Cultura, esporte e conhecimento: o 2º semestre do Colégio Dom Hélder Câmara

Parceiro Opet em Afogados da Ingazeira (PE) desenvolve uma série de atividades para engajar os estudantes e fortalecer a aprendizagem.

Afogados da Ingazeira, município do sertão pernambucano, é um dos polos econômicos e culturais do Vale do Pajeú, no centro-norte do Estado.

É, também, uma cidade importante em relação à educação. Lá, há 23 anos, foi fundado o Colégio Dom Hélder Câmara, que, ao longo do tempo, tornou-se referência em educação privada na região, com alunos brilhando por exemplo, em certames nacionais de conhecimento como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Colégio Dom Hélder que, desde o início de 2020, também é parceiro da Editora Opet. Uma parceria que se estreita ainda mais no início deste segundo semestre letivo, com o fortalecimento do trabalho dos professores e gestores.

Gestão do Ambiente Educativo

A professora Cláudia Valéria da Silva Campos Barros é mantenedora e diretora administrativa e pedagógica do Dom Hélder.

Ela conta que o colégio adota um sistema de planejamento anual, que é organizado no início do ano letivo e que abrange uma série de atividades para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem.

“Iniciando este segundo semestre, realizamos o encontro formativo com a professora Adriana Fialho, supervisora regional da Editora Opet”, conta.

Esse trabalho, desenvolvido em julho, teve como tema a “Gestão do Ambiente Educativo”.

O foco, como explica a própria professora Adriana Fialho, foi a importância do papel dos professores para a transformação do espaço escolar em um ambiente de aprendizagem. “A equipe do Dom Hélder abraçou a proposta, até mesmo porque esse tipo de vivência, esse olhar, já faz parte do que é o colégio, de sua filosofia de trabalho”, avalia.

“E foram dois dias de muito engajamento. As reflexões e as práticas propostas auxiliaram os professores a retomar o ano letivo com empoderamento e encantamento pelo ambiente educativo e pela gestão de sala de sala.”

Para a diretora Cláudia Valéria, a formação foi ímpar. “Esse tipo de momento nos ajuda consideravelmente nas questões pedagógicas, na troca de experiências e na reflexão sobre a gestão de sala de aula. Os professores participaram ativamente e avaliaram positivamente a formação”, conta.

Um semestre repleto de atividades

Animação, cor, movimento, estudos e estímulo à curiosidade. No Dom Hélder, o calendário do segundo semestre prevê uma série de atividades cuja intencionalidade reside no fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem – e do gostar de aprender. Essas atividades abrangem os Jogos Internos CDH, para as turmas do Ensino Fundamental, a Semana do Estudante – com palestras, discussões, estudos, apresentações culturais e diversão para os estudantes dos Anos Finais do ensino Fundamental, as semanas do Folclore, da Pátria e da Criança.

O colégio também promove uma feira especial, a FILCO – Feira Interativa de Leitura e Conhecimento, que, neste ano terá como tema “Criatividade e Inovação” – sugestão proposta pelo material Opet.

“Toda essa programação, todo esse cuidado em oferecer conhecimentos de forma envolvente, é a própria identidade do Colégio Dom Hélder Câmara”, observa Adriana Fialho. “A instituição tem em sua essência gestora e docente um compromisso muito forte de evoluir cada vez mais com práticas educacionais atualizadas, acolhedoras, afetuosas, criativas, inovadoras e transformadoras. Esse é um diferencial fantástico para a educação.”

Articulação e aproximação do momento atual

Lucas Vinícius é professor de Arte e Filosofia no Dom Hélder. Em suas atividades, ele utiliza muito os recursos digitais oferecidos pela Editora Opet, em articulação com os livros e com seu planejamento de aula. “Com os recursos da plataforma Opet INspira – vídeos, imagens e resumos, entre outros materiais -, consigo melhorar e dinamizar minhas aulas”, conta. “A plataforma consegue direcionar e ofertar materiais para a aprendizagem do aluno de acordo com o que ele está vivenciando, o que facilita imensamente os resultados a serem alcançados em sala.”