Combinação perfeita! A Química e o Enem

A Química está em tudo: no ar que respiramos, nos alimentos, nos produtos que usamos, no meio ambiente e nas estrelas. Ela já era percebida pelos gregos, com filósofos como Demócrito, e também pelos árabes e pelos chineses. E, a partir do século 18, virou ciência. Na mesma época, começou a fazer parte dos currículos escolares. E, no século 21, está no Enem!

Nesta edição do Opet Enem 2022, vamos tratar da Química: como este componente curricular aparece na prova – e como você deve se preparar para arrasar! A combinação perfeita. Confira!

Química: onde ela aparece no Enem?

Antes de mais nada, é preciso localizar a Química dentro do Enem. O componente faz parte da área do conhecimento de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”, junto com Biologia e Física. Aparece no 2º dia de prova (neste ano, 20 de novembro), em um caderno com um total de 45 questões. Delas, 15 são de Química.

E quais são os assuntos mais pedidos nas questões de Química?

Examinando as edições anteriores do Enem – você pode fazer isto acessando o site do Inep, que organiza a prova (CLIQUE AQUI) –, podemos conhecer os temas ou assuntos mais pedidos do componente de Química. São eles:

  • Moléculas
  • Química orgânica (cadeias de Carbono)
  • Química inorgânica (ácidos, bases, sais e óxidos)
  • Soluções e concentrações
  • Estequiometria (cálculo de reagentes e produtos de uma reação química)
  • Termoquímica (calor e energia nas reações químicas)
  • Poluição ambiental (tema apresentado de forma transversal, em perguntas relacionadas a fatos ou fenômenos históricos)
  • Radioatividade. 

A Química mais perto: como estudar?

A Química é um componente curricular formado, inicialmente, por conceitos fundamentais – como os de matéria, energia, substância, corpo, objeto e sistema, assim como os que explicam as partículas atômicas e suas relações e os elementos químicos.

Para avançar pela Química, é preciso conhecê-los a fundo, tendo-os na ponta da língua! E isso é algo que você consegue focando nos livros didáticos e, também, em conteúdos digitais relevantes.

No Youtube, por exemplo, existem vídeos e canais excelente sobre Química em língua portuguesa. Nossa sugestão é acessar o canal YOUTUBE EDU – plataforma lançada pelo Google em 2013 em parceria com a Fundação Lemann – e pesquisar diretamente pelos conteúdos de Química. Eles são produzidos por professores e têm a curadoria de especialistas.

Uma Química mais dinâmica

Dominando os conceitos fundamentais, você vai avançar para a parte mais “dinâmica” do componente, associado aos cálculos, combinações e seus resultados. Atenção especial à Química Orgânica, associada ao carbono e suas cadeias – petróleo, plásticos, combustíveis, seres vivos… tudo isto está ligado ao carbono!

Para isso, o primeiro caminho também é o dos livros didáticos, que trazem os elementos fundamentais para o entendimento do tema. E os vídeos também dão uma bela força.

A “reação química” dos estudos, porém, não para por aí: trabalhe, também, com simuladores de experiências e outros recursos digitais, como os disponíveis em aplicativos. Um belo exemplo são as tabelas periódicas interativas – algumas, repletas de conteúdos extras -, disponíveis em formato Android e IOS. Muitos desses apps são gratuitos.

Lembrando sempre que os estudantes de escolas e redes de ensino parceiras da Editora Opet têm acesso a uma série de recursos de estudo na plataforma educacional Opet INspira, como simuladores, vídeos, quizzes, apresentações e até uma tabela periódica repleta de informações adicionais. É acessar e estudar!

Dica certa: resolver exercícios

Esta dica, na verdade, vale para todos os componentes curriculares. Para a Química, igualmente! Acesse as provas e gabaritos do Enem, resolva as questões e verifique seu grau de acerto. Se você errou uma questão, vá ao gabarito e interprete a resposta certa. Mais do que focar na própria resposta, é importante que você perceba o caminho associado a ela – isto, para uma avaliação como o Enem, que trabalha com a TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM, é essencial.

Outra dica: além de responder às questões do Enem, responda, também, às questões de Química dos vestibulares. Muitas vezes, seu nível de exigência é ainda maior que o do Enem, o que faz com que você se prepare ainda mais. Mas, onde encontrar?

A seguir, reunimos os endereços de algumas instituições que disponibilizam suas provas e gabaritos dos anos anteriores para consulta e realização de exercícios. Como as provas são completas, você vai precisar selecionar o componente de Matemática. Vá ao seu buscador preferido, digite “questões vestibular” mais o nome da instituição:

  • INSPER
  • Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)
  • PUC-MG
  • UERJ
  • UFSC
  • USP
  • UTFPR

Bons estudos… e boa prova!

É tempo de quizz: pense, responda, divirta-se… e aprenda!

Com a plataforma educacional Opet Inspira, a Editora Opet oferece um verdadeiro “baú do tesouro” de quizzes educacionais digitais.

Até o momento, são mais de 2.200, e este número vai crescer! Só para o Ensino Médio – que encontra nas listas de perguntas um fantástico apoio ao estudo – são mais de 800.

Além disso, os professores dispõem de uma ferramenta especial para o desenvolvimento de suas próprias ferramentas para produzir listas de perguntas gamificadas. Não é sensacional? Então, vamos saber mais! 

Afinal, quando surgiram os quizzes?

Eles parecem coisa recente, mas são bem antigos. Os quizzes existem há muito tempo – há quem afirme que, com esse nome (que vem da língua inglesa), eles já instigavam as pessoas no século 18! E se tornaram populares há cerca de 150 anos, com o nascimento da imprensa moderna e o crescimento da alfabetização.

Nas últimas três décadas, com a chegada dos computadores domésticos, da internet, dos smartphones e dos aplicativos, eles viraram uma febre mundial! Hoje, é possível ser desafiado em temas que vão da História à cultura popular, da Física quântica à literatura. São muitas as opções!

Quizzes na educação

O quizzes “caíram como uma luva” na educação. Eles fazem parte da proposta de gamificação, ou seja, do uso de estratégias lúdicas inspiradas na criação dos jogos eletrônicos para o processo de ensino-aprendizagem.

E por que ser desafiado por uma lista de perguntas é tão interessante? Com seu formato direto, de perguntas rápidas e objetivas, os quizzes atraem, instigam e despertam o desejo de responder, acertar e avançar para fases mais complexas e desafiadoras.

E, além do resultado imediato (“certo” ou “errado”), eles dão ao estudante uma noção precisa de seu domínio de um determinado assunto. Para os professores ou os tutores do processo, eles também são um recurso valioso de avaliação da aprendizagem.

Os quizzes Opet INspira

Desde que foi lançada, há pouco mais de três anos, a plataforma educacional Opet INspira, da Editora Opet, se consolidou como uma das mais avançadas do cenário educacional brasileiro.

Ela reúne milhares de objetos de aprendizagem originais e conectados às coleções e ao sistema de ensino Opet, e também recursos para o desenvolvimento de aulas online síncronas e assíncronas. Um ambiente perfeito, ainda, para o desenvolvimento de quizzes educacionais, como os que foram especialmente criados para o Ensino Médio.

Já são mais de 2.200 quizzes para todas as etapas da educação básica, dos quais 861 para todos os componentes curriculares do Ensino Médio! E esse número vai continuar crescendo!

“Nosso projeto de quizzes para o Ensino Médio contou com a participação de dez professores, além das equipes editorial e de Tecnologia Educacional da Editora”, conta Cristina Pereira Chagas, coordenadora de Projetos em Tecnologia Educacional da Editora.

Esses profissionais, explica, trabalharam por muitos meses para produzir as centenas de listas de perguntas e respostas para os três anos do Ensino Médio. Um trabalho cuidadoso e preciso, que abrangeu os componentes de Arte, Biologia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Língua Portuguesa – Literatura, Matemática e Química. “Os quizzes estão alinhados com a BNCC e seguem a grade de conteúdos das coleções da Editora”, destaca Cristina. 

Lembramos que, no contexto do Ensino Médio, os quizzes são um aliado importante no processo de ensino-aprendizagem. Em um momento de aprofundamento dos conhecimentos e de preparação para o ENEM e para os vestibulares – que também utilizam perguntas e respostas em seus processos avaliativos –, eles sevem para testar e para “afiar” conhecimentos. E, o melhor: podem ser utilizados em aula, nas sessões de estudos e até em momentos de tempo livre do estudante, com um viés mais lúdico, mas não menos educativo.

Quero testar meus conhecimentos. Como acessar?

Acessar os quizzes do Ensino Médio – e dos outros níveis de ensino – é muito fácil. Basta ingressar na plataforma (usando seu login e senha) e clicar no ícone “Quizzes”. Em seguida, selecione o componente curricular e o ano nas janelas em cima e, então, clique na aba “quizzes da biblioteca”. Pronto! Agora, é só jogar e testar seus conhecimentos!

Professores também criam quizzes

A plataforma educacional Opet INspira oferece uma ferramenta especial para que os professores personalizem seus próprios quizzes. Para isso, eles devem entrar na plataforma seguindo os menus, localizar um quiz de sua preferência e clicar no botão “Adicionar aos Favoritos”, o que vai gerar uma cópia para sua própria biblioteca. Essa cópia pode ser editada e, quando estiver pronta, publicada para os estudantes.

Na própria plataforma, os professores encontram uma sessão de “Tutoriais” – nos formatos de vídeo e pdf – com todas as informações para o acesso e a criação de quizzes educacionais fantásticos. ACESSE AGORA!

Inglês, Espanhol: como se preparar para a prova de idioma estrangeiro do Enem?

How are you? Hola, ¿qué tal? O inglês e o espanhol são, respectivamente, o primeiro e o quarto idiomas mais falados no mundo, com cerca de 1,8 bilhões de falantes. Eles têm enorme valor em relação aos campos científico, literário e de negócios. No caso do espanhol, há, ainda, um diferencial geográfico, na medida em que, na América do Sul, nove países o têm como idioma oficial – deles, sete fazem divisa com o Brasil.

Assim, conhecer suficientemente ao menos um dos dois idiomas é estratégico, e a educação brasileira reconhece isso. Tanto que, desde 2010, ou seja, há onze edições (caminhando para a décima segunda) do Enem, os participantes também respondem a questões associadas ao conhecimento da língua inglesa ou da língua espanhola.

Como aparecem as questões?

As questões de língua inglesa e de língua espanhola aparecem no primeiro dia de prova, dentro do caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Elas são em número de cinco, para um total de 45 questões.

No caderno, elas vêm em modo duplicado – ou seja, cinco de inglês e cinco de espanhol. O candidato deverá responder apenas às questões do idioma que escolheu e indicou na inscrição. Se, na inscrição, ele deixou a opção em aberto – ou seja, se não indicou o idioma –, deverá responder às questões de inglês, conforme determinado no regulamento do Enem.

Para responder bem, é preciso ser fluente no idioma?

