Ao longo dos anos, os municípios parceiros da Editora Opet vêm se destacando em relação à qualidade da educação. Um avanço que é perceptível na evolução do trabalho pedagógico, na aproximação das famílias em relação à escola, na melhoria do aprendizado e mesmo na redução das desigualdades sociais e econômicas das comunidades. Esse avanço também se espelha nas ferramentas de avaliação da própria educação como o Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
É o caso, por exemplo, de três municípios parceiros antigos da Editora Opet em Mato Grosso: Alto Taquari, Alto Araguaia e Campo Verde. Em todos eles, houve um aumento significativo do Ideb em 2019 em relação à avaliação anterior, de 2017.
Em Alto Taquari, o Ideb verificado para a 4ª série/5º ano saltou de 5.7 para 6.3, um aumento de 10,52% – bem acima da meta projetada pelo Inep para 2019, que era de 5.4. Desde 2007, quando começou a avaliação, o avanço do Ideb no município para esse segmento foi de 85,29% (de 3.4 para 6.3)!
Em Alto Araguaia, o avanço no período 2017-2019 foi de 4,76%, com o Ideb para a 4ª série/5º ano passando de 6.3 para 6.6 – significativamente acima da meta projetada para 2019, que era de 5.1. Desde 2007, o Ideb cresceu incríveis 112,90% (de 3.1 para 6.6).
E em Campo Verde, o crescimento no período também foi de 4,76%, com o Ideb chegando a 6.6 para a 4ª série/5º ano (a meta projetada para 2019 era de 6.2). Em 12 anos, entre 2007 e 2019, o avanço chegou a 53,48% (de 4.3 para 6.3).
Vale observar que os três municípios já superaram as metas projetada pelo Inep para este ano, quando ocorre uma nova avaliação.
Para celebrar os bons resultados, a Editora esteve nos três municípios para a entrega de placas comemorativas e de homenagem aos gestores municipais. Elas foram entregues pelo representante comercial da Editora para o segmento público na região, Gilberto Muniz Pereira.
Entrega da placa de homenagem em Alto Araguaia à secretária Abilene Queiroz.
“Essas placas são o reconhecimento de um trabalho muito importante dos nossos parceiros. E nós estamos juntos sempre, no fornecimento dos materiais didáticos e ferramentas tecnológicas, nas formações pedagógicas e no acompanhamento permanente do trabalho”, observa Gilberto. Ele destaca a importância das inovações apresentadas pela Editora ao longo do ano passado – em especial, na área de tecnologia educacional -, que garantiram tranquilidade para o trabalho durante as aulas remotas.
Em Alto Taquari, a placa foi recebida pela secrteária municipal de Educação, Fernanda Nogaroto Tonsis, e pela coordenadora do Ensino Fundamental, Rosangela Carvalho de Oliveira Santos.
Avançar mais – A secretária municipal de Educação de Campo Verde, professora e mestre em Ensino pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Simoni Pereira Borges, avalia o crescimento do IDEB de seu município a partir de uma perspectiva ampla, buscando avançar mais e de forma mais intensa.
Secretária Municipal de Educação de Campo Verde, Simoni Pereira Borges.
“Precisamos continuar trabalhando arduamente para transformar esses dados de forma mais expressiva., observa. Ela destaca as dificuldades vividas nos últimos tempos pela educação. “Nosso desafio é compreender esse processo e traçar um planejamento de trabalho que possibilite os menores impactos possíveis para a aprendizagem e, consequentemente, para a avaliação.”
Simoni destaca o valor da parceria com a Editora Opet por meio do selo educacional Sefe. “É preciso agradecer e reconhecer os parceiros que se disponibilizaram a contribuir, como o Sefe, que esteve em Campo Verde nos últimos quatro anos traçando estratégias que visam contribuir com aprendizagens significativas e bons resultados avaliativos. ”
Gestores devem trabalhar agora para reduzir desigualdades e alcançar “ciclo virtuoso” de qualidade e investimentos. Programa INdica é a resposta Opet a essa demanda.
Em agosto de 2020, a educação brasileira celebrou uma conquista histórica com a aprovação, pelo Congresso Nacional, da Emenda Constitucional 108, que tornou o Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – uma política de Estado. O Fundo, que expiraria no final do ano, foi integrado à Constituição Federal (no Artigo 212-A) e fortalecido. Criado em 2007, ele é formado por receitas tributárias dos Estados e municípios com complemento da União que, a partir deste ano, passará de 10% para 12%, chegando a 23% em 2026.
Apenas para se ter uma ideia do montante de recursos, o valor total estimado para o Fundeb pelos ministérios da Educação e da Economia para o ano de 2020 chegou a R$ 162,4 bilhões, segundo informações divulgadas pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O valor varia anualmente, de acordo com a arrecadação tributária do país.
Estímulo à qualidade – “O aumento dos recursos para a Educação Básica com o novo Fundeb não significa apenas mais dinheiro. Ele também está atrelado a um estímulo à melhoria real da educação. Os municípios vão se preocupar mais e investir mais em qualidade para ter acesso a mais recursos”, observa Roberto Costacurta, gerente comercial da Editora Opet para a área pública. Quando se fala em “melhoria real da educação”, o que está em questão é o avanço consistente em uma série de indicadores que permitem traçar um quadro mais amplo e profundo de cada município.
Luciano Rocha é o responsável, na Editora Opet, pelo desenvolvimento do Programa INdica de Avaliação da Educação, que, nos últimos anos, atendeu inúmeros municípios com uma proposta sólida de avaliação institucional e diagnóstica do aprendizado. Além de construir um diagnóstico preciso e minucioso da educação, o INdica também oferece os mecanismos para que os municípios superem as deficiências e as desigualdades de aprendizado identificadas entre escolas, estudantes e níveis de ensino.
O novo Fundeb – Nos últimos meses, Luciano vem estudando cuidadosamente as questões associadas ao novo Fundeb. Entre os temas estão os percentuais de participação da União no financiamento do Ensino Fundamental e a mudança da cota-parte do ICMS (contribuição dos Estados ao novo fundo), que também teve parte de seu montante associada à qualidade da educação.
“Esses dois elementos – a complementação da União e os recursos do ICMS destinados a cada município –, são fundamentais em relação aos valores recebidos. E estão associados diretamente à melhoria dos indicadores da Educação Básica”, observa Luciano. “Em outras palavras: aqueles municípios que não investirem em qualidade desde agora, usando para isto ferramentas de avaliação, diagnóstico e correção, acabarão com menos recursos. E terão ainda mais dificuldade para fazer sua educação avançar.”
No caso da complementação da União – que, como já foi observado, passará gradativamente de 10% para 23% até 2026 –, ela é formada por três componentes que foram definidos na nova legislação.
São eles o VAAF (Valor Aluno/Ano Fundeb), que em 2026 corresponderá a 10% do total, o VAAT (Valor Aluno/Ano Total), que corresponderá a 10,5%, e o VAAR (Valor Aluno/Ano por Resultado), que corresponderá aos restantes 2,5% que serão distribuídos às redes que melhorarem a gestão e tiverem evolução nos indicadores de atendimento, aprendizagem e redução de desigualdades. Esses percentuais, reforça Luciano, ainda não chegaram a seus valores-limite, e seguem o seguinte cronograma pelos próximo anos:
“Os recursos do VAAR não podem e nem devem ser desprezados pelos gestores municipais. Mas, para acessá-los a partir de 2023, que é quando começam os repasses, as redes municipais devem trabalhar agora para melhorar seus indicadores de forma consistente”, observa Luciano.
Esses indicadores abrangem melhoria de aprendizagem, redução das desigualdades educacionais socioeconômicas e raciais, avanços nas avaliações nacionais, taxas de aprovação no Ensino Fundamental e no Ensino Médio e atendimento da criança na Educação Básica.
Em relação à cota-parte do ICMS, que é repassada anualmente pelos Estados ao fundo, ela também foi condicionada às melhorias na educação. “A regra de distribuição da cota do ICMS aos municípios passou a ser de 65% via VAAF, ou Valor Aluno/Ano Fundeb, e 35% por critérios definidos em lei estadual”, explica Luciano. “Só que, de acordo com a nova lei, ao menos 10% desses 35% devem estar atrelados aos indicadores de melhoria nos resultados de aprendizagem e ao aumento da equidade nas redes municipais, ou seja, ao avanço de todos os estudantes.”
INdica Opet – Para Roberto Costacurta, o Programa INdica é uma opção estratégica que vai permitir que os municípios transformem sua educação pública, alcançando o “ciclo virtuoso” de qualidade e recursos estabelecido pelo novo Fundeb. “O INdica foi a resposta da Editora Opet a uma demanda de municípios que queriam alavancar a qualidade da educação. Ele fornece ferramentas diagnósticas, resultados, planejamento e ações concretas”, observa o gerente comercial da Editora Opet. “Um investimento que é amplamente compensado pelos resultados educacionais, sociais e mesmo financeiros nos municípios.”
Para saber mais sobre o Programa INdica, clique aqui.
Ouça um podcast especial sobre o Programa INdica com Luciano Rocha:
Você é professor. Imagine chegar à sua sala de aula passando antes por um laboratório repleto de recursos, de jogos educacionais e áudios a apresentações multimídia, de simuladores a sequências didáticas de alta qualidade. Você pode escolher todos os recursos que irá utilizar e, se quiser, pode até adaptar alguns deles especificamente para a sua aula. Não seria fantástico trabalhar assim?
Pois é exatamente essa a ideia da integração das plataformas educacionais digitais Opet INspira, da Editora Opet, e Google for Education, parceira oficial Opet desde o ano passado na oferta de ferramentas digitais como salas de aula para o ensino remoto. A partir de agora, os professores e os estudantes parceiros dos selos Opet Soluções Educacionais e Sefe vão acessar as duas plataformas usando uma única conta de e-mail – @opeteducation.com.br no caso dos docentes e @souopet.com.br no caso dos estudantes.
Ao ingressar, os usuários terão acesso aos milhares de conteúdos da plataforma educacional Opet INspira, que poderão ser utilizados de forma direta dentro do ambiente Google for Education, mais exatamente nas salas de aula Google Classroom e no Google Drive.
“Essa integração tem a finalidade de tornar ainda mais amigável a relação entre os nossos parceiros e as ferramentas digitais”, observa a gerente pedagógica da Editora, Cliciane Élen Augusto.“Ela desburocratiza, dinamiza e potencializa diferentes usos e combinações de recursos para a educação.”
