Digital, presencial, híbrida, inclusiva: a Educação Infantil e a “nova escola”

Com o início da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, as escolas precisaram migrar as aulas presenciais para o ambiente on-line. Uma situação que trouxe muitos desafios para professores, estudantes e familiares.

Na Educação Infantil, os desafios foram ainda maiores. Afinal, nessa etapa do ensino há a agravante de que os estudantes estão em uma fase delicada do desenvolvimento, adquirindo não apenas conhecimentos pedagógicos, mas também habilidades cognitivas, sociais e motoras.

Em 2021, com a chegada da vacina, o cenário da educação começa a mudar, mas alguns desses desafios continuam a fazer parte da realidade de professores e estudantes. Por isso, é necessário encontrar formas eficientes e duradouras de superá-los.

 

Desafios da Educação Infantil na retomada

Em muitas escolas, as aulas presenciais já voltaram, mas várias estão optando pelo ensino híbrido, adequado ao momento. Esse modelo de ensino propõe mesclar o ensino presencial com as aulas on-line de uma forma inteligente e dinâmica, aproveitando o melhor de cada ambiente de trabalho.

Por conta das características especiais da Educação Infantil, os professores devem encontrar maneiras de evitar ou reduzir os impactos negativos no desenvolvimento das crianças.

Como citamos, uma das peculiaridades da Educação Infantil é o foco na aquisição de habilidades cognitivas e motoras, como resolução de problemas, noção corporal e espacial, percepção sensorial e equilíbrio, entre outras.

Logo, o professor deve trabalhar não apenas os aspectos pedagógicos, mas também o desenvolvimento humano através do incentivo da interação entre os colegas e a aplicação de atividades lúdicas.

 

Parceria com a família

Os professores precisam trabalhar em parceria com a família. Então, um dos principais desafios é estimular sua participação nas atividades escolares da criança, bem como traçar um plano que facilite esta dinâmica, uma vez que os pais não têm as mesmas habilidades que os professores.

Outro desafio é pensar maneiras de trabalhar as habilidades através das atividades propostas. Sugerir experiências e interações a partir de brincadeiras é sempre uma excelente ideia. Afinal, as crianças tendem a se interessar muito mais por atividades nesse formato, além de ser algo que os pais conseguem aplicar facilmente.

Só é preciso que os professores tenham o cuidado de planejar e elaborar brincadeiras que trabalhem, de fato, todas as habilidades necessárias para cada fase do desenvolvimento.

Com atividades musicais e livros, por exemplo, é possível auxiliar na aprendizagem das múltiplas linguagens, estimulando a oralidade.

Jogos que exigem movimentos corporais permitem a exploração do meio ambiente. Isso contribui para ensinar as noções de grande e pequeno, alto e baixo, fino e grosso, por exemplo.

O melhor é que várias dessas atividades podem ser adaptadas ao ambiente virtual. Jogos educacionais digitais e atividades on-line podem suprir, em parte, a falta do contato presencial.

 

Desafios para os professores de Educação Infantil

O ensino híbrido tanto contribui com o aprendizado e desenvolvimento de habilidades relacionadas ao processo cognitivo quanto com o processo de recuperação da aprendizagem no momento em que as aulas já estiverem totalmente na modalidade presencial.

Isso, no entanto, exige que o professor planeje muito bem suas ações, uma vez que o ensino presencial, aliado às aulas on-line, não implica apenas uma fusão entre duas modalidades de ensino em que é possível manter as estratégias específicas de cada uma.

A fusão do presencial com o on-line exige novas formas de planejar as aulas. É preciso entender quais temas e atividades são melhores para o digital e quais devem ser aplicadas presencialmente. E, o mais importante: garantir que o estudante consiga associar as informações e aplicá-las nos trabalhos, avaliações e projetos.

Também é preciso pensar no formato de aula: diferente das aulas presenciais, as aulas on-line e gravadas tendem a ser maçantes para as crianças – seu potencial de retenção é menor. Por isso, essas aulas devem ter um tempo menor de duração, conter elementos visuais que captem a atenção e outros aspectos que mantenham o interesse até o final.

Isso exige não apenas capacidade de planejamento, mas utilizar as ferramentas digitais em prol do ensino.

Outro desafio para o professor é sanar as dúvidas das crianças nas aulas on-line. Isso pode ser feito rapidamente, mas as questões relacionadas aos exercícios precisam ser resolvidas por meio de troca de mensagens. Esse é outro momento em que o docente precisa ser criativo e conhecer técnicas e ferramentas que facilitem o entendimento pelas crianças.

 

Educação inclusiva e tecnologias educacionais: desafios e oportunidades

A Educação Infantil inclui o ensino inclusivo. Nesse caso, além de todas as questões já apresentadas, há ainda a necessidade de se pensar formas de adaptar o ensino.

Aqui, o professor pode encontrar vários caminhos para o ensino. A tecnologia tem sido uma grande aliada do ensino nos últimos anos e, na educação inclusiva, não é diferente. Muitas atividades em Libras, com recursos para estudantes cegos e outras deficiências, são desenvolvidas a partir de jogos educacionais e recursos on-line.

 

Educação pós-pandemia: o que esperar do retorno presencial

Ainda é cedo para se falar em educação pós-pandemia, uma vez que boa parte da realidade continua semelhante à do ano de 2020. Mas, já podemos vislumbrar algumas possibilidades.

Fato é que novamente os estudantes vão se deparar com a mudança brusca de suas rotinas. Isso pode ser bastante estressante, especialmente para estudantes com algum transtorno ou deficiência.

Para resolver essa questão, o corpo docente também pode utilizar os recursos on-line como forma de preparar o estudante para esse momento. As aulas em tempo real podem ajudar, assim como utilização de salas que permitam a interação entre os participantes, no caso, os estudantes.

Nos dias de aulas presenciais, é fundamental oferecer, também, apoio emocional, propor atividades de integração escolar e seguir os protocolos de segurança.

Por fim, é preciso ter um cuidado específico com estudantes que estão migrando da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.

Nesse contexto, a parceria entre professores é essencial, além da aplicação das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre como tratar da mudança das crianças para uma nova etapa de vida escolar.

Em relação ao conteúdo escolar, a preocupação dos professores deve estar direcionada para a observação de quais foram as conquistas de cada estudante durante a pandemia, usando isto como ponto de partida para as novas propostas.