Não. Mas, é preciso conhecer os elementos básicos do idioma escolhido: leitura, interpretação e compreensão dos textos, tirinhas e charges, domínio dos significados das palavras e das regras, assim como a identificação da função do texto.

Em outras palavras: ao ler a questão, é preciso compreender o que está sendo pedido para buscar a resposta correta.

Inglês ou espanhol: qual o mais fácil?

Ambos os idiomas têm particularidades e, é claro, dificuldades. No caso do espanhol, por sua proximidade em relação à língua portuguesa, normalmente ele é considerado mais “fácil”. É preciso, porém, ficar muito atento, especialmente em relação a elementos como os chamados falsos cognatos, ou seja, àquelas palavras compartilhadas pelos dois idiomas e que têm significados bem diferentes. É o caso, por exemplo, de “cachorro”, que, em espanhol, é usado para certos filhotes de mamíferos – em espanhol, nosso “cachorro” é “perro”.

É nos falsos cognatos, aliás, que mora uma das principais chances de “pegadinha” nas questões da língua espanhola. Fique atento!

Como reforçar o estudo? Comece pela música

Os dois idiomas estrangeiros do Enem estão muito presentes na cultura pop, especialmente o inglês. Em anos recentes, com ritmos como o “raguetón” (reggaeton), porém, hits em espanhol ficaram cada vez mais comuns. Uma forma de “afiar” o estudo dos idiomas é complementá-los com a escuta/leitura e a tradução de músicas. Por exemplo: escolha uma música de que você gosta e mãos à obra! E o legal é que o significado dessas músicas não se limita à tradução pura e simples das letras, mas ao entendimento do contexto.

Outa dica é assistir a filmes e séries em inglês ou espanhol optando por legendas no próprio idioma: inglês, com legendas em inglês; espanhol, com legendas em espanhol. Você vai escutando, lendo, cruzando informações, interpretando e fortalecendo suas habilidades!

Dicionário na mão

Ao ler ou escutar um texto em um idioma estrangeiro, normalmente trabalhamos com conhecimentos que já detemos e, também, com interpretações de contexto, que muitas vezes “dão conta” de garantir a compreensão da mensagem, mesmo que não entendamos todos os seus componentes.

Ainda assim, é bem legal conhecer os termos e seus significados – quanto mais, melhor! Para isso, faça uso de bons dicionários.

No caso da língua espanhola, nossa sugestão é o Dicionário da Real Academia Espanhola, disponível em https://dle.rae.es/ – lá, além das palavras, você pode encontrar tira-dúvidas.

No caso da língua inglesa, sugerimos o Dicionário da universidade de Cambridge, disponível em https://dictionary.cambridge.org/pt/.

Escolher dicionários espanhol-português e inglês-português facilita as coisas; optar por dicionários espanhol-espanhol e inglês-inglês exige uma compreensão um pouco maior do idioma, mas fortalece o processo de preparação. Nossa sugestão: use os dois tipos de dicionários!

Quizzes, vídeos, jogos e outros recursos digitais

A internet oferece muitas opções gratuitas de aplicativos para o aprendizado de idiomas. Nossa sugestão é de que você baixe um deles e comece a “brincar” nas horas vagas. Boa parte dos apps trabalha com quizzes, que envolvem e estimulam. Esses programas também fornecem scores, feedbacks e indicam as razões dos erros.

 Uma “santa lição”: refazer as questões das edições anteriores

No site oficial do Enem (clique aqui), você encontra as provas e os gabaritos de todas as provas anteriores do exame. Assim, acesse, escolha o ano e vá aos cadernos de prova. As questões de idioma estão no caderno de prova do primeiro dia. Nossa sugestão: vá primeiro às provas e, depois, confira suas respostas nos gabaritos que também estão disponíveis no site do Enem.

 

Outubro Rosa… para a vida inteira!

Um pequeno guia sobre o câncer de mama, a prevenção e o Outubro Rosa

Neste domingo, dia 01º de outubro, o mundo inicia as ações e as comemorações de 2023 do Outubro Rosa, iniciativa que reúne milhões de pessoas para a conscientização, a prevenção e o tratamento do câncer de mama. Um mês que funciona como um grande difusor de informações sobre esse tipo de câncer e, também, sobre a saúde geral das mulheres. Neste artigo, vamos trazer dados relevantes sobre o câncer de mama e o Outubro Rosa, com indicação de outras fontes informativas.

Quando falamos em câncer

Quando falamos em câncer, estamos falando de um termo genérico que engloba mais de cem tipos de doenças associadas ao crescimento desordenado – e muitas vezes, acelerado – de células. Nesse processo reprodutivo, essas células podem formar tumores (massas celulares anômalas, ou seja, que não seguem as regras normais) que, por sua vez, podem invadir tecidos adjacentes ou, mesmo, outros órgãos do corpo.

Quando os tumores têm uma taxa de crescimento persistente e que ultrapassa a taxa de crescimento dos tecidos normais, eles são chamados de “neoplasias”.

As neoplasias se dividem em benignas e malignas. As neoplasias benignas tendem a se desenvolver como massas teciduais de crescimento lento e expansivo; elas normalmente comprimem os tecidos adjacentes, sem infiltrá-los. São “fechadas”, isto é, circunscritas e com limites bem definidos.

Já as neoplasias malignas se caracterizam pelo crescimento rápido e invasivo; elas também por se disseminar para outras regiões do corpo por meio de vasos sanguíneos ou linfáticos, surgindo como novas lesões em outras partes do corpo – um processo conhecido como metástase.

Esse tipo de neoplasia é chamado de câncer.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos tipos de células que podem ser afetados pela doença – carcinomas, por exemplo, estão associados aos tecidos epiteliais, como a pele e as mucosas; se surgem em tecidos conjuntivos (como ossos, músculos e cartilagens), são chamados sarcomas.

Quais as causas do câncer?

Mas, o que causa os diferentes tipos de câncer? Os mecanismos que “disparam” a reprodução desordenada de células são estudados há décadas por cientistas em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Hoje, sabe-se que há uma série de fatores envolvidos, como os genéticos, os ambientais e os associados aos hábitos. Esses fatores podem interagir, determinando o aparecimento da doença. Os cientistas perceberam, porém, que entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas – mudanças ambientais, poluição, hábitos e comportamentos. Esses fatores modificam a estrutura genética (DNA) das células, “redesenhando” seu metabolismo.

O câncer de mama

Segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de mama é segundo tipo de neoplasia maligna que mais afeta mulheres no Brasil, ficando atrás, somente, do câncer de pele não melanoma.

De acordo com uma estimativa do Observatório Global do Câncer (Globocan/OMS), a estimativa para os anos de 2020/2022 seria de 66 mil novos casos de câncer de mama no país. Segundo ainda a Globocan, o risco cumulativo de uma pessoa ter e de falecer de câncer de mama no Brasil é, respectivamente, de 6,3% (ter) e de 1,6% (falecer).

Causas e prevenção

Os fatores de risco ao câncer de mama acompanham os fatores gerais da doença. Estão ligados a questões genéticas, ambientais e aos hábitos da mulher. Chegamos, assim, à prevenção, que permite atuar em relação às causas mais prevalente, isto é, às principais. Como prevenir o aparecimento do câncer de mama?

  • Cultivando hábitos alimentares saudáveis: incluindo na dieta mais vegetais, mais frutas e alimentos orgânicos; e reduzindo o consumo de alimentos ultraprocessados (que deveriam ser abandonados), carne vermelha, bebidas alcoólicas, queijos e leite gordurosos etc. Em excesso (consumo habitual), gorduras e produtos artificiais como corantes e conservantes desencadeiam processos inflamatórios no organismo, que predispõem ao aparecimento do câncer.
  • Não fumando ou parando de fumar. O cigarro é um fator de risco importante para o aparecimento de diferentes tipos de câncer. O fumo passivo também é um fator de risco.
  • Realizando atividades físicas regulares. A prática regular de atividades físicas de diferentes tipos e intensidades – acompanhada de um parecer médico prévio e com a supervisão de um especialista – é especialmente indicada para a manutenção e o cultivo da saúde. Com consequências importantes sobre a prevenção do câncer.
  • Buscando reduzir o estresse. Esse é um dos fatores de combate mais difícil. No entanto, é possível combater o estresse com atividades que envolvam a tranquilização da mente (como a meditação, técnicas de respiração, caminhadas na natureza, passatempos, arte, leitura e participação em grupos de pessoas).
  • Tomar consciência da saúde das mamas, incorporando à rotina os exames diagnósticos. Segundo o INCA, “a orientação é de que a mulher observe e palpe suas mamas sempre que se sentir confortável para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem necessidade de aprender uma técnica de autoexame ou de seguir uma periodicidade regular e fixa, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias suspeitas.

 O Outubro Rosa

A ideia de se promover de um mês voltado à atenção para as causas, prevenção e tratamento do câncer de mama – e da saúde global das mulheres – surgiu nos Estados Unidos nos anos de 1990.

Seus primórdios nascem de uma iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure: na primeira edição da “Corrida pela Cura”, na cidade de Nova Iorque, os participantes receberam um laço rosa como “lembrete” para a importância dos cuidados e da prevenção. Desde então, a corrida é realizada anualmente, dentro de uma programação que se ampliou para várias partes do mundo.

A ideia de um “Outubro Rosa” ganhou forma oficialmente em 1997, também nos Estados Unidos, graças à ação de duas cidades – Yuba e Lodi, ambas na Califórnia – contra o câncer de mama. Elas lançaram ações, decoraram vários locais com laços rosa e batizaram a programação de Outubro Rosa. E a ideia pegou!

No Brasil, o movimento chegou em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera (monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista), na cidade de São Paulo, foi iluminado em rosa. Nos anos seguintes, vários outros monumentos brasileiros – como o Cristo Redentor (Rio de Janeiro), a estufa do Jardim Botânico (Curitiba), o Palácio do Planalto (Brasília) e o Teatro Amazonas (Manaus) – também passaram a ser iluminados em outubro. E a campanha passou a receber o apoio do poder público, de hospitais e de entidades da organização civil.

Os resultados do Outubro Rosa

O principal resultado do Outubro Rosa reside, exatamente, naquilo a que ele se propõe: levar informação, prevenção e cuidados sobre o câncer de mama para mulheres e para a toda a sociedade. Desmistificando a doença, combatendo os constrangimentos da mulher em relação a falar do próprio corpo… e salvando vidas!

Para saber mais

Indicamos algumas fontes confiáveis de informação sobre o câncer de mama, sua prevenção e tratamento. Confira!

Opet Enem 2022 – Para ir bem na prova!

Um mapa dos Objetos de Conhecimento

Dentro da série Opet Enem 2022, na semana passada, investigamos a Matriz de Referência do Enem, documento do Inep (organizador do Enem), que estabelece os princípios e os parâmetros da avaliação. O objetivo da Matriz é fazer com que, nas provas, os candidatos mostrem seu grau de proficiência em relação aos conhecimentos, competências e habilidades associados à educação.