Recursos disponíveis – Cliciane explica que a maioria dos recursos da plataforma educacional Opet INspira já está disponível para uso integrado com as ferramentas Google for Education. “Todos os recursos das seções de jogos, avaliações, apresentações, vídeos, áudios e simuladores já podem ser utilizados pelos professores em suas salas de aula virtuais.” A ideia é facilitar a vida dos usuários e tornar a experiência de educação digital mais significativa e “sem atrito”.
“O objetivo dessa integração foi facilitar a experiência desse usuário. Nós sabemos que, hoje, a informação está disponível para todos no meio digital, mas nem tudo o que está na rede é de qualidade”, explica Cliciane. “Foi pensando nisso que unimos as plataformas. Para fazer uma curadoria dos conteúdos de forma muito significativa e, principalmente, com muita qualidade. Os professores não vão encontrar esses conteúdos, que foram desenhados a partir dos nossos materiais e da nossa concepção teórico-metodológica, em outro lugar.”
Trabalho conjunto – O coordenador de Tecnologias Educacionais da Editora Opet, Luciano Rocha, explica que essa integração é resultado de um trabalho iniciado no ano passado junto com o setor Pedagógico, quando tanto a plataforma INspira quanto a parceria com a Google for Education passaram a apoiar o trabalho de milhares de professores e estudantes parceiros em todo o Brasil.
“Percebemos essa necessidade e, a partir daí, desenvolvemos o módulo integrador que permite ao professor usar todos os objetos educacionais INspira em ferramentas do Google for Education como o Google Classroom, que é a sala de aula virtual. O grande avanço, enfim, é possibilitar ao professor o acesso às plataformas e o compartilhamento de conteúdos entre elas.”
Conteúdos que, vale observar, estão diretamente vinculados aos materiais didáticos da Editora (Sefe e Opet Soluções Educacionais), devidamente revisados, validados e em consonância com a proposta pedagógica oferecida pela Editora. “Ou seja, o professor não perde tempo buscando materiais de qualidade fora, o que toma tempo”, observa Luciano. “E, se ele quiser, no caso de várias sequências didáticas, ele pode fazer o download em seu próprio computador, ajustá-las para sua própria aula e enviar aos seus alunos.”
(*) – Parceiro Opet: se você ainda não configurou o seu e-mail para uso na Plataforma, entre em contato com o seu supervisor regional Opet-Sefe.
As escolas privadas parceiras Opet estão finalizando seus preparativos para o início do ano letivo de olho em questões como a implantação do ensino híbrido. Com o apoio da Editora Opet, essa preparação está sendo mais tranquila. A começar pelo diálogo com nossos assessores pedagógicos, que apresentam e discutem os usos dos materiais didáticos e das tecnologias digitais, debatem temas práticos da educação e fazem a escuta dos parceiros. Por conta da pandemia, esse trabalho é desenvolvido 100% online, com grande engajamento dos professores e gestores. “Estamos trabalhando a todo vapor”, conta a supervisora regional Daiane Veiga, responsável por responsável pelo contato direto com as escolas e organização dos diversos atendimentos pedagógicos. “Esse trabalho abrange tanto as formações com os parceiros mais antigos quanto a implantação dos materiais nas escolas que estão se associando agora à Editora Opet”, explica.
Entre as escolas privadas que passaram por formações e implantações digitais nos últimos dias, estão parceiras Opet Soluções Educacionais no Amapá, Rondônia, Maranhão, Pará e Pernambuco. Dentro das formações, Daiane destaca o uso das ferramentas digitais. “No ano passado, a equipe aprendeu a trabalhar com as ferramentas e se qualificou, e estamos compartilhando esses conhecimentos com os professores e gestores parceiros.”
Sucesso – Ameliany Azevedo é mantenedora e diretora pedagógica da Escola Sucesso, uma das mais tradicionais de Macapá, que recentemente fez a primeira formação pedagógica do ano com os assessores da Editora. “Os assessores da Editora são extremamente solícitos”, avalia. “E o atendimento vai além das formações contratuais. Sempre que temos necessidades específicas, a Opet nos atende. E as formações são muito produtivas. Um atendimento online, mas ao vivo, respondendo as nossas questões.”
Tela da formação online com os professores da Escola Sucesso, de Macapá.
Ameliany conta que, neste ano, a escola vai retomar o Ensino Médio, adotando os materiais da Opet Soluções Educacionais para o primeiro ano. Ela destaca, ainda a extensão da parceria. “Temos todo o apoio de que precisávamos, até nos aspectos comerciais. A Editora Opet entende a nossa realidade, as nossas necessidades, e está sempre pronta a acolher e ajudar. É difícil encontrar isso em outras empresas do segmento educacional.”
Parceria significativa – A irmã Elda de Sousa é diretora do Instituto Farina do Brasil em Vargem Grande, no Maranhão, instituição de ensino parceira da Editora há anos. Ela ficou muito satisfeita com a formação pedagógica online realizada nesta semana. “Todos os nossos professores participaram, alguns na escola e outros em casa. E a formação foi maravilhosa”, avalia.
Irmã Elda com parte da equipe de professoras do Instituto Farina durante a formação pedagógica. Foto: Instituto Farina.