 

Recursos educacionais para o ensino híbrido: como e onde encontrá-los

Existem diversas estratégias que os educadores podem utilizar para aplicar o ensino híbrido nas aulas da Educação Infantil. Animações, mapas mentais, banco de imagens, vídeos, áudios, apresentações e quizzes são ótimas soluções.

Na Opet INspira, plataforma educacional de recursos digitais desenvolvida pela Editora Opet, é possível encontrar um acervo desses conteúdos, materiais didáticos, ferramentas de apoio e objetos educacionais digitais. Todos podem ser utilizados nas aulas do ensino híbrido.

Os conteúdos da plataforma educacional Opet INspira são muito ricos. Nela, os educadores encontram materiais educativos e orientações para o desenvolvimento de avaliações e sequências didáticas. Além disso, há ferramentas para que gestores e professores criem não apenas as aulas, mas uma estratégia completa para determinadas etapas, como trilhas de aprendizagem e roteiros de estudos.

Além disso, há uma série de recursos que também são ofertados aos estudantes. Assim, eles podem usar a plataforma para realizar atividades e acessar o conteúdo criado pelo professor. Por falar em conteúdo, a plataforma conta ainda com diversas histórias para as crianças da Educação Infantil.

 

Educação inclusiva precisa de ferramentas educacionais digitais específicas

A educação inclusiva também é contemplada pela plataforma. Lá, o educador encontra, por exemplo, recursos de tecnologia assistiva. Basta clicar no Menu de Acessibilidade para ter acesso a instrumentos como teclas de navegação, leitor de página e contraste, entre outros.

 

Apoio ao docente com conhecimentos tecnológicos básicos

Como muitos docentes e gestores ainda estão iniciando o contato com a tecnologia digital educacional, a Opet INspira disponibiliza ainda tutoriais em formato de vídeo e PDF com diretrizes para o uso das ferramentas da plataforma.

 

Como utilizar os recursos Opet INspira

Para acessar a plataforma, os parceiros precisam usam seus dados de usuário (login) e a senha individual. Quanto à segurança, as escolas e os educadores podem ficar tranquilos: a Opet INspira possui Termos de Uso e as Políticas de Privacidade de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a LGPD (Nº 13.709/2018). Em outras palavras: a plataforma educacional Opet INspira soma conteúdos de alta qualidade, navegabilidade amigável e segurança para o usuário!

Rápido, fácil e confiável: cresce a procura pelo E-commerce da Editora Opet

Neste ano, o sistema de E-commerce da Editora Opet já responde por 30% das vendas de materiais didáticos e paradidáticos para os parceiros privados, dentro do selo Opet Soluções Educacionais. “Esse percentual representa um aumento de mais de um terço em relação ao volume de 2020, quando as vendas pelo E-commerce chegaram a 20% do total”, explica o gerente comercial da Editora Opet para o segmento privado, Klinger Mota.

Faz sentido: nos últimos meses, desde o início da pandemia, houve uma aceleração das conexões digitais na educação, e as vendas de materiais seguiram a tendência. “Nós criamos e aprimoramos um sistema de vendas eletrônicas que dá conta desse aumento e que está preparado para vender ainda mais, com a mesma qualidade”, observa Klinger.

Página de entrada do portal de E-commerce da Editora Opet.

Por meio do portal de E-commerce da Editora – loja.editoraopet.com.br –, os estudantes das escolas parceiras da editora Opet podem adquirir os materiais. No caso das escolas, elas decidem quais materiais devem ser vendidos no site e orientam as famílias e os estudantes sobre como é o processo de compra dos materiais. Os alunos e familiares, no ato da matrícula, recebem um código de acesso e o link para o sistema; daí, fazem um cadastro, recebem o login e a senha e podem realizar a compra. Nesse processo, a Editora oferece o suporte necessário para esclarecer quaisquer dúvidas.

E as vendas são feitas dentro da proposta Opet de parceria com os clientes privados. “As condições de pagamento são facilitadas”, explica Klinger. “No cartão de crédito, é possível parcelar os materiais em até 8 vezes sem juros. Se a opção for pela compra à vista, para pagamento no boleto, a Editora oferece um desconto de 3%.”

Sem frete – A Editora também abre a possibilidade de que as compras sejam feitas sem a cobrança do frete. São as chamadas “compras coletivas”, que, normalmente, acontecem em dois momentos, nos meses de dezembro e janeiro. Neste ano, porém, por conta da pandemia, foi aberto um terceiro momento, no início de fevereiro. “As compras coletivas podem ser feitas diretamente pelos alunos ou pelos familiares, mas sempre nos períodos indicados”, observa Klinger. E é justamente o volume de materiais a ser entregue – na verdade, a otimização dos fretes – que possibilita a eliminação da cobrança.

Dobradinha de sucesso – Klinger observa que as vendas pelo sistema de E-commerce não dizem respeito apenas aos materiais impressos. Ao comprar esses materiais, os clientes também recebem, através da coordenação pedagógica da escola, as chaves de validação dos materiais digitais. “Isso faz parte da proposta de ensino da Editora: os materiais físicos e digitais estão conectados. Eles se apoiam e se complementam, auxiliando os estudantes no estudo e os professores no processo de planejamento e desenvolvimento das aulas”, observa.

Comodidade – A professora Danielle Nazareno Santos Bastos Meireles é coordenadora Pedagógica da Educação Infantil ao 3° Ano do Fundamental I do Centro Educacional Gabriela, Salvador (Bahia), parceira da Editora Opet desde 2019.

Danielle Meireles, do Centro Educacional Gabriela.

Segundo ela, o sistema de E-commerce trouxe comodidade para as famílias dos alunos. “Além disso, é de fácil compreensão para quem compra. Isso facilitou bastante o processo de aquisição dos livros didáticos.” Danielle também destaca a segurança nas compras, a organização e a tranquilidade no recebimento dos materiais pela escola.

Funcionalidade – Na avaliação da professora Josineide Maria de Oliveira Silva, gestora do Educandário Nivaldo Silva, de Tamandaré (Pernambuco), o sistema de E-commerce da Editora Opet é funcional e prático.

Josineide Silva, do Educandário Nivaldo Silva.

“As compras estão acontecendo de maneira bem natural e, principalmente, segura. O suporte técnico que a Editora dá às famílias e à escola é rápido e simples, e isso viabiliza a comunicação e a efetivação da compra”, avalia. Para ela, as compras via E-commerce trouxeram um diferencial econômico para a própria escola e as famílias.

