Um justo reconhecimento aos autores dos materiais didáticos

Nesta semana, o país comemorou o Dia do Livro e dos Direitos do Autor. Até por uma questão de proximidade física, as comemorações focaram muito mais os livros. Os autores, porém, são um componente-chave em todo esse “processo bibliográfico” e, é claro, merecem ser celebrados. No caso dos livros didáticos, os autores desempenham um papel extraordinariamente importante. E foi sobre isso que conversamos com a gerente editorial da Editora Opet, Eloiza Jaguelte Silva, que há muitos anos trabalha – e aprende – com os autores. Confira a entrevista!

Entrevista a Rodrigo Wolff Apolloni

Qual a importância dos autores para o trabalho das editoras? Quem são esses profissionais e que tipo de conhecimento eles nos trazem?

Eloiza – Os autores que produzem os livros didáticos são extremamente importantes para o processo editorial. Tudo começa com a escolha de um bom autor. Com domínio do componente curricular, do conteúdo, e que tenha, preferencialmente, experiência de sala de aula; isto, com certeza, se reflete na escrita do livro didático. Podemos dizer que a escolha de um bom autor é a garantia da qualidade da obra. Ele deve ter outras características: deve reunir muito estudo, muito conhecimento do que vai produzir, e deve ter experiência de sala de aula, até para saber como os conteúdos chegam da melhor maneira aos estudantes. Também deve entender a encomenda e saber se relacionar com a equipe de produção editorial, que trabalha com os demais elementos que constituem a obra: edição e revisão de texto, adequação à proposta pedagógica, iconografia e projeto gráfico.

Quem são os autores com quem trabalhamos?

Eloiza – A Editora Opet trabalha com autores locais de referência, um grupo de cerca de 60 profissionais que atendem os selos Sefe e Opet Soluções Educacionais. É interessante lembrar que Curitiba é um polo nacional de produção educacional, o que faz com que nossos autores sejam muito reconhecidos.  

3. Como funciona o relacionamento entre os autores e a equipe do editorial?

Eloiza – Essa relação deve ser muito boa, muito assertiva. Isso porque, antes de a produção começar efetivamente, nós vamos trabalhar por um bom tempo juntos. Temos que conhecer esse autor e ele deve conhecer a proposta da Editora, os princípios e os fundamentos teórico-metodológicos. Também temos que ter a certeza de que ele desenvolverá o trabalho de acordo com o que foi encomendado e no prazo determinado. A partir do momento em que ele assume o compromisso com a equipe da Editora, recebe o manual do autor com orientações técnicas e o cronograma de trabalho. Ele deve produzir e apresentar um plano de obra que a equipe acompanha regularmente, em reuniões mensais. Ele então produz uma unidade inicial, que vem para edição. O plano da obra e a unidade produzida serão analisados e acompanhados regularmente pelos editores e por uma consultoria pedagógica, que verificam as conexões com a proposta inicial e com os demais componentes curriculares. A ideia é de que os trabalhos tenham um caráter interdisciplinar e sigam conceitos e temas articuladores e bimestrais. Isso faz com que todos os autores trabalhem dentro de uma linha, o que harmoniza os projetos. Nós sempre trabalhamos com os temas principais, como cidadania, trabalho e identidade sociocultural, por exemplo, e deles nascem os temas articuladores e os temas bimestrais. Todos os autores seguem esses temas, mas cada um dentro do seu foco, que é o seu conteúdo.

Quanto tempo dura essa relação, do primeiro contato com o autor até a materialização do livro ou coleção?

Eloiza – Se consideramos uma coleção completa, que contemple os cinco componentes curriculares, por exemplo, o mínimo de trabalho é de um ano. É até possível fazer trabalhos em prazos menores, mas o processo vai exigir mais parcerias e mais custos. No caso dos autores, a maioria deles não está só escrevendo, mas trabalhando em sala de aula. E, para produzir em tempo hábil, ele deve reservar algumas horas por dia para a escrita do livro. Além disso, precisamos estar sempre em contato, nas reuniões de trabalho.

Você trabalha há muitos anos com autores. O que eles ensinam para você e para a equipe editorial da Editora Opet?

Eloiza – Aprende-se todos os dias em um processo que é compartilhado. O trabalho que eles desempenham é de responsabilidade, de qualidade, o envolvimento é total e existe harmonia. Eu tenho tido experiências gratificantes com autores que se comprometem a fazer a melhor obra possível. Eles fazem isso e têm a sabedoria de receber indicações críticas e acatá-las em nome de uma obra ainda melhor. Muitas vezes, inclusive, são autores de grande talento e reconhecimento pelo mercado. Mas o fato de eles saberem que precisam fazer certos ajustes também é um indicativo de qualidade. Um exemplo: hoje, estamos “virando a chave” para os materiais digitais, que estão ocupando espaços que, antes, eram das obras físicas. E vemos autores estudando muito esse tema para oferecer obras de alta qualidade nos novos formatos – como livros digitais, atividades em plataforma, microlearning e gravações. São pessoas que estão sempre se atualizando. São responsáveis, conscientes do trabalho que realizam e muito talentosas. Pessoas que já tiveram uma vivência de sala de aula e, hoje, podem colocar nos livros didáticos o melhor que podem dar em termos de trabalho. 