Em relação à parceria com a Editora Opet, ela é pragmática. “Somos só gratidão com a Opet. Vocês são muito precisos em atender nossas demandas, em acompanhar e dar suporte ao nosso trabalho. E agora, neste tempo de pandemia, a Editora tem sido uma presença marcante e significativa.” Em 2021, o Instituto Farina vai trabalhar com os ensinos híbrido, remoto e presencial, assumindo todos os protocolos de saúde. “Nesse cenário, a Editora Opet, com certeza, terá um papel importante.”
Excelência – Adriana Fialho é supervisora regional pedagógica da Editora Opet e atende várias escolas parceiras nas regiões Norte e Nordeste. Para ela, as equipes pedagógicas e de gestão estão entusiasmadas para o início do ano letivo. “A expectativa é muito boa, em especial pela excelência do trabalho que a Editora desenvolve e também pela possibilidade de oferta de uma educação mais humana, cidadã e que acompanha as determinações legais em relação ao ensino.”
Adriana observa que os professores e estudantes ficam satisfeitos com o trabalho desenvolvido em parceria com a Opet no ensino remoto. “Eles perceberam que a tecnologia aproxima através da colaboração, da ampliação da criatividade, da curiosidade e das descobertas. Dessa forma, o conhecimento faz sentindo e, por isto, torna-se significativo.”
Para as escolas privadas, o ano de 2020 foi tremendamente desafiador. Elas enfrentaram grandes mudanças, a começar pela substituição das aulas presenciais por aulas remotas, o que exigiu preparo dos gestores e dos docentes e, especialmente, uma mudança cultural. Também precisaram ter sensibilidade e habilidade para lidar com questões econômicas associadas, por exemplo, às mensalidades e mesmo à situação de muitas famílias.
O ano letivo de 2021 promete ser igualmente desafiador, mas em termos diferentes. As escolas terão como metas, por exemplo, a implantação do ensino híbrido e a preparação dos ambientes físicos para o retorno das atividades presenciais. Isso, sem perder o engajamento dos estudantes e das famílias e sem reduzir a qualidade da educação. A Editora Opet, que em 2020 deu todo o apoio a seus parceiros privados, está pronta para auxiliar as escolas neste ano.
“Com todas as dificuldades de 2020, as escolas agora têm absoluta certeza de que o ensino híbrido e os materiais digitais vieram para ficar”, avalia Klinger Mota, gerente comercial da Editora Opet para o segmento privado. Ao longo dos últimos meses, os parceiros privados Opet Soluções Educacionais tiveram o apoio das ferramentas digitais Google for Education – fruto de uma parceria com a Editora Opet – e das sequências didáticas e conteúdos multimídia (filmes, jogos, simuladores, bancos de questões, quizzes) da plataforma educacional Opet INspira, desenvolvida por nossos especialistas em educação e tecnologia. Ferramentas que, vale observar, estão em constante aprimoramento.
“Nossas escolas conveniadas estão muito satisfeitas com os recursos que oferecemos. Elas esperam que a Editora Opet continue investindo constantemente em inovações tecnológicas e nós estamos fazendo isso. Não apenas nas atualizações e lançamentos de novos recursos, mas na formação da nossa própria equipe, que está preparada para formar professores e gestores parceiros”, observa Klinger.
“Eu, particularmente, acredito que, daqui para frente, teremos uma substituição cada vez maior do livro impresso por materiais digitais. Nós estamos nos preparando para isso, olhando com muito cuidado para a integração entre os materiais impressos e os recursos digitais. Trazendo ao cenário digital, enfim, a qualidade que oferecemos nas nossas coleções.”
Klinger: Opet recursos digitais, materiais didáticos e proposta pedagógica Opet atraem as escolas.
Questão de valor – Na avaliação de Klinger Mota, a Editora Opet oferece uma das melhores relações custo-benefício do mercado educacional brasileiro. “Além de materiais didáticos, paradidáticos e ferramentas digitais de primeira linha, também oferecemos um serviço de excelência com profissionais extremamente qualificados – professores que conhecem a fundo e que gostam da educação. E tudo isso por um preço justo, abaixo do praticado pelo mercado.”
Humana e cidadã – Instalada em um sítio com 96 mil metros quadrados em Florianópolis, a Escola Magia do Saber tem uma proposta educacional socioconstrutivista, pautada em valores sociais e humanos, no desenvolvimento integral da criança e na experiência com a natureza. “Em nosso trabalho, buscamos ver e conectar a sala de aula e a natureza como caminhos humanizadores, o que torna o aprendizado mais interessante e significativo”, explica a diretora geral Ana Cláudia Ramos. O espaço, reforça, foi inteiramente concebido para vivências, experiências afetivas, encontros, conquistas e descobertas.
Professoras Ana Cláudia Ramos, diretora geral, e Gisele Gonçalves, coordenadora pedagógica da Escola Magia do Saber, de Florianópolis.
Em 2021, a escola escolheu a Editora Opet como parceira na educação. “O diferencial Opet foi possibilitar uma educação humanizada e cidadã, baseada na Base Nacional Comum Curricular e nos princípios que sustentam a proposta pedagógica da Escola Magia do Saber”, explica a coordenadora pedagógica, a professora e doutoranda em Educação Gisele Gonçalves. “Entre eles está a inclusão social, na qual toda criança é capaz de aprender, respeitando suas potencialidades, tempo e individualidades, sendo consideradas sujeito de direitos, como protagonistas de suas vidas e sujeitos partícipes do seu processo formativo.”