Esses princípios e parâmetros ganham forma nas próprias questões e na redação, que, por sua vez, têm como base os componentes curriculares (as “disciplinas”) e seus temas, os objetos do conhecimento.

Mas, que objetos são esses?

A própria Matriz indica, dentro das quatro áreas do conhecimento (“Linguagem, Códigos e suas Tecnologias”, “Matemática e suas Tecnologias”, “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” e “Ciências Humanas e suas Tecnologias”), os objetos de conhecimento de interesse do Enem.

Ou seja: conhecendo a Matriz, os candidatos conhecem, também, os temas que norteiam toda a prova e a redação. E isso, é claro, ajuda bastante em relação à preparação. Nós fomos à Matriz e trazemos esses objetos por área do conhecimento. Vamos a eles!

Área 1: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

No Enem, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias aparece no primeiro dia de prova (13 de novembro). São 45 questões de múltipla escolha e textos longos que envolvem Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Inglês/Espanhol e Tecnologias da Informação e Comunicação. Os objetos do conhecimento cobrados nesse conjunto são os seguintes:

  1. Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação.
  2. Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade.
  3. Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania.
  4. Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos.
  5. Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos.
  6. Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos: gêneros e usos em língua portuguesa.
  7. Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da língua (norma culta e variação linguística).
  8. Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação.

Área 2: Ciências Humanas e suas Tecnologias

A área do conhecimento Ciências Humanas e suas Tecnologias também aparece no primeiro dia de prova do Enem, com 45 questões. Ela envolve os componentes curriculares de História, Geografia, Sociologia e Filosofia, que, na prova, se desdobram nos seguintes temas:

  1. Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade: foco, aqui, na constituição da sociedade brasileira, seus grupos formadores (indígenas, africanos, portugueses, imigrantes), história, contribuição cultural e conflitos, no passado e na realidade atual.
  2. Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado: o foco, neste item, reside nas formas de organização das sociedades, em temas como a construção do conceito de cidadania e seu desenvolvimento, formas de democracia, organização social e revoluções, a organização do Estado brasileiro, a independência do Brasil, os processos revolucionários do século XX, o totalitarismo, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria, a vida e os desafios das cidades.
  3. Características e transformações das estruturas produtivas: foco no trabalho e em seus aspectos histórico, identitário, coletivo e cidadão; histórico e formas de organização do trabalho e da produção, a organização histórica da economia brasileira e os ciclos econômicos, a revolução industrial e a industrialização brasileira, as cidades e as metrópoles da era industrial, as transformações da indústria no século XX, globalização e novas tecnologias, novas tecnologias de comunicação e seu impacto sobre a humanidade, desenvolvimento agrícola no Brasil, modelos da agricultura em nosso país.
  4. Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente: foco na relação entre as sociedades e a natureza, em temas como o domínio e a exploração do espaço natural pelas civilizações, impacto ambiental das atividades econômicas, a água e suas questões (conservação, crise hídrica), os oceanos, aquecimento global e a nova ordem ambiental, leis ambientais, manejo e sustentabilidade, morfologia da Terra, aos climas e os biomas brasileiros,
  5. Representação espacial: representação espacial e projeções cartográficas, mapas e novas tecnologias aplicadas à cartografia.

Área 3: Ciências da Natureza e suas Tecnologias

A área do conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que aparece no segundo dia de provas (20 de novembro) também com 45 questões, abrange os componentes curriculares de Física, Química e Biologia. Por componente, os temas são os seguintes:

  1. Física: Conhecimentos básicos e fundamentais; o movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas; energia, trabalho e potência; a Mecânica e o funcionamento do Universo; fenômenos elétricos e magnéticos; oscilações, ondas, óptica e radiação; o calor e os fenômenos térmicos.
  2. Química: Transformações químicas; representação das transformações químicas; materiais, suas propriedades e usos; água; transformações químicas e energia; dinâmica das transformações químicas; transformação química e equilíbrio; compostos de carbono; relações da Química com as tecnologias; a sociedade e o meio ambiente, energias químicas no cotidiano.
  3. Biologia: Moléculas, células e tecidos; hereditariedade e diversidade da vida; identidade dos seres vivos; ecologia e ciências ambientais; origem e evolução da vida; qualidade de vida das populações humanas.

Área 4: Matemática e suas Tecnologias

As 45 questões de Matemática e suas Tecnologias, apresentadas aos candidatos no segundo dia de prova, trabalham com os seguintes temas:

  1. Conhecimentos numéricos: conceito e tipos de números, operações, percentuais, elementos fundamentais de matemática financeira, contagem, proporções e grandezas.
  2. Conhecimentos geométricos: figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; ângulos; simetrias de figuras planas ou espaciais; triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.
  3. Conhecimentos de estatística e probabilidade: representação e análise de dados; medidas de tendência central; desvios e variância; probabilidade.
  4. Conhecimentos algébricos: gráficos e funções; funções algébricas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.
  5. Conhecimentos algébricos e geométricos: plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade; sistemas de equações.

Com base nesses objetos do conhecimento, você pode examinar o seu plano de estudos e verificar se ele está abrangendo todos os temas cobrados no Enem. Para conhecer a Matriz de Referência do Enem, clique aqui.

Dica de ouro: com seus materiais didáticos e ferramentas educacionais digitais, a Editora Opet oferece a base para a melhor preparação ao Enem.

Caminhos e Vivências 2023: um grande sucesso… ainda melhor!

A Coleção Caminhos e Vivências, voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é um dos grandes sucessos editoriais da Editora Opet na educação pública. Presente no dia a dia de milhares de estudantes e professores de todo o país, ela participa da construção de uma educação humana, cidadã e transformadora. 

No início do ano letivo de 2023, a coleção chegará aos parceiros Opet da rede pública (selo Sefe) reformulada, atualizada e ampliada, graças a um trabalho cuidadoso que envolveu autores, pedagogos, editores, revisores, ilustradores, iconógrafos, designers, artistas gráficos e diretores de arte. Uma grande coleção, ainda melhor!

Uma expansão digital

A Coleção Caminhos e Vivências ganhou uma importante expansão no universo digital, em conexão com a plataforma educacional Opet INspira.

“A coleção Caminhos e Vivências é um material didático de referência”, explica a coordenadora do projeto, Eloiza Jaguelte Silva. Por quê? Por conta de sua concepção teórico-metodológica.

“Ela foi elaborada a partir de uma estrutura geral única, que contempla os conceitos articuladores de cultura, cidadania, trabalho, tempo e espaço, e também temas articuladores bimestrais. Oferece uma perspectiva interdisciplinar que é própria da melhor educação”, explica.

A reformulação fortalece, por exemplo, o trabalho de alunos e professores no universo digital“A Caminhos e Vivências ganhou um reforço importante em relação à inserção de objetos educacionais digitais, que poderão ser acessados por meio da plataforma educacional Opet INspira”, conta Eloiza.

Esses objetos educacionais digitais (OEDs) são de vários tipos – vídeos, imagens, jogos, quizzes etc. – e funcionam como uma expansão da própria coleção.

Partindo das habilidades digitais dos estudantes, eles estimulam, engajam, fortalecem e adensam o processo de ensino e aprendizagem. E, é claro, fornecem recursos para o trabalho docente.

“Esses objetos podem ser acessados via plataforma ou, então, diretamente do livro via QR Code. Basta apontar o smartphone e digitar os dados de acesso”, conta Eloiza.

Uma expansão editorial

Exemplos dos conteúdos internos da Coleção: à esquerda, do livro de Língua Portuguesa do 1º ano (1º bimestre); à direita, do livro do Professor de Geografia do 1º ano (1º bimestre).

A coleção também foi atualizada em relação às informações, textos e imagens – e terá novas capas. “Essa atualização gráfica, imagética, também é importante em relação à atração e ao engajamento dos estudantes, além, é claro, de favorecer a aprendizagem. Nesse aspecto, é um material novo, que, com certeza, vai chamar a atenção dos estudantes”, afirma o gerente editorial da Editora Opet, Jardiel Loretto Filho.

A coleção também terá novidades em relação à organização e distribuição dos volumes? Sim. “Teremos livros de Arte e de Educação Física para aluno e professor, em volumes separados, mas com a mesma concepção dos livros integrados. E, no caso do Caderno de Atividades Casa-Escola, além do já disponível, de Língua Portuguesa, também passaremos a oferecer o Matemática”, conta Eloiza.

Toda a atualização da Coleção, destaca, contou com o apoio de duas grandes especialistas brasileiras em educação, as professoras doutoras Oralda Adur de Souza e Carmen Gabardo. Elas atuam nesse projeto desde sua primeira edição, como responsáveis pela concepção e organização estrutural da obra, direcionamento para as autorias, leitura crítica dos materiais e garantia da manutenção da estrutura pedagógica.

“Cabe também uma referência especial à nossa editora Ross Mary Vieira, especialista da Educação Infantil”, destaca Eloiza. “Ela também trabalha nesse projeto desde a primeira edição, contribuindo muito com seu conhecimento e agregando valor às produções.”

Quer saber mais sobre a Coleção Caminhos e Vivências 2023? Então, entre em contato conosco!

A “Constituição” do Enem: por dentro da Matriz de Referência

Já pensou em como seria conhecer a fundo as ideias que norteiam os organizadores do Enem? Mais exatamente, os princípios e fundamentos que regem a construção de todas as perguntas e do tema da redação? O que, enfim, os examinadores querem saber de fato, para além dos conteúdos?

Pois saiba que esses princípios e fundamentos estão disponíveis para consulta e para download por qualquer pessoa! Eles atendem pelo nome de “Matriz de Referência Enem”, documento que pode ser acessado e baixado no site do Inep, instituição que organiza a avaliação (sugestão: acesse usando o Microsoft Edge).

Conhecer a Matriz de Referência Enem é uma excelente ideia. Nela, está um “mapa” das competências e das habilidades exigidas dos participantes. A Matriz também mostra a seriedade da avaliação: afinal, toda a prova, assim como as áreas de conhecimento compreendidas, nasce de seus princípios e não da vontade dos organizadores. Eles têm, sim, liberdade para desenvolver as questões, mas sempre a partir desses referenciais.

Os Eixos Cognitivos

O primeiro elemento definido na Matriz de Referência é o dos Eixos Cognitivos. Por “cognitivo”, podemos entender algo que é ligado à expressão do conhecimento. Então, eixos cognitivos são princípios fundamentais a partir dos quais os organizadores da prova detectam o conhecimento e o nível de raciocínio dos candidatos. Considerados pelos especialistas o ponto de partida de todas as edições do Enem, eles estão em todas as questões, de todas as áreas do conhecimento, e também, é claro, na redação.

A Matriz define cinco Eixos Cognitivos. São eles:

  1. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
  2. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

  1. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
  2. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Em síntese, podemos dizer que um candidato domina os cinco eixos cognitivos quando é capaz de:

1) – Entender e fazer-se entender usando uma linguagem ou linguagens de domínio comum; 2) – Perceber os fenômenos a partir de conceitos previamente conhecidos; 3) – Lidar com questões e problemas, buscando soluções; 4) – Ser capaz de construir e apresentar um ponto de vista coerente; 5) – Elaborar propostas que contribuam para interferir positivamente sobre a realidade.

Matriz de Referência – as competências por área do conhecimento

A Matriz de Referência também estabelece as competências que os candidatos devem expressar ao responder às questões. Por “competência”, podemos compreender o conjunto de saberes que o estudante deve compreender e dominar para que possa ler o mundo e a si mesmo em diferentes contextos. Essas competências (chamadas de “competências de área”) se desdobram em 120 habilidades – um “saber fazer” mais prático, aplicado – também descritas no documento. Elas estão conectadas às quatro áreas do conhecimento que constituem a base da prova:

. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (30 habilidades);

. Matemática e suas Tecnologias (30 habilidades);

. Ciências da Natureza e suas Tecnologias (30 habilidades);

. Ciências Humanas e suas Tecnologias (30 habilidades).

(*) – A necessidade de se demonstrar competências e habilidades também aparece na redação, que exige dos candidatos uma capacidade de resposta ainda mais sofisticada.

As competências de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:

Competência de área 1 – Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

Competência de área 2 – Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

Competência de área 3 – Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.

Competência de área 4 – Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.

Competência de área 5 – Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.

Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

Competência de área 7 – Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

Competência de área 8 – Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

Competência de área 9 – Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar.

As competências de Matemática e suas Tecnologias

Competência de área 1 – Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.

Competência de área 2 – Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.

Competência de área 3 – Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.

Competência de área 4 – Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.

Competência de área 5 – Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas.

Competência de área 6 – Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.

Competência de área 7 – Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.

As competências de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.

Competência de área 2 – Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos.

Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.

Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.

Competência de área 5 – Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.

Competência de área 6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

Competência de área 7 – Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

As competências de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Competência de área 1 – Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Competência de área 2 – Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

Competência de área 3 – Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.

Competência de área 4 – Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

Competência de área 5 – Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.

Competência de área 6 – Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

O que fazer com esse conhecimento?

Como você percebeu, a Matriz é um documento importante. Ele, porém, traz muitas informações, o que pode dificultar sua compreensão, muito mais quando você está com a cabeça repleta de informações e conteúdos de sua jornada pessoal de preparação para o Enem!

No entanto, vale a pena ler cuidadosamente cada parte da Matriz, começando pelos eixos cognitivos. Se, após responder uma questão-teste do Enem, você for capaz de associar sua performance a cada um dos eixos, está no caminho certo!

Estude, também, as competências e habilidades associadas em cada área do conhecimento. Compare-as em relação às áreas do conhecimento em que você se sai melhor e, também, em relação àquelas em que você não está tão seguro.

O que vem por aí!

Na próxima edição do Opet Enem 2022, vamos avançar um pouco mais na Matriz do Enem, com foco nos Objetos de Conhecimento associados à Matriz de Referência do Enem. Confira!

Enquanto isso, deixamos uma sugestão para você se aprofundar no assunto:

GOMES, Raimundo. “Conhecendo a Matriz de Referência do Enem: os Eixos Cognitivos”, artigo publicado em Revista Docentes, da Secretaria de Estado de Educação do Ceará (SEDUC-CE).

Extra, extra! Saiu a lista dos trabalhos do Prêmio Ação Destaque!

A Editora Opet acaba de divulgar os projetos recebidos para a etapa de leitura e apreciação do 12º Prêmio Ação Destaque, que envolve os professores e gestores parceiros Sefe – área pública. Ao todo, 297 trabalhos (de um total de 350 inscritos) de municípios de todas as regiões do país tiveram suas inscrições deferidas. Confira o nome dos autores e os títulos dos projetos:

CATEGORIA 01 – EDUCAÇÃO INFANTIL
(COLEÇÃO PRIMEIRA INFÂNCIA +0, COLEÇÃO ENTRELINHAS PARA VOCÊ! [INFANTIL 1, 2, 3] E COLEÇÃO FEITO CRIANÇA [INFANTIL 1, 2, 3])

1. ADRIANA DE OLIVEIRA FARIAS – COMER BEM, QUE MAL TEM?
2. ADRIANA EIKO KAKAZU CAPELLO – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
3. ADRIANA PONSKOSKI DE AVILA – FAMÍLIA: AMOR E RESPEITO, UM ELO PERMANENTE
4. ANA CAROLINA DE CASTRO BATISTA – FAZENDO ARTE É QUE SE DESCOBRE O MUNDO
5. ANA VITÓRIA DO NASCIMENTO SILVA VIEIRA – EU VEJO, SINTO E EXISTO
6. CONCEIÇÃO FERREIRA DA SILVA – VIVENDO A NOSSA NATUREZA
7. CRISTIANE ALVES DE SOUSA – APRENDENDO COM OS BICHOS
8. CRISTIANE SCHARF – PLANTAS POR TODA PARTE
9. CRISTIANI GOMES DE OLIVEIRA – BRINCANDO E APRENDENDO, CRIANÇA, FAMÍLIA E ESCOLA PRESERVANDO VALORES
10. DAIANE STRUJAK – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, UTILIZANDO ELEMENTOS NATURAIS
11. DAYSIE STTEPHANNY VIEIRA SILVA – MINI CHEFE
12. DÉBORA DE OLIVEIRA LUCÉKI – AS BORBOLETAS
13. DEVANIR MARTINS – MÃOS QUE SE COMUNICAM
14. EDIMARA JOSIANE DE SOUZA – SABORES DA HORTA
15. FABIANI MAGRI – COISARADINHA
16. FERNANDA PINHEIRO ZANELATI – EXPLORANDO NOVOS SABORES
17. FRANCISCA DAS CHAGAS BRITO DE MESQUITA – BRINCAR DE FAZER ARTE: CRIATIVIDADE SEM LIMITES
18. FRANCISCA FRANCILENE SENA CARNEIRO – BEBÊS PESQUISADORES
19. GRASIELLE FRANCISQUINI MAGALHÃES – A IMPORTÂNCIA DAS VIVÊNCIAS FORA DA SALA DE AULA
20. ISABEL PEREIRA DA SILVA – FAMÍLIA E ESCOLA JUNTAS NO DESENVOLVIMENTO E NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
21. IVONETE MANSO DO NASCIMENTO – CRESCENDO FORTE E SAUDÁVEL
22. IZABELLE COELHO RODRIGUES LIMA – MEUS SENTIMENTOS
23. JORDANA TASCA GONÇALVES – VIVENCIANDO OBRAS DE ARTE
24. JOSIANE DE OLIVEIRA COSTA – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EMPREENDEDORISMO DENTRO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
25. JUCELIA GONÇALVES DE LIMA – GABY: A TUA HISTÓRIA E A MINHA…
26. LIZIANE DOS SANTOS – BRINCANDO E APRENDENDO COM OS ELEMENTOS DA NATUREZA
27. LÚCIA DE FÁTIMA LINHARES LIRA – ALIMENAÇÃO SAUDÁVEL: CONSTRUINDO DESDE CEDO A IMPORTÂNCIA DESSE HÁBITO
28. LUCIANA COSTA ANDREOTE – NOSSO JARDIM ENCANTADO
29. LUCIANE CHIMEL – DO CAMPO À MESA: UM PROJETO VOLTADO À ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
30. MARCIA MARIA HEI WIKUATS – A MAGIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS
31. MARIA DANIELI FERREIRA DE SOUZA – CRIANÇA SEGURA, BRINCAR É COISA SÉRIA
32. MARIA DE LOURDES GODOY DE OLIVEIRA – O SONS DAS ÁGUAS
33. MARIA ERLENE TEIXEIRA DE AGUIAR PRADO – LAÇOS E APRENDIZAGEM
34. MARIA REGINA DA SILVA FRANKLIN – TIPOS DE MORADIAS
35. MARINEIZ MOREIRA LIMA MENESES – COMER, UM ATO DE BRINCAR
36. MARLENE STIPP – LEILÃO DE JARDIM
37. MICHELE MARIA DA SILVA SANTOS – UM MUNDO DE POSSIBILIDADES
38. NATALI HELENA SALKOVSKI – MÃO NA MASSA
39. NICOLE MALAQUIAS STOLARCZKI – DESLIGA, DESCONECTA E VEM BRINCAR!
40. ROSA DA LUZ TORTATO CEDORAK – UM MUNDO DE TEXTURAS E SENSAÇÕES
41. ROSEMEIRE MARTINS DE OLIVEIRA RODER – APRENDENDO A ARTE COM A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
42. SIDINEIA APARECIDA BRAZ DA COSTA – BRINCANDO NA NATUREZA
43. SUSANE MARIA DA SILVA LOPES GOMI – DE MÃOS DADAS
44. TAIANE DEMKO BUENO – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
45. TIELY LETICIA DA SILVA SALES ARAÚJO – O NOSTÁLGICO UNIVERSO DAS BRINCADEIRAS POPULARES
46. VERA LÚCIA DA SILVA – A NATUREZA COMO RECURSO NA APRENDIZAGEM
47. VIRGÍNIA MARIA COSTA DE OLIVEIRA – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

CATEGORIA 02 – EDUCAÇÃO INFANTIL
(COLEÇÃO ENTRELINHAS PARA VOCÊ! [4 E 5] E COLEÇÃO FEITO CRIANÇA [4 E 5])

