

Além da teoria, o professor pode propor atividades em que a criança coloque a mão na massa e aprenda fazendo. Isso pode ser realizado a partir de práticas pedagógicas como as da aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos ou até na união de ambas as propostas.

As ferramentas digitais, é claro, podem participar desse processo, como em simuladores que repliquem e acelerem fenômenos naturais, assim como em jogos, vídeos e arquivos sonoros que aumentem o conhecimento a empatia dos estudantes. Ao mostrar as belezas, riqueza e valor dos seis biomas brasileiros (Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Pampa, Amazônia e Caatinga), por exemplo, o professor pode conquistar as crianças e os adolescentes para que se posicionem e trabalhem pela conservação, recuperação e manejo sustentável e racional dos recursos.

 

A Coleção Meu Ambiente

No contexto da Editora Opet, aliás, recursos é que não faltam: há alguns anos, por meio do selo Sefe, nós firmamos uma parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza para a produção da Coleção Meu Ambiente, a mais avançada do país em Educação Ambiental. Ela contempla os nove anos do Ensino Fundamental – com livros do estudante e do professor – e está disponível para download gratuito – clique aqui e acesse agora!

 

Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas

Como o próprio nome já diz, a aprendizagem baseada em problemas envolve atividades em que o professor determina um problema inicial, de preferência real, e as crianças se reúnem para debater, criar hipóteses, testar ideias e, enfim, encontrar uma maneira de resolver o impasse inicial.

Já a aprendizagem baseada em projetos tem por base o desenvolvimento de vídeos, maquetes, protótipos, exposições ou qualquer outra prática que vise apresentar uma ideia. O mais legal é que esse projeto pode partir da solução encontrada para o problema estipulado pelo professor na aprendizagem baseada em problemas.

Sem contar que o projeto permite a associação de diversos conhecimentos obtidos pelas crianças. Afinal, há vários componentes curriculares que envolvem o tema Ecologia, como a Biologia, a Química, a Geografia, a História e a Literatura. Ou seja: para uma alfabetização ecológica integral, é fundamental aplicar a interdisciplinaridade.

 

Experiências fora da escola

Caso a instituição permita e as famílias estejam de acordo, é possível ir além da horta ou bosque da escola. Existem diversos parques, oficinas e exposições nas quais os estudantes podem obter ainda mais contato com o meio ambiente. Toda essa experiência enriquecerá ainda mais a criação de projetos e demais atividades que serão desenvolvidas na escola.

 

Recursos para aplicar a alfabetização ecológica e as práticas pedagógicas adequadas

Uma parte essencial para a aplicação da educação ecológica na escola é a escolha de materiais adequados.

Na Opet INspira, a plataforma educacional de recursos digitais desenvolvida pela Editora Opet, o docente encontrará uma série de ferramentas, objetos educacionais e materiais didáticos que o auxiliarão na aplicação de um ensino mais prático.

Com os vídeos, áudios e histórias infantis disponíveis na plataforma, por exemplo, é possível unir a alfabetização ecológica à ludicidade. Já os jogos on-line, além da ludicidade, trarão boas emoções para as crianças, uma vez que, trabalhando em equipe, elas se divertem ao mesmo tempo em que aprendem.

Também há vários recursos educacionais inclusivos e ferramentas para que o professor crie trilhas de aprendizagem e forneça roteiros de estudos às crianças.

Oficinas pedagógicas digitais movimentam a educação em Cabreúva (SP)

Professores de Cabreúva: alto grau de engajamento nas formações digitais.

A rede municipal de ensino de Cabreúva, em São Paulo, é uma das mais tradicionais parceiras da Editora Opet, com o selo educacional Sefe. Lá, professores, gestores, estudantes e suas famílias utilizam as coleções e as ferramentas educacionais digitais oferecidas pela Editora. Uma parceria que, ao longo dos anos, vem rendendo os bons frutos de uma educação cidadã, protagonista e significativa.

Um dos motivos do sucesso desse trabalho é o entrosamento entre as equipes da Editora – que é responsável pelas formações pedagógicas –, os professores e os gestores do município. Tudo sempre muito conversado e planejado cuidadosamente.

No mês de abril e ao longo de todo o mês de maio, por exemplo, as equipes se encontraram para uma série de encontros virtuais por meio das ferramentas Google Workspace for Education, como explica a supervisora pedagógica da Editora Opet, Rúbia Cristina. “A programação foi feita a pedido do município e envolveu uma série de oficinas com os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. E, também, com os gestores.”

A oficina de contação de histórias envolveu o uso de ferramentas digitais, como a de criação de histórias em quadrinhos.

O trabalho envolveu oficinas de musicalização e contação de histórias (com o professor Daniel Masetto), ensino híbrido no contexto da Educação Infantil e a importância da apresentação da Educação Infantil às famílias das crianças (com a professora Marina Cabral Rhinow), Educação Especial e inclusão (com Eliana Cunha Lima), atividades em Educação Física sem o uso de materiais e no contexto do ensino remoto (com a professora Milena Nichel), produção e escrita de textos (com a professora Karen Dias) e a importância do acolhimento dos professores, estudantes e famílias no processo de retorno às aulas presenciais/híbridas (com a própria Rúbia Cristina). Em média, cada oficina envolveu grupos de 50 a 70 professores.

“Percebemos, em todas as oficinas, um alto grau de engajamento dos professores e gestores, algo que é fundamental para o sucesso do trabalho”, avalia Rúbia. Ela dá como exemplo a oficina de musicalização e contação de histórias, que teve como foco o uso das tecnologias.

“A grande inovação, aqui, foi trabalhar o encantamento da musicalização e o encantamento das histórias a partir das ferramentas que a Editora oferece.” Rúbia lembra que, com a plataforma educacional Opet INspira, os professores têm acesso a recursos inovadores não apenas para o trabalho remoto, mas para aulas híbridas e presenciais também.

“Os participantes da oficina gostaram muito. Eles se engajaram, participaram e perceberam a possibilidade de uso das ferramentas e das estratégias de ensino nos três cenários.”

A supervisora pedagógica da Editora Opet lembra ainda que os materiais didáticos da Editora se conectam aos temas da musicalização e da contação de histórias. “Todos os nossos materiais motivam e estimulam a leitura, a roda de conversa, a troca. Além disso, oferecemos um acervo lúdico importante na plataforma Opet INspira e temos um livro, o ‘Caminhos para a Leitura’, que incentiva o ler e o amor aos livros.”

Infância, tecnologia, família – As novas tecnologias educacionais foram o foco de uma das oficinas ministradas pela professora e supervisora pedagógica Marina Cabral Rhinow. E ela tratou o tema a partir de uma perspectiva desafiadora: a do trabalho com os bebês e as crianças pequenas em contextos como o do ensino híbrido.

Em suas oficinas, Marina abordou temas importantes associados à Educação Infantil.

“Trabalhamos o uso desse modelo com os bebês e as crianças bem pequenas, fazendo uma relação da possibilidade da utilização do material didático com as ferramentas do Google e o link da plataforma”, explica. Os professores puderam conhecer, por exemplo, as possibilidades de uso do Jamboard do Google utilizando as imagens digitalizadas dos livros da Educação Infantil (que estão na plataforma Opet INspira) e o uso do Google Formulários para a realização de pesquisas com as famílias das crianças.

A segunda oficina teve como foco o trabalho dos professores com as famílias para que elas percebam a importância da Educação Infantil. “É papel da escola mostrar às famílias a importância dessa etapa e promover a aproximação. Na oficina, trabalhamos com as questões próprias dessa etapa e como elas devem ser apresentadas aos familiares, mas também com apoio das ferramentas digitais.

As duas oficinas envolveram cerca de cem participantes e, segundo Marina, superaram as expectativas. “Buscamos oferecer algo mais interativo e eles gostaram bastante. Esse tipo de interação é importante para o município e para a parceria com a Editora.”

O papel do professor em um universo de conhecimentos

Geografia, história, atualidades, notícias, análises… acessar conteúdos relacionados a muitos temas não é uma tarefa tão difícil atualmente. Basta um smartphone, tablet ou notebook com acesso à internet para descobrirmos informações sobre literalmente qualquer assunto, da nossa própria saúde às distâncias estelares.

Essa realidade, no entanto, é relativamente nova. Antes do advento da Internet, o conhecimento só estava disponível em livros, que, por serem caros, nem sempre podiam ser adquiridos por todos.

Sendo assim, apenas alguns grupos tinham acesso a conhecimentos diversos. Dentre eles, os professores.

 

O papel do professor ontem e hoje

Por meio de professores – fossem eles indicados pelo Estado ou, então, pela própria comunidade, em tempos mais recuados –, o conhecimento era disseminado e chegava até as pessoas que não tinham condições de adquirir livros, viajar ou acessar qualquer outra forma de aprender.

Como o papel do professor era o de repassar aos estudantes os conhecimentos acumulados ao longo da história, ele era visto como detentor de todo o conhecimento. Já os estudantes estavam na escola ou nos grupos de transmissão e aprendizagem apenas para receber o que era transmitido.

Acontece que os tempos mudaram, e muito! Novas tecnologias foram desenvolvidas e, em tempos mais recentes, os computadores pessoais e a internet passaram a fazer parte da rotina da maioria das pessoas. As informações ficaram muito disponíveis, transmitidas por muitas pessoas. Nessa verdadeira revolução, a forma de aprender também se transformou.

 

Internet e novas funções do educador

Agora, por princípio, os estudantes têm acesso aos mesmos conteúdos que o professor. Tudo o que as crianças buscam na rede, seja assuntos relacionados às disciplinas escolares, informações sobre acontecimentos políticos ao redor do mundo ou notícias da música, elas acessam em questão de segundos.

Diante desse cenário, fica uma dúvida: afinal, se os estudantes possuem as mesmas informações que os professores, qual a função desse profissional atualmente?

A resposta é simples. O professor é, acima de tudo, um gestor do conhecimento, um facilitador. Alguém que, além de conhecer, sabe modular e transmitir, trazendo seus estudantes para um processo que envolve diálogo, empatia e protagonismo.

 

Professor como facilitador do conhecimento

Para que um conteúdo se torne conhecimento, é preciso uma boa didática, algo que apenas o educador pode oferecer. Algumas crianças aprendem melhor com prática lúdica, outras preferem aprender fazendo e há, ainda, aquelas que gostam de ouvir explicações.

Cada indivíduo possui uma maneira única de absorver conteúdos. Logo, o professor é extremamente importante para perceber a estratégia correta e aplicar a metodologia adequada.

Um bom exemplo disso são as aulas a distância. Nesse modelo de ensino, o conteúdo é postado em forma de vídeos e e-books (entre outras possibilidades síncronas e assíncronas). Mas, se o professor não utilizar ferramentas visuais, sonoras e trilhas de aprendizagem adequadas, o estudante encontrará bastante dificuldade para reter e produzir sentido ao conteúdo.