A escola retoma as atividades presenciais no próximo dia 18 de fevereiro, observando estritamente os protocolos sanitários e de higiene. “Apostamos na articulação do conhecimento científico, áreas verdes e experiências significativas para uma volta às aulas segura e integrada à natureza”, explica Gisele. “Nossa decisão coletiva em optar exclusivamente pelo retorno presencial se deu, especialmente, pelo fato de que com o contexto da pandemia e o isolamento social, as crianças foram afastadas dos ambientes abertos, do contato com a natureza e do ambiente escolar, o que reforçou que estamos no caminho certo para proporcionar uma proposta educativa de ‘crianças conectadas com a natureza’”.
Proposta da escola contempla o contato com a natureza e as experiências significativas.
“Os olhos examinam atentamente o cenário, ao mesmo tempo em que os dedinhos ágeis deslizam pela tela, movimentando personagens, colorindo ou relacionando objetos…”. As crianças de nossa época têm uma intimidade fantástica com o universo digital. Sua familiaridade com as telas só não é maior que seu desejo de brincar nesse novo e incrível ambiente. Esse interesse, evidentemente, deve ser acompanhado com atenção pela família para evitar excessos e a exposição a conteúdos inadequados à faixa etária.
Ele também pode – e deve – ser direcionado para a educação. Ao unir interesse, habilidade e conteúdos educacionais de alta qualidade, as ferramentas digitais dirigidas à Educação Infantil atraem e engajam as crianças, colaborando para o seu desenvolvimento cognitivo, para o protagonismo e para o aprendizado.
Há vários meses, os parceiros da Editora Opet na educação pública e privada vêm utilizando a plataforma educacional Opet INspira em suas aulas e momentos de estudo. A plataforma foi desenvolvida pelos setores de tecnologia educacional e editorial da Editora e traz centenas de conteúdos, de sequências didáticas a vídeos, de quizzes a jogos educacionais. A INspira, enfim, oferece um apoio extraordinário ao trabalho dos professores e aos estudos de milhares de estudantes em todo o país.
A boa notícia é que, a partir de agora, os educadores, as crianças e suas famílias têm acesso a uma seção exclusiva da Educação Infantil. “A INspira está em constante aprimoramento, em constante ampliação. E essa nova seção faz parte desse processo”, explica Cristina Pereira Chagas, analista de Tecnologia Educacional da plataforma que atuou na equipe de desenvolvimento desses recursos.
Histórias, músicas e mais: menu de apresentação dos conteúdos da seção da Educação Infantil da Plataforma INspira.
Cristina destaca que a interface da nova seção foi especialmente concebida para permitir o acesso mais amigável pelas crianças. “Elas têm acesso a objetos educacionais que potencializarão suas aprendizagens de forma lúdica”, conta Cristina. São músicas, histórias, vídeos e várias atividades que colaboram para o desenvolvimento cognitivo, a descoberta do mundo e o aprendizado. E há, também, os jogos educacionais digitais voltados a essa faixa etária, que, além de encantar, desenvolvem habilidades e trazem informações sobre vários temas. “Com esses conteúdos, os educadores e as crianças ganham muito. Em ludicidade, em atenção e em aprendizado. Esse é o melhor tipo de uso que se pode fazer da tecnologia pela educação”, conclui Cristina.
Amigáveis e educativos: exemplos dos conteúdos que podem ser acessados pelas crianças e suas famílias.
Para acessar a seção, basta entrar em https://opetinspira.com.br/login, digitar os dados de acesso e, depois, clicar no ícone “Educação Infantil”.
Uma pergunta, quando é bem feita, chama a atenção, envolve, faz pensar e diverte. Essa é a ideia básica do quiz, termo em inglês usado para designar desafios de perguntas que são verdadeiros jogos. Com a televisão, os quizzes se tornaram muito populares e, desde a chegada da internet, viraram uma mania digital: quem nunca gastou um tempinho para responder perguntas sobre filmes, turismo ou geografia?
A educação, é claro, percebeu o incrível potencial das listas de perguntas, e as adaptou para divertir e participar do processo de ensino-aprendizagem. O céu é o limite: é possível propor quizzes sobre todos os componentes curriculares, da História à Matemática, da Literatura à Química.
Tela inicial da ferramenta Quiz na plataforma Opet INspira.
Os quizzes da Opet – Pensando nisso, a Editora Opet desenvolveu uma ferramenta de gamificação de conteúdos, em formato de quizzes, para a plataforma educacional Opet INspira. Essa ferramenta está em fase final de implantação e será liberada no início do ano letivo. Você, porém, pode conferir com exclusividade imagens das telas dos Quizzes.
“A ideia dos quizzes é fazer com que a aprendizagem seja mais desafiadora e divertida”, explica Cristina Pereira Chagas, analista de Tecnologia Educacional da plataforma que atuou na equipe de desenvolvimento desses recursos. Todos os quizzes da plataforma, aliás, são criados pelos nossos especialistas. Eles estão alinhados aos materiais didáticos dos selos Sefe e Opet Soluções Educacionais e são organizados por etapa de ensino e componente curricular.