1. ADRIANA LIMA BARBOSA – PROJETO MEIO AMBIENTE – BRINCAR E CUIDAR FAZ PARTE DA GENTE
2. ALINE RODRIGUES DOS SANTOS GOUVEA – PROJETO PEQUENOS EXPLORADORES!
3. AMANDA CRISTINA LOPES BATISTA DE SANTANA – DA TERRA À MESA
4. CELENE TABORDA – INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS: APRENDER E BRINCAR, É SÓ COMEÇAR!
5. CINTHYA PRISCILA FERREIRA VERASTEGUI – OS ALIMENTOS E AS CULTURAS: PESQUISAS E EXPERIMENTAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
6. CLAUDETE TRENTO – CONECTANDO SABERES E AFETO NAS ENTRELINHAS DO BRINCAR
7. CLAUDIRENE CARDOSO DA SILVA – SE ESSA HISTÓRIA FOSSE AGORA?
8. CRISNEIDE POLICARPO DA CUNHA DOS SANTOS – EXPERIÊNCIA COM MATERIAL DIDÁTICO E FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
9. CRISTIANE SILVA DE SOUZA NOVAES – A RIQUEZA NAS ENTRELINHAS: VIVÊNCIAS ALÉM DAS PÁGINAS
10. DIEKISLEY ALVES DA SILVA – A ROÇA DA PRÉ-ESCOLA ERMINDO MENDEL
11. ELESSANDRA MARISA FERRARI GAZOLA – ARTE EM MOVIMENTO
12. ELIANE BASÍLIO DE MELO – TRILHANDO SENSAÇÕES
13. ELIS REGINA DA LUZ BAGIO – BRINCADEIRAS DE TODO CANTO
14. FABIANA SUZANO JIMENEZ – O QUE TEM NA SUA CESTA, CHAPEUZINHO VERMELHO?
15. FRANCIELE ALVES DE GOIS – ARTE E CULTURA POPULAR, NA MINHA CIDADE, ONDE ELAS ESTÃO?
16. FRANCIMAR PEREIRA DA SILVA – O MUNDO MÁGICO DOS BRINQUEDOS E DAS BRINCADEIRAS
17. FRANCINNE NOGUEIRA MONTIBELLER DA SILVA – SOMOS NATUREZA!
18. FRANCISCA JÉSSICA COSTA DA SILVA – SENTINDO A ÁGUA: DANÇANDO NA CHUVA
19. GECIONE GOMES DOS SANTOS – APRENDENDO O ALFABETO COM SOPA DE LETRINHAS
20. JOSELAINE GENEVRA BLOCH – DE ONDE VEM?
21. JOSEMAR SILMARA GALIANI VIANA – NO MEU CMEI TEM HORTA E POMAR
22. JOSIANE APARECIDA DE ANDRADE – PROJETO BERNARDO: FORTES COMO O HULK
23. JOYCE MARTINS DOS SANTOS TALAMINI – UMA DOCE MORADIA
24. JULIANA GOMES FERREIRA – AS AVENTURAS DA CHAPEUZINHO PELO BAIRRO DO ÓLEO
25. KARINE ALESSANDRA DOS SANTOS SIMBA – PROJETO CONVIVER: AMIGO NÃO TEM IDADE
26. KELLEN FERREIRA KMETH – BRINCANDO E PINTANDO
27. LAIZ CAROLINY DA SILVA – GRATIDÃO – SENTIMENTO QUE TRANSBORDA EM NOSSO CORAÇÃO
28. LUCIANA PEREIRA DE LIMA ZARANSKI – BRINQUEDOS QUE AQUECEM O CORAÇÃO, ALEGRAM A ALMA E ENRIQUECEM O SABER!
29. LUCIMAR DE SOUZA RODRIGUES THEODORO – DE ONDE VEM?
30. LUZIA SANTOS DA SILVA – UM JARDIM PARA OS PEQUENOS ANIMAIS
31. MARCELA CRISTINA GONÇALVES DE OLIVEIRA – TEMPO: INTEGRANDO E (RE) CONSTRUINDO HISTÓRIAS
32. MARCELA DOS SANTOS IMOTO FREZATTI – CIDADE MAIS BELA NÃO HÁ
33. MARCIA DAMASCENO DE SOUSA – É BRINCANDO QUE EU APRENDO
34. MÁRCIA MELO DA SILVA – BRINCADEIRAS DE CRIANÇA
35. MÁRCIA MOREIRA SILVA – CONSTRUINDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DO BRINCAR
36. MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA DO NASCIMENTO – EU CUIDO, VOCÊ CUIDA E NÓS SOBREVIVEMOS
37. MARIA LUCIMAR DA CUNHA – DESCOBRINDO TALENTOS
38. MARIA LUIZA FERRARI – DESVENDANDO CORES, FORMAS E SABORES: ALIMENTANDO O PRESENTE E O FUTURO
39. MARIA SILVANA GODOY DE PAULA – AS MARAVILHAS DA NATUREZA
40. MARIA SUELI DO PRADO AMARAL – PLURALIDADE CULTURAL BRASILEIRA
41. MARIA VIVIANE MARTINS FERREIRA – MEU NOME, MINHA HISTÓRIA
42. MARIANE PEREIRA DE CARVALHO DIVINO – PRECISAMOS SABER MAIS SOBRE ÁGUA
43. MICHELLE BEZERRA SANTIAGO – DE MÃOS DADAS COM A NATUREZA
44. PATRÍCIA DA SILVA MENDES – PROJETO IDENTIDADE
45. PATRICIA VEIGA DE ANDRADE – CAMPO E CIDADE
46. PAULO JORGE DIAS FILHO – TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OBSERVANDO A NATUREZA ATRAVÉS DA REALIDADE AUMENTADA
47. RAIMUNDA NONATA DO REGO PEREIRA CRISTINO – RESTAURANTE LITERÁRIO: ABRINDO O APETITE PELO UNIVERSO DA LEITURA
48. REJANE DE LIMA ETELVINO – MEU LANCHINHO DO BEM
49. ROSA MARIA RIBEIRO BARROS BARBOSA – FAMÍLIA E ESCOLA: CONSTRUINDO SORRISOS, GERANDO APRENDIZAGENS
50. ROSA RAMOS DA ROCHA OLIVEIRA – RESGATANDO AS BRINCADEIRAS
51. ROSEMARY GONÇALVES DE OLIVEIRA – LER E IMAGINAR, É PRECISO COMEÇAR
52. SABRINA DE LIMA WITKOWSKI – AJUDAR FAZ BEM, DESENVOLVENDO EMPATIA AO PRÓXIMO
53. SAMARA DA SILVA BEZERRA – A MAGIA DA NATUREZA, ESTRELANDO JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
54. SANDRIELLI APARECIDA GERALDO SANTANA – ARRAIÁ DO VOLPI
55. SILVANA OLIVEIRA AGUIAR – ALIMENTAÇÃO
56. SUELEN CAPOTE – LER É VOAR POR CAMINHOS INFINITOS
57. TAMIZIA DOS SANTOS CHAVES – DETETIVES DA NATUREZA
58. VALDIRENE AVELINO ZAKENAEZOKERO – MITOLOGIA DA ORIGEM DA MANDIOCA NO FOLCLORE BRASILEIRO HÁLITI-PARESI
59. VALNEIDE DE AGUIAR LIMA SOUSA – BRINCANDO COM OS SONS
60. VANESSA DAL PIZZOL VIGOLO – PEQUENAS MÃOS MUDANDO O MUNDO
61. VERÔNICA APARECIDA DA SILVEIRA – BRINCANDO E COLOCANDO A MÃO NA MASSA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
62. VILMA APARECIDA HUSS PETRIN – PROJETO CANA DE AÇÚCAR
63. VIVIANE RODRIGUES ALVES SILVA – MEU NOME, QUEM EU SOU!

CATEGORIA 03 – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – 1º AO 3º ANO
(COLEÇÃO CAMINHOS E VIVÊNCIAS E COLEÇÃO MEU AMBIENTE)

1. ADRIANA CRISTINA DE OLIVEIRA – PROJETO LITERÁRIO: IMERSÃO EM UM MUNDO COR-DE-ROSA
2. ADRIANA MORAES MOTA PIRES – SENSAÇÕES POR TODA PARTE
3. ALCIMERE REZIN VICENTE MELLO – RECICLANDO SE APRENDE!!!
4. ALEXANDRA MACIENTE SILVA – A MENINA QUE ACORDAVA OS MONSTROS
5. ANA CRISTINA BATISTA DA SILVA – EMPODERAMENTO MIRIM                   6. ANA PAULA CORDEIRO – PLANTANDO IDEIAS, ÁRVORES E PENSANDO NO FUTURO
7. ARLETE APARECIDA RETONDO ROZALEN – BIBLIOTECA EM DESTAQUE
8. BÁRBARA TRESSOLDI LIDANI – CRIANÇA NA ESCOLA É CAPAZ DE MUDAR O MUNDO LÁ FORA
9. CAMILA TIEMI IZUMI CRIVELLARI – APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – TRANSFORMANDO OS ALUNOS EM AUTORES
10. CAROLINA ROCHELLI POLICARPO VENTURA – A, DE AUTISMO, C DE COMUNICAÇÃO; É TEMPO DE ENTENDER ATRAVÉS DA INFORMAÇÃO
11. CLEITON FEITOZA DOS SANTOS – O SOLO EM NOSSAS MÃOS
12. DANIELA PERIN – O AMIGO DA TURMA
13. DANIELLA VIEIRA CAMPOS DE OLIVEIRA – A CULTURA INDÍGENA NAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
14. DÉBORA REDERD FRANÇA VIDAL – FOGO E FUMAÇA: O QUE É BOM E MAU, SOU CONSCIENTE, AFINAL?
15. ELAINE VIEIRA DE ALMEIDA – PODLER: A HISTÓRIA DO ENCONTRO ENTRE CRIANÇAS, A FLUÊNCIA LEITORA E UM PODCAST SOBRE BRINCAR
16. ELIANA ODILA ZANELLA – TRABALHANDO A INCLUSÃO: HÁ MUITAS COISAS AO MEU REDOR
17. EVANDRO ALBINO MEURER – LEITURA EM FAMÍLIA: HISTÓRIAS QUE TRANSFORMAM O MUNDO
18. FÁTIMA CRISTINA DECICINO DE ANDRADE – A ARTE E SUAS EXPRESSÕES INTRÍNSECAS NA APRENDIZAGEM
19. FRANCIELY ROBERTA ALMEIDA LIMA – A LITERATURA INFANTIL COMO FACILITADORA DO APRENDIZADO
20. HELIENE SILVA ALVES – MAMÃE EU QUERO! O IMPACTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO COMPORTAMENTO DE CONSUMO DOS ALUNOS DO 2º ANO E DE SUAS FAMÍLIAS NA ESCOLA MUNICIPAL GODOFREDO DE CASTRO FILHO
21. JAMILE RUTH MENDES DE SOUSA NOBRE – ANIVERSARIAR LETRANDO
22. JÉRSICA GALLEASSI – RESSIGNIFICANDO A PÁSCOA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOCIAL A PARTIR DA SALA DE AULA
23. JÉSSICA APARECIDA DE SOUZA – É TEMPO DE BRINCAR
24. JOSELES DE CÁSSIA ANDRADE SCATAMBURLO – EU PLANTO ESPERANÇA!
25. JOSIANE DE CASSIA SINGOLANI – ANIMAIS NOTURNOS: METODOLOGIA ATIVA CONSTRUINDO CONHECIMENTO
26. JOSILENE ALVES – JARDIM SENSORIAL: UM CAMINHO DE VIVÊNCIAS
27. JUILA WEY DZEREN – INCUINDO SABERES
28. JULIANA RUFINO ROSSO – MEU LIXO + SEU LIXO= NOSSO PROBLEMA
29. KEROLYN DE OLIVEIRA MARTINS – UNI, DUNI, TÊ AGORA VOU APRENDER A LER E ESCREVER
30. LUCIENE APARECIDA ROZA CARVALHO – GUARDIÕES DOO MEIO AMBIENTE
31. MARCIA DONIZETI PINTO CONDE – CANTIGA DE RODA
32. MARIA APARECIDA RIBEIRO FERNANDES – PROJETO MÃOS QUE FALAM
33. MARIA ELLEN DO NASCIMENTO HENRIQUE – FEIRINHA DO 2º ANO
34. MARISE BEATRIZ OCCHI – MINHA ROUPA PREFERIDA PARA DORMIR
35. MATEUS LUCAS DE OLIVEIRA TIMÓTEO – JOGOS E BRINCADEIRAS DE ANTIGAMENTE
36. MÔNICA MOGHRABI MARINHO NORATO – LEITURA OU GOSTOSURAS
37. NILVA FERNANDA MOMESSO GARCIA DE PAULA – JARDIM SENSORIAL
38. PRISCILA HEINZ SCHÜTZ – PROJETO PROTETORES DO MEIO AMBIENTE: PLANTANDO UM FUTURO MELHOR
39. RAQUEL RIBEIRO DE SOUZA OLIVEIRA – HORTA E MEU BICHIONÁRIO
40. RAVENA VASCONCELOS SOUSA – SEGUINDO NO CAMINHO DA ALFABETIZAÇÃO, E VIVENCIANDO A LUDICIDADE NA SALA DE AULA
41. REGINA DE JESUS DA SILVA MELO – EU E MEU NOME
42. RENATA DONIZETE RODRIGUES BASTOS – O AR, COMO PROVAR QUE ELE EXISTE?
43. ROSEANGELA GIUSTO DE PAULA – É PRECISO CONHECER PARA TRANSFORMAR
44. SOLANGE SNAK – EU LEIO, TU LÊS, NÓS LEMOS: LOGO, MUDAREMOS O MUNDO!
45. TACILA RODRIGUES GOIS – LUDICIDADE E LEITURA COM DOMINÓ DE PALAVRAS E IMAGENS
46. TATIANE APARECIDA VIOLADO – DONA BRINCADEIRA EM AÇÃO CONTRA DENGUE
47. TIMOTEO DE FREITAS MACIEL – OS PÁSSAROS DAS RUAS DE ARAPONGAS
48. VALÉRIA URBANAS – QUEM CONHECE CUIDA!
49. VANESSA ROSATI PONZIO SILVA – ACOLHIMENTO E AFETO NO RETORNO PRESENCIAL
50. ZILMA SOARES CORREIA – EMPODERAMENTO: VIVA A DIVERSIDADE!