Ensino digital, ensino híbrido: é tempo de engajar!

Participar com o estudante da jornada rumo ao aprendizado requer do professor a escolha adequada do método de ensino. Ela é o primeiro passo para se iniciar o planejamento pedagógico. O professor, porém, também pode e deve incluir nos seus preparativos um repertório de recursos como jogos, vídeos, imagens e áudios – algo que ficou mais fácil graças à popularização da educação digital.

Esses recursos trazem os conteúdos em formatos que despertam o interesse, estimulam o engajamento e aproximam os temas da realidade dos estudantes, facilitando a aprendizagem. Além disso, deixam as aulas mais dinâmicas e podem promover a interdisciplinaridade.

 

Tecnologia digital, aliada do ensino – Desde que, no ano passado, as aulas presenciais deram lugar às videoaulas – e agora, com o ensino híbrido –, vimos o tema tecnologia e educação ganhar força nos debates sobre ensino no Brasil. Já havia muitos estudos sérios sobre o tema, assim como pessoas e ferramentas capazes de fazer a educação “navegar” remotamente; por conta da própria cultura presencial, assim como de questões estruturais do país, porém, o modelo seguia a passos lentos. Em muito pouco tempo, contudo, ganhou uma força extraordinária nas redes pública e privada. Hoje, sabemos muito mais sobre – e aplicamos muito mais – suas ferramentas, meios e lições.

 

Tempo de ensino híbrido

Em termos gerais, o ensino híbrido é uma “fusão” entre a educação presencial e o ensino on-line. Sua aplicação prevê que o aluno estude parte do conteúdo, normalmente a teoria, em casa, fazendo uso de ferramentas digitais, com e sem a participação remota do professor. Já o tempo das aulas presenciais, com o docente junto, é utilizado para atividades práticas e solução de dúvidas.

Como grande diferencial do modelo de ensino híbrido, destaca-se o papel mais ativo que o educando exerce em seu próprio processo de aprendizagem. O afastamento do professor em certos momentos das aulas a distância leva o estudante a assumir o protagonismo no estudo, além de buscar fontes, informações e referências. Sem contar que, quando chega na escola, suas dúvidas já estão prontas para o professor, o que produz um contexto fértil para debates e atividades em grupo.

O ensino híbrido pode garantir ainda maior dedicação às aulas práticas. Afinal, com o conteúdo teórico estudado previamente e as dúvidas esclarecidas junto com o professor, os estudantes dispõem de mais tempo para desenvolver projetos baseados em seus novos saberes.

 

Recursos educacionais para o ensino híbrido

Existem muitas estratégias que os educadores podem utilizar para trabalhar com o ensino híbrido. Para as aulas on-line, por exemplo, as animações e os mapas mentais são ótimas soluções.

Já nas aulas presenciais, como o estudante já chega munido de informações, é interessante propor o desenvolvimento de projetos ou resolução de problemas inspirados na vida prática.

Outro recurso interessante é a gamificação, estratégia que pode ser usada em ambos os casos. A proposta, que vem sendo utilizada com bastante sucesso já há alguns anos, é incorporar os jogos ao ensino de determinados conteúdos.

 

Gamificação, uma estratégia que une presencial e on-line

Jogos educacionais são excelentes ferramentas para tornar as aulas mais atrativas e estimulantes, especialmente as desenvolvidas on-line. Contudo, a gamificação vai além do uso de jogos. O ponto chave da ferramenta está em aplicar o conceito dos games – com seus elementos lúdicos e desafiadores – em qualquer tipo de atividade, inclusive as não digitais.

Elementos como ranqueamento, vidas, etapas e trabalho cooperativo, por exemplo, podem compor atividades fora do universo digital.

Aqui, cabe ao educador usar a imaginação para criar a melhor estratégia possível. Ele pode até mesmo unir os mundos real e virtual! Um bom exemplo é o uso do QR code – com ele, é possível decifrar pistas e missões que devem ser realizadas em sala de aula.

 

Maneiras de gamificar as aulas

O primeiro passo para gamificar as aulas é ter clareza do objetivo de aprendizagem pretendido. Engajar os estudantes, estimular a competição saudável, o trabalho cooperativo e trabalhar o pensamento “fora da caixa” podem ser algumas opções.

Com o objetivo estabelecido, é hora de escolher as ferramentas para o processo. Elas podem ser avatares, roteiros, medalhas e adesivos de motivação, por exemplo. Lembrando que, mesmo que instrumentos digitais como jogos e aplicativos não sejam as únicas opções de trabalho gamificado, eles são os que mais oferecem recursos para as atividades – eles, afinal, foram desenvolvidos exclusivamente para isto!

Onde encontrar recursos educacionais para atualização do modelo de aulas?

A plataforma educacional Opet INspira foi desenvolvida pela Editora Opet. Nela, o docente encontra um acervo gigantesco de conteúdos, material didático, ferramentas de apoio e objetos educacionais digitais como vídeos, áudios, apresentações, jogos  e quizzes. Esses recursos estão relacionados aos materiais didáticos físicos e, principalmente, à proposta pedagógica que norteia o trabalho da Editora Opet. Ao mesmo tempo em que fazem essa conexão, eles favorecem a criatividade do professor.

Seja na modalidade presencial, a distância ou híbrida, o uso desses recursos contribui para as práticas educacionais e para o desenvolvimento da Cultura Digital – a competência 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Tipos de ferramentas educacionais digitais disponíveis na plataforma

Os conteúdos da Opet INspira auxiliam os educadores no desenvolvimento de avaliações e sequências didáticas. Também permitem que os docentes criem trilhas de aprendizagem e forneçam roteiros de estudos aos alunos.

Recursos como áudios, banco de imagens e vídeos são ofertados tanto para os professores quanto para os estudantes. Por falar em conteúdo para os estudantes, a plataforma traz, por exemplo, diversas histórias infantis, assim como vídeos e simuladores de experimentos científicos.

 

Recursos digitais e educação inclusiva

As escolas possuem papel fundamental na inclusão de crianças e adolescentes. Por isso, quando falamos em recursos educacionais, o tema educação inclusiva está sempre presente. Sendo assim, a plataforma educacional Opet INspira conta ainda com recursos de tecnologia assistiva que apoiam a educação inclusiva.