A biblioteca de objetos educacionais da plataforma digital contará com um acervo inicial de 90 quizzes, que já estão prontos para ir ao ar. E outras listas de perguntas serão acrescentadas ao acervo.
Os quizzes utilizam diferentes abordagens, como as de correlação de imagens, correlação de palavras, questões abertas e de múltipla escola. correlação de imagens correlação de palavras múltipla escolha.
Professor criador – Com uma ferramenta específica da plataforma, os docentes das escolas conveniadas também poderão criar seus próprios quizzes. “É uma ferramenta amigável e intuitiva, de que os docentes irão se apropriar rapidamente”, observa Cristina. “Mesmo assim, eles também vão contar com o apoio de tutoriais em vídeo e em formato pdf. O objetivo é familiarizá-los totalmente com esses recursos de criação e fortalecer a cultura digital nas escolas.”
Com o placar, o estudante pode acompanhar o próprio desempenho.
No caso dos estudantes, eles vão responder as perguntas dos desafios acessando a plataforma Opet INspira em computadores ou dispositivos móveis. Ao final de cada quiz, eles têm acesso ao placar e podem acompanhar, em tempo real, o próprio desempenho e aproveitamento. “Recursos como jogos e quizzes ajudam os professores a engajar os estudantes e tornam o processo de ensino-aprendizagem mais divertido e dinâmico. Aliados a metodologias ativas, são objetos educacionais digitais que podem ser utilizados tanto no ensino remoto quanto no presencial ou no híbrido”, lembra Cristina. “São recursos fantásticos!”.
Nas últimas quatro décadas, a humanidade viveu uma experiência lúdica extremamente interessante: a dos jogos eletrônicos, que chegaram com a popularização dos computadores pessoais e se aceleraram com a internet e os smartphones. A atenção que crianças e adolescentes davam a esses jogos chamou a atenção dos educadores, que já conheciam o valor dos jogos tradicionais no processo de ensino-aprendizagem.
Pois bem: usando os mesmos recursos tecnológicos, eles começaram a desenvolver jogos educacionais digitais que, além de facilitar a aquisição de conteúdos, divertem e engajam. Os jogos, vale observar, também dão uma importante contribuição cognitiva: eles estimulam o raciocínio dedutivo, o desenvolvimento de estratégias para a resolução de problemas e a memorização.
Neste primeiro semestre de 2021, a Editora Opet está lançando uma série de jogos educacionais digitais na plataforma INspira. São 22 jogos educacionais exclusivos (de um total de 30, que serão lançados nos próximos meses – e outros virão!), em língua portuguesa e inglesa, desenvolvidos por nossos especialistas em Tecnologias Educacionais (TE) e do departamento Editorial. “Com esses primeiros jogos, passamos a oferecer mais um recurso importante dentro da plataforma Inspira. O foco, neste momento, são as crianças da Educação Infantil e os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, diz Cristina Chagas, analista de Tecnologia Educacional da Plataforma Opet INspira, colaboradora da Editora que atuou na equipe de desenvolvimento desses recursos.
Cristina observa que os jogos foram concebidos dentro de uma proposta pedagógica integrada ao trabalho com os materiais didáticos e à metodologia. “A neurociência já comprovou o grande potencial dos jogos digitais para a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes. Não basta, porém, apenas jogar, mas relacionar os jogos a objetivos educacionais bem definidos”, observa Cristina. “E isso, os jogos digitais da plataforma INspira fazem. Eles são uma excelente estratégia pedagógica para o desenvolvimento de conhecimentos, com imaginação e criatividade.”
Telas de alguns dos jogos desenvolvidos pela Editora Opet dentro da Plataforma INspira.
Realidade digital – Na plataforma educacional Opet INspira, recursos semelhantes também são usados para engajar e oferecer conhecimentos aos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. São os simuladores – atualmente, 66, número que também será ampliado -, que permitem reproduzir digitalmente um grande número de experiências de disciplinas como a Física, a Química e a Biologia. Os simuladores, vale observar, são um recurso inteligente e acessível para aproximar os estudantes de uma vivência mais “empírica” dos fenômenos estudados.
Refração da Luz: Exemplo de simulador para o ensino de Física.
Brincar e aprender – Para acessar os jogos e os simuladores, basta acessar o Portal INspira, entrar com o login e senha e no menu principal clicar em “Jogos” e/ou “Simuladores”.
Confira uma síntese dos jogos que já estão disponíveis no portal:
“Brincando com Formas”: o objetivo é que a criança produza desenhos explorando a diversidade de formas, cores e complementos, estabelecendo aproximações com noções matemáticas relacionadas a espaço e forma.
“Brincando de Encaixar”: o objetivo deste jogo é que a criança identifique a silhueta da imagem correspondente e associe com a sua respectiva forma.
“Como se Escreve?”: o objetivo deste jogo é que o estudante identifique a forma correta de escrever o nome dos animais apresentados levantando e testando hipóteses sobre o sistema de escrita alfabético.
“Estoure os Balões – Alfabeto”: o objetivo deste jogo é que a criança identifique as letras e a sequência do alfabeto.