CATEGORIA 04 – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – 4º E 5º ANO:
(COLEÇÃO CAMINHOS E VIVÊNCIAS E COLEÇÃO MEU AMBIENTE)

1. ADRIANE FERRARI – SOMOS TODOS MIGRANTES
2. ALESSANDRA MOURA TAMBORRA – AS INCRÍVEIS HISTÓRIAS DOS VULCÕES
3. ALEXANDRO CARDOSO – CORPO HUMANO
4. ALEXSANDRO CARDOSO DOS SANTOS – MURAL DE CARTAS EM MEIO À GUERRA
5. ALINE LAMANA DA SILVA – O MUNDO QUE EU QUERO PARA MIM DERRUBANDO MUROS E CONSTRUINDO PONTES
6. ANDIELLE FAGUNDES RODRIGUES – OLHARES PARA O APRENDER
7. CLAUDIA DE ARAUJO – DO LIVRO PARA AS TELAS: O MUNDO ENCANTADO DAS ABELHAS
8. CRISTIANE SCHOLZE STADLER ALBUQUERQUE – SEMENTES DO AMANHÃ
9. DAVID LUCAS SILVA FERREIRA – UR MININO: DESENVOLVENDO O PROTAGONISMO DISCENTE
10. DIOGO DA CUNHA DO NASCIMENTO – GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: RECOMPOSIÇÃO DE APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS
11. ELI JOCELI RUPPENTHAL MALTA DE OLIVEIRA – O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
12. ELIANE MARIA KREMER – A TERRA POR DENTRO E POR FORA
13. EMANUELLY MARIA DOS SANTOS – MUSEU NA SALA DE AULA
14. FABIANA EVELIN PALERMO – CRIAR MEMÓRIAS E FAZER HISTÓRIA
15. FABIULA REGINA DALSASSO – MUSEU É HISTÓRIA VIVA
16. FRANCIELI APARECIDA DE SOUSA – EXPLOSÃO DE CONHECIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA VULCÂNICA
17. GABRIELA CRISTINA DA SILVA MENEGAZZO – PROJETO LITERÁRIO: A VIDA ATRAVÉS DOS LIVROS
18. GISELLE MARIA RIBEIRO DE SOUZA – PROJETO LEITURA E VIVÊNCIA
19. GIZELLI DE OLIVEIRA VALENTE – PROJETO HORTA DO FUTURO EDUCAÇÃO, SAÚDE E TECNOLOGIA
20. HAVANA FERREIRA ANDRADE DOMINGUES – ESTAÇÃO PARA ROTAÇÃO EM MATEMÁTICA
21. IGNEZ SILVA DE ABREU – HORTA ESCOLAR
22. ILDA MAURILIA CAVALHEIRO SIQUEIRA – VIDA SUSTENTÁVEL: UM COMPROMISSO DE TODOS
23. ISAURA SILVA XAVIER NUNES – OFICINA DE JOGOS: CRIANDO E COMPARTILHANDO SABERES
24. JESSICA SILVA DE FREITAS – FRAÇÃO E A CULINÁRIA AFETIVA
25. JULIANA APARECIDA DO CARMO – A TERRA POR DENTRO E POR FORA
26. LUANA VIEGAS DE PINHO APOLINÁRIO – ORIGENS DO BRASIL
27. LUCIANE REGINA JACINTO SMANIOTO – SISTEMA MONETÁRIO = CIDADANIA + UNIÃO + SOLIDARIEDADE + UNIÃO
28. MARCIA DOLORES CAVASSINI PALOMBIT – HISTÓRIAS SÃO MEMÓRIAS QUE FAÇO PARTE, O MEU MUNDO EM UM LUGAR!
29. MARCIA GADOTTI CALDONHO – AO INFINITO E ALÉM
30. MÁRCIA REGINA VIEIRA COELHO SACCON – FÁBULA
31. MARCIA RIBEIRO CUNHA – DO LIVRO PARA A REALIDADE, AS HISTÓRIAS QUE A ARTE CONTA
32. MARIA DO CARMO CROSATTI GAZOLA – JORNAL ESCOLAR – FREI
33. MARTA DAYANE MIRANDA DOS SANTOS – VIDA QUE DA VIDA
34. MIRA CAROLINA DOS SANTOS ZELA – RECEITA PARA MUDAR O MUNDO
35. MISLAINE DO CARMO CARDOSO – EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SUSTENTABILIDADE: FORMANDO CIDADÃOS RESPONSÁVEIS E CONSCIENTES
36. NATALIA JAQUELINE DE DEUS PEREIRA – EDUCANDO ATRAVÉS DA EVOLUÇÃO DO TRANSPORTE E A COMUNICAÇÃO NO TRÂNSITO
37. PAOLA BIANCA DA SILVA – EM BUSCA DE UM MUNDO NOVO E SUSTENTÁVEL
38. PATRICIA LINARES DE OLIVEIRA – DESVENDANDO A STEAM COM HARRY POTTER
39. POLIANA ZACARIAS VERDIANO – MORRO INGLÊS: SEU POVO, SUAS RIQUEZAS E SEUS ENCANTOS; EU CUIDO E PRESERVO
40. REGIANE MARIA SENES FRANZ – QUEBRANDO PARADIGMAS
41. ROBIANI LUCI DA ROSA AYRES – INTERAGINDO COM A MELHOR IDADE
42. ROSANGELA DAS GRAÇAS NOGUEIRA DE MEIRA – PRESERVAR A NATUREZA FAZ O MUNDO MARAVILHOSO
43. ROSELENE DAS GRAÇAS BELLO – SOLIDARIED’ARTE
44. ROSELI MARLA DE OLIVEIRA ANTONIK – SEMENTINHA DA LEITURA
45. SANDRA CAMARGO DE SOUSA – JOVENS EMPREENDEDORES – LOCAÇÃO DE BRINQUEDOS
46. STEFANY MATTEI PRACZUM – NOSSO PAÍS IMAGINÁRIO
47. TAINE DE SOUZA – O FUTURO DO PLANETA TERRA ESTÁ EM NOSSAS MÃOS!
48. TAISE MACHADO KUBENECK – POLÍTICA, INCLUSÃO E TECNOLOGIA: UMA JANELA PARA O FUTURO
49. TATIANE NICARETTA LUZ – A TERRA POR DENTRO E POR FORA
50. THAIS CRISTINA MORAES SACCHI – EXPLORANDO GÊNEROS TEXTUAIS EM UM APLICATIVO MÓVEL
51. VALDIRENE DONIZETTI DE FREITAS CARDOSO – A ESCRITA DE UM VOO PELOS LUGARES, HISTÓRIA E SONHOS
52. VÂNIA DE PAULA MENEZES FERREIRA – FAMÍLIA NOTA 10
53. VÂNIA LÚCIA BORGES – O MEU SONHO QUANDO EU CRESCER É SER!
54. VIVIANE THAIS SOUZA SILVA – MATEMÁGICA

CATEGORIA 05 – ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E MÉDIO:
(COLEÇÃO SER E VIVER CIDADANIA, COLEÇÃO CIDADANIA E COLEÇÃO MEU AMBIENTE)

1. ALESSANDRA MARIA GASPARETTO BAGIO – REPELA BEM
2. ALEXSANDRA DE LIMA RAMOS SILVA – UMA EXPERIÊNCIA PRAZEROSA NAS PRODUÇÕES DE HQS
3. ANDERSON ANTONIO FERREIRA DE ALMEIDA – OPERAÇÃO INCLUSIVA – RESSIGNIFICANDO A MATEMÁTICA POR INTERMÉDIO DA APRENDIZAGEM ADAPTATIVA
4. CAMILA DE SOUZA PEREIRA – MODA, CULTURA E ESTÉTICA: MULHERES ASIÁTICAS
5. CLEBERSON SCHNEIDER – PLANO E PROJETO DE VIDA
6. EWERTON EUZEBIO DE JESUS – METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA
7. GEOVANA MULINARI STUANI – CHEIROS, MEMÓRIAS E HISTÓRIAS
8. IVANDRO FINARDI – NUTRIÇÃO HUMANA: MAIS QUE CULTURA, UMA QUESTÃO DE SAÚDE
9. JULIANA MAGANHA ABREU – SISTEMAS DO CORPO HUMANO: UMA PROPOSTA DE AULA PÓS-PANDEMIA
10. KARINA PERPÉTUA MENEGHETTI DA SILVA – PÃO E POESIA
11. LUCIANA MARTINES DO NASCIMENTO – QUADRINHOS: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO
12. MARCEL CARLOS CARDOSO – SAÚDE: DA ESCOLA PARA A MESA
13. MARTA FERREIRA ROSA – ROTA DA SEMENTE AO PARO DO BRASILEIRO
14. MAYARA RANGEL COGO MAGNONI – JOGOS MATEMÁTICOS: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
15. ORLETE ZANINI CARRER ALEXANDRE – FESTIVAL ESCOLAR
16. RAFAEL JOSÉ PASINI RIZZO – CÁLCULO MENTAL DE PORCENTAGEM
17. REINALDO JOSÉ SILIO – HORTA CIENTÍFICA NA ESCOLA
18. RODRIGO APARECIDO GOMES – ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: QUÍMICA IMANENTE
19. ROSIMAR DE FÁTIMA FERREIRA – LAPBOCK GUERRA FRIA
20. SIMONE LAZZAROTTO ALVES – RELATOS DA GUERRA: UM OLHAR EMPÁTICO À HISTÓRIA
21. SINARA FELISBINO DE SOUZA – GEOMETRIA E DIVERSÃO
22. SOLEANDRO ZAMBON – GLOBALIZAÇÃO – ROMPENDO BARREIRAS ENTRE COMPONENTES CURRICULARES
23. SUELEN MARTINI AZAMBUJA – INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA
24. TIAGO LA SERRA BONEBERG – ANIMANDO A HISTÓRIA E ASSIMILANDO O CONHECIMENTO
25. VIVIANE JUSTINO DE FIGUEIREDO CANTARINO – LEITURA DE MUNDO POR MEIO DA ARTE

CATEGORIA 06 – AÇÕES COM FAMILIARES
(COLEÇÃO ENTRELINHAS PARA FAMILIARES E/OU COLEÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA E/OU ENCONTRO COM FAMILIARES E/OU FAMÍLIA PRESENTE)

1. CARMEN RAYMUNDI – FAMÍLIAS QUE CUIDAM
2. DAIANE PEREIRA SOARES – SAIBA MAIS: ESCOLA E FAMÍLIA CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS
3. EDIANA MARI SANTIN DA SILVA – COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS E SENTIMENTOS
4. JAINE NUNES ALBERTON JOCHEN – RESGATANDO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS
5. MARIA RAYLANE SILVA MESQUITA – PRODUZINDO SABERES: MINHA FAMÍLIA, MINHA HISTÓRIA
6. ODETE APARECIDA SILVESTRE SANTOS – FAMÍLIA PRESENTE E PARTICIPATIVA
7. PATRICIANA RIBEIRO DE SOUSA – CONSTRUINDO VALORES: FAMÍLIA E ESCOLA
8. ROBERTA TAVARES CARDOSO BOARETO – PROJETO VILAREJO
9. ROSANA KERKHOFF GOULART – DIVERSIDADE SIM, BULLYING NÃO!
10. SILVIA MARA GUERLINGER – RAÍZES DO TEMPO
11. SÔNIA REGINA PEROLE – RESGATES DAS BRINCADEIRAS ANTIGAS EM TEMPOS DE TECNOLOGIAS
12. TATIANI CHAGAS ALBERTO – ESCOLA DE RESPONSÁVEIS: REENCONTRO

CATEGORIA 07 – ESPECIALISTAS (ARTE, EDUCAÇÃO FÍSICA E LÍNGUA INGLESA)
(COLEÇÃO JOY, COLEÇÃO CAMINHOS E VIVÊNCIAS, COLEÇÃO SER E VIVER CIDADANIA)

1. ADRIANA PATRÍCIA SENA CORDEIRO – RECRIANDO LAÇOS: PELA MÚSICA E DANÇA NO PÓS ISOLAMENTO SOCIAL!
2. ANA CLAUDIA MONARI – INTERCÂMBIOS FOTOGRÁFICOS: RETRATO E AUTORRETRATO NA ARTE
3. ANDRÉA PEREIRA MARTINS VINHAS – O FOLCLORE E A EDUCAÇÃO FÍSICA OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS: UM RESGATE QUE UNE, DIVERTE E AMPLIA AS POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS CORPORAIS E CULTURAIS
4. ANDRESSA CRISTINA VANI – FORMAS, CORES E FLORES A ARTE TRANSFORMANDO ESPAÇOS!
5. ANDRESSA VEDOVATTO RAYZER – BRINCAR COMO CRIANÇA
6. ARTHUR EMILLIO PEREIRA DE PROENÇA – COMER BEM
7. CRISTIANE HERMANN – A GRAVURA E SEUS ENCANTOS
8. DAIANE DE CÁSSIA MARTINS FAZAN – A WINDOW FOR US!: NOSSO ITINERÁRIO INTERNACIONAL
9. DIANA LETICIA CHIODELLI – ARTE INDÍGENA: PROCESSOS DE PESQUISA ENTRE O HISTÓRICO E O CONTEMPORÂNEO
10. ELIANA DE OLIVEIRA LOUREIRO – MOSAICO ARTE CONSCIENTE
11. ELIANE FÁTIMA BRUGNERA – O ENIGMA DAS MÁSCARAS, COSTUMES E TRADIÇÕES DE UMA CULTURA
12. ELIAS NEPONUCENO DA SILVA NASCIMENTO – STOP MOTION: PREVENÇÃO E COMBATE AO USO DE DROGAS
13. FABIO GONÇALVES FERNANDES – O MEU QUINTAL É O MUNDO, APRENDER INGLÊS É UMA VIAGEM
14. LILIANE MONTEIRO CEZAR BRIZOLA DA ROSA – LUTAS NA ESCOLA
15. NELI CAPELI – PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA TREKKING E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL; UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA EDUCAÇÃO FÍSICA
16. RENATO PEREIRA – EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: CRIANDO POSSIBILIDADES
17. RICARDO MANOEL DA SILVA – ARTE DE FAZER: APRENDENDO A SER – ESTAÇÕES POR ROTAÇÃO
18. ROSANA APARECIDA CAETANO – O BAILE DOS NÚMEROS
19. ROSIMARI DE OLIVEIRA PECHINI – EU O OUTRO E NOSSAS DIFERENÇAS
20. SAMIRA MOHAMAD SATI ALOISE – CAPOEIRA & CIDADANIA: VEM ENTRAR NESTA RODA?
21. SONIA A FLORES GONÇALVES – CUPCAKES DAY!

CATEGORIA 08 – GESTORES

1. ADALBERTO BASTOS NETO – CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM                                                                      2. ADRIANE PEREIRA BORGES SCUDELER – FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
3. ADRIANE RANIERI VALENTE – SINERGIA PARA VIVENCIAR HISTÓRIAS E TRANSFORMAR CIDADÃOS
4. ALESSANDRA MARINS GOMES – PROJETO QUEM FALTA, FAZ FALTA!
5. ANA PAULA LIMA OLIVEIRA DA SILVA – PROJETO INTERDISCIPLINAR: LIXO ZERO
6. ANDRESSA FRANCINE PAES RIBEIRO – EXPO ENGLISH’S WORK
7. ARIANE CRISTINA XAVIER – FAMÍLIA: OS LAÇOS COLABORATIVOS NA RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS
8. BÁRBARA CUNHA DA SILVA MENDES – ESPAÇOS QUE CONTAM, CANTAM E ENCANTAM
9. CLAUDIANE GIACON ALVES MIRA – REFORÇO LÚDICO
10. CRISTIANE CESÁRIA PABLOS ROSSETTI – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES
11. ELIENE DE CÁSSIA ROQUE ESTEVES – GESTÃO HUMANIZADA & PROFESSORES SATISFEITOS
12. EMANUELA CEDRO FARIAS NOBRE – COMPROMISSO COMPARTILHADO: EXPERIENCIAR A COPARTICIPAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA
13. FÁBIO DE OLIVEIRA BIZARRIA – RETALHOS DE UMA VIDA INTEGRADOS AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS
14. FABRICIO FONTANA – ALIMENTAÇÃO COMO TRAÇO CULTURAL
15. JUCINARA ALVES PEREIRA DAMASCENO – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: COMER BEM PARA ESTAR BEM
16. KELLY CHRISTINE MEDEIROS – NOVOS SUPER HERÓIS
17. MARIA ANGÉLICA REGO – PENSANDO E REPENSANDO NOSSA PRÁTICA: FORMAÇÃO DE GESTORES
18. MARILENE DE SOUZA DO CARMO – CAMPESTRINHO – NOSSA HISTÓRIA, NOSSAS VIVÊNCIAS, NOSSA ESPERANÇA.
19. ROBERTA SILVA DE ALMEIDA – EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA
20. ROGÉRIO DA COSTA RIBEIRO – RODA DE LEITURA: BRINCAR DE LER, QUE PRAZER!
21. ROSELY QUEIROZ FERREIRA – PROJETO UBUNTU, HUMANIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NAS ESCOLA, CAMINHANDO JUNTOS
22. SEBASTIANA MARIA DE OLIVEIRA DIAS – PROJETO ALFABETIZAÇÃO PERSONALIZADA
23. SILVANA BEZERRA SILVA – NÓS SOMOS ÚTEIS/INTEGRAÇÃO DOS PROFESSORES READAPTADOS
24. VÂNIA FERRONATTO – UMA ESCOLA DE TODOS PARA TODOS
25. VIVIAN LEITE PEREIRA MONTANHER – COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS: ATOS E FATOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Batendo recordes

“Do meu registro pessoal como organizadora do Prêmio ação Destaque, esse foi o maior número de projetos aceitos em uma edição, o que mostra o engajamento dos educadores. Temos, também, uma diversidade em relação à origem desses trabalhos, o que é muito bom”, comemora Cliciane Élen Augusto, gerente pedagógica da Editora e organizadora do evento.

Avaliação rigorosa

Os trabalhos aceitos para leitura e apreciação, como frisa Cliciane, atenderam a todos os critérios estabelecidos no regulamento. A partir de agora, eles passam por uma nova etapa avaliativa. “É um trabalho cuidadoso e rigoroso”, explica. Cada projeto será lido e apreciado, de forma independente, por três pareceristas externos (num total de 903 leituras).

Essa avaliação será feita digitalmente e às cegas, ou seja, os pareceristas não se conhecem e também não conhecem a identidade dos autores dos projetos. E também será feita por categoria, ou seja: cada uma das oito categorias do prêmio tem uma comissão específica de pareceristas, que são especialistas no nível de ensino ou tema.

Dessa análise, que será feita ao longo das próximas semanas, sairá a lista de projetos finalistas do Prêmio. “Assim que essa leitura for feita e os pareceres forem concluídos, vamos divulgar amplamente os finalistas”, explica Cliciane. “E eles devem se preparar para a etapa presencial, que acontecerá em Curitiba.”

Um bom trabalho

Cliciane observa que o próprio nome do prêmio indica quais os critérios para que um projeto seja finalista e vencedor. “Primeiramente, é preciso observar que todos os trabalhos aceitos para apreciação já têm um grande valor. Os trabalhos finalistas, que vão concorrer aos prêmios, são os que mais se destacam por seus objetivos claros, critérios metodológicos bem definidos, registro significativo das ações e impacto sobre a educação e sobre a comunidade.”

