Neste ano, o sistema de E-commerce da Editora Opet já responde por 30% das vendas de materiais didáticos e paradidáticos para os parceiros privados, dentro do selo Opet Soluções Educacionais. “Esse percentual representa um aumento de mais de um terço em relação ao volume de 2020, quando as vendas pelo E-commerce chegaram a 20% do total”, explica o gerente comercial da Editora Opet para o segmento privado, Klinger Mota.
Faz sentido: nos últimos meses, desde o início da pandemia, houve uma aceleração das conexões digitais na educação, e as vendas de materiais seguiram a tendência. “Nós criamos e aprimoramos um sistema de vendas eletrônicas que dá conta desse aumento e que está preparado para vender ainda mais, com a mesma qualidade”, observa Klinger.
Por meio do portal de E-commerce da Editora – loja.editoraopet.com.br –, os estudantes das escolas parceiras da editora Opet podem adquirir os materiais. No caso das escolas, elas decidem quais materiais devem ser vendidos no site e orientam as famílias e os estudantes sobre como é o processo de compra dos materiais. Os alunos e familiares, no ato da matrícula, recebem um código de acesso e o link para o sistema; daí, fazem um cadastro, recebem o login e a senha e podem realizar a compra. Nesse processo, a Editora oferece o suporte necessário para esclarecer quaisquer dúvidas.
E as vendas são feitas dentro da proposta Opet de parceria com os clientes privados. “As condições de pagamento são facilitadas”, explica Klinger. “No cartão de crédito, é possível parcelar os materiais em até 8 vezes sem juros. Se a opção for pela compra à vista, para pagamento no boleto, a Editora oferece um desconto de 3%.”
Sem frete – A Editora também abre a possibilidade de que as compras sejam feitas sem a cobrança do frete. São as chamadas “compras coletivas”, que, normalmente, acontecem em dois momentos, nos meses de dezembro e janeiro. Neste ano, porém, por conta da pandemia, foi aberto um terceiro momento, no início de fevereiro. “As compras coletivas podem ser feitas diretamente pelos alunos ou pelos familiares, mas sempre nos períodos indicados”, observa Klinger. E é justamente o volume de materiais a ser entregue – na verdade, a otimização dos fretes – que possibilita a eliminação da cobrança.
Dobradinha de sucesso – Klinger observa que as vendas pelo sistema de E-commerce não dizem respeito apenas aos materiais impressos. Ao comprar esses materiais, os clientes também recebem, através da coordenação pedagógica da escola, as chaves de validação dos materiais digitais. “Isso faz parte da proposta de ensino da Editora: os materiais físicos e digitais estão conectados. Eles se apoiam e se complementam, auxiliando os estudantes no estudo e os professores no processo de planejamento e desenvolvimento das aulas”, observa.
Comodidade – A professora Danielle Nazareno Santos Bastos Meireles é coordenadora Pedagógica da Educação Infantil ao 3° Ano do Fundamental I do Centro Educacional Gabriela, Salvador (Bahia), parceira da Editora Opet desde 2019.
Segundo ela, o sistema de E-commerce trouxe comodidade para as famílias dos alunos. “Além disso, é de fácil compreensão para quem compra. Isso facilitou bastante o processo de aquisição dos livros didáticos.” Danielle também destaca a segurança nas compras, a organização e a tranquilidade no recebimento dos materiais pela escola.
Funcionalidade – Na avaliação da professora Josineide Maria de Oliveira Silva, gestora do Educandário Nivaldo Silva, de Tamandaré (Pernambuco), o sistema de E-commerce da Editora Opet é funcional e prático.
“As compras estão acontecendo de maneira bem natural e, principalmente, segura. O suporte técnico que a Editora dá às famílias e à escola é rápido e simples, e isso viabiliza a comunicação e a efetivação da compra”, avalia. Para ela, as compras via E-commerce trouxeram um diferencial econômico para a própria escola e as famílias.