 

Professor como mediador do conhecimento

Além de mediar o conhecimento, o professor deve ainda trabalhar de modo que o conteúdo não fique apenas no âmbito teórico, mas seja também praticado pelas crianças.

A discussão sobre a importância da experiência no processo de aprendizagem não é nova. Já há alguns anos, diferentes teóricos educacionais têm sinalizado os benefícios de um ensino mais prático.

Em meio a tais discussões, um termo tem se destacado justamente por trazer essa possibilidade de aprender fazendo. Estamos falando da aprendizagem por competências.

 

Ensino de competências é fundamental atualmente

A aprendizagem por competências nasce da necessidade de unir experiência e conhecimento.

A ideia, aqui, é que o estudante seja capaz de aplicar seu conhecimento teórico para resolver problemas na prática. A partir disso, o ensino deixa de ser baseado apenas em conteúdos, como ocorre no modelo de ensino mais tradicional.

Esse novo olhar para a educação permite que a criança seja mais ativa nas aulas e deixe de ser apenas ouvinte para se tornar o centro de seu processo de aprendizagem.

 

Competências que devem ser trabalhadas na educação

Conforme observado anteriormente, as competências estão relacionadas à capacidade de realização que cada indivíduo possui. De nada adianta a criança saber algo, mas não aplicar.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que guia a prática pedagógica nas escolas, competência é definida como a união de conhecimentos, habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores que devem ser usados para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Para ajudar os professores no desenvolvimento de aulas que estimulem as competências, foram estipuladas 10 competências gerais.

 

Competências da BNCC

–  Conhecimento

– Pensamento científico, crítico e criativo

– Repertório Cultural

– Cultura Digital

– Comunicação

– Trabalho e projeto de vida

– Argumentação

– Autoconhecimento e autocuidado

– Empatia e cooperação

– Responsabilidade e cidadania

Além dessas competências, podemos acrescentar ainda trabalho em equipe, liderança, inteligência emocional e capacidade de aprender. Todos esses elementos são fundamentais para a resolução de problemas em qualquer aspecto da vida.

 

Estrutura escolar deve acompanhar mudanças pedagógicas

Ao optar por ensinar a partir de competências, é preciso repensar toda a estrutura escolar. Afinal, no ensino por competências o conteúdo não é fragmentado, sendo fundamental associar diferentes saberes para solucionar problemas.

Para aplicar o ensino por competências, é necessário ter em mente que os métodos de ensinar também devem ser modificados.

Em vez de manter a sala de aula com as carteiras enfileiradas e o professor na frente explicando a matéria, uma boa ideia é trabalhar com projetos. Dessa forma, o estudante consegue de fato colocar a “mão na massa” e aprender a trabalhar em equipe, melhorar sua comunicação e, ainda, exercitar sua visão analítica.

É possível também aplicar atividades baseadas em problemas, modelo de ensino em que as crianças devem solucionar algo a partir de um problema estipulado pelo professor. Sendo assim, as crianças conseguem trabalhar a competência da argumentação e do pensamento científico.

 

Como aplicar a educação por competências

Existem diversos materiais que contribuem para a aplicação de um ensino mais ativo, centrado no estudante.

Os conteúdos da Opet INspira, plataforma educacional da Editora Opet, auxiliam bastante os educadores nesse processo.

Com os recursos nela disponibilizados, os professores conseguem desenvolver avaliações, sequências didáticas, trilhas de aprendizagem e roteiros de estudos.

Para as atividades em que o educador precise trabalhar as competências citadas anteriormente, há também materiais como áudios, banco de imagens, vídeos, histórias infantis, recursos digitais, quizzes e ferramentas inclusivas.

Para acessar a plataforma, é preciso que a escola seja conveniada, sendo necessário ter usuário (login) e senha individual. Se você ainda não conhecer e quer saber mais, entre em contato conosco!

Arte no pixel: a criação gráfica nos jogos educacionais digitais

Quando pensamos em jogos digitais, pensamos em cores, sons, movimentos, ambientes, contextos e transições de um cenário para outro. Pensamos, também, em personagens, objetos, poderes e objetivos. Tudo muito “vivo”… ou melhor, tudo muito ajustado ao que o jogo quer transmitir, seja ele passado em um ambiente de praia no Havaí ou em um castelo assombrado na Transilvânia.

Os jogos digitais educacionais não fogem dessa regra de encantamento sensorial. Um fator essencial são seus elementos gráficos – layouts, desenhos, cores e tipologias. Produções incríveis, que demandam talento e conhecimento dos profissionais responsáveis. Na Editora Opet, o trabalho de criação desses elementos passa por Eliana Quaresma, coordenadora de editoração e que também atua como artista dos jogos.

Eliana Quaresma, artista gráfica responsável pelas artes e elementos gráficos dos jogos da plataforma educacional Opet INspira.

Trabalhando integrada à equipe de Tecnologia Educacional (TE), ela acompanha todo o processo, passo a passo. Mas, na hora de criar, se baseia muito, também, em suas próprias referências – nas experiências visuais anteriores e nas emoções que elas despertaram.

