Um “Raio-X” da equipe pedagógica Opet

Equipe de assessores e supervisores pedagógicos da sede da Editora Opet, em Curitiba.

Em entrevista exclusiva, a gestora pedagógica da Editora Opet detalha a estrutura e o trabalho da nossa equipe pedagógica.

Há alguns meses, Cliciane Élen – professora, pedagoga, neuropsicopedagoga e mestranda em Educação – assumiu a gerência pedagógica da Editora Opet. Colaboradora com bastante tempo de casa, ela conhece em detalhes o trabalho desenvolvido pelos assessores pedagógicos nos municípios e nas escolas privadas parceiras Opet.

Entrevista a Rodrigo Wolff Apolloni

Qual é o papel da gerência pedagógica? Qual sua relação com os materiais pedagógicos?

Cliciane – A gerência pedagógica garante que todo o atendimento pedagógico acontecerá no prazo previsto, atendendo as expectativas dos parceiros, contribuindo para a formação desses profissionais que utilizam os materiais didáticos e, em especial, trazendo novas proposições para ampliar seus repertórios. Temos um olhar atento para o uso do material na formação do professor e sempre buscamos perceber o que podemos fazer a mais. Nosso papel é garantir, também, que nossa equipe esteja atualizada, para atender as pessoas da melhor maneira. Em outras palavras: nós olhamos para o todo o tempo todo, para verificar e garantir que estamos atendendo as expectativas dos nossos parceiros das escolas públicas e privadas.

É possível dizer que, entre as missões da equipe pedagógica, está a de “dar vida” aos conteúdos didáticos cristalizados nos materiais?

Cliciane – É isso mesmo. A equipe “dá vida” a tudo o que está registrado nos livros didáticos, até porque os livros são uma parte das nossas soluções. Eles são o ponto de partida, mas não “acontecem” sozinhos.  Daí a importância da relação entre o formador e o professor, lá na ponta. A formação cumpre esse papel. Sem a formação para o uso dos materiais, o professor atinge parcialmente os objetivos propostos com os estudantes. É possível até chegar a alguns resultados, mas não naquela plenitude que é possível e desejável. Sem a formação pedagógica correspondente, o uso do material fica limitado. Mesmo quando, como no caso da Editora Opet, temos materiais de alta qualidade.

Em que momentos se divide o trabalho da equipe pedagógica?

Cliciane – A formação de implantação do material didático é um momento indispensável. Uma boa implantação é fundamental para a sequência do trabalho. Em seguida vem a formação, que tem um caráter de continuidade do trabalho. Tanto que a nomenclatura mais correta seria “formação continuada”, porque o caráter é este. Por fim, temos a assessoria, que é feita pelos supervisores regionais. Assim, aqui temos dois momentos diferentes para grupos distintos: a formação, feita pelos formadores para os professores, e a assessoria pedagógica, feita pelos supervisores regionais com as secretarias e com as equipes gestoras. Essas ações, porém, se comunicam, elas não são estanques – os supervisores também vão aos professores. Nossa assessoria pedagógica é tão personalizada, tão voltada às demandas de cada parceiro, que é quase uma consultoria. Um trabalho que envolve implantação, formações, visita técnica, palestras, acompanhamento pedagógico e, a pedido dos parceiros, avaliações e uma base de dados.

Formação de professores

Formação pedagógica de início de ano letivo realizada com os professores de Paranaguá, no Paraná (2019). A formação é um momento de aprofundamento dos professores em relação aos conteúdos e ao uso dos materiais didáticos.

Qual é a estrutura da gerência pedagógica da Editora Opet?

Cliciane – Hoje, nós temos a matriz em Curitiba e outros dois polos, um em Natal e o outro em Fortaleza, para o atendimento dos parceiros públicos e privados no Nordeste. Dentro dessa estrutura geográfica, temos a gestora pedagógica, que sou eu, supervisores regionais, (que fazem o acompanhamento pedagógico e organizam toda a logística para os atendimentos), a supervisão pedagógica (que acompanha a elaboração dos planejamentos, das avaliações e de todas as formações) e equipe de assessores especialistas por aéreas e níveis da Educação – Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Arte e Educação Física. E contamos ainda com uma profissional que desenvolve todo nosso material de apoio, os layouts das nossas produções.

Qual é o perfil dos profissionais do nosso pedagógico?

Cliciane – Boa pergunta! Antes de mais nada, nossos profissionais são proativos e pesquisadores. Para fazer parte da nossa equipe é preciso, em primeiro lugar, ser um profundo interessado em educação, ir atrás de novas propostas, investigar o que já se tem, trocar experiências e trazer soluções para as questões do dia a dia. Quem trabalha em escola se depara com muitas situações envolvendo professores, estudantes, gestores e familiares. E, muitas vezes, se vê sem saber o que fazer. Uma de nossas missões é estabelecer diálogo com essa pessoa e auxiliá-la. Incentivando, articulando e trazendo propostas para a superação das questões. Assim, quando a gente faz todo esse esforço, tem toda essa vontade, é por um bem maior. Isso é o que nos motiva, que faz com que sejamos educadores.