TDAH, hiperatividade e escola: caminhos para acolher, aprender, ensinar e crescer

Dados médicos internacionais dão conta de que entre 3% e 5% da população global sofrem com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH. Um mal de origem neurobiológica, de causas genéticas, que surge na infância e, muitas vezes, afeta a pessoa ao longo de toda a vida. Felizmente, ao longo das últimas décadas, o TDAH se tornou mais conhecido pela sociedade, que passou a trabalhar no sentido de buscar tratamentos, inclusão, direitos e educação aos portadores.

No campo da educação, por exemplo, há todo um movimento no sentido de se incluir crianças e adolescentes portadores de TDAH. E um cuidado muito grande em relação a como atuar para garantir uma educação de qualidade, com reflexos positivos sobre o coletivo, isto é, sobre o conjunto de estudantes portadores e não portadores.

Pensemos, por exemplo, na hiperatividade que caracteriza muitas das crianças com TDAH. Vale observar que nem todas elas são hiperativas; este, porém, é um sintoma bastante comum, capaz de impactar o ambiente escolar.

Como fazer para que ele não prejudique o próprio estudante hiperativo?

Como fazer para que não afete a dinâmica de aprendizagem de toda a turma?

Como, enfim, encontrar o método adequado para o trabalho pedagógico?

É exatamente sobre isso que vamos tratar neste artigo, que é uma breve aproximação a um tema complexo e relevante.

O estudante hiperativo precisa se movimentar para aprender

Uma maneira intuitiva de se trabalhar com a hiperatividade é direcionar o trabalho para atividades educacionais, culturais e de aprendizagem que tenham a mesma dinâmica, o mesmo ritmo. É muito comum, inclusive, que as questões de comportamento com que os professores lidam ao ensinar as crianças com hiperatividade diminuam drasticamente quando as atividades propostas permitem que as crianças se mantenham em movimento.

Na medida em que a inquietude e a impulsividade não são apenas motoras, mas também verbais, é interessante trabalhar com atividades comunicacionais, com comunicação verbal.

Pensando em um padrão de atividades alinhadas ao comportamento dos estudantes que possuem o tipo de TDAH com hiperatividade, logo nos lembramos das metodologias ativas. Vamos a elas!

 

Metodologias ativas são grandes aliadas para a harmonia de uma sala diversa

Muito se tem falado a respeito dessas metodologias que, apesar de distintas no modo de estruturar as aulas, seguem o conceito de colocar o estudante no centro do seu processo de ensino-aprendizagem. O caminho é o de se priorizar a prática, o fazer, a ação, em uma abordagem ativa e protagonista diante do conhecimento.

Essas práticas de ensino são excelentes para garantir que tanto as crianças/estudantes com hiperatividade associada ao TDAH quanto os que não sofrem com o transtorno possam atuar juntos e se desenvolver plenamente. A ideia é fazer com que os modos distintos de funcionamento cerebral atuem juntos e não sejam prejudicados na educação.

 

Lembre-se: TDAH não é transtorno de aprendizagem

É importante destacar que o TDAH, seja ele do tipo predominantemente desatento, hiperativo ou misto, não é um transtorno de aprendizagem. Trata-se de um transtorno do neurodesenvolvimento causado por uma menor produção de dopamina na região do córtex pré-frontal. Como consequência desse fenômeno, as funções executivas do indivíduo são prejudicadas – afinal, tais funções são justamente reguladas por essa área do cérebro.

Isso significa que habilidades de controle da impulsividade, planejamento em longo prazo, atenção em assuntos que não são de interesse pessoal, noção de tempo, entre outras, serão mais difíceis para esse estudante.

Não há, portanto, nenhuma relação com a capacidade de aprendizado. Pelo contrário: portadores de TDAH, normalmente, são pessoas com um grande potencial criativo.

A criatividade natural dos TDAHs também é fruto dessa menor produção de dopamina, pois, além das habilidades citadas acima, o controle de estímulos e de pensamentos é outra característica pela qual a região do córtex pré-frontal é responsável.

No entanto, como mencionamos, tudo que é de responsabilidade dessa região acaba funcionando de forma diferente, e com o fluxo de pensamentos não seria diferente.

 

Mais pensamentos, mais criatividade

O menor filtro de estímulos que resulta em um maior fluxo de pensamentos é um fator que implica – normalmente – um potencial criativo aumentado para esses indivíduos.

Inclusive, a metodologia ativa “Aprendizagem Baseada em Problemas” é uma ótima abordagem para as aulas: normalmente, as atividades desafiadoras captam a atenção desses estudantes. E, nesse caso, engajar aqueles com TDAH é fundamental, pois o fluxo de pensamentos que leva a ideias inovadoras é o mesmo que torna a atenção difusa, algo prejudicial quando é necessário focar em algo.

 

Um ambiente propício

Se, por um lado, os estudantes hiperativos são muito criativos em função do fluxo de pensamentos, por outro se distraem facilmente. Com vários pensamentos indo e vindo, podem acabar “perdidos” em um emaranhado de ideias.

Por isso, criar um ambiente propício para esse modo de funcionamento cerebral é essencial para o desenvolvimento e aprendizado. E nada melhor do que um ambiente em que a comunicação, a mão na massa e a colaboração mútua entre os colegas sejam estimulados para “fertilizar” essas ideias, colocando-as em prática.

Com a “Aprendizagem Baseada em Problemas”, assim como outras metodologias ativas, por exemplo, a “Aprendizagem Baseada em Projetos”, a “Educação Maker” e o “STEM”, é possível criar esse ambiente e ajudar o estudante hiperativo a sair do campo das ideias, transformando-as em soluções únicas.

 

Cuidados extras com estudantes que possuem comorbidades

Um adendo importante é em relação às possíveis comorbidades que os estudantes podem possuir com o TDAH. É muito comum, por exemplo, que o indivíduo com esse transtorno tenha também dislexia ou discalculia – estes, sim, transtornos de aprendizagem.

Se, por acaso, o TDAH tiver alguma participação no mau desempenho escolar, o problema pode ter relação com os sintomas de desatenção que fazem a criança muitas vezes “sonhar acordada” ou com a hiperatividade que a torna inquieta, impedindo-a de prestar atenção. No entanto, a dificuldade de aprender nunca está relacionada, de forma primária, ao transtorno.

E, claro, é ainda mais provável que a dificuldade de aprendizagem esteja relacionada a uma comorbidade. Mas, fique atento para não confundir erros de desatenção na escrita com a dislexia. A dislexia possui sintomas bem característicos e demanda intervenções específicas. Aqui, vale uma conversa com os familiares e com o psicopedagogo da escola para um trabalho específico.

 

Os recursos da plataforma educacional Opet INspira

Recursos educacionais de alta qualidade, capazes de fornecer elementos para o trabalho docente em diferentes contextos – inclusive, no do TDAH –, são fundamentais para o sucesso da educação.

No campo dos recursos digitais, a plataforma educacional digital Opet INspira, da Editora Opet, oferece um acervo extraordinário: são recursos como áudios, imagens, vídeos e histórias infantis ilustradas para trabalhar com contação de histórias, leitura e até teatro. Essas atividades lúdicas são excelentes para engajar e trabalhar a criatividade das crianças que possuem TDAH.

A plataforma também oferece jogos online, quizzes educacionais e ferramentas de gamificação – um estímulo fantástico para o professor criar projetos que estimulem a comunicação e o movimento dos estudantes hiperativos.

Sem contar que a plataforma Opet INspira possui um menu de acessibilidade que permite adaptar várias funções conforme a necessidade do estudante, algo fundamental se a criança ou adolescente com hiperatividade possui comorbidades. A plataforma, aliás, é uma das mais acessíveis do Brasil!

 

Para ir mais longe:

Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) – site oficial da instituição fundada em 1999 para divulgar informações, capacitar profissionais e colocar em discussão o TDAH.

Valorizar, reconhecer, brilhar: o Prêmio Ação Destaque e seu impacto sobre os municípios parceiros!

Hoje (12) é o último dia para as inscrições de um dos principais prêmios educacionais do país.

Professores e gestores parceiros da Editora Opet na área pública em todo o país estão se inscrevendo e preparando projetos para o 12º Prêmio Ação Destaque, que acontece em Curitiba nos dias 23, 24 e 25 de novembro com transmissão simultânea pelas redes sociais.

Toda essa movimentação faz muito sentido: ao longo de suas onze edições, o Ação Destaque se consolidou como um dos principais prêmios da educação brasileira no segmento de sistemas de ensino públicos. Ele reconhece, divulga e premia o talento dos educadores que utilizam os recursos Sefe com resultados significativos na educação e mesmo no dia a dia de suas comunidades.

“O impacto é maior do que podemos imaginar à primeira vista”, avalia a gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto. “Isso porque o Ação Destaque também mobiliza as comunidades de professores e educadores dos municípios parceiros, fortalecendo os objetivos em comum de uma comunidade escolar, a coesão do grupo e o orgulho pela participação e pelas conquistas. São torcidas apaixonadas”, observa.

A mensagem de Sobral (CE)

Sobral, município cearense parceiro da Editora Opet, é reconhecido há vários anos como detentor da melhor educação pública do país. E registra uma participação importante de professores e gestores no Prêmio Ação Destaque.

Para Herbert Lima, secretário de Educação de Sobral (foto), essa presença funciona ao mesmo tempo para promover a educação e para estimular os educadores rumo a novos avanços. “O Ação Destaque é uma grande oportunidade porque divulga e promove o compartilhamento de experiências educativas inovadoras. Portanto, ele culmina as ações que nossos profissionais estão desenvolvendo dentro da sala de aula.”

Um trabalho que, observa, mira em uma educação cada vez mais alinhada às transformações da sociedade, fazendo com que os estudantes adquiram as mais diversas habilidades e competências socioemocionais.

Herbert também destaca a importância do compartilhamento dos projetos, algo que está na concepção do Prêmio Ação Destaque. “É importante que todos os profissionais acompanhem os projetos apresentados. É assim que novas ideias vão surgindo, sendo multiplicadas e aprimoradas.”

Vargeão: envolvimento e resultados

A professora Carmen Raymundi (foto) é secretária municipal de Educação de Vargeão, município do oeste catarinense. E ela ocupa uma posição privilegiada de observação do Prêmio Ação Destaque: além de estimular seus professores e equipes a participarem, ela mesma já participou mais de uma vez, tendo conquistado o primeiro lugar no ano passado, na Categoria 02 (“Ensino Fundamental Anos Iniciais”) com o projeto “Cuidando de quem cuida”.

Ela considera o Prêmio Ação Destaque um momento de agregação e de estímulo à comunidade de docentes e gestores. “Para nós, é de grande importância que os professores e os gestores do município inscrevam seus projetos. Isso impacta diretamente sobre a educação. Pelo que está sendo realizado e pela oportunidade de mostrar práticas importantes e exitosas que que desenvolvemos com nossos estudantes, famílias e comunidade”, observa.

Ela conta que o município acompanha todas as edições do prêmio desde 2017, sempre com uma grande participação dos professores e gestores. “É um evento de impacto nacional, ou seja, sua relevância é muito grande”, avalia Carmen. “Eu sou uma prova disso. Depois de apresentar nosso