“Quando vou criar uma arte ou o próprio layout das telas dos jogos, busco, em primeiro lugar, memórias gráficas. Identifico quais se adequam ao projeto e à faixa etária e inicio um processo de pesquisa a fim de abrir o leque de inspirações”, explica. E quais seriam as fontes dessas memórias? No caso dela, capas de livros, jogos infantis, caixas de brinquedos, brinquedos e padrões de estampa de tecidos, ente outras. “São muitas as possibilidades de inspiração!”, sorri.

Inspiração em processo – O primeiro passo para a criação dos elementos gráficos e artísticos de um jogo educativo é a leitura do roteiro. Daí, no caso de Eliana, existe um “acionamento” de memórias. “Primeiramente, eu leio o roteiro e de forma quase intuitiva me vem a inspiração visual que mais se adequa a determinado game”, conta ela.

Exemplo do processo de construção das artes de um jogo. As várias artes devem “conversar” entre si de forma harmônica.

Então, ela cria uma tela em branco do software gráfico InDesign e começa as combinar as primeiras ideias. “Defino o plano de fundo de todas as telas que o jogo terá, ou seja, a parte estática do game. Isso me possibilita determinar qual impressão geral pretendo dar ao jogo: se as cores serão mais suaves, transmitindo mais ternura, docilidade e calma, ou mais vivas, inspirando mais alegria, agitação e movimento.”

Após esse procedimento, ela começa a criar tela a tela, posicionando os elementos de forma harmônica, lembrando sempre que a criança precisa identificar rapidamente como executar a atividade. “Esse processo é o mais demorado, pois é necessário ter sempre em mente quais recursos gráficos – linhas, formas e personagens – estão mais de acordo com o tema do jogo e a faixa etária.”

Exemplos de telas de fundo dos jogos: trabalho abrange pesquisa e harmonização de cores e padrões gráficos.

Finalizado o layout das telas, assim com os botões e os elementos que o compõem, Eliana gera um arquivo PDF dessas telas, salva todos os elementos e os encaminha para a TE, para que se inicie a programação – “é quando as artes são integradas e começam a se transformar em um game propriamente dito”, explica.

E o que dá mais trabalho? Segundo Eliana, alcançar a harmonia dos elementos tela a tela. E isso porque, quando a arte é transportada para o mundo dos pixels, nem sempre as coisas combinam como imaginado. Nesses casos, ela volta ao computador e trabalha até encontrar o “ponto gráfico” correto.

Encontrar a harmonia dos elementos gráficos é fundamental para o sucesso do trabalho do artista gráfico.

E o que é o mais prazeroso em todo esse processo? “É muito gratificante ver todos esse processo imaginativo ‘brotando’ materialmente das suas mãos”, reflete. “Ainda mais, quando se tem em mente que aquele trabalho envolveu outras pessoas nas etapas anteriores e vai envolver outras nas etapas seguintes.”

Para cada idade, um jogo diferente – O desenvolvimento cognitivo e até as referências distintas de cada faixa etária pedem jogos diferentes para públicos diferentes. Essas diferenças também demandam um olhar cuidadoso de Eliana. “Ao desenvolver qualquer arte gráfica para a Educação Infantil e para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental busco, por meio de cores, elementos, formas e personagens despertar a inocência da criança, sua pureza”, explica. “Prezo para que o layout seja, de fato, infantil. Quando se trata de personagens que irão compor determinada tela, por exemplo, opto por aqueles com olhar e expressão que representam ingenuidade.”

No caso de jovens e adolescentes, os elementos gráficos são mais soltos, mais descontraídos – acompanhando o próprio fazer artístico deste público.  “Utilizo e gosto muito de formas irregulares, linhas que representam um rabisco que o aluno fez de forma descompromissada no caderno, por exemplo. Mantenho a harmonia do layout tendo como base a ideia do movimento, em que a composição não seja necessariamente linear e as cores sejam mais vivas, despertando, assim, o interesse desse jovem.” Entre as suas inspirações para o trabalho com essa faixa etária estão quadrinhos, capas de livros, planners (agendas de mesa) e páginas voltadas para jovens e adolescentes na internet.

Se você ainda não conhece os jogos educacionais digitais da plataforma educacional Opet INspira, conheça agora! Ou, então, entre em contato conosco para saber mais!

A Plataforma Educacional Opet INSpira vai ganhar novos jogos! (e você vai saber como eles são criados)

Um diferencial da espécie humana é o seu gosto pelos jogos: as pessoas adoram jogar, brincar, enfrentar desafios e solucionar enigmas. E, ao fazer isso, elas se relacionam com outras pessoas, testam e aprimoram o raciocínio, descobrem coisas e aprendem. O tamanho do mercado dos jogos digitais é a melhor prova disso: no ano de 2020, segundo a consultoria internacional Superdata/Nilsen, a receita global do setor chegou a US$ 126,6 bilhões, com um aumento de 12% em relação ao ano anterior. Muito dinheiro e, é claro, muita gente jogando!

A educação participa desse mercado. O segmento dos jogos educacionais digitais vem crescendo muito, e bons produtos são desenvolvidos a partir de um trabalho cuidadoso em relação a conteúdos, fundamentos pedagógicos e objetivos. A ideia é unir aprendizagem significativa e diversão.

