Editora recebe gestores de Santa Terezinha de Itaipu (PR) para formação especial sobre Gestão dos Processos Educacionais

Na quarta e na quinta-feira (25 e 26), a Editora Opet recebeu em Curitiba os diretores de escolas municipais, CMEIS e a equipe da secretaria municipal de Educação de Santa Terezinha de Itaipu, parceiro no Oeste do Paraná. Ao longo dos dois dias, eles participaram de uma formação específica com o tema “Gestão dos Processos: gerindo espaços, tempos e relações no ambiente escolar”, desenvolvida pela supervisora pedagógica da Editora, Rúbia Cristina da Costa. O trabalho teve o acompanhamento da supervisora regional para o município, Fernanda Gonçalves.

“Essa formação, que focou na questão dos processos, trouxe temas da maior importância para os nossos gestores”, avalia Simara Cordeiro da Silva Jorge, secretária municipal de Educação de Santa Terezinha de Itaipu. “São profissionais que estão à frente das demandas educacionais, que precisam dar um retorno aos educadores sob sua responsabilidade e, principalmente, aos educandos. Nesse encontro, eles tiveram acesso a informações estratégicas, que vão auxiliá-los a fortalecer a gestão e a própria educação.”

Resultados práticos

Sandra Regina Goestemeier Silva é diretora da Escola Municipal Cecília Meirelles, que possui cerca de quinhentos alunos. “Para nós, foi bem interessante. Os temas tratados na formação foram muito pertinentes e têm muito a ver com situações e demandas que vivemos no dia-a-dia, na escola”, observa.

Sandra destacou o valor da gestão dos processos, que abrange todo o leque de trabalho do gestor escolar, do contato com as famílias dos estudantes às avaliações e ao desenvolvimento da aprendizagem. “Nessa formação, nós conhecemos estratégias para o trabalho que vamos colocar em prática no planejamento do próximo ano letivo.”

Desenvolvimento da Educação

 A secretária Simara Jorge elogiou a parceria com a Editora Opet, destacando a importância dos materiais, recursos digitais e formações pedagógicas para os professores. “O sistema de ensino Sefe oferece subsídios e suporte para o trabalho docente. Com um grande diferencial, que é o dos nossos alunos avançando em termos de rendimento, de aprendizagem, a partir das coleções. Eles estão encantados com esses recursos”, garante.

Segundo a edição mais recente do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Santa Terezinha de Itaipu possui um dos melhores índices de todo o Oeste paranaense.