Na plataforma INspira, o educador encontra um Menu de Acessibilidade, recurso que permite a seleção de funções personalizadas aos usuários, como teclas de navegação, leitor de página, tamanho do texto e do cursor, espaçamento de texto e contraste, entre outros.

 

Opções para escolas nas etapas iniciante e avançada de implementação dos instrumentos tecnológicos

Como já observamos, apesar de o tema educação e tecnologia já ser debatido há algum tempo, muitos docentes e gestores ainda estão em processo de aproximação em relação à tecnologia digital educacional. Na medida, aliás, que as tecnologias evoluem rapidamente, esse é um processo permanente e que vale para todos os envolvidos, sejam eles iniciantes ou avançados. Pensando nisso, a plataforma educacional Opet INspira traz tutoriais em formato de vídeo e PDF que auxiliam e orientam na utilização dos recursos oferecidos.

Para acessar a plataforma, é preciso que a escola seja conveniada da Editora Opet, sendo necessário ao usuário ter login e senha individuais. Os Termos de Uso e as Políticas de Privacidade da Opet INspira estão de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a LGPD n.º 13.709/2018, garantindo a segurança dos dados de estudantes, professores e gestores.

Parceiro da Editora Opet: a plataforma educacional Opet INspira é sua grande aliada! Acesse, utilize, explore e faça uso de todo o potencial dessa incrível ferramenta!

E, se você ainda não é parceiro da Editora Opet, entre em contato conosco para conhecer!

Editora inicia a entrega dos portfólios digitais das ações desenvolvidas ao longo de 2020 com os municípios

Todos os anos, a Editora Opet oferece aos municípios parceiros um portfólio com todas as ações desenvolvidas dentro da parceria, como implantações, formações, encontros com familiares e visitas técnicas. É uma forma de documentar e demonstrar o trabalho realizado, auxiliando os gestores municipais em suas prestações de contas. É uma forma, também, de mostrar respeito à educação pública, aos recursos públicos e às comunidades de cada município.

Nos últimos dias, começamos a entregar aos gestores os portfólios com as ações do ano de 2020. Neste ano, porém, os portfólios estão diferentes: ao invés de volumes impressos, eles passam a ser enviados em formato digital – um site da plataforma Google para cada município.

“Os portfólios foram desenvolvidos pelos supervisores regionais, sob o acompanhamento da nossa coordenadora pedagógica, a professora Silneia Chiquetto”, explica a gerente pedagógica da Editora, Cliciane Augusto. “Em cada portfólio, são mostradas todas as ações, em textos, fotos, gráficos e vídeos. É um trabalho cuidadoso, construído a partir da agenda estabelecida com cada município e das demandas extras que também podem surgir.”

O portfólio digital traz uma série de registros de todas as atividades realizadas dentro da parceria com a Editora Opet.

EntregaEntre os municípios que já receberam os portfólios – a entrega simbólica está acontecendo via encontros do Meet, na plataforma Google –, estão Cotia e Santana de Parnaíba, ambos no Estado de São Paulo.

O secretário municipal de Cotia, Luciano Corrêa, destaca o valor estratégico do portfólio digital. Receber um portfólio com um resumo das ações desenvolvidas ao longo de 2020 e com as avaliações dos participantes sobre essas ações é de fundamental importância. Trata-se de um documento que não só registra tudo aquilo que foi realizado, mas que também oferece um indispensável feedback, mensurando a qualidade do caminho percorrido.Segundo ele, o formato digital agiliza e facilita a troca e o compartilhamento das informações constantes no documento, inclusive com os órgãos de fiscalização.

Sobre os resultados apresentados no documento, Luciano Corrêa se disse satisfeito. No ano de 2020, a Opet foi nossa parceira ao longo de todas as ações realizadas. Foi um ano totalmente atípico, porém a empresa se mostrou disponível e atenta às necessidades que o período exigiu. Esperamos que essa parceria se fortaleça cada vez mais. Temos as melhores perspectivas!”.

Para o secretário municipal de Educação de Santana de Parnaíba, Clecius Romagnoli, a transformação do portfólio em uma publicação digital agiliza e facilita o acesso às informações. “A Editora Opet traz uma proposta moderna, de um arquivo íntegro para consulta rápida, e isso é muito bom.” Em 2021, segundo Clecius, a proposta da parceria é avançar ainda mais na tecnologia, na formação de professores para a educação socioemocional e no suporte para que os professores ajudem os estudantes a superar as defasagens de aprendizado decorrentes do período de ensino remoto.

Parceiro da Editora Opet: construa você mesmo seu site ou portfólio digital!

A mesma tecnologia que possibilitou a produção dos portfólios digitais para os municípios parceiros Opet – amigável e com excelentes resultados visuais e de informação – também pode ser usada por professores ou escolas parceiras da Editora Opet.

“Você que é professor e quer criar um site da sua turma, por exemplo, ou o gestor que quer apresentar um portfólio digital, pode fazer isso muito facilmente dentro do conjunto de ferramentas Google oferecidas aos nossos parceiros públicos e privados”, explica Cliciane Augusto. Para isso, basta acessar o site https://sites.google.com/new?tab=r3. O serviço, um dos mais consolidados do Google (ele existe desde 2008), permite aos usuários escolherem layouts e publicar conteúdos rapidamente.

English Party for Teens: a nova coleção de Língua Inglesa da Editora Opet!

Good News! A Editora Opet está iniciando o ano letivo de 2021 com uma grande novidade no ensino de Língua Inglesa: a coleção English Party for Teens, desenvolvida para os estudantes e os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). A Coleção completa as propostas adicionais de Língua Inglesa da Editora para a Educação Básica, somando-se às coleções English Party (para crianças de 3 a 5 anos) e Joy!, para os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

A editora Gabrielle Caroccia coordenou o projeto de desenvolvimento da Coleção English Party for Teens. Ao longo de dez meses, ela “mergulhou” no projeto para produzir livros que oferecessem uma proposta de vanguarda no ensino de Língua Inglesa. Dentre as principais características da Coleção, ela destaca o diálogo estreito entre os livros impressos e as ferramentas digitais da plataforma educacional Opet INspira.