“Jogo da Memória – Aves”: O objetivo deste jogo é que a criança identifique o par de diferentes espécies de aves, desenvolvendo a atenção e a memória e ampliando seus conhecimentos sobre o tema.
“Jogo da Memória – Frutas”: O objetivo deste jogo é que a criança identifique o par de diferentes tipos de frutas, desenvolvendo a atenção e a memória e ampliando seus conhecimentos sobre o tema.
“Jogo da Memória – Mamíferos”: O objetivo deste jogo é que a criança identifique o par de diferentes espécies de mamíferos, desenvolvendo a atenção e a memória e ampliando seus conhecimentos sobre o tema.
“Jogo da Memória – Meios de Transporte”: O objetivo deste jogo é que a criança identifique o par de diferentes meios de transporte, desenvolvendo a atenção e a memória e ampliando seus conhecimentos sobre o tema.
“Ligue e Conte”: O objetivo deste jogo é que a criança identifique a forma de animais e brinquedos, reconheça as cores e estabeleça a relação entre número e quantidade (até 9).
“Meu nome é”: O objetivo deste jogo é que a criança identifique cada animal e escreva o seu nome, levantando e testando hipóteses sobre o sistema de escrita para ordenar as letras que formam cada nome.
“Pianinho”: O objetivo deste jogo é que a criança explore as notas musicais em improvisações e composições e experimente tocar canções a partir das notas dadas.
“Que Animal é Este?”: O objetivo deste jogo é que a criança identifique a palavra que nomeia cada animal a partir das hipóteses que possui sobre o sistema de escrita alfabético.
“Super Jogo da Memória – Animais”: O objetivo deste jogo é que a criança identifique o par de diferentes espécies animais, desenvolvendo a atenção e a memória.
“Super Livro de Colorir – Animais”: O objetivo deste jogo é que a criança explore variadas possibilidades de usos e combinações de cores para pintar imagens de animais.
“Super Livro de Colorir – Meios de Transporte”: O objetivo deste jogo é que a criança explore variadas possibilidades de usos e combinações de cores para pintar imagens de meios de transporte.
“Vozes dos Animais”: O objetivo deste jogo é que a criança identifique qual animal produz o som emitido, ampliando seus conhecimentos sobre o tema.
“Balloon Alphabet”: Jogo em língua inglesa cujo objetivo é que a criança identifique as letras e sequência do alfabeto.
“Kid Maestro”: Jogo em língua inglesa cujo objetivo é que a criança explore as notas musicais em improvisações e composições e experimente tocar canções a partir das notas dadas.
“Memory Game – Birds”: Jogo em língua inglesa cujo objetivo é que a criança identifique o par de diferentes aves, desenvolvendo a atenção e a memória e ampliando seus conhecimentos sobre o tema.
“Memory Game – Fruits”: Jogo em língua inglesa cujo objetivo é que a criança identifique o par de diferentes tipos de frutas, desenvolvendo a atenção e a memória e ampliando seus conhecimentos sobre o tema.
“Memory Game – Mammals”: Jogo em língua inglesa cujo objetivo é que a criança identifique o par de diferentes espécies de mamíferos, desenvolvendo a atenção e a memória e ampliando seus conhecimentos sobre o tema.
“Memory Game – Means of Transportation”: Jogo em língua inglesa cujo objetivo é que a criança identifique o par de diferentes meios de transporte, desenvolvendo a atenção e a memória e ampliando seus conhecimentos sobre o tema.
A Editora Opet está iniciando 2021 com uma excelente notícia: estamos lançando novos livros das coleções “Família Presente”, para familiares de estudantes da Educação Infantil, e da “Família & Escola”, voltada aos familiares de estudantes do Ensino Fundamental. Os livros são de autoria da professora Oralda Adur de Souza, que alia pesquisas e vivências sobre a relação família e escola. Ela é doutora em Educação pela UFPR, com estágio de pós-doutoramento no tema “Família na Sociedade Contemporânea”.
“A Editora oferece três coleções destinadas aos familiares: ‘Família Presente’, ‘Família & Escola’ e ‘Encontro com Familiares’. Os livros dessas coleções precisam ser revistos e atualizados constantemente, em função das inovações e das demandas que são próprias da sociedade e da educação”, explica Oralda.
Os novos volumes, conta ela, trazem informações e reflexões relacionadas ao momento que estamos vivendo. “Esse momento nos fez rever vários aspectos da convivência humana. Diante de uma situação de pandemia, tivemos que mudar hábitos, comportamentos, e vivenciar alguns valores humanos que talvez estivessem um pouco esquecidos. Foi e está sendo preciso exercitar muito a empatia, a resiliência, e aprender a lidar melhor com as nossas emoções”, avalia Oralda.
O momento também impôs a familiares, professores e estudantes a necessidade de aprender a lidar com as novas tecnologias digitais para seguir trabalhando e estudando de forma remota. “Com o distanciamento social, familiares e professores perceberam o quanto essas tecnologias podem e devem ser utilizadas a favor da aprendizagem de crianças e adolescentes. E os novos livros das coleções dos familiares abordam esses aspectos”, conta Oralda.