Vida de autor: escritores dos livros da Editora Opet falam sobre seu trabalho


Justina Motter Maccarini em formação pedagógica com professores.

Graduada em Matemática e mestre em Educação Matemática, a professora Justina Motter Maccarini é autora de livros didáticos desde o início dos anos noventa. Ela começou produzindo uma apostila para funcionários de uma unidade da cervejaria Brahma e, desde então, contribui para oferecer livros de qualidade sobre um dos componentes curriculares mais fascinantes e desafiadores: a Matemática.

Com obras publicadas por várias editoras, ela trabalha com a Opet desde 2002. “De todas as experiências com editoras, posso falar que vivida com a Opet é diferenciada. A Editora dá um suporte diferenciado, abre espaço para o diálogo e para trocas com a equipe que conduz a produção editorial. Isso, sem contar o trato com a direção da empresa, que nos conhece e nos trata pelo nome desde o começo, lá atrás. Isso é muito bom!”, observa.

Justina também trabalha com formações pedagógicas nos municípios e acompanha de perto a reação dos professores aos livros de sua autoria. “Fico feliz porque vejo que eles gostam dos materiais que produzimos. E isso acontece porque, nos recortes com que trabalhamos, buscamos conectar as coisas, os conteúdos com a época e as questões que estamos vivendo. Os professores – e, sem dúvida, os autores dos livros didáticos – devem estar muito conectados com a realidade para oferecer uma educação de qualidade.”

Marta Brodbeck

Um trabalho fundamental – Formada em História e professora por trinta anos, Marta de Souza Lima Brodbeck é autora de livros didáticos há duas décadas. Começou ajudando uma colega na produção de um livro e, desde então não parou: escreveu coleções para várias editoras e também escreve para o MEC, dentro do Programa Nacional do Livro Didático, o PNLD. Seu trabalho autoral com a Editora Opet começou em 2017, mas desde 2015 já trabalhava com a formação de professores, a partir de livros de outros autores. “Trabalhar com a Editora Opet é muito bom. São muito profissionais em tudo o que fazem, com grande respeito pelo trabalho do autor, que sempre dá a última palavra. O respaldo técnico é muito grande. Posso dizer que, em termos de produção, a Editora Opet foi a melhor parceria que já tive”, afirma.

Marta vê o trabalho dos autores como fundamental. “Os livros mudaram. Hoje em dia, não produzimos apenas conhecimento, mas debates e reflexões sobre o conhecimento. Socializamos atividades e ajudamos os professores a refletir.”

Rossana Pacheco

Trabalho de muita responsabilidade – Professora por quarenta anos, Rossana Pacheco possui graduação em Letras: Português-Inglês pela UNESP – Araraquara (SP) e especializações lato sensu em Português e em Contação de histórias e Literatura Infanto-juvenil.

 Desde 1997, escreve sistemas de ensino na cidade de Curitiba. Há dois anos e meio, deixou a sala de aula para dedicar-se exclusivamente à produção de materiais didáticos. Autora da Editora Opet desde 2017, ela escreveu, em coautoria com Vera Lucia Bianchini Martins, todos os volumes de Português da Coleção Cidadania – Ensino Fundamental Anos Finais.

“Escrever implica, em primeiro lugar, responsabilidade”, observa Rossana. “A escrita de um material didático de Língua Portuguesa requer que o autor esteja sempre realizando pesquisas e se informando a respeito das concepções de linguagem atuais, do documento da BNCC, dos parâmetros curriculares e dos exames nacionais. Necessita, também, conhecer e estudar os autores de peso nas áreas da Linguística, Sociolinguística, Análise do Discurso e Semiótica, bem como acompanhar as pesquisas e publicações de obras de autores nacionais e internacionais sobre os gêneros textuais. É trabalhoso, exige dedicação e estudo diários, mas gera muita satisfação.”

Para a autora, a parceria com a Editora Opet lhe traz grande satisfação e encantamento. “A organização, a objetividade nas decisões entre direção, coordenadores e autores constituem um importante diferencial. Além disso, a equipe envolvida na produção dos volumes das coleções didáticas é muito coesa, o que favorece o processo da escrita e da edição dos materiais didáticos”.