Precisão e confiabilidade: a etapa de pré-teste do Programa inDICA

Municípios de SC participam de processo para fortalecer ainda mais as ferramentas de avaliação inDICA.

Alunos da rede municipal de ensino de Orleans durante o pré-teste do inDICA.

Confiabilidade e precisão são requisitos fundamentais de um programa de avaliação diagnóstica da aprendizagem.

No caso do Programa inDICA, da Editora Opet, eles estão na base de todo o trabalho, da tomada inicial de informações à devolutiva dos resultados para que os parceiros públicos e privados construam seus planos de intervenção.

É preciso, enfim, examinar e calibrar todas as questões para que os dados obtidos possam cumprir seu papel de informar os gestores e transformar a aprendizagem.

Um exemplo desse compromisso da Opet com a qualidade dos dados está na chamada “etapa de pré-teste” da avaliação, que foi realizada no início deste mês com o apoio de dois municípios parceiros em Santa CatarinaOrleans e Cocal do Sul, ambos no sul do Estado.

Uma etapa fundamental

“O pré-teste é uma das etapas – e uma etapa fundamental – da produção definitiva de um instrumento avaliativo”, explica a coordenadora do Programa inDICA, Silneia Chiquetto. Ele também faz parte da dinâmica do próprio inDICA, que se avalia constantemente e, a partir disto, refina os próprios instrumentos de trabalho.

“A partir do pré-teste, que foi feito com um grupo de amostragem dos estudantes nos dois municípios, pudemos verificar a coerência dos itens da avaliação e se eles detectam os elementos que se deseja avaliar”, conta Silneia. “Com esse piloto, podemos adequar os itens e construir um instrumento avaliativo calibrado e que seja o novo padrão inDICA.”

Em ambos os municípios, o pré-teste mobilizou fortemente a comunidade escolar: os estudantes do 1º ao 9º ano, os professores aplicadores e multiplicadores, assim como as equipes de gestão das secretarias de Orleans e Cocal do Sul. “Essa participação foi muito especial”, sintetiza Silneia.

“Só temos a agradecer pela boa-vontade e pelo empenho. A partir desse esforço e em breve, teremos os subsídios para oferecer um instrumento alinhado e que alcance todos os estudantes, dos mais avançados ao que mostram mais defasagem em relação à aprendizagem.” O desenvolvimento, envio, aplicação e processamento das provas também mobilizou todos os setores da própria Editora Opet.

Silneia observa que, mesmo sendo um pré-teste, os municípios participantes receberão a devolutiva dos resultados com todas as orientações para a intervenção. “As questões já são calibradas anteriormente, e por este motivo, é possível gerar uma devolutiva com resultados consistentes e orientações para a intervenção”, explica.

Aprendizagem

O professor Edivaldo Lubavem Pereira com a coordenadora do inDICA, Silneia Chiquetto, a secretária municipal de Educação de Orleans, Maira Regina Luiz (à direita), e a professora Lisete Oliveira Benedet, coordenadora pedagógica para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Edivaldo Lubavem Pereira é coordenador pedagógico da secretaria municipal de Educação de Orleans para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Ele participou de todo o processo de implementação do pré-teste do inDICA na rede municipal. Para ele, a presença da equipe do inDICA, em contato com a equipe do município, fortaleceu a dinâmica do fazer pedagógico. “O contato direto com professores e demais profissionais de Educação resultou na vivência coletiva, na atualização e desenvolvimento de novos saberes, em defesa da educação pública de qualidade”, avalia.

O coordenador destaca, também, o engajamento de todos os participantes e a organização de todo o processo, o que colaborou para o sucesso da avaliação. “Cada gestor escolar conferiu a quantidade dos cadernos de questões, bem como os gabaritos de acordo com o número de estudantes matriculados, por exemplo. Além disso, a comunicação com os familiares foi realizada dias antes, almejando a participação assídua dos estudantes”, explica. E qual a importância do pré-teste para o futuro da educação de Orleans?

“Como professor, entendo que o pré-teste é um instrumento de diagnóstico, sendo este um indicador indispensável que norteará nossas próximas ações pedagógicas”, observa. “A aprendizagem é nossa prioridade. Com isso, estamos constantemente oportunizando aos estudantes o acesso à educação, proporcionando fontes de estudos a eles e aos professores, de modo a contribuir para o progresso intelectual, socioemocional e psicológico.”

O Programa inDICA

Desenvolvido pela Editora Opet, o Programa inDICA de Gestão do Conhecimento é adotado com grande sucesso por redes de ensino de todo o país. Conheça todos os diferenciais do Programa nesta matéria especial: