Do micro ao macro: uma jornada com os Recursos Educacionais Digitais (RED) Opet INspira!

Você certamente já ouviu falar a respeito de “objetos educacionais”. O nome, aliás, conta quase tudo sobre o que eles são: objetos usados em educação, de modo intencionado, para ensinar e aprender.

Como um globo terrestre utilizado para falar sobre a localização dos oceanos, uma amostra examinada em um microscópio ou um vídeo educacional.

A ideia de objetos educacionais é totalmente lógica: ao ver, perceber, tocar, sentir, ouvir, cheirar, interpretar, descrever e manejar um objeto, o aprendiz se aproxima do tema e coloca os sentidos a serviço da interpretação e do aprendizado.

Essa ideia, aliás, também é bem antiga: há 2.500 anos, por exemplo, Platão escreveu um texto em que elogiava o uso de objetos na educação de meninos no antigo Egito!

Objetos digitais

Nas últimas quatro décadas, com a aceleração da tecnologia digital, a oferta de objetos de aprendizagem cresceu enormemente.

Aplicativos, simuladores, jogos educativos, podcasts, quizzes e animações são apenas alguns deles.

A plataforma educacional digital Opet INspira é um grande repositório de objetos educacionais digitais, originais e integrados ao sistema de ensino Opet. Especialmente criados, enfim, para aulas dinâmicas, intencionadas e de alto poder de aprendizagem.

Do micro ao macro: os RED Tabela Periódica Interativa e Sistema Solar

Nesta reportagem, vamos destacar dois desses objetos educacionais: os Recursos Educacionais Digitais (RED) Tabela Periódica Interativa e Sistema Solar. Eles são incríveis!

Para acessá-los, é necessário possuir um login e uma senha de usuário da plataforma. E eles estão lá, a um clique de distância, no menu principal!

No começo, o átomo… e a aprendizagem!

Desenvolvida por especialistas no ensino de Química e pelos profissionais de Tecnologia Educacional (TE) e Editorial da Editora Opet, a Tabela Periódica Interativa Opet INspira dá acesso a alguns dos temas mais instigantes da Química via desktop, tablet e smartphone. E conta, ainda, com recursos de acessibilidade: o menu Acessibilidade e o Hand Talk.

De forma lúdica, atraente e intuitiva, a Tabela Periódica incorpora, organiza e inter-relaciona uma série de recursos digitais – podcasts, textos, vídeos explicativos e animações – que fornecem dados, propõem perguntas e estimulam a investigação. Esses recursos são integrados à proposta pedagógica Opet e permitem ao estudante e ao professor explorar cada um dos 118 elementos químicos – e ir além.

Ao acessar o recurso, o usuário verá a tabela periódica e, à esquerda, um menu com acesso a podcasts sobres os grupos químicos (Hidrogênio, Metais Alcalinos, Metais Alcalinoterrosos, Metais de Transição, Grupo Boro, Grupo Carbono, Grupo Nitrogênio, Caldogênios, Halogênios, Gases Nobres, Lantanídeos e Actinídeos) e sobre a classificação química. Também no menu, ele encontrará uma série de vídeos curtos com foco em curiosidades associadas aos elementos químicos.

E, ao direcionar o cursor e clicar sobre o elemento químico, o usuário terá acesso a uma série de informações, a começar por uma representação gráfica, em animação, do conjunto núcleo-eletrosfera, acompanhada da ficha técnica (com classificação, número atômico, símbolo, peso atômico etc.). Além disso, cada elemento traz textos com a descrição do elemento, aplicações e curiosidades e uma bibliografia que permite aos estudantes e aos professores irem além em seus estudos e na preparação das aulas.

E os astros? Um mergulho no Sistema Solar

Química dos átomos e moléculas, química do espaço sideral! Deixamos os núcleos e as eletrosferas para chegar em outro fantástico tema das Ciências: o Sistema Solar, que também foi convertido em RED na plataforma educacional Opet INspira. A ferramenta, vale lembrar, contempla um tema querido por muitos professores e estudantes conveniados Opet – aqueles que, todos os anos, participam com muito sucesso da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a OBA.

O RED Sistema Solar traz dois níveis de informações que se complementam. O primeiro tem a ver com a visualização do sistema solar a partir de diferentes pontos do espaço. Imagine-se dentro de uma nave espacial situada em uma distância capaz de abarcar o sol e os oito planetas, de Mercúrio a Netuno (lembrando que, desde 2006, Plutão deixou de ser considerado um planeta e passou à condição de “planeta anão”, segundo a União Astronômica Internacional – UAI).

Usando o sistema de navegação, você poderá observar o sistema de diferentes ângulos, no chamado “modo livre”, e perceber as órbitas, as velocidades e os tamanhos; se preferir, pode optar pelo “modo fila”, que coloca os astros alinhados, o que também permite comparações.

O segundo nível de informação pode ser acessado com um clique nos ícones dos astros situados na parte de cima da tela. Ao clicar, o usuário recebe informações básicas e, com mais um clique, entra em uma tela com informações completas, galeria de imagens e os dados mais recentes de pesquisa sobre o astro. Fantástico!

Para tornar a experiência completa…

Apesar de ambos os recursos serem 100% intuitivos – ou seja, o acesso e o uso são muito fáceis -, sempre pode surgir alguma dúvida. Para responder a todas as questões, ambos os recursos contam com tutoriais que podem ser acessados com um clique sobre o ícone do robô situado embaixo e à direita da tela. Fácil, rápido e bem explicado!