Formação Educação Física

Em Pitanga (PR), professores de Educação Física participam de uma formação pedagógica com foco nas possibilidades de trabalho em atividades físicas, esportes e jogos.

Ao longo do ano, a equipe pedagógica se reúne várias vezes para dialogar, planejar, aprender e fortalecer o trabalho. Como funciona esse processo?

Cliciane – Há poucas semanas, realizamos o primeiro desses encontros, que foi chamado de “Alinhando as Ideias”. Nós olhamos para o nosso cenário, para os nossos parceiros em todo o país, professores, gestores e estudantes. E, nas discussões, também voltamos às nossas propostas, aos princípios que norteiam o nosso trabalho. Além disso, também trouxemos um palestrante externo, que nos falou sobre a arte da “escutatória”, com base na obra do Rubem Alves. Trabalhamos o ouvir, inclusive para fortalecer nossa capacidade de atender as demandas das escolas e dos municípios parceiros. Em termos figurados, a gente está sempre regando a planta para que ela floresça sempre, independente da época do ano. Sendo primavera ou não, precisamos florescer sempre. E isso vem da equipe, o que é muito legal.

Equipe Pesagógica

A “cara” do pedagógico da Editora Opet em março de 2019.

“É bom contar com um sistema de ensino que se adapta à realidade local”, afirma secretária de educação de Paranaguá sobre Editora Opet

A secretária municipal de Educação de Paranaguá, Vandecy Silva Dutra, fala sobre o papel da parceria com a Editora Opet para que a rede municipal de ensino supere seus principais desafios.

Como a senhora avalia a parceria entre Paranaguá e a Editora Opet?

Vandecy: Temos uma parceria com a Editora Opet, com a adoção dos materiais do selo Sefe, desde 2013. Seguimos com a parceria em 2017, quando começou a nova gestão, e assumimos com novos compromissos. Assumimos com uma nova postura em relação à formação dos gestores, com uma formação diferenciada para os professores – que é a formação no momento da hora-atividade, na formação pela própria escola. Nesse processo, a Editora Opet tem sido nossa parceria nessa formação.  Nós fizemos dois cursos de formação de gestores e temos a formação dos nossos professores. Neste momento, por exemplo, são duas semanas inteiras de trabalho por série, com a apresentação e o aprofundamento em relação aos materiais. É uma parceria de longa data, que vem dando bons frutos. E o melhor é a flexibilidade da Editora em atender as necessidades do nosso município. É bom ter um sistema de ensino que se adapte à realidade local. Essa é a parte mais importante nas formações.

A Editora Opet promove o Prêmio Ação Destaque, que reúne projetos importantes desenvolvidos por gestores e professores de todo o país a partir dos materiais e da proposta do Sefe. E Paranaguá sempre aparece entre os finalistas. Como a senhora avalia o envolvimento dos professores com os materiais Sefe?

Vandecy: A formação alimenta esse desejo e essa vontade de ensinar melhor. O Prêmio incentiva boas práticas dentro da escola. Ele faz com que os professores se sintam valorizados e saibam que, ao final do trabalho, podem ser premiados. Nós começamos com uma vencedora, que serviu como multiplicadora em um processo. É uma roda virtuosa, que nasce na formação pedagógica.

Estamos vivendo um momento novo na educação brasileira. Como a senhora avalia o papel da parceria nesse novo cenário e quais são as perspectivas?

Vandecy:  É um ano de grandes mudanças e estamos nos adaptando às novas políticas governamentais. Mas, nós temos um objetivo único, que é avançar na educação das nossas crianças. Queremos que nossos alunos atinjam um nível de conhecimento e de aprendizagem mais do que satisfatório. E, neste ano, para provar isso, nós temos o IDEB. Nossa meta, para o IDEB, é ousada, e a Editora Opet vem agregar a esse trabalho que estamos desenvolvendo para a qualidade do ensino. Assim, dentro da nossa parceria, teremos três simulados, a formação dos professores dos quintos anos e seguimos com a formação dos gestores. Tudo para a melhoria da qualidade de ensino. A Editora Opet é nossa parceira nesse processo.

Formação pedagógica envolve 1.200 profissionais em Paranaguá

Ao longo de toda esta semana, os cerca de 1.200 professores da rede municipal de ensino de Paranaguá, assim como os gestores da educação, estão participando da primeira grande formação pedagógica do ano, realizada em parceria com a Editora Opet. Paranaguá e a Opet são parceiros educacionais desde 2013 e desenvolvem um trabalho com os materiais didáticos do selo Sefe – Sistema Educacional Família e Escola. Esses materiais são utilizados pelas crianças do nível Infantil 5 e pelos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano), além do Ensino Especial e dos componentes curriculares de Língua Inglesa (para o quinto ano) e Educação Física. Os professores e estudantes utilizam as coleções “Trilhas” (Educação Infantil), “Caminhos e Vivências” (Ensino Fundamental) e “Joy!” (Língua Inglesa), do selo Sefe – Sistema Educacional Família e Escola.

A formação, que está sendo realizada no campus da UNESPAR, é feita pelos assessores pedagógicos da Editora Opet, que estão trabalhando com os professores de um nível da educação em cada dia. Esse processo, como explica o supervisor regional da Editora para Paranaguá, Nelson Bittencourt, envolve o aprofundamento nos temas dos materiais, assim como a troca de experiências, o esclarecimento de dúvidas e o diálogo. “A formação é um momento importante de troca de informações e de escuta das demandas dos professores em relação aos materiais e ao fazer pedagógico. Em Paranaguá, esse momento funciona muito bem porque o envolvimento dos professores é, sempre, muito grande.”

Parceria em ação – Silvana Rodrigues da Silva é professora há 15 anos na rede municipal de ensino de Paranaguá e acompanhou a parceria com a Opet desde seu primeiro momento. Para ela, as formações pedagógicas são estratégicas para o sucesso em sala de aula. “Temos a oportunidade de trocar experiências inovadoras, que são compartilhadas e levadas para as escolas. Além disso, o suporte do Sefe é grande.” Segundo Silvana, a riqueza dos materiais facilita o trabalho. “Os conteúdos conversam entre si, e isso nos ajuda muito em sala de aula.”

Luciana Vasson é professora da rede municipal há dez anos e dá aulas para os estudantes do 2º e do 5º ano. Em sua avaliação, as formações pedagógicas ajudam os docentes a superar dúvidas e aflições. “Quando a gente reúne várias pessoas para falar sobre o trabalho e sobre os materiais, vê que as dificuldades são as mesmas e as soluções também. A formação vem bem ao encontro dessas questões e o Sefe nos dá todo o apoio.” Luciana, que também é gestora do Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), vê os materiais Sefe integrados às grandes questões nacionais da educação. “Com esses materiais e com esse trabalho, não vemos apenas o nosso próprio ‘mundinho’, mas o cenário de toda a educação brasileira.”

Fernanda Villanueva é professora há 24 anos, e trabalha com turmas do 2º e 4º anos do Ensino Fundamental. Ela considera os materiais Sefe ricos em termos de conteúdo, o que faz, inclusive, com que os estudantes se envolvam mais. “Está tudo ali, nos livros, e isso contribui para o sucesso do nosso trabalho.” Para ela, as formações pedagógicas dão um norte para o trabalho ao longo do ano. “Sem a formação, ficamos um pouco perdidos. Com ela, conseguimos traçar nossos objetivos.”

Silvana, Luciana e Fernanda, professoras da rede municipal de ensino de Paranaguá

Gestores – Nesta sexta-feira (22), acontece a formação com os gestores, que terá como tema a relação entre família e escola – como aproximar as famílias da educação e aprofundar esta parceria. Nelson Bittencourt explica que, na proposta de trabalho da Editora Opet, essa relação é fundamental. “Quanto mais próxima da escola estiver a família, melhores são os resultados pedagógicos”, observa.

A parceria com o município de Paranaguá é especialmente importante para a Editora Opet. “Em Paranaguá, temos um alto grau de comprometimento das pessoas com a educação. Lá, a educação acontece de fato”, resume Nelson Bittencourt. Ele destaca, por exemplo, o sucesso dos professores de Paranaguá no Prêmio Ação Destaque, promovido anualmente pela Editora Opet com parceiros da educação pública de todo o país. O prêmio promove projetos pedagógicos que se destacam por sua alta qualidade. “A participação de Paranaguá é, sempre, muito interessante. Todos os anos temos, ao menos, um premiado do município. Em um ano, chegamos a premiar três projetos educacionais parnanguaras”.

Cafelândia (PR): a alegria de receber materiais novos

Receber materiais didáticos novos é, definitivamente, uma das grandes lembranças que todos nós temos dos nossos primeiros dias de escola. E foi exatamente esse o momento captado nesta semana pelos jornalistas da prefeitura de Cafelândia, município parceiro da Editora Opet na região oeste do Paraná. Eles registraram a chegada dos kits de materiais – livro da criança, agenda da criança, livro da família, livro do professor e bolsa – para as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil João XXIII, localizado no Centro da cidade.

Cafelândia e a Editora Opet são parceiros desde 2016. O município adota nossas soluções para a Educação Infantil, mais exatamente a “Coleção Brincar e Pensar” do selo Sefe. Confira a alegria das crianças!

A secretária municipal de Educação de Cafelândia, Rozane Maria Dal Molin Pitol, diz que as crianças estão felizes com os materiais. “Os materiais são muito coloridos e tudo o que é colorido chama a atenção das crianças. Elas se deliciam, se identificam mesmo.”

A secretária também ressalta a qualidade pedagógica dos materiais e das formações, assim como o trabalho que é feito com as famílias. “Na Educação Infantil, a participação das famílias é muito grande, e elas acompanham a evolução do trabalho e das crianças por meio dos materiais.

Sobre a parceria com a Editora Opet, Rozane destaca a evolução do trabalho. “Somos parceiros há alguns anos e estamos muito felizes. A parceria abriu horizontes, nos fez crescer e buscar, sempre, novos patamares em relação à educação.” No município, são mais de 500 as crianças atendidas.

Prefeito de Alto Araguaia (MT) anuncia parceria com a Editora Opet

EDUCAÇÃO PÚBLICA

De 04 a 08 de fevereiro, a rede municipal de ensino de Alto Araguaia (MT) promoveu sua semana pedagógica. Lá, o momento de encontro com professores e gestores também foi marcado pelo anúncio, feito pelo prefeito Gustavo de Melo Anicezio, da adesão aos materiais e formações pedagógicas da Editora Opet para a Educação Infantil 04 e 05 (Pré I e Pré II).

“Todas as escolas da Educação Infantil irão receber o material, assim como os pais. Haverá ainda agenda do professor onde pais e professores trocarão informações em relação a educação do filho na escola”, explicou o prefeito. Em 2019, Alto Araguaia vai a adotar a Coleção Entrelinhas Para Você, do selo educacional Sefe.

entrelinhas para você
Capas da Coleção “Entrelinhas para Você”, que será adotada por Alto Araguaia

A secretária municipal de Educação, Paula Niedermeier Fraga, explica que a rede municipal não trabalhava com um sistema de ensino, e que a escolha dos materiais foi feita com base em critérios técnicos. “Conhecemos os materiais e os enviamos para as escolas. As equipes nos enviaram relatórios com algumas observações. A maioria optou pela adesão ao sistema de ensino.”

Paula Niedermeier Fraga (Crédito: ASCOM Alto Araguaia)

A expectativa da secretária é de que a parceria com a Editora Opet alavanque a educação em Alto Araguaia. “Os materiais vão servir como um norte para os professores. Como não tínhamos coleções como a que estamos adotando, nossos professores precisavam desenvolver seus próprios materiais. A partir de agora, eles vão poder dedicar mais tempo às crianças”, observa Paula, que também destaca a importância da implantação e das formações pedagógicas.

 

Em breve, a equipe de assessores pedagógicos da Editora Opet estará no município para fazer a implantação e iniciar o trabalho de assessoramento.

Editora Opet

Fundada em Curitiba no ano de 1993, a Editora Opet é uma das mais tradicionais desenvolvedoras de sistemas de ensino no Brasil. Com o selo educacional Sefe – Sistema Educacional Família e Escola, está presente em municípios de todo o país. Entre os parceiros Opet estão municípios como Sobral – que possui a melhor educação pública do Brasil –, Fortaleza, Paranaguá (PR) e Santana de Paranaíba (SP).

Editora Opet promove formação pedagógica para 350 profissionais em SC

Um grupo de 350 profissionais de educação, entre professores, diretores, coordenadores pedagógicos, secretários e equipes das secretarias municipais, participaram nessa quinta e sexta-feira (31 e 01º), em Treze Tílias, da primeira formação pedagógica regional do ano em Santa Catarina. O trabalho envolveu as equipes de Treze Tílias, Arroio Trinta, Salto Veloso e Macieira, e foi promovida em parceria com a Editora Opet. Os quatro municípios são parceiros da Editora Opet e utilizam os materiais do selo educacional Sefe em diferentes níveis da educação.

As atividades foram realizadas na Escola Municipal Irma Filomena Rabelo e coordenadas por uma equipe de assessores pedagógicos vinda de Curitiba, sede da Editora Opet. A formação pedagógica abrangeu os temas e os conteúdos dos dois primeiros bimestres do ano da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, Educação Física, Arte e Língua Inglesa. No caso dos gestores, eles tiveram como tema formativo “Avaliação nos diferentes níveis e contextos: reflexão acerca do papel da equipe gestora”.

Sinergia – “Formações regionais aproximam profissionais de municípios vizinhos que utilizam os mesmos materiais e ferramentas didáticos. Isso produz sinergia, troca de informações e de experiências. É algo que soma muito ao trabalho das escolas”, observa o coordenador regional da Editora Opet para Santa Catarina, Nelson Bittencourt.

O secretário municipal de Educação de Arroio Trinta, Juliar Manenti, ressalta a importância dessa troca. “Além de permitir o intercâmbio de experiências entre municípios vizinhos, a formação também fortalece a busca de soluções regionais para a educação, o que é muito importante.” Segundo Juliar, o maior desafio deste ano da educação em seu município é fortalecer a educação para avançar na avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O secretário explica que Arroio Trinta já tem um dos maiores índices do IDEB em Santa Catarina – 7,0 –, mas que pode e deve melhorar com ações de qualidade. “O sucesso depende de vários fatores. Um deles é a parceria com a Editora Opet, que já provou seu potencial ao longo dos anos de trabalho com o nosso município”, observa.

A secretária municipal de Educação de Salto Veloso, Ariane Spanholi Vigolo, participou da formação de gestores. “É muito gratificante trazer a nossa equipe para essa formação e participar das atividades. O resultado é muito bom.” Ela destacou a importância da troca de experiências e olhares entre os municípios. “Por mais que os municípios sejam vizinhos e usem os mesmos materiais didáticos, eles têm seus próprios olhares e aspectos culturais locais. Aqui, fazemos uma troca desses valores e formamos uma cultura educacional regional.”

Ariane observa que, em 2019, um dos grandes desafios em Salto Veloso é fortalecer o trabalho com as novas tecnologias, com projetos que fortaleçam seu uso em favor da educação. “E nós contamos com o apoio da Editora Opet nesse trabalho.”

Braços abertos – A secretária municipal de Educação de Treze Tílias, Mari Piaia, se disse muito feliz em acolher os participantes da formação regional. “Recebemos todos de braços abertos, com muito carinho. É muito bom ter as equipes dos municípios e do Sefe conosco.” Ela avalia a parceria com a Editora Opet, que existe desde 2017, como excelente. “Os familiares das crianças da Educação Infantil, que atendemos com os materiais Sefe, acolheram muito bem o trabalho e se aproximaram da escola. Isso é muito importante para o desenvolvimento da educação.”

A coordenadora pedagógica da secretaria municipal de Educação de Macieira, Cristiane Turmina, avaliou a formação como excelente. “Como em todas as formações regionais de que participamos, a qualidade é muito boa. Só posso dizer que temos uma grande parceria com a Editora Opet.” Segundo Cristiane, entre os desafios da educação de Macieira neste ano está o fortalecimento do IDEB.

Editora Opet – Em Santa Catarina, a Editora Opet está presente no dia a dia da educação de dez municípios, levando materiais didáticos e paradidáticos, implantações, formações e assessoramento pedagógico.

Secretário de Educação de Sobral avalia a parceria com a Editora Opet

Desde o ano de 2018, a Editora Opet e o município cearense de Sobral – cuja educação pública é considerada a melhor do país, segundo índices avaliativos como o IDEB – são parceiros. No ano passado, atendemos 730 crianças dos níveis “Infantil Bebê” e “Infantil I” da rede municipal de ensino sobralense. Neste ano, além dessas crianças, também vamos atender, com materiais e formações pedagógicas, professores e 2.500 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. Nesta entrevista exclusiva, o secretário municipal de Educação de Sobral, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, fala sobre a parceria e, também, sobre as características e a qualidade dos materiais didáticos e formações Opet. Confira!

Entrevista a Rodrigo Wolff Apolloni

Em março, completamos um ano da parceria entre a rede municipal de ensino de Sobral e a Editora Opet no projeto-piloto para os primeiros anos da Educação Infantil (Infantil Bebê e Infantil I). Com base no trabalho realizado, qual a sua avaliação da parceria e do projeto-piloto?

Herbert – A parceria foi bastante significativa pois fortaleceu a participação da família nessa fase tão peculiar no desenvolvimento da criança. O material tem uma vertente de álbum com informações importantes sobre o crescimento e desenvolvimento da criança, e as experiências que são propostas são ricas pois fortalecem a concepção de que a aprendizagem só é significativa para a criança quando passa pelo corpo. As experiências contempladas pelas atividades propostas nos materiais da Editora Opet incrementaram a atuação dos(as) professores(as) frente às demandas dos níveis “Infantil Bebê” e “Infantil I”, possibilitando aos mesmos planejar suas atividades pedagógicas considerando as dimensões cognitivas, corporais e emocionais.

Nos últimos anos, Sobral se firmou como o melhor exemplo de uma educação pública de alta qualidade, algo que se relaciona a fatores como valorização dos professores, formação pedagógica contínua, correção do fluxo escolar e cuidado com o currículo. De que maneira o uso de um sistema de ensino participa desse processo de avanços na educação? Como colaboramos com o sucesso de Sobral?

Herbert – A gestão que faz a educação de Sobral acredita que investir na valorização dos profissionais, investir em bons materiais estruturados e na autonomia escolar são elementos cruciais para a melhoria da qualidade do ensino. A parceria com sistemas educacionais é um elemento que fortalece a concepção de infância que o município vem trabalhando nos últimos anos.

Um município como Sobral tem um padrão muito elevado em relação à qualidade da educação. O Brasil, por sua vez, possui muitas empresas que oferecem sistemas de ensino. O que um sistema de ensino deve oferecer para impressionar um município como Sobral?

Herbert – Acreditamos que o sistema deve ter uma concepção pedagógica que se integre, ou seja, que venha a somar com o que o município já construiu e deseja com relação a primeiríssima infância. Podemos destacar a ênfase dada na parceria entre escola e família. Acreditamos que os processos de aprendizagem-desenvolvimento são potencializados quando a criança se encontra em um ambiente estimulante, acolhedor, seguro. Dessa forma, trabalhar com um material que inclua a família nas propostas pedagógicas é não só fortalecer a melhoria da qualidade do ensino como também expandir as possibilidades de aprendizados para além da instituição.

Tratando mais especificamente dos materiais da Editora Opet para a Primeira Infância – a “Coleção Cidadania +0”, adotada pelos professores e pelas crianças de Sobral em 2018 –, que elementos o senhor destacaria? O que mais chamou a sua atenção nesse trabalho?