Desde o ano passado, quando lançou a plataforma educacional Opet INspira, a Editora Opet trabalha com a criação e a publicação de jogos educacionais digitais para seus estudantes e professores parceiros. Esses jogos são desenvolvidos pelos especialistas da Editora, dentro de um projeto que prevê a criação de mais de 200 jogos em português e inglês para a Educação Infantil o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Já foram publicados 35 jogos, produzidos na primeira etapa do projeto – eles são voltados à Educação Infantil, Alfabetização e Matemática. Na segunda etapa, já iniciada e prevista para ser concluída até agosto, serão outros 30, dirigidos ao Ensino Fundamental (Anos Iniciais, 6º e 7º anos), em componentes curriculares como História e Geografia, e à Educação Infantil. “Ao produzir os jogos, assumimos um nível de qualidade compatível com o da plataforma Opet INspira e alinhamos a proposta aos fundamentos pedagógicos das coleções da Editora Opet”, explica Luciano Rocha, coordenador de Projetos em Tecnologias Educacionais da Editora.

Luciano Rocha com um dos novos jogos em fase de finalização.

O desenvolvimento de cada jogo passa por várias etapas: briefing, iconografia, design, análise linguística e revisão ortográfica, programação, análise e validação e, por fim, publicação na plataforma educacional Opet INspira. Os jogos são desenvolvidos em linguagem HTML5. Eles são visualmente atraentes, funcionam bem e podem ser jogados em desktops e smartphones.

E como são os jogos? “Eles são desenvolvidos com base em ‘mecânicas’ apropriadas para o contexto educacional, ou seja, formas e caminhos de jogar. E, aí, trabalhamos com movimento, memória, associações, estratégia, texto… são muitas as possibilidades, sempre com a ideia de engajamento do estudante”, explica Luciano.

Jogos também trabalham com temas socialmente relevantes, como a reciclagem de materiais.

Questão de validação – É importante que os jogos educacionais sejam testados e validados, inclusive em relação ao potencial de engajamento dos estudantes. Perguntado sobre essa validação, Luciano conta, sorrindo, que um importante testador é seu filho, de 12 anos. “Ele testa todos os jogos que desenvolvemos e é muito crítico!”, comenta.

Além dessa validação empírica, existe, é claro, uma validação técnica cuidadosa. Ela é feita por Cristina Pereira Chagas, colaboradora da equipe de Tecnologias Educacionais da Editora Opet e mestre em Educação e Novas Tecnologias. Ela é autora do “Almanaque do Mestre – Cultura Digital”, material complementar da própria Editora, e do livro “Tecnologias e Cognição: aprimorando habilidades e saberes docentes com jogos digitais”.

“A etapa de análise e validação possui dois objetivos principais: um tecnológico e outro educacional”, explica Cristina. A análise tecnológica possui duas fases, chamadas “alfa e beta”, em que o analista testa o jogo em diferentes navegadores de internet e em computadores e dispositivos móveis. “Isso garante a eficiência e a portabilidade pelos usuários da Opet INspira na maioria absoluta dos dispositivos digitais disponíveis.”

A segunda etapa, educacional, avalia se o jogo atende os requisitos de jogabilidade, usabilidade, feedback e objetivos pedagógicos. “Ela garante que as crianças e os estudantes terão autonomia e os professores poderão utilizar o jogo em uma proposta pedagógica integrada ao trabalho com os materiais didáticos e as metodologias ativas”.

Cristina Chagas: a especialista que analisa e valida os jogos produzidos pela Editora Opet.

Vai ser sucesso? – Jogo validado e publicado, chega-se a um outro momento crítico: o da recepção. Alguns jogos educacionais fazem mais sucesso do que outros. Mas, o que define se um jogo será, ou não, um “best seller”?

São vários os fatores envolvidos. “Se eu pudesse resumir, diria que são três: a motivação, a experiência do usuário e a aprendizagem”, avalia Cristina. A motivação diz respeito às habilidades envolvidas, à relevância dos conteúdos aprendidos no jogo e a satisfação de estar ali, jogando. A experiência do usuário contempla a imersão, o engajamento e a diversão. E a aprendizagem vai além dos conteúdos curriculares, pois contempla, também, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.

O melhor resultado? A educação! “Aliados aos materiais didáticos e aos objetos educacionais da plataforma Opet INspira, os jogos compõem uma estratégia completa junto ao plano de ação pedagógico”, garante Cristina. Ela destaca o papel dessas ferramentas na aquisição, pelos estudantes, da quinta competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a da Cultura Digital. “Adquirir essa competência ludicamente é sempre algo muito interessante!”, conclui.

ENTREVISTA: A concepção pedagógica dos jogos educacionais da Editora Opet

Ross Mary Strano Vieira (foto) é editora na Editora Opet. Ela também é responsável pela concepção educacional dos jogos desenvolvidos pela equipe para a plataforma educacional Opet INspira. Nesta entrevista, ela explica como funciona a concepção dos jogos.

Editora Opet – Produzir um jogo educacional é diferente de produzir um jogo digital comum. Como editora e como especialista em educação, a que elementos você fica atenta no processo de concepção e construção dos jogos?

Ross Mary – Os jogos educacionais digitais e os jogos casuais têm elementos comuns em sua estrutura que sustentam a ideia de jogo, como por exemplo o desafio, as regras e a interatividade. Porém, o objetivo é o elemento que diferencia esses dois tipos de jogos. Nos jogos casuais, o objetivo é apenas o entretenimento, a diversão, enquanto que nos jogos educacionais a criança está envolvida, de modo divertido, num processo de aprendizagem. Portanto, a concepção do jogo educacional digital deve estar atrelada ao objetivo pedagógico que se quer alcançar.

EO – Você é a especialista responsável pela parte educacional dos jogos, por aproximá-los dos objetivos pedagógicos. Como funciona, exatamente o seu trabalho? Você trabalha, por exemplo, com a proposição dos jogos?