Resiliência – Ao analisar os últimos meses a partir de uma perspectiva da educação, ela observa, em primeiro lugar, a enorme capacidade que as pessoas têm de se adaptar às novas situações para superar desafios. “Em se tratando do processo de escolaridade das crianças, em tempos de distanciamento social, os familiares passaram a acompanhar de perto a aprendizagem dos filhos e filhas nas suas casas. Os professores, por sua vez, foram em busca de novas formas de levar até os estudantes as suas propostas de trabalho didático. Com isso, foi possível perceber a importância do trabalho coparticipativo entre esses dois contextos de convivência humana.”
Oralda Adur de Souza: pandemia forçou a sociedade a repensar hábitos e comportamentos, com reflexos importantes sobre a relação entre a família, a escola e a educação.
Algo que, observa Orada, só foi possível graças à união de esforços entre família e escola – um elemento que é central na proposta pedagógica da Editora Opet, com os selos educacionais Sefe (área pública) e Opet Soluções Educacionais (área privada). “Talvez a constatação que vai ficar é a de que, em qualquer situação, quando escola e família atuam juntas, o resultado pode ser melhor para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.”
Autonomia – Vários relatos mostram que, com a parceria entre família e escola, as crianças se mostram mais autônomas e seguras, mesmo em um momento tão complexo como o que estamos vivendo. “Quando a pandemia acabar, esse processo colaborativo que se fortaleceu neste momento tão difícil para os seres humanos pode continuar ocorrendo de forma presencial, com mais naturalidade, já que o sucesso dos filhos/estudantes é o que todos almejam”, observa Oralda. E a Editora Opet estará com as famílias e a escola nesse processo, trazendo reflexões, livros e formações para o melhor desenvolvimento da educação.
A Editora Opet homenageou na última semana a rede municipal de ensino de Paranaguá pelos excelentes resultados obtidos na educação, especialmente em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, que registrou um aumento de 13,2% entre 2017 e 2019 para a quarta série/quinto ano. A homenagem – uma placa alusiva aos bons resultados – foi entregue à secretária municipal de Educação, professora Tenile Xavier, pelo gerente comercial da Editora para a área pública, Roberto Costacurta.
“Para a Editora Opet, é uma alegria entregar essa placa de reconhecimento. A secretária Tenile está de parabéns pelo excepcional trabalho que vem realizando em Paranaguá com o apoio de sua equipe de gestão e dos professores. Como parceiros de Paranaguá na educação, ficamos honrados de participar desse crescimento”, diz Roberto Costacurta.
Homenagem destacou os avanços de Paranaguá na educação municipal, em especial no IDEB. Foto: Divulgação.
Paranaguá e a Editora Opet são parceiros com os materiais didáticos, assessoria e ferramentas pedagógicas do selo Sefe – Sistema Educacional Família e Escola. Em 2020, além do excepcional resultado no IDEB, Paranaguá também se destacou na décima edição do Prêmio Ação Destaque, que reúne projetos desenvolvidos por parceiros da Editora Opet em todo o país. A professora Débora Rederd França Vidal, da rede municipal de ensino, foi a terceira colocada na categoria 02 (Ensino Fundamental – Anos Iniciais), com o projeto “Minha família embarca comigo. Conhecendo e aprendendo a conservar”, que teve como foco a educação para o uso sustentável da água.
Professora Débora Rederd França, vencedora do 10º Prêmio Ação Destaque. Foto: Divulgação.
Receita de sucesso – A secretária Tenile Xavier agradeceu à Editora Opet pelo prêmio e fez questão de destacar os fatores que contribuíram para o sucesso de Paranaguá no IDEB. “Acredito que esse aumento significativo tem relação com investimento nas formações e troca de experiências promovidas pela Secretaria de Educação e pelas próprias instituições. Durante esse período, foram aproximadamente cinco mil horas de formação nas mais diversas áreas de atuação”, observou. Outro elemento essencial, segundo ela, foi o cuidado com as avaliações diagnósticas individualizadas, que permitiram atuar diretamente com os estudantes para melhorar o aprendizado.
Tenile também faz questão de ressaltar o trabalho e a dedicação de sua equipe e de todos os professores, que traz um bom prognóstico para o futuro. “Nessa perspectiva, aproveitamento que tivemos no IDEB de 2019 tende a ser sustentável e acreditamos que seguiremos avançando.”
A secretária também destaca a importância da parceria com a Editora Opet. “A Opet tem sido uma parceira importante em nosso município com as formações e assessoria pedagógica. Todo o acompanhamento e devolutivas que nos trazem são de grande valia em todo o processo. O trabalho desenvolvido pela equipe da Editora vem ao encontro dos nossos anseios e necessidades e, assim, são de grande importância para o nosso avanço.”
Tenile Xavier: “A Opet tem sido uma parceira importante em nosso município com as formações e assessoria pedagógica.”
Superação – Tenile assumiu a chefia da Secretaria Municipal de Educação em abril deste ano, no lugar da professora Vandecy Dutra. “Eu já fazia parte da equipe da professora Vandecy. Assim, demos continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado. Temos uma equipe comprometida, que desde 2017 desenvolve um excelente trabalho”, observa.
Em nove meses de atuação, a educação pública foi desafiada pela pandemia, que implicou uma grande transformação na forma de ensinar e nas aulas. “O ensino remoto e as atividades não presenciais têm sido um grande desafio. Nossos profissionais têm se reinventado e superado as expectativas. O ano de 2020 será lembrado como o ano da superação.”