Herbert – O material traz uma proposta que interage com o desenho que está sendo construído para o currículo da educação infantil e a competências socioemocionais, além aproximar a família a participar de forma eficaz das atividades de vivência da criança; os materiais de apoio, como o caderno do professor, que aborda temáticas importantes para os professores compreenderem o processo de desenvolvimento infantil foram bastante significativos neste processo.

Em 2019, vamos ampliar a parceria oferecendo, também, os materiais, implantação, formações pedagógicas e acompanhamento relativos ao segundo ano do Ensino Fundamental. Qual sua expectativa em relação a esse trabalho?

Herbert – Diante da elaboração do nosso Documento Curricular para Língua Portuguesa e Matemática, esperamos que os materiais pedagógicos a ser utilizados na rede atendam em até 90%, no mínimo, as expectativas de aprendizagem previstas, que são referenciadas em currículos nacionais e internacionais reconhecidamente como melhores padrões. Quanto à formação, precisa subsidiar o trabalho pedagógico em sala de aula, dando conta de capacitar os professores para o atingimento das metas de aprendizagem estabelecidas, considerando as habilidades cognitivas e emocionais, com vistas a formação integral do ser humano.

Por fim: a educação pública de Sobral alcançou um nível importante de qualidade. A educação, porém, é um processo dinâmico e que está sempre diante de desafios. Quais os desafios futuros da educação de Sobral?

Herbert – Dar conta, até o último ano da atual gestão, da meta de elevar os níveis de aprendizagem da rede municipal de ensino a patamares internacionais de qualidade, tornando o município uma referência para a América Latina.

Sobral e Editora Opet ampliam parceria na educação municipal

Em 2019, os 2.500 estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Sobral vão utilizar os materiais didáticos desenvolvidos pela Editora Opet. A parceria para o repasse das coleções didáticas, formações e acompanhamento pedagógico foi assinada ontem (quinta-feira, 25) pelo prefeito municipal, Ivo Gomes, e pela superintendente da Editora Opet, Cristina Swiatovski. A assinatura contou com a participação do secretário municipal de Educação, Francisco Herbert Lima Vasconcelos.

Desde o ano de 2018, Sobral utiliza os materiais da Editora Opet para a primeira etapa da Educação Infantil, mais exatamente os anos iniciais (Infantil Bebê e Infantil I). Essa parceria, que também inclui a formação e acompanhamento pedagógico dos professores, atende 730 crianças e suas famílias, que adotam os livros da “Coleção Primeira Infância (+0)”, material finalista do Prêmio Jabuti.

“Ao todo, em 2019 a parceria vai atender 3.230 estudantes. Ficamos muito felizes em participar da educação de Sobral, que ensina tanto ao país, e de colaborar para que ela avance ainda mais”, disse a superintendente da Editora Opet, Cristina Swiatovski.

O prefeito Ivo Gomes, a superintendente Cristina Swiatovski e o secretário Francisco Herbert Lima Vasconcelos durante a assinatura da parceria entre Sobral e a Editora Opet.

A Editora Opet é parte do Grupo Educacional Opet, fundado em Curitiba no ano de 1973. Atualmente, suas coleções de materiais didáticos e paradidáticos estão presentes em escolas públicas e privadas de todo o país – apenas na área pública, são atendidos 120 municípios de 17 Estados (75 mil estudantes do Ensino Fundamental). As parcerias abrangem a oferta de coleções didáticas e paradidáticas, que chegam às escolas apoiadas por um trabalho pedagógico sério e dedicado. Ele inclui a implantação dos materiais e a formação pedagógica dos docentes, além do acompanhamento e do diálogo permanente com os gestores.

No Ceará, por meio do selo educacional Sefe, a Editora Opet participou ativamente do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e, hoje, desenvolve um trabalho importante com os professores de Fortaleza. A parceria com a capital do Ceará foi firmada em 2013 e atende 32 mil estudantes da Educação Infantil (níveis 04 e 05) e do Ensino Fundamental (2º ano) com coleções de livros, formações e assessoramento pedagógico de docentes e gestores.

As Coleções – Em Sobral, o trabalho com a Educação Infantil utiliza os materiais da “Coleção Primeira Infância: Eu na escola + 0 e Eu na escola + 1”, que apresenta um olhar especial para a primeira etapa da educação. Além de reforçar os laços entre as famílias e as instituições educativas, os livros trazem propostas de vivências e proporcionam o registro das experiências vividas pelas crianças na instituição educacional, de forma a construir um portfólio com textos, imagens e músicas que criam um ambiente rico em experiências e brincadeiras. Para os educadores, oferece materiais que os levam à reflexão sobre o trabalho pedagógico com crianças bem pequenas, oferecendo práticas voltadas para a criança com a participação da família.

Capa do material da “Coleção Primeira Infância +0”, que é utilizado pelas crianças dos níveis Infantil Bebê e Infantil I.