RM – A produção de um jogo educacional digital é um processo longo e minucioso, que envolve diversos profissionais e suas expertises. Até que um jogo seja disponibilizado na Plataforma Opet INspira, ele passa por ao menos dez fases. Meu trabalho começa logo após a aquisição do motor do jogo, quando faço uma análise para definir uma concepção de jogo que potencialize as aprendizagens das crianças, elencando as adequações necessárias para tornar o jogo interativo, dinâmico, envolvente e adequado à faixa etária a qual será destinado. Nessa fase, a determinação do objetivo pedagógico é que direciona todas as escolhas e decisões. Após essa fase inicial de determinação de objetivos e da mecânica de jogo, o trabalho segue um fluxo que passa por outros profissionais para complementar com iconografia, design de telas, programação e customização, até retornar para que eu faça a validação e o produto siga para revisão, análise, testes e cadastro e indexação na Plataforma Opet INspira.

EO – A que elementos uma especialista como você deve estar atenta ao “conversar” com os diferentes públicos da educação?

RM – Para que os jogos atendam as diferentes faixas etárias e níveis de ensino é necessário conhecer e respeitar as características das crianças/estudantes e as relações que estabelecem com o conhecimento. É importante salientar que cada jogo educacional digital da Plataforma Opet INspira é pensado a partir das propostas presentes nas coleções da Editora Opet. Dessa forma, garante-se que o jogo contribua para o percurso educativo das crianças, pois está atrelado aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostos para cada faixa etária.

EO – Por fim: como educadora, como você avalia o papel dos jogos educacionais digitais para a educação?

RM – Os jogos são recursos amplamente utilizados nas Instituições de Educação Infantil e nas escolas porque são ferramentas eficientes e efetivas para potencializar a aprendizagem e o desenvolvimento da criança e do estudante. De forma lúdica e prazerosa a criança se defronta com desafios e problemas, tendo oportunidade de fazer reflexões e estabelecer relações para a busca de soluções. Paralelo ao uso de jogos físicos como tabuleiros com jogos de percurso e cartas, por exemplo, os jogos educacionais digitais constituem uma tecnologia que amplia a diversidade de estratégias que visam o aprendizado. Acrescente a isso o fator de inclusão digital que esse tipo de jogo proporciona, o que colabora para o desenvolvimento da competência relacionada à Cultura Digital – prevista na BNCC – que prevê que o estudante compreenda, utilize e crie tecnologias digitais de forma crítica, significativa, reflexiva e ética. Portanto, os jogos educacionais digitais são potentes recursos didáticos, em especial quando fazem parte de um bom planejamento pedagógico e são mediados pelo professor, no sentido de ajudar o estudante a desenvolver autonomia, aprendendo a aprender. Nosso objetivo é que os estudantes das instituições conveniadas, que utilizam os materiais didáticos da Editora Opet, vivenciem experiências de aprendizagem lúdicas, desafiadoras e comprometidas com seu desenvolvimento.

Educação ativa para um mundo em transformação!

A educação é um processo dinâmico. Ela acompanha o tempo e as mudanças sociais, culturais e tecnológicas. Muitas vezes, é capaz de se antecipar às mudanças; em outros casos, responde às transformações, aprende e se transforma. Um bom exemplo é o da aceleração tecnológica recente motivada pela pandemia, que modificou muito rápido a relação dos professores, estudantes e família com as aulas e com o processo de ensino-aprendizagem. As tecnologias, aliás, já estavam disponíveis, mais eram usadas de forma incipiente em praticamente todo o mundo. De repente, elas ganharam força e foram aprimoradas… justamente por esse uso!

Esse movimento nos ensina, também, que a escola tem um papel importante na preparação das crianças e dos adolescentes para a transformação. Elas, aliás, devem ser educadas para vivenciar as mudanças e para transformar o mundo – isto é protagonismo.

Novos cenários pedem novas práticas educacionais

Duas coisas precisam ser consideradas nesse cenário. Em primeiro lugar, a necessidade de uma educação cada vez mais integral – não, porém, no sentido clássico de tempo de permanência da criança na escola ou em atividades formativas. A educação integral deve focar as habilidades de forma transversal, integrada, e não como elementos isolados e fragmentados. Isso porque, cada vez mais, torna-se necessário associar conhecimentos, habilidades e competências.

Em segundo lugar, é preciso considerar a agilidade com que as coisas acontecem para as crianças e os adolescentes em nossa sociedade. Essa característica de agilidade da sociedade atual pode tornar os jovens mais propensos a ter dificuldades em se engajar em aulas apenas expositivas clássicas, “à moda antiga”. Logo, é preciso investir, também, em uma dinâmica de aulas mais práticas, em que os estudantes coloquem a mão na massa e aprendam fazendo.

Metodologias ativas e a aprendizagem

Quanto aos benefícios de se aplicar um ensino prático e ativo, é preciso ter em mente que sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem não se resume apenas ao engajamento das crianças, mas envolve também uma melhora em seu nível de aprendizado.

Pesquisas recentes demonstram que o processo de aprendizagem é potencializado quando o discente tem a oportunidade de experimentar as teorias que são ensinadas em cada disciplina. Isso traz materialidade e sentido para o que se está aprendendo. Para isso, várias práticas de ensino têm sido criadas e implementadas em sala de aula – de laboratórios a simuladores, passando por projetos realizados fora do ambiente da sala de aula e observações de campo. A proposta não é eliminar as metodologias já existentes, mas associá-las com métodos capazes de preparar as crianças para a realidade de hoje.

Educação STEM e as novas tecnologias

Um bom exemplo de prática educacional ativa que prepara o estudante para as demandas atuais é a educação STEM (do inglês “Science, Technology, Engineering, Mathematics”). Esse modo de ensinar se baseia nas necessidades do mercado e, por isso, propõe uma educação que une ciência, tecnologia, engenharia e matemática ao raciocínio. A ideia é aplicar atividades práticas para que o estudante possa utilizar todos esses conhecimentos em um único projeto. Por falar em projetos, esse é um outro tipo de prática que pode ser utilizada para aplicar uma educação ativa em sala de aula.

Aprender fazendo com projetos

A aprendizagem baseada em projetos propõe justamente que as crianças e os adolescentes apliquem a teoria das disciplinas em um projeto específico. Muitas vezes, esse projeto envolve, inclusive, o uso de tecnologias digitais.

Encontrar soluções para problemas aumenta o engajamento das crianças

Outra forma ativa de ensinar é a aprendizagem baseada em problemas. Nesse caso, a proposta é iniciar a atividade com um problema real e, a partir dele, os discentes desenvolvem hipóteses e buscam soluções.

A aprendizagem baseada em problemas tende a engajar os estudantes, pois, para chegar a um resultado, eles precisam se unir e discutir, analisar ideias e pesquisar ativamente. E propor caminhos para a solução, com estratégia e planejamento. Essa forma de aprendizagem também pode ser associada às outras duas formas de aprendizagem ativa que citamos anteriormente, a educação STEM e a baseada em projetos.

Ensino invertido para uma aula mais prática

A chamada “sala de aula invertida” também pode ser associada a essas metodologias ativas de ensino para deixá-las ainda mais eficazes. Normalmente, o professor ensina a teoria em sala de aula e passa atividades para a casa. Porém, a prática pedagógica da sala de aula invertida caracteriza-se por mudar o sentido desse processo: o professor solicita que as crianças estudem a etapa teórica em casa e cheguem na sala com o conhecimento prévio para realizar as atividades práticas.

A vantagem é que, além do ensino se tornar mais ativo, os estudantes já chegam com suas dúvidas prontas. Isso permite que, naturalmente, ocorra uma discussão sobre o tema e que o tempo de aula seja melhor aproveitado. Mais uma vez, esse método pode ser associado com as demais práticas ativas.

Como as crianças já chegam com um conhecimento prévio, o educador pode propor, no começo da aula, um problema inicial a ser debatido e solucionado. Em seguida, com as hipóteses já desenvolvidas, é hora de partir para os projetos, em que os estudantes podem aprender fazendo. E o projeto pode ou não ser baseado na educação STEM.

Ensino híbrido facilita o ensino teórico das disciplinas

Uma boa forma de aplicar a prática pedagógica invertida é a partir do ensino híbrido. A ideia é mesclar as tecnologias da educação a distância com o ensino presencial.

Portanto, o professor utiliza recursos como vídeos, áudios, jogos e quizzes para as atividades teóricas que serão desenvolvidas em casa e as práticas de projetos para as atividades de sala de aula.

Perceba que mesmo a etapa teórica se torna ativa quando o ensino híbrido é aplicado, uma vez que jogos e quizzes, por exemplo, permitem que a criança aprenda fazendo. Além disso, o ensino híbrido torna a aprendizagem da teoria mais interessante, o que engaja bastante o estudante.

Ferramentas  digitais facilitam a aplicação de metodologias ativas

Há uma série de ferramentas que facilitam a aplicação das metodologias ativas de ensino. Os jogos, áudios, quizzes e vídeos são algumas delas. As trilhas de aprendizagem também são excelentes recursos e servem para facilitar o ensino híbrido. Sem contar que ferramentas tecnológicas inclusivas contribuem ainda mais para que todos os estudantes consigam socializar e aprender na prática.

Onde encontrar recursos educacionais digitais para um ensino ativo

A Opet INspira é uma plataforma educacional de recursos digitais desenvolvida pela Editora Opet e possui diversos recursos como esses que citamos acima.

Na plataforma, o docente encontra um acervo de conteúdos, material didático, ferramentas de apoio, objetos educacionais digitais, além de recursos inclusivos, como teclas de navegação, leitor de página, tamanho do texto e do cursor, espaçamento de texto e contraste, entre outros.

Os conteúdos da Opet INspira auxiliam ainda no desenvolvimento de avaliações e sequências didáticas, além de permitir que o docente crie trilhas de aprendizagem e forneça roteiros de estudos aos estudantes.

Como acessar os recursos digitais para o ensino ativo

Para ter acesso a todas as ferramentas que ajudam no planejamento e aplicação das metodologias ativas de ensino, é preciso que a escola seja conveniada e tenha usuário (login) e senha individual. Dessa forma, além dos recursos, os educadores terão ainda tutoriais em formato de vídeo e PDF para facilitar o uso da plataforma e as ferramentas por ela disponibilizadas.

Maio, tempo de Inglês! Formações chegam a municípios do PR, SC e MT

A Editora Opet desenvolve um dos melhores trabalhos do país com o ensino da Língua Inglesa para estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esse trabalho tem como carro-chefe a Coleção Joy!, de autoria da professora Vera Rauta. Ao longo deste mês (dos dias 03 a 20), a Editora Opet está realizando implantações e formações pedagógicas para o trabalho do primeiro semestre em várias cidades do país.

