Uma plataforma educacional digital verdadeira é muito mais do que um repositório de conteúdos. Ela é uma ferramenta inteligente e múltipla, que conecta recursos e oferece aos usuários diferentes formas de trabalho para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, o que beneficia professores, estudantes, gestores e familiares.
Esse é o caso da plataforma educacional Opet INspira, da Editora Opet, que se destaca fortemente pelo apoio ao trabalho docente. Dois bons exemplos dessa parceria são os Roteiros de Estudo e as Trilhas de Aprendizagem, que oferecem aos professores caminhos para uma educação de alta qualidade baseada em recursos digitais.
“Como ferramentas, os Roteiros e as Trilhas estão disponíveis para os professores e os gestores. Como objeto educacional digital, ou seja, como um conteúdo que vai ser utilizado nas aulas, as Trilhas estão disponíveis para os estudantes”, explica Cristina Pereira Chagas, coordenadora de projetos em Tecnologias Educacionais da Editora.
“E é justamente nessa flexibilidade, nessa capacidade de trabalho, que está o diferencial INspira. É o que faz dela uma plataforma e não um simples portal educacional. Ela instrumentaliza os professores para aulas mais interativas e, consequentemente, inspiradoras”, observa.
Como funcionam os Roteiros de Estudo?
Os Roteiros de Estudo foram pensados como organizadores dos objetos educacionais digitais em sequência lógica e progressiva, o que facilita a compreensão e o entendimento de um determinado assunto. Eles são compostos por temas que são acessados e que podem ser editados pelos professores, e que chegam aos estudantes no decorrer do processo de ensino-aprendizagem – nas aulas presenciais ou em momentos de estudo, por exemplo. Vale observar que esses conteúdos se conectam diretamente, também, às coleções impressas e aos fundamentos pedagógicos que norteiam o trabalho da Editora Opet.
Como funcionam as Trilhas de Aprendizagem?
As Trilhas de Aprendizagem se conectam diretamente aos Roteiros de Estudo. Elas são conjuntos de Roteiros de Estudos em que os professores podem organizar e oferecer objetos educacionais digitais – como vídeos ou quizzes, por exemplo – relacionados aos temas que serão abordados ao longo de um bimestre ou semestre letivos.
Cristina destaca que as Trilhas são autorais, isto é, são criadas pelos professores e disponibilizadas para os estudantes. Sempre que o professor cria a Trilha, ela aparece na plataforma de forma exclusiva para os seus estudantes – exatamente como qualquer outra atividade regular desenvolvida em classe no processo de ensino-aprendizagem.
Liberdade para agregar conteúdos
O estímulo à criatividade dos professores é um dos princípios do trabalho da Editora Opet. Ele, evidentemente, se estende à plataforma Opet INspira e aos seus recursos. No caso dos Roteiros de Estudo e das Trilhas de Aprendizagem, os docentes têm liberdade para agregar objetos educacionais digitais, o que personaliza os conteúdos.
“Eles podem incorporar tanto objetos já existentes na plataforma, na Biblioteca da Opet INspira, quanto suas próprias criações” destaca Cristina. “Essa personalização dos recursos, que aproxima professor, estudantes e conhecimento, é muito importante para o processo de ensino-aprendizagem”, avalia.
Aprimoramento permanente
A plataforma educacional Opet INspira é uma obra em permanente desenvolvimento. Isso, aliás, é o que faz dela uma das mais relevantes, amigáveis e acessíveis do mercado educacional brasileiro. Seus recursos estão sempre sendo testados, ampliados e aprimorados para que a experiência de educação com uso de recursos digitais seja a mais direta e intuitiva possível.
Isso, evidentemente, também vale para as Trilhas e os Roteiros, que recentemente foram aprimorados. “Nós identificamos todas as melhorias necessárias, estabelecemos um cronograma e atuamos. E as ferramentas ganharam uma nova interface, novo design e novos recursos, com total qualidade editorial, pedagógica e tecnológica.”
Uso total
Para garantir o aproveitamento de todo o potencial das ferramentas, a plataforma também oferece tutoriais em vídeo super “mastigados” para os professores. Eles estão disponíveis em uma biblioteca de chamada “Trilhas e Roteiros”. E os estudantes também têm um vídeo tutorial exclusivo, disponível na Biblioteca “Navegação”. “Esses recursos são muito fáceis de usar porque se baseiam em uma ideia de interação, de uso intuitivo. Ainda assim, para que todo o seu potencial possa ser usufruído pelos usuários, montamos os vídeos. Assim, é assistir e usar ao máximo!”, finaliza Cristina.