“Essa integração é extremamente importante e auxilia muito em relação à usabilidade e à prática da língua inglesa no cotidiano”, analisa Gabrielle. “Os arquivos de áudio, vídeos, jogos e quizzes estão interligados aos temas desenvolvidos em cada unidade. Por meio das videoaulas da plataforma, por exemplo, o aluno tem o conhecimento fixado e, na maioria das vezes, ampliado, porque há uma contextualização do conteúdo aprendido na prática.”

Gabrielle Caroccia: integração entre materiais físicos e ferramentas digitais expande as possibilidades de trabalho da Coleção.

No caso das faixas de áudio, que também são integrantes do livro didático, elas permitem aos estudantes exercitar a escuta e a fala do inglês, o que fortalece e refina o aprendizado. Todos esses recursos, observa Gabrielle, também reforçam as possibilidades de trabalho do professor, que pode propor aulas mais ricas e significativas. Os recursos aos docentes, aliás, abrangem as orientações metodológicas presentes nos próprios livros do professor, assim como sugestões de trabalho em sala de aula presentes em vídeos e planos de aula em formato PowerPoint.

“Com todos esses recursos e encantos, o professor vai acabar se inspirando e soltando ainda mais sua criatividade durante o processo de planejamento e realização de suas aulas”, diz Gabrielle. “Acredito que a missão da plataforma é justamente esta: INspirar professores e alunos para, assim, enriquecer ainda mais a recepção e a produção de conhecimentos – em especial aqueles relacionados à Língua Inglesa!”

O projeto gráfico foi cuidadosamente planejado para engajar os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Lúdica e intercultural – Em termos metodológicos, a Coleção parte da percepção da dinâmica do idioma, que pode e deve ser trabalhada por meio de jogos e atividades lúdicas. O objetivo é fazer com que os estudantes assumam protagonismo, expressando-se com naturalidade, criatividade e sem receio de se comunicar. Além disso, a Coleção também trabalha com a interculturalidade, propondo ao estudante uma reflexão sobre a própria cultura e sobre a cultura do outro, o que leva à compreensão de um dos grandes desafios da nossa época, o da aceitação e valorização da diversidade linguística e cultural.

Por dentro da Coleção – A Coleção English Party for Teens é formada por quatro livros anuais do estudante organizados em oito unidades temáticas cada (quatro bimestres letivos), cujos conteúdos estão alinhados às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às competências específicas de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental – Anos Finais.

Os livros do professor (quatro volumes anuais) trazem os fundamentos e referenciais teóricos que nortearam a elaboração dos conteúdos da Coleção, os objetivos das unidades e as orientações metodológicas organizadas ao longo das páginas correspondentes às do livro do aluno. Além desses itens, na plataforma educacional Opet INspira o docente tem disponível o mapeamento dos conteúdos de acordo com a BNCC para cada livro.

Os conteúdos digitais associados à Coleção estão na plataforma educacional Opet INspira e podem ser acessados com login e senha do aluno ou professor. São arquivos de áudio (que podem ser ouvidos online ou baixados em tablets, celulares e computadores), videoaulas em diferentes formatos e quizzes – jogos de perguntas e respostas, com placar de desempenho do estudante.

Os quizzes de Língua Inglesa da plataforma educacional Opet INspira fornecem uma análise dos resultados do estudante.

Ideb: homenagem aos municípios do Mato Grosso

Ao longo dos anos, os municípios parceiros da Editora Opet vêm se destacando em relação à qualidade da educação. Um avanço que é perceptível na evolução do trabalho pedagógico, na aproximação das famílias em relação à escola, na melhoria do aprendizado e mesmo na redução das desigualdades sociais e econômicas das comunidades. Esse avanço também se espelha nas ferramentas de avaliação da própria educação como o Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

É o caso, por exemplo, de três municípios parceiros antigos da Editora Opet em Mato Grosso: Alto Taquari, Alto Araguaia e Campo Verde. Em todos eles, houve um aumento significativo do Ideb em 2019 em relação à avaliação anterior, de 2017.

Em Alto Taquari, o Ideb verificado para a 4ª série/5º ano saltou de 5.7 para 6.3, um aumento de 10,52% – bem acima da meta projetada pelo Inep para 2019, que era de 5.4. Desde 2007, quando começou a avaliação, o avanço do Ideb no município para esse segmento foi de 85,29% (de 3.4 para 6.3)!

Em Alto Araguaia, o avanço no período 2017-2019 foi de 4,76%, com o Ideb para a 4ª série/5º ano passando de 6.3 para 6.6 – significativamente acima da meta projetada para 2019, que era de 5.1. Desde 2007, o Ideb cresceu incríveis 112,90% (de 3.1 para 6.6).

E em Campo Verde, o crescimento no período também foi de 4,76%, com o Ideb chegando a 6.6 para a 4ª série/5º ano (a meta projetada para 2019 era de 6.2). Em 12 anos, entre 2007 e 2019, o avanço chegou a 53,48% (de 4.3 para 6.3).

Vale observar que os três municípios já superaram as metas projetada pelo Inep para este ano, quando ocorre uma nova avaliação.

Para celebrar os bons resultados, a Editora esteve nos três municípios para a entrega de placas comemorativas e de homenagem aos gestores municipais. Elas foram entregues pelo representante comercial da Editora para o segmento público na região, Gilberto Muniz Pereira.

Entrega da placa de homenagem em Alto Araguaia à secretária Abilene Queiroz.

“Essas placas são o reconhecimento de um trabalho muito importante dos nossos parceiros. E nós estamos juntos sempre, no fornecimento dos materiais didáticos e ferramentas tecnológicas, nas formações pedagógicas e no acompanhamento permanente do trabalho”, observa Gilberto. Ele destaca a importância das inovações apresentadas pela Editora ao longo do ano passado – em especial, na área de tecnologia educacional -, que garantiram tranquilidade para o trabalho durante as aulas remotas.

Em Alto Taquari, a placa foi recebida pela secrteária municipal de Educação, Fernanda Nogaroto Tonsis, e pela coordenadora do Ensino Fundamental, Rosangela Carvalho de Oliveira Santos.

Avançar mais – A secretária municipal de Educação de Campo Verde, professora e mestre em Ensino pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Simoni Pereira Borges, avalia o crescimento do IDEB de seu município a partir de uma perspectiva ampla, buscando avançar mais e de forma mais intensa.

Secretária Municipal de Educação de Campo Verde, Simoni Pereira Borges.

“Precisamos continuar trabalhando arduamente para transformar esses dados de forma mais expressiva., observa. Ela destaca as dificuldades vividas nos últimos tempos pela educação. “Nosso desafio é compreender esse processo e traçar um planejamento de trabalho que possibilite os menores impactos possíveis para a aprendizagem e, consequentemente, para a avaliação.”

Simoni destaca o valor da parceria com a Editora Opet por meio do selo educacional Sefe. “É preciso agradecer e reconhecer os parceiros que se disponibilizaram a contribuir, como o Sefe, que esteve em Campo Verde nos últimos quatro anos traçando estratégias que visam contribuir com aprendizagens significativas e bons resultados avaliativos. ”

Novo Fundeb: como atrair mais recursos para o seu município?

Gestores devem trabalhar agora para reduzir desigualdades e alcançar “ciclo virtuoso” de qualidade e investimentos. Programa INdica é a resposta Opet a essa demanda.

Em agosto de 2020, a educação brasileira celebrou uma conquista histórica com a aprovação, pelo Congresso Nacional, da Emenda Constitucional 108, que tornou o Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – uma política de Estado. O Fundo, que expiraria no final do ano, foi integrado à Constituição Federal (no Artigo 212-A) e fortalecido. Criado em 2007, ele é formado por receitas tributárias dos Estados e municípios com complemento da União que, a partir deste ano, passará de 10% para 12%, chegando a 23% em 2026.

Apenas para se ter uma ideia do montante de recursos, o valor total estimado para o Fundeb pelos ministérios da Educação e da Economia para o ano de 2020 chegou a R$ 162,4 bilhões, segundo informações divulgadas pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O valor varia anualmente, de acordo com a arrecadação tributária do país.

Estímulo à qualidade – “O aumento dos recursos para a Educação Básica com o novo Fundeb não significa apenas mais dinheiro. Ele também está atrelado a um estímulo à melhoria real da educação. Os municípios vão se preocupar mais e investir mais em qualidade para ter acesso a mais recursos”, observa Roberto Costacurta, gerente comercial da Editora Opet para a área pública. Quando se fala em “melhoria real da educação”, o que está em questão é o avanço consistente em uma série de indicadores que permitem traçar um quadro mais amplo e profundo de cada município.

Luciano Rocha é o responsável, na Editora Opet, pelo desenvolvimento do Programa INdica de Avaliação da Educação, que, nos últimos anos, atendeu inúmeros municípios com uma proposta sólida de avaliação institucional e diagnóstica do aprendizado. Além de construir um diagnóstico preciso e minucioso da educação, o INdica também oferece os mecanismos para que os municípios superem as deficiências e as desigualdades de aprendizado identificadas entre escolas, estudantes e níveis de ensino.

O novo Fundeb – Nos últimos meses, Luciano vem estudando cuidadosamente as questões associadas ao novo Fundeb. Entre os temas estão os percentuais de participação da União no financiamento do Ensino Fundamental e a mudança da cota-parte do ICMS (contribuição dos Estados ao novo fundo), que também teve parte de seu montante associada à qualidade da educação.

“Esses dois elementos – a complementação da União e os recursos do ICMS destinados a cada município –, são fundamentais em relação aos valores recebidos. E estão associados diretamente à melhoria dos indicadores da Educação Básica”, observa Luciano. “Em outras palavras: aqueles municípios que não investirem em qualidade desde agora, usando para isto ferramentas de avaliação, diagnóstico e correção, acabarão com menos recursos. E terão ainda mais dificuldade para fazer sua educação avançar.”

No caso da complementação da União – que, como já foi observado, passará gradativamente de 10% para 23% até 2026 –, ela é formada por três componentes que foram definidos na nova legislação.

São eles o VAAF (Valor Aluno/Ano Fundeb), que em 2026 corresponderá a 10% do total, o VAAT (Valor Aluno/Ano Total), que corresponderá a 10,5%, e o VAAR (Valor Aluno/Ano por Resultado), que corresponderá aos restantes 2,5% que serão distribuídos às redes que melhorarem a gestão e tiverem evolução nos indicadores de atendimento, aprendizagem e redução de desigualdades. Esses percentuais, reforça Luciano, ainda não chegaram a seus valores-limite, e seguem o seguinte cronograma pelos próximo anos:

“Os recursos do VAAR não podem e nem devem ser desprezados pelos gestores municipais. Mas, para acessá-los a partir de 2023, que é quando começam os repasses, as redes municipais devem trabalhar agora para melhorar seus indicadores de forma consistente”, observa Luciano.

Esses indicadores abrangem melhoria de aprendizagem, redução das desigualdades educacionais socioeconômicas e raciais, avanços nas avaliações nacionais, taxas de aprovação no Ensino Fundamental e no Ensino Médio e atendimento da criança na Educação Básica.

Em relação à cota-parte do ICMS, que é repassada anualmente pelos Estados ao fundo, ela também foi condicionada às melhorias na educação. “A regra de distribuição da cota do ICMS aos municípios passou a ser de 65% via VAAF, ou Valor Aluno/Ano Fundeb, e 35% por critérios definidos em lei estadual”, explica Luciano. “Só que, de acordo com a nova lei, ao menos 10% desses 35% devem estar atrelados aos indicadores de melhoria nos resultados de aprendizagem e ao aumento da equidade nas redes municipais, ou seja, ao avanço de todos os estudantes.”

INdica Opet – Para Roberto Costacurta, o Programa INdica é uma opção estratégica que vai permitir que os municípios transformem sua educação pública, alcançando o “ciclo virtuoso” de qualidade e recursos estabelecido pelo novo Fundeb. “O INdica foi a resposta da Editora Opet a uma demanda de municípios que queriam alavancar a qualidade da educação. Ele fornece ferramentas diagnósticas, resultados, planejamento e ações concretas”, observa o gerente comercial da Editora Opet. “Um investimento que é amplamente compensado pelos resultados educacionais, sociais e mesmo financeiros nos municípios.”

Para saber mais sobre o Programa INdica, clique aqui.

Ouça um podcast especial sobre o Programa INdica com Luciano Rocha:

Integração Opet INspira e Google for Education fortalece o ensino digital!

Você é professor. Imagine chegar à sua sala de aula passando antes por um laboratório repleto de recursos, de jogos educacionais e áudios a apresentações multimídia, de simuladores a sequências didáticas de alta qualidade. Você pode escolher todos os recursos que irá utilizar e, se quiser, pode até adaptar alguns deles especificamente para a sua aula. Não seria fantástico trabalhar assim?

