Pare por um instante e faça um exercício mental: imagine como seria o mundo sem as tecnologias recentes de comunicação, que abrangem a internet e todas as mudanças que vieram com ela. Seria complicado, né?
Complicado e diferente em muitos aspectos, a começar pela questão dos limites da própria comunicação. E com várias diferenças relação aos estudos, notícias, compras, cálculos, entretenimento, medicina, indústria, operações bancárias e muitas coisas mais.
Diferente, inclusive, em relação às pessoas, que foram e são profundamente moldadas por essas incríveis tecnologias. Um processo que começou há pouco mais de cem anos com o rádio e o cinema, ganhou os lares com as tevês e chegou às pontas dos dedos das pessoas com a internet e os smartphones.
As TIC na Educação
A educação, é claro, percebeu e acompanhou todas essas mudanças. E estabeleceu um universo temático próprio para estudá-las, o das “Tecnologias da Informação e Comunicação” (TIC), que foca os meios de comunicação, com ênfase nos digitais (que mais nos afetam hoje em dia). E o Enem, que participa diretamente dessa evolução educacional, sabiamente decidiu incluí-lo na avaliação.
Os temas ligados às TIC aparecem como parte da área do conhecimento (e do caderno de prova) de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, junto com os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). Neste ano, aliás, a avaliação dessa área do conhecimento acontece no primeiro dia de prova, em 13 de novembro.
Distanciamento crítico
As Tecnologias de Informação e Comunicação estão em boa parte das coisas que fazemos. Esta matéria, por exemplo: você só a está lendo porque há internet e há um ambiente de publicação, o blog da Editora Opet. E é justamente essa proximidade o elemento mais desafiador: para que possamos estudar as TIC – e ficar prontos para o Enem –, é preciso estabelecer um distanciamento crítico em relação a elas. E perceber, por exemplo, como essas tecnologias nos influenciam em coisas boas e em coisas não tão boas assim. Um bom meio de se fazer isso é conhecer seus limites.
Como as TIC aparecem no ENEM?
Os temas ligados às TIC podem ser cobrados de forma direta, ou seja, como perguntas específicas, ou, então, de modo transversal, no contexto de outros componentes curriculares do caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. E, até mesmo, na redação.
Tomando como ponto de partida a Competência Específica 07 da área de Linguagens e suas Tecnologias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, podemos entender qual o foco das questões associadas às TIC no Enem. Os organizadores da prova, fundamentalmente, querem saber se os candidatos conseguem perceber essas tecnologias a partir de uma visão crítica, ética e estética. Observar e debater, por exemplo, seu impacto social e a importância de fenômenos comunicacionais recentes como os relacionados à difusão de informações e às fake news.
O que estudar?
Nos últimos anos, alguns assuntos relacionados às TIC se destacaram mundialmente. O mais óbvio deles é, justamente, a ética no manejo dessas tecnologias e seu uso político. Assim, procure notícias e artigos que foquem, por exemplo, a temática das fake news(o que são, formas de difusão e como combatê-las). Examine, também, a internet a partir de seu uso ético e legal.
Outros temas interessantes:
- Sociedade da informação (conceito, impacto cultural)
- Relação entre internet e consumo (marketing, publicidade, limites)
- Infância (uso dos recursos digitais)
- Adolescência (usos, relação com as redes sociais)
- Impacto sociocultural (influenciadores, costumes, virais etc.)
- Educação (importância, impacto, potencial e limites do ensino remoto e do ensino híbrido)
- Lazer (jogos e desenvolvimento cognitivo, criatividade, saúde)
- Liberdade e responsabilidades na rede (direitos e limites legais)
- Acesso às novas tecnologias (aspectos legais, meios digitais e cidadania)
- TIC e mercado de trabalho (tendências, o mercado das TIC no Brasil e no mundo)
Como estudar?
Os temas acima relacionados “frequentam” quase que diariamente os portais de notícias. Assim, acesse esses portais e examine as notícias. Em alguns deles, há editorias exclusivas de Tecnologia e Mundo Digital bem interessantes. É legal, também, acompanhar sites específicos que trabalham com os aspectos sociais e educacionais relacionados à internet e às novas tecnologias.
Vamos indicar alguns desses sites:
- BBC Brasil/Tecnologia – https://www.bbc.com/portuguese/topics/c404v027pd4t
- G1/Tecnologia – https://g1.globo.com/tecnologia/
- Internet Segura (CGI/Brasil) – https://internetsegura.br/
- LAPIN – Laboratório de Políticas Públicas e Internet – https://lapin.org.br/
- Tecmundo – https://www.tecmundo.com.br/tecnologia
Por fim: pratique a prova… com provas!
Essa regra “de ouro” vale para tudo o que se relaciona ao Enem. No site do Inep, você vai encontrar as provas e os gabaritos de todas as edições da avaliação. Lá, poderá acessar os cadernos de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, ler e responder as questões específicas associadas às “Tecnologias da Informação e Comunicação”. E, é claro, conferir os gabaritos. Fique atento às presenças direta e transversal (ou seja, em questões de outros componentes curriculares) dos temas relacionados às TIC. E boa avaliação!