No caso dos professores e estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, serão adotados os livros da “Coleção Caminhos e Vivências”, composta por livros didáticos e de apoio que contemplam os componentes curriculares obrigatórios para esta etapa da educação: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Arte. As propostas de ensino permitem o trabalho interdisciplinar, preservam a especificidade de cada componente curricular e observam os Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental.

Capa do material da “Coleção Caminhos e Vivências”, que será utilizado pelos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

 

As fontes e a qualidade dos livros produzidos pela Editora Opet

Nas últimas semanas, a imprensa destacou temas relacionados à qualidade da produção editorial voltada à educação no Brasil. Um desses temas foi o do papel das fontes – bibliográficas, imagéticas, digitais – na construção dos livros escolares. Afinal, qual a importância da bibliografia para a qualidade e para a coerência de um livro utilizado por professores e estudantes? Qual a importância da indicação dessas obras nos próprios livros? Qual a importância de se referenciar as imagens que ilustram as obras? Na Editora Opet, essas questões são vistas como fundamentais. Tanto, que as etapas da produção – entre elas, a da análise das fontes de uma única coleção – envolvem nada menos do que 14 profissionais, dos próprios autores ao diretor de produto.

Nessa entrevista, a gerente editorial da Editora Opet, Eloiza Jaguelte Silva, explica como funciona o nosso trabalho com as fontes e qual sua importância para que nossas coleções educacionais estejam entre as mais avançadas do país. Confira!

Entrevista a Rodrigo Wolff Apolloni

Antes de chegar às fontes, é interessante falar um pouco sobre os autores. Quais são os critérios da Editora Opet para a escolha dos autores das nossas coleções?

Eloiza – Em primeiro lugar, é definida a demanda da Editora. Ou seja, para qual segmento será a nova produção. A partir dessa definição, é selecionado um profissional que deve ter o perfil para o trabalho: conhecer profundamente o público para o qual a obra se destina, ter experiência de sala de aula e uma boa formação teórica. É importante que se estabeleça uma parceria autor-Editora que favoreça o processo. Por isso, é desejável que o autor já tenha experiência na produção de material didático, que seja da área específica, que tenha disponibilidade para participar de reuniões de estudo para conhecer a proposta teórico-metodológica da Editora, assim como conhecer os demais autores e discutir a proposta da coleção (conceitos e temas integradores), a fim de elaborar seu plano de obra (o planejamento estrutural). É importante, também, que ele possa cumprir os prazos definidos para todas as etapas da produção. Nesse momento, aliás, o autor recebe um documento oficial da Editora com orientações gerais para a produção dos originais.

De que maneira esses profissionais, os autores, se servem das fontes? Em que essas fontes – livros, referenciais teóricos, documentos – colaboram para a construção de uma obra?

Eloiza – As fontes utilizadas pelos autores devem ser oficiais e atualizadas para que contribuam efetivamente à produção, trazendo informações relevantes que agreguem valor e deem credibilidade ao material didático. Para isso, o autor deve, preferencialmente, atuar ou já ter atuado na área, estar atualizado em relação aos documentos oficiais e demais obras do mercado, entre elas as aprovadas nos Programas Nacionais do Livro Didático (PNLD) do Ministério da Educação (MEC).

A indicação das fontes também ajuda a Editora a perceber elementos como a coerência e a qualidade do trabalho?

Eloiza – Sem dúvida. Ao analisar um material didático, as referências utilizadas pelo autor já indicam o posicionamento teórico-metodológico que dará embasamento ao trabalho. É um bom momento para verificar algumas questões, como a atualização frente às discussões da área de educação.

Por meio das referências indicadas pelo autor podemos saber, por exemplo, se os referenciais usados por ele são os mais recentes, se são clássicos ou se estão defasados?

Eloiza – Sim. Por isso é importante a realização dos estudos iniciais que já direcionam o autor para uma produção que atenda aos princípios definidos pela Editora em suas diretrizes teórico-metodológicas. Ou seja, o referencial teórico no qual o autor se pauta se traduz na produção do conteúdo e das atividades propostas no material didático. Esse é o momento para intervir e solicitar novos direcionamentos, especialmente porque contamos com analistas críticos e consultores pedagógicos que analisam as produções em paralelo à escrita e podem indicar outras abordagens, diferentes possibilidades e até mudanças mais significativas.  O autor deve estar aberto a receber as sugestões e fazer as adequações necessárias.

É possível afirmar que, para os usuários do material – em especial, os professores –, a indicação de referências amplia o leque de possibilidades de reflexão e trabalho em sala de aula?

Eloiza – Certamente. A produção do material didático é limitada pelo número de páginas. Sendo assim, nem tudo será contemplado em suas páginas. O professor e os alunos podem e devem ir além em seus estudos para o aprofundamento das temáticas. O material pode ser o início de outras produções que vão acontecer na sala de aula à medida que surjam novos interesses e necessidades dos estudantes.

Os livros seguem sendo as principais fontes de referência dos nossos autores? Como você percebe a utilização de outras plataformas como referência, como documentos digitais, portais, estatísticas e normas legais?

