Chapecó, no Oeste catarinense, é um polos econômicos da Região Sul. Na área educacional, o município também apresenta bons resultados, destacando-se regional e nacionalmente em índices avaliativos como o IDEB. Chapecó é um parceiro histórico da Editora Opet, produzindo um trabalho educacional cuidadoso, que envolve professores, estudantes, gestores e familiares.
Com foco no desenvolvimento de uma aprendizagem de alta qualidade, a rede municipal abriu as atividades do segundo semestre com uma grande formação pedagógica, que teve o apoio e a participação da Editora Opet. O evento aconteceu na segunda e terça-feira (31 e 01º), com uma programação que e envolveu os professores da Educação Infantil (04 e 05 anos) e dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).
Além disso, cerca de 200 profissionais de educação assistiram a uma palestra sobre inclusão com a professora e consultora Luciana Cury, e cerca de 500 professores participaram de uma oficina de Arte-Educação com o grupo curitibano Tupi-Pererê.
Impacto na educação
Para o gerente do Ensino Fundamental da secretaria municipal de Educação de Chapecó, professor Marcelo Frank Dal Piva, a formação desenvolvida nesta semana é fundamental para que os educadores se instrumentalizem com recursos.
“A ideia é que esses recursos, esse conhecimento, impactem e qualifiquem a sistematização didática por um viés teórico, prático e inovador”, observa.
Ao longo dos dois dias, foram muitas as atividades. O maior destaque, na avaliação do coordenador, esteve na abordagem dos meios mais recentes.
“As questões do uso de inteligência artificial na educação, suas possibilidades e desafios, bem como a gamificação utilizando recursos digitais e analógicos aproximando da realidade das instituições e principalmente o material da Opet, foram muito interessantes”, avalia. Além disso, ressalta, a formação permitiu aos participantes visualizar as possibilidades de exploração dos livro da Opet de forma inovadora.
“A parceria com a Editora Opet trabalha todos os segmentos, o cognitivo e socioemocional, e se fortalece a partir dos resultados observados na qualificação dos professores, no aprendizado dos alunos e na satisfação da comunidade escolar”, avalia. Em Chapecó, pela Editora, o trabalho teve a supervisão da professora Kelly Lotz.