Nos últimos anos, as redes pública e privada de ensino brasileiras vêm investindo em mecanismos de avaliação diagnóstica da aprendizagem. Esse recurso, previsto na legislação educacional – no Artigo 24, V, a, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9394/96) – é estratégico, uma vez que permite avaliar o desenvolvimento da aprendizagem ao longo de toda a Educação Básica.
Mais do que isso: a avaliação diagnóstica fornece subsídios para eventuais correções de rumo e para o direcionamento preciso de recursos para a aprendizagem. E também tem sido um subsídio precioso no processo de recomposição da aprendizagem no período pós-pandemia.
Varginha, parceiro da Editora Opet no sul de Minas Gerais, é um exemplo de município que utiliza os recursos de avaliação diagnóstica para a construção de uma educação municipal e pública de alta qualidade. Em 2024, a rede municipal de ensino está entrando no terceiro ano de utilização do Programa inDICA de Gestão do Conhecimento. As avaliações abrangem 15 mil estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e as avaliações envolvem cerca de 900 professores aplicadores, que passaram por um processo formativo.
“Neste início de terceiro ano, os professores e gestores municipais de Varginha terão à sua disposição um histórico de três avaliações contemplando a matriz com as habilidades estruturantes de cada ano escolar. Esse histórico permite acompanhar a evolução da aprendizagem ao longo desse período”, explica Silneia Chiquetto, coordenadora do inDICA. “Além disso, os dados que o alimentam também são estratégicos dentro do plano de intervenção que o município desenvolveu para fortalecer a aprendizagem.”
Silneia destaca o amadurecimento da rede municipal em relação ao processo de avaliação diagnóstica. “Esse é um indicador importante de evolução da educação. Ele mostra que a instituição da avaliação, que é estratégica, foi internalizada pelos gestores, professores e estudantes de Varginha.”
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Uma cultura de avaliação
Solange Inácio Ribeiro Conde é coordenadora pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) da rede municipal de ensino de Varginha, e participa diretamente do processo de avaliação. Para ela, a internalização desse processo pelos professores e gestores da rede municipal é crucial para o aprimoramento do processo de avaliação em toda a rede.
“Eu percebo que essa internalização se refere à análise, compreensão e apropriação da avaliação e seus resultados pelos profissionais da educação. Eles a veem como uma ferramenta valiosa para o seu próprio desenvolvimento profissional e para a melhoria da qualidade da educação oferecida aos nossos estudantes”, observa.
A coordenadora destaca a importância do trabalho desenvolvido a partir das avaliações que foram realizadas ao longo dos anos de 2022 e 2023, cujos resultados forneceram informações valiosas sobre o desempenho dos alunos e as áreas que precisam de maior atenção.
“As equipes docentes utilizaram esses dados para elaborar seus planos de intervenção de acordo com a especificidade de suas turmas, identificando as principais dificuldades e áreas que demandavam maior atenção”, explica. “Nossa expectativa é que, com a cultura da verificação e apropriação desses resultados, nossos alunos apresentem uma melhora significativa no desempenho escolar nos próximos anos”.
A meta principal de toda avaliação é colaborar, a partir dos dados obtidos, sua interpretação e utilização, para o fortalecimento da aprendizagem. E é isso o que vem acontecendo em Varginha, segundo Solange Ribeiro Conde. “Isso é possível porque a avaliação viabiliza o monitoramento do progresso dos alunos ao longo do tempo. Com isso, temos a possibilidade de verificar se as ações implementadas estão tendo o efeito desejado”, explica.
Diante disso, pondera, os gestores municipais podem tomar decisões mais assertivas sobre a alocação e uso dos recursos, o que pode contribuir para a promoção de ações mais eficazes, com base em dados e resultados constantemente acompanhados e avaliados.
Aceitação e apoio da comunidade escolar
Uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Varginha em 2023 mostrou que os professores da rede municipal acreditam que a avaliação contribui efetivamente para a melhoria do processo de aprendizagem dos alunos. A mesma pesquisa também verificou que as famílias e estudantes têm uma percepção favorável sobre a avaliação, vista como um processo positivo e construtivo para melhorar a qualidade da educação.
Para a coordenadora do Programa inDICA, Silneia Chiquetto, essa aceitação do processo pela comunidade escolar – gestores, professores, estudantes e famílias – mostra um alto grau de internalização da cultura da avaliação diagnóstica, o que é extremamente benéfico para o fortalecimento da educação. “Ficamos muito honrados em participar desse processo e em ter a confiança das pessoas. A avaliação é uma construção conjunta, com resultados para os estudantes de hoje e das próximas gerações.”