Chapecó: do oeste de SC, muita educação!

Chapecó é um dos municípios mais importantes de Santa Catarina. Situado no Oeste do Estado, é um polo econômico e uma referência regional, inclusive na educação pública.

Lá, ontem e hoje (09 e 10), a primeira formação pedagógica do ano está reunindo cerca de 2,8 mil professores da Educação Infantil (com implantação dos materiais para as crianças de cinco anos) e do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais), além dos vice-gestores das instituições que atendem o Ensino Fundamental. No encontro, também foi realizada uma palestra para os professores da Educação Infantil e da Educação Especial.

A formação levou ao município 39 formadores da Editora, que trabalharam em parceria com a equipe da secretaria municipal de Educação.

“Como integrante da equipe da Editora, sinto que o encontro está cumprindo um propósito importante, de promover reflexões, estudos e planejamentos com base nos materiais didáticos. Para isso, contamos com a experiência e a sabedoria dos professores e gestores para o bem maior, que é a excelência da educação”, avalia Kelly Lotz, supervisora regional da Editora e uma das responsáveis na organização do evento. Além dela, a organização da formação, pela Editora, foi realizada pelas supervisoras Rúbia Cristina da Costa e Marina Cabral Rhinow, com a coordenação pedagógica de Fabíola Schiebelbein e a gerência pedagógica de Cliciane Élen Augusto.

A secretária Astrit Tozzo com os professores participantes da primeira formação pedagógica do ano em Chapecó.

“É muito importante para o andamento do ano letivo orientar e aperfeiçoar a formação dos nossos professores”, diz a secretária municipal de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo.

“Com esse momento de estudo, os profissionais estão aptos a explorar ainda mais o material didático utilizado pela rede, o que provoca maior desenvolvimento das habilidades de nossos estudantes.”

Um percurso mais seguro

Para a diretora pedagógica da secretária municipal de Educação de Chapecó, professora Márcia Wurzius, esse primeiro momento formativo do ano é fundamental para o início dos trabalhos pedagógicos.

“Por meio das formações, os professores conhecem as ferramentas ofertadas pela Editora e se fortalecem para o efetivo trabalho com os alunos, podendo traçar um percurso mais seguro e com metas definidas para o processo de ensino-aprendizagem”, observa.

Márcia destaca a importância do encontro em relação à percepção, pelos educadores, do potencial de trabalho do sistema de ensino. “Chamam a nossa atenção as possibilidades e estratégias didáticas do material físico e da plataforma digital”, observa. O que se reflete sobre o engajamento dos professores. “Eles estão motivados para receber as informações. Todos devem estar comprometidos com o mesmo objetivo que é a qualidade e o sucesso do aluno”, conclui.

(*) – Com informações da Comunicação Social da Prefeitura de Chapecó.