Afeto, amor e a construção de vínculos em sala de aula
O processo de ensino-aprendizagem se assemelha a uma estrada que estudantes e professor devem percorrer juntos, rumo a um objetivo comum. Durante essa jornada, o professor assume o papel do guia, uma vez que ele já esteve nesse local e conduziu pessoas por ali. O bom guia, porém, abre espaço para o protagonismo de seus acompanhantes, para a curiosidade e para o interesse pelo caminho. É uma verdadeira viagem, uma jornada repleta de coisas a ver, experimentar e aprender!
Seu sucesso, porém, depende, em primeiro lugar, da confiança. Esse vínculo é essencial para o desenvolvimento pedagógico, sendo considerado um elemento-chave para o processo de ensino- aprendizagem.
Formação de vínculos e aprendizagem
O ser humano é social, ou seja, precisa criar relações para viver bem e feliz. Porém, mais do que se relacionar, ele necessita de bons vínculos e isto se estende ao contexto educacional, uma vez que, para que o aprendizado seja significativo, não basta que professor e aprendiz convivam. Eles devem ter um relacionamento baseado na confiança e no afeto.
Educação e afetividade
A afetividade é um tema clássico da educação. Desde o século 20, teóricos como Pestalozzi se dedicaram a entender a importância de trabalhar o que chamamos de “amor pedagógico” no processo de ensino. Tais elementos vão desde respeitar os estágios do desenvolvimento infantil até a aplicação de uma educação integral que visa não apenas o desenvolvimento do intelecto, mas também a regulação das emoções e a formação da moral.
Fato é que as relações afetivas são essenciais para o desenvolvimento humano e fortalecem sua autonomia. Portanto, elas também devem ser cultivadas nas instituições educacionais.
Para autores como Pestalozzi, uma forma de fazer isso é entendendo que a educação é mais do que transmissão de conhecimentos. Ela é, também, garantir um ambiente seguro e acolhedor. Essa seria, segundo o próprio autor, uma forma de o ensino levar as crianças a desenvolverem suas habilidades naturais e inatas. O amor, por sua vez, estimula a autoeducação.
Construção de vínculos para uma educação integral
Algo a se considerar, quando falamos em educação baseada no amor, é a necessidade de uma educação integral. Não no sentido de educação em período integral, mas, sim, no de considerar a integralidade do humano.
Como já observamos, a relação entre estudante e professor é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem. E o fator afetividade colabora para que o aprendiz confie em seu mestre como guia.
O processo educativo integral deve englobar os aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Mas, para chegar a ele, é necessária uma relação de amor. Por isso, é importante que o professor tenha em mente algumas atitudes que podem contribuir para a criação e a consolidação desse vínculo de confiança e afeto.
Como construir bons vínculos com os estudantes
Estimular uma educação integral tem a ver, principalmente, com considerar não apenas o externo no processo de aprendizado, mas também a trajetória interna. Por isso, castigos, provas e qualquer tipo de hostilidade em prol da disciplina não devem ser considerados. Para Pestalozzi, por exemplo, tudo isso precisa ser substituído pelo cultivo da disciplina interior.
Desse modo, o aprendizado deixa de ser apenas o que é dito pelo professor e se torna, também, experimentação prática, considerando elementos sensoriais e emocionais na construção do conhecimento. Ou seja, “aprender fazendo”.
Elogiar o estudante também é um aspecto importante na educação que considera o amor em seu processo. Desde que feitos no momento certo, elogios são pequenos gestos que quebram barreiras entre docente e discente e preparam o ambiente para a estruturação de um vínculo mais forte entre eles. Sem contar que melhoram a autoestima do indivíduo, o que também é essencial para o aprendizado.
Outro ponto importante: apesar de ainda existir uma ideia de que para “disciplinar” uma criança ou ensinar-lhe regras sociais e de convivência é preciso ser duro, ríspido e até castigá-la, não há nada mais equivocado. Muitos pensadores da educação têm comprovado que, quanto mais um estudante se sente amado, mais receptivo estará para receber o conteúdo do professor.
Por fim, quando se fala em vínculos saudáveis entre estudante e professor, é fundamental que, além de considerar aspectos emocionais na educação, considere-se o estágio de desenvolvimento em que a criança se encontra. É preciso estar atento às necessidades de cada momento, bem como às aptidões que o indivíduo vem desenvolvendo.
Pedagogia do amor: uma ferramenta de inclusão
A afetividade na educação também é determinante para o sucesso da educação inclusiva. Aqui, mais do que nunca, é crucial estabelecer uma relação sólida e de confiança entre discente e docente, uma vez que este aprendiz se depara com ainda mais desafios em sua jornada. Portanto, além de entender o estágio do desenvolvimento em que a criança está, o docente deve se ater às particularidades de alguma deficiência, transtorno ou síndrome que porventura o estudante tenha.
Quando falamos de inclusão, é preciso ampliar o olhar e pensar além. Afinal, a inclusão tem também um aspecto social, geográfico e regional muito importante. Entender que cada criança vem de um lugar, de uma realidade, e que possui uma história de vida única ajuda o professor, no processo de ensino, a ter um ponto de partida para a aplicação de conteúdos e a entender as potencialidades e dificuldades de cada um.
Novas tecnologias: educação atual e pedagogia do amor
As novas tecnologias são grandes auxiliares na promoção de uma educação baseada no amor, pois as ferramentas digitais favorecem a elaboração de um ensino mais exclusivo, considerando não apenas cada etapa do desenvolvimento do estudante, mas, também, as peculiaridades de cada um.
Sem contar que as novas tecnologias educacionais possuem recursos que facilitam a educação inclusiva, permitindo que as crianças tenham melhor aproveitamento do conteúdo e interajam mais com os colegas, melhorando questões relacionadas à autonomia e sociabilidade.
Na Opet INspira, a plataforma educacional de recursos digitais desenvolvida pela Editora Opet, o educador encontra uma série de ferramentas que contribuem para a aplicação de um ensino integral. Os livros de histórias infantis, por exemplo, são boas opções para ajudar as crianças a entender suas emoções. Já os vídeos e os áudios disponibilizados na plataforma ajudam o professor na elaboração de aulas mais interativas, assim como as ferramentas de sequência didática, trilhas de aprendizagem, roteiros de estudos e avaliações. O recurso de quizz, por sua vez, contribui para as atividades em grupos, permitindo que os estudantes também criem laços entre si.
E, para promover a educação inclusiva como ela deve ser, a plataforma disponibiliza recursos como teclas de navegação, leitor de página, tamanho do texto e do cursor, espaçamento de texto, contraste, entre outros. Clique aqui e saiba mais!
O papel do professor
Com as ferramentas da Opet INspira, o educador consegue utilizar os recursos digitais educacionais para mediar e incentivar o aprendizado, bem como garantir uma melhor receptividade da parte das crianças frente a um novo conteúdo.
Além dos recursos já citados, há uma série de outros materiais didáticos, ferramentas de apoio e objetos educacionais digitais.
E lembre-se: mesmo com tantas opções tecnológicas, o professor não deve se esquecer de que o fator humano é o mais importante para o processo de ensino e aprendizagem. As tecnologias dão apenas instrumentos para ajudá-lo a conviver melhor com os estudantes. Para um ensino de sucesso, é preciso observar, conversar, perguntar, abrir espaço ao protagonismo, deixar-se questionar e participar das experiências. Elementos que, há décadas, fazem parte do fazer pedagógico e do trabalho da Editora Opet!