Um mapa dos Objetos de Conhecimento
Dentro da série Opet Enem 2022, na semana passada, investigamos a Matriz de Referência do Enem, documento do Inep (organizador do Enem), que estabelece os princípios e os parâmetros da avaliação. O objetivo da Matriz é fazer com que, nas provas, os candidatos mostrem seu grau de proficiência em relação aos conhecimentos, competências e habilidades associados à educação.
Esses princípios e parâmetros ganham forma nas próprias questões e na redação, que, por sua vez, têm como base os componentes curriculares (as “disciplinas”) e seus temas, os objetos do conhecimento.
Mas, que objetos são esses?
A própria Matriz indica, dentro das quatro áreas do conhecimento (“Linguagem, Códigos e suas Tecnologias”, “Matemática e suas Tecnologias”, “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” e “Ciências Humanas e suas Tecnologias”), os objetos de conhecimento de interesse do Enem.
Ou seja: conhecendo a Matriz, os candidatos conhecem, também, os temas que norteiam toda a prova e a redação. E isso, é claro, ajuda bastante em relação à preparação. Nós fomos à Matriz e trazemos esses objetos por área do conhecimento. Vamos a eles!
Área 1: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
No Enem, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias aparece no primeiro dia de prova (13 de novembro). São 45 questões de múltipla escolha e textos longos que envolvem Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Inglês/Espanhol e Tecnologias da Informação e Comunicação. Os objetos do conhecimento cobrados nesse conjunto são os seguintes:
- Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação.
- Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade.
- Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania.
- Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos.
- Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos.
- Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos: gêneros e usos em língua portuguesa.
- Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da língua (norma culta e variação linguística).
- Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação.
Área 2: Ciências Humanas e suas Tecnologias
A área do conhecimento Ciências Humanas e suas Tecnologias também aparece no primeiro dia de prova do Enem, com 45 questões. Ela envolve os componentes curriculares de História, Geografia, Sociologia e Filosofia, que, na prova, se desdobram nos seguintes temas:
- Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade: foco, aqui, na constituição da sociedade brasileira, seus grupos formadores (indígenas, africanos, portugueses, imigrantes), história, contribuição cultural e conflitos, no passado e na realidade atual.
- Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado: o foco, neste item, reside nas formas de organização das sociedades, em temas como a construção do conceito de cidadania e seu desenvolvimento, formas de democracia, organização social e revoluções, a organização do Estado brasileiro, a independência do Brasil, os processos revolucionários do século XX, o totalitarismo, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria, a vida e os desafios das cidades.
- Características e transformações das estruturas produtivas: foco no trabalho e em seus aspectos histórico, identitário, coletivo e cidadão; histórico e formas de organização do trabalho e da produção, a organização histórica da economia brasileira e os ciclos econômicos, a revolução industrial e a industrialização brasileira, as cidades e as metrópoles da era industrial, as transformações da indústria no século XX, globalização e novas tecnologias, novas tecnologias de comunicação e seu impacto sobre a humanidade, desenvolvimento agrícola no Brasil, modelos da agricultura em nosso país.
- Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente: foco na relação entre as sociedades e a natureza, em temas como o domínio e a exploração do espaço natural pelas civilizações, impacto ambiental das atividades econômicas, a água e suas questões (conservação, crise hídrica), os oceanos, aquecimento global e a nova ordem ambiental, leis ambientais, manejo e sustentabilidade, morfologia da Terra, aos climas e os biomas brasileiros,
- Representação espacial: representação espacial e projeções cartográficas, mapas e novas tecnologias aplicadas à cartografia.
Área 3: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
A área do conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que aparece no segundo dia de provas (20 de novembro) também com 45 questões, abrange os componentes curriculares de Física, Química e Biologia. Por componente, os temas são os seguintes:
- Física: Conhecimentos básicos e fundamentais; o movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas; energia, trabalho e potência; a Mecânica e o funcionamento do Universo; fenômenos elétricos e magnéticos; oscilações, ondas, óptica e radiação; o calor e os fenômenos térmicos.
- Química: Transformações químicas; representação das transformações químicas; materiais, suas propriedades e usos; água; transformações químicas e energia; dinâmica das transformações químicas; transformação química e equilíbrio; compostos de carbono; relações da Química com as tecnologias; a sociedade e o meio ambiente, energias químicas no cotidiano.
- Biologia: Moléculas, células e tecidos; hereditariedade e diversidade da vida; identidade dos seres vivos; ecologia e ciências ambientais; origem e evolução da vida; qualidade de vida das populações humanas.
Área 4: Matemática e suas Tecnologias
As 45 questões de Matemática e suas Tecnologias, apresentadas aos candidatos no segundo dia de prova, trabalham com os seguintes temas:
- Conhecimentos numéricos: conceito e tipos de números, operações, percentuais, elementos fundamentais de matemática financeira, contagem, proporções e grandezas.
- Conhecimentos geométricos: figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; ângulos; simetrias de figuras planas ou espaciais; triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.
- Conhecimentos de estatística e probabilidade: representação e análise de dados; medidas de tendência central; desvios e variância; probabilidade.
- Conhecimentos algébricos: gráficos e funções; funções algébricas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.
- Conhecimentos algébricos e geométricos: plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade; sistemas de equações.
Com base nesses objetos do conhecimento, você pode examinar o seu plano de estudos e verificar se ele está abrangendo todos os temas cobrados no Enem. Para conhecer a Matriz de Referência do Enem, clique aqui.
Dica de ouro: com seus materiais didáticos e ferramentas educacionais digitais, a Editora Opet oferece a base para a melhor preparação ao Enem.