Professora Vera Rauta durante uma das formações online.

Neste momento, estão sendo atendidos os professores de Língua Inglesa das redes públicas de municípios do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso. Em alguns casos, são implantações, ou seja, o trabalho está começando agora. Todas as ações estão sendo feitas de forma remota, seguindo os protocolos de sanidade do período da pandemia.

Aproximação – Vera Rauta vê com alegria a participação dos professores nas formações online. “Esse engajamento é um ponto alto de toda formação pedagógica. Todos comparecem ansiosos pelas novidades, discussões e reflexões”, conta.

Segundo ela, o formato das formações favorece não apenas a transmissão dos conteúdos da Língua Inglesa que serão trabalhados com os estudantes, mas também o domínio das ferramentas digitais colocadas à disposição dos professores pela Editora Opet – no caso, a plataforma educacional Opet INspira e o Google Workspace for Education. “O professor percebe a possibilidade de uso desses recursos e os leva para as suas aulas, sejam elas remotas, híbridas ou presenciais. Quem ganha é o estudante”, observa.

Integração – Vera explica que as ferramentas digitais “conversam” de diferentes formas com a coleção. “Os livros digitais da coleção – livro do aluno e manual do professor – ganham espaço nas salas de aula em formato presencial ou remoto. É um recurso que encanta as crianças e os familiares, que podem participar da formação de seus filhos.”

Os áudios dos livros, que são utilizados na prática da oralidade – ou seja, para familiarizar os alunos com o falar, o ouvir e a pronúncia –, também foram disponibilizados na plataforma Opet INspira para uso pelo professor e pelos estudantes. O que impacta positivamente na relação de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa.

Além disso, a plataforma permite a criação de quizzes – jogos formados por listas de perguntas – pelo professor para seus estudantes. Com o Google Workspace for Education, os professores têm acesso às ferramentas que utilizam no seu dia-a-dia, como a sala de aula (Classroom), Google Docs, Jamboard, Drive e Agenda, além do Meet, espaço onde acontecem as formações pedagógicas. “Os objetos de conhecimento da coleção são ampliados nesses espaços virtuais e nos propiciam novas formas de ver, desfrutar e compartilhar os conhecimentos do mundo”, avalia Vera.

Avanços digitais – A autora da coleção Joy! vê o momento atual, de consolidação do ensino remoto, como sendo de desafios e oportunidades. Segundo Vera, a necessidade de adaptação quase que instantânea ao ensino remoto, no início da pandemia, gerou algumas dificuldades.

“O trabalho com a oralidade, eixo linguístico que envolve as práticas de linguagem em situações de uso, foi, a princípio, prejudicado, dando espaço para atividades de leitura e escrita produzidas pelos professores e enviadas aos estudantes que estavam com aulas remotas”, conta.

Já a formação continuada, a implementação da plataforma Opet INspira e das ferramentas Google trouxeram novas possibilidades de trabalho com a integração dos eixos linguísticos mediados pela tecnologia. “Assim, a Língua Inglesa foi para dentro da casa das crianças. Vimos filhos ensinando Inglês aos pais, irmãos menores e avós. Houve conectividade. Creio que, mesmo que as aulas retornem ao formato presencial em breve, o aprendizado construído neste momento vai permanecer.” E os professores, segundo Vera, demonstram o desejo por continuar utilizando as ferramentas em suas aulas e fazendo essa mediação pedagógica.

Primeiros passos – Ouro Verde é um município situado na região oeste de Santa Catarina. Parceira recente da Editora Opet, sua rede municipal de ensino está implantando neste momento a Coleção “Joy!”, dentro da formação multirregional de maio. Sua secretária de Educação, a professora Elaine Scheis, destaca a importância do momento.

“A implantação do estudo da coleção Joy! é de suma importância para nossa educação, pois ofertamos essa disciplina aos alunos e não temos nenhum professor formado na área até o momento”, conta. “Vejo que é um ensino eficaz e necessário. O professor precisa conhecer teorias de aquisição de língua estrangeira e adicionar a teoria, a prática, a criatividade e o conhecimento – assim, atingirá seu objetivo.

Ela destaca a importância da aquisição da Língua Inglesa na infância. “A aprendizagem acontece de maneira mais fácil e rápida porque se dá de forma descontraída. E, isso, a coleção Joy! oferece. Assim, considero uma conquista de nossa gestão e, com certeza, nossos alunos irão colher os frutos logo.”

A secretária também elogia o trabalho formativo desenvolvido pela Editora Opet. “Tenho relatos dos professores de que está sendo ótimo participar da formação exclusiva para a Língua Inglesa. Com isso, o trabalho em sala de aula, ficará bem mais tranquilo e menos complicado.”

Para o secretário municipal de Educação de Salto Veloso (também em Santa Catarina), Josias Pasin, o investimento do município em Inglês atende não somente uma exigência legal, mas uma demanda da nossa época, que pede intercâmbio, conhecimentos em tecnologia e a interação com outras culturas e formas de ver o mundo – para além do contexto escolar.

E ele está satisfeito com o trabalho oferecido pela parceria com a Editora Opet. “O material é maravilhoso, de excelente qualidade, e ajuda o trabalho remoto. Quanto ao engajamento dos professores na formação online, eles se envolveram bastante – e o fato de a formação ser ministrada pela autora dos materiais, a professora Vera, também é algo importante”, avalia.