Pois é exatamente essa a ideia da integração das plataformas educacionais digitais Opet INspira, da Editora Opet, e Google for Education, parceira oficial Opet desde o ano passado na oferta de ferramentas digitais como salas de aula para o ensino remoto. A partir de agora, os professores e os estudantes parceiros dos selos Opet Soluções Educacionais e Sefe vão acessar as duas plataformas usando uma única conta de e-mail – @opeteducation.com.br no caso dos docentes e @souopet.com.br no caso dos estudantes.

Ao ingressar, os usuários terão acesso aos milhares de conteúdos da plataforma educacional Opet INspira, que poderão ser utilizados de forma direta dentro do ambiente Google for Education, mais exatamente nas salas de aula Google Classroom e no Google Drive.

“Essa integração tem a finalidade de tornar ainda mais amigável a relação entre os nossos parceiros e as ferramentas digitais”, observa a gerente pedagógica da Editora, Cliciane Élen Augusto. “Ela desburocratiza, dinamiza e potencializa diferentes usos e combinações de recursos para a educação.”

Recursos disponíveis – Cliciane explica que a maioria dos recursos da plataforma educacional Opet INspira já está disponível para uso integrado com as ferramentas Google for Education. “Todos os recursos das seções de jogos, avaliações, apresentações, vídeos, áudios e simuladores já podem ser utilizados pelos professores em suas salas de aula virtuais.” A ideia é facilitar a vida dos usuários e tornar a experiência de educação digital mais significativa e “sem atrito”.

“O objetivo dessa integração foi facilitar a experiência desse usuário. Nós sabemos que, hoje, a informação está disponível para todos no meio digital, mas nem tudo o que está na rede é de qualidade”, explica Cliciane. “Foi pensando nisso que unimos as plataformas. Para fazer uma curadoria dos conteúdos de forma muito significativa e, principalmente, com muita qualidade. Os professores não vão encontrar esses conteúdos, que foram desenhados a partir dos nossos materiais e da nossa concepção teórico-metodológica, em outro lugar.”

Trabalho conjunto – O coordenador de Tecnologias Educacionais da Editora Opet, Luciano Rocha, explica que essa integração é resultado de um trabalho iniciado no ano passado junto com o setor Pedagógico, quando tanto a plataforma INspira quanto a parceria com a Google for Education passaram a apoiar o trabalho de milhares de professores e estudantes parceiros em todo o Brasil.

“Percebemos essa necessidade e, a partir daí, desenvolvemos o módulo integrador que permite ao professor usar todos os objetos educacionais INspira em ferramentas do Google for Education como o Google Classroom, que é a sala de aula virtual. O grande avanço, enfim, é possibilitar ao professor o acesso às plataformas e o compartilhamento de conteúdos entre elas.”

Conteúdos que, vale observar, estão diretamente vinculados aos materiais didáticos da Editora (Sefe e Opet Soluções Educacionais), devidamente revisados, validados e em consonância com a proposta pedagógica oferecida pela Editora. “Ou seja, o professor não perde tempo buscando materiais de qualidade fora, o que toma tempo”, observa Luciano. “E, se ele quiser, no caso de várias sequências didáticas, ele pode fazer o download em seu próprio computador, ajustá-las para sua própria aula e enviar aos seus alunos.”

(*) – Parceiro Opet: se você ainda não configurou o seu e-mail para uso na Plataforma, entre em contato com o seu supervisor regional Opet-Sefe.

Ensino Privado: as formações pedagógicas e o início do ano letivo

As escolas privadas parceiras Opet estão finalizando seus preparativos para o início do ano letivo de olho em questões como a implantação do ensino híbrido. Com o apoio da Editora Opet, essa preparação está sendo mais tranquila. A começar pelo diálogo com nossos assessores pedagógicos, que apresentam e discutem os usos dos materiais didáticos e das tecnologias digitais, debatem temas práticos da educação e fazem a escuta dos parceiros. Por conta da pandemia, esse trabalho é desenvolvido 100% online, com grande engajamento dos professores e gestores. “Estamos trabalhando a todo vapor”, conta a supervisora regional Daiane Veiga, responsável por responsável pelo contato direto com as escolas e organização dos diversos atendimentos pedagógicos. “Esse trabalho abrange tanto as formações com os parceiros mais antigos quanto a implantação dos materiais nas escolas que estão se associando agora à Editora Opet”, explica.

Entre as escolas privadas que passaram por formações e implantações digitais nos últimos dias, estão parceiras Opet Soluções Educacionais no Amapá, Rondônia, Maranhão, Pará e Pernambuco. Dentro das formações, Daiane destaca o uso das ferramentas digitais. “No ano passado, a equipe aprendeu a trabalhar com as ferramentas e se qualificou, e estamos compartilhando esses conhecimentos com os professores e gestores parceiros.”

SucessoAmeliany Azevedo é mantenedora e diretora pedagógica da Escola Sucesso, uma das mais tradicionais de Macapá, que recentemente fez a primeira formação pedagógica do ano com os assessores da Editora. “Os assessores da Editora são extremamente solícitos”, avalia. “E o atendimento vai além das formações contratuais. Sempre que temos necessidades específicas, a Opet nos atende. E as formações são muito produtivas. Um atendimento online, mas ao vivo, respondendo as nossas questões.”

Tela da formação online com os professores da Escola Sucesso, de Macapá.

Ameliany conta que, neste ano, a escola vai retomar o Ensino Médio, adotando os materiais da Opet Soluções Educacionais para o primeiro ano. Ela destaca, ainda a extensão da parceria. “Temos todo o apoio de que precisávamos, até nos aspectos comerciais. A Editora Opet entende a nossa realidade, as nossas necessidades, e está sempre pronta a acolher e ajudar. É difícil encontrar isso em outras empresas do segmento educacional.”

Parceria significativa – A irmã Elda de Sousa é diretora do Instituto Farina do Brasil em Vargem Grande, no Maranhão, instituição de ensino parceira da Editora há anos. Ela ficou muito satisfeita com a formação pedagógica online realizada nesta semana. “Todos os nossos professores participaram, alguns na escola e outros em casa. E a formação foi maravilhosa”, avalia.

Irmã Elda com parte da equipe de professoras do Instituto Farina durante a formação pedagógica. Foto: Instituto Farina.

Em relação à parceria com a Editora Opet, ela é pragmática. “Somos só gratidão com a Opet. Vocês são muito precisos em atender nossas demandas, em acompanhar e dar suporte ao nosso trabalho. E agora, neste tempo de pandemia, a Editora tem sido uma presença marcante e significativa.” Em 2021, o Instituto Farina vai trabalhar com os ensinos híbrido, remoto e presencial, assumindo todos os protocolos de saúde. “Nesse cenário, a Editora Opet, com certeza, terá um papel importante.”

Excelência – Adriana Fialho é supervisora regional pedagógica da Editora Opet e atende várias escolas parceiras nas regiões Norte e Nordeste. Para ela, as equipes pedagógicas e de gestão estão entusiasmadas para o início do ano letivo. “A expectativa é muito boa, em especial pela excelência do trabalho que a Editora desenvolve e também pela possibilidade de oferta de uma educação mais humana, cidadã e que acompanha as determinações legais em relação ao ensino.”

Adriana observa que os professores e estudantes ficam satisfeitos com o trabalho desenvolvido em parceria com a Opet no ensino remoto. “Eles perceberam que a tecnologia aproxima através da colaboração, da ampliação da criatividade, da curiosidade e das descobertas. Dessa forma, o conhecimento faz sentindo e, por isto, torna-se significativo.”

Parceiros privados Opet prontos para os desafios de 2021

Para as escolas privadas, o ano de 2020 foi tremendamente desafiador. Elas enfrentaram grandes mudanças, a começar pela substituição das aulas presenciais por aulas remotas, o que exigiu preparo dos gestores e dos docentes e, especialmente, uma mudança cultural. Também precisaram ter sensibilidade e habilidade para lidar com questões econômicas associadas, por exemplo, às mensalidades e mesmo à situação de muitas famílias.

O ano letivo de 2021 promete ser igualmente desafiador, mas em termos diferentes. As escolas terão como metas, por exemplo, a implantação do ensino híbrido e a preparação dos ambientes físicos para o retorno das atividades presenciais. Isso, sem perder o engajamento dos estudantes e das famílias e sem reduzir a qualidade da educação. A Editora Opet, que em 2020 deu todo o apoio a seus parceiros privados, está pronta para auxiliar as escolas neste ano.

“Com todas as dificuldades de 2020, as escolas agora têm absoluta certeza de que o ensino híbrido e os materiais digitais vieram para ficar”, avalia Klinger Mota, gerente comercial da Editora Opet para o segmento privado. Ao longo dos últimos meses, os parceiros privados Opet Soluções Educacionais tiveram o apoio das ferramentas digitais Google for Education – fruto de uma parceria com a Editora Opet – e das sequências didáticas e conteúdos multimídia (filmes, jogos, simuladores, bancos de questões, quizzes) da plataforma educacional Opet INspira, desenvolvida por nossos especialistas em educação e tecnologia. Ferramentas que, vale observar, estão em constante aprimoramento.

“Nossas escolas conveniadas estão muito satisfeitas com os recursos que oferecemos. Elas esperam que a Editora Opet continue investindo constantemente em inovações tecnológicas e nós estamos fazendo isso. Não apenas nas atualizações e lançamentos de novos recursos, mas na formação da nossa própria equipe, que está preparada para formar professores e gestores parceiros”, observa Klinger.

“Eu, particularmente, acredito que, daqui para frente, teremos uma substituição cada vez maior do livro impresso por materiais digitais. Nós estamos nos preparando para isso, olhando com muito cuidado para a integração entre os materiais impressos e os recursos digitais. Trazendo ao cenário digital, enfim, a qualidade que oferecemos nas nossas coleções.”

Klinger: Opet recursos digitais, materiais didáticos e proposta pedagógica Opet atraem as escolas.

Questão de valor – Na avaliação de Klinger Mota, a Editora Opet oferece uma das melhores relações custo-benefício do mercado educacional brasileiro. “Além de materiais didáticos, paradidáticos e ferramentas digitais de primeira linha, também oferecemos um serviço de excelência com profissionais extremamente qualificados – professores que conhecem a fundo e que gostam da educação. E tudo isso por um preço justo, abaixo do praticado pelo mercado.”

Humana e cidadã – Instalada em um sítio com 96 mil metros quadrados em Florianópolis, a Escola Magia do Saber tem uma proposta educacional socioconstrutivista, pautada em valores sociais e humanos, no desenvolvimento integral da criança e na experiência com a natureza. “Em nosso trabalho, buscamos ver e conectar a sala de aula e a natureza como caminhos humanizadores, o que torna o aprendizado mais interessante e significativo”, explica a diretora geral Ana Cláudia Ramos. O espaço, reforça, foi inteiramente concebido para vivências, experiências afetivas, encontros, conquistas e descobertas.

Professoras Ana Cláudia Ramos, diretora geral, e Gisele Gonçalves, coordenadora pedagógica da Escola Magia do Saber, de Florianópolis.

Em 2021, a escola escolheu a Editora Opet como parceira na educação. “O diferencial Opet foi possibilitar uma educação humanizada e cidadã, baseada na Base Nacional Comum Curricular e nos princípios que sustentam a proposta pedagógica da Escola Magia do Saber”, explica a coordenadora pedagógica, a professora e doutoranda em Educação Gisele Gonçalves. “Entre eles está a inclusão social, na qual toda criança é capaz de aprender, respeitando suas potencialidades, tempo e individualidades, sendo consideradas sujeito de direitos, como protagonistas de suas vidas e sujeitos partícipes do seu processo formativo.”

A escola retoma as atividades presenciais no próximo dia 18 de fevereiro, observando estritamente os protocolos sanitários e de higiene. “Apostamos na articulação do conhecimento científico, áreas verdes e experiências significativas para uma volta às aulas segura e integrada à natureza”, explica Gisele. “Nossa decisão coletiva em optar exclusivamente pelo retorno presencial se deu, especialmente, pelo fato de que com o contexto da pandemia e o isolamento social, as crianças foram afastadas dos ambientes abertos, do contato com a natureza e do ambiente escolar, o que reforçou que estamos no caminho certo para proporcionar uma proposta educativa de ‘crianças conectadas com a natureza’”.

Proposta da escola contempla o contato com a natureza e as experiências significativas.