Eloiza – Hoje em dia, o autor deve atentar para a grande variedade de informações a que tem acesso e se debruçar sobre elas para se qualificar e aperfeiçoar diariamente. A velocidade da produção do conhecimento é muito grande e não há como se restringir apenas aos livros. Mesmo assim, eles continuam a ter uma grande influência nas produções.

Na Editora, como nós lidamos com as fontes indicadas pelos autores? Como é feito o trabalho de verificação dessas fontes?

Eloiza – A Editora tem o setor de Patrimônio Intelectual para pesquisar todas as fontes indicadas e solicitar autorização de uso. Todos os textos de terceiros que aparecem nas obras têm autorização de uso, assim como imagens, gráficos, tabelas e mapas; sendo que os mapas são produzidos por cartógrafos dentro das normas oficiais.

Qual a relação da iconografia dos materiais com as fontes? Toda iconografia deve ser precedida ou ter indicada a sua fonte, certo?

Eloiza – Sim. Atualmente, utilizamos uma estratégia que tem se mostrado muito eficiente. O autor, no início do seu trabalho, enquanto está produzindo o plano da obra, seleciona todos os textos e imagens que pretende utilizar e nos fornece as referências completas. O setor de Patrimônio Intelectual faz a pesquisa para saber se estes poderão ser utilizados com pagamento ou não de direito autoral. Com textos liberados, imagens pesquisadas, o autor pode produzir suas unidades com mais segurança, pois sabe que tem autorização de uso. Dessa forma, os autores e a editora ganham tempo e qualidade nas produções. As referências devem ser completas e atualizadas.

Com base apenas na leitura das fontes indicadas por nossos autores, podemos afirmar que nossas coleções são avançadas em relação à educação?

Eloiza – São coleções atualizadas e alinhadas aos documentos oficiais e às discussões da área de educação. Há uma preocupação com a atualização dos textos e das informações que estarão nos materiais didáticos. Por outro lado, muitos textos são clássicos e atemporais, devendo ser apresentados aos estudantes. O mesmo acontece com obras de arte e imagens que valorizam as produções.

Editora Opet e Sobral: juntos nos principais momentos da educação!

A parceria com Sobral

Nossa relação com Sobral passa, necessariamente, por uma história de grande sucesso com o Estado do Ceará. Essa história começou no início dos anos 2000, quando, por meio do selo educacional Sefe – Sistema Educacional Família e Escola – participamos do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), que representou uma das maiores revoluções na educação cearense e brasileira. Temos enorme orgulho de ter feito parte dessa fantástica transformação!

Em 2018, fomos convidados pela Secretaria Municipal de Educação de Sobral a iniciar um projeto-piloto para o trabalho com os professores responsáveis pelo atendimento das crianças nas primeiras etapas da educação, os níveis “Infantil Bebê” e “Infantil I”. Aceitamos, e fizemos um trabalho usando os livros da “Coleção Primeira Infância (+0)”, que, inclusive, foram finalistas do Prêmio Jabuti, o mais importante do mercado editorial brasileiro.

Na época da implantação, o secretário municipal de Educação de Sobral, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, destacou: “É a primeira vez que Sobral faz uma experiência com o material didático estruturado para as crianças Educação Infantil I e Bebê. Esse material traz uma expectativa de estruturação não só do trabalho do professor, mas do acompanhamento pela família em casa. A gente sabe que esses estímulos e esse acompanhamento são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo das crianças e têm impacto sobre o aprendizado futuro. Só temos a agradecer. É uma grande honra – e que esse seja o início de uma parceria longa com o município de Sobral.”

A parceria abrangeu os livros de trabalho e acompanhamento para as 730 crianças e suas famílias, assim como para os professores, que também participaram das formações pedagógicas e do acompanhamento. Um enorme sucesso, que, por sua qualidade e aceitação pelos docentes e gestores, foi ampliado para o ano de 2019.

Quando a parceria é boa, um caminho natural é o de seu fortalecimento. E foi o que aconteceu com a parceria Opet-Sobral. Neste ano, passamos a atender, também, o 2º ano do Ensino Fundamental, com os livros da Coleção “Caminhos & Vivências”, uma das mais avançadas do mercado educacional brasileiro. A parceria, que vai atender 2.500 estudantes, abrange a implantação dos materiais, as formações pedagógicas e o acompanhamento do trabalho com docentes e gestores.

A Escolha pela Educação Cidadã

Ao escolher os materiais didáticos, ferramentas e formações pedagógicas da Editora Opet, Sobral fez uma escolha, também, por uma educação humana e cidadã, pautada em fundamentos teórico-metodológicos de alta qualidade, fruto de muitas investigações e, principalmente, de muito conhecimento e trabalho em sala de aula.

Você está visitando o site da Editora Opet, e pode conhecer muito mais a respeito da nossa história, dos nossos valores e daquilo que oferecemos às escolas públicas e privadas do Brasil. Fique à vontade para acessar todos os conteúdos e para entrar em contato – teríamos grande satisfação em conversar com você e em conhecer a realidade da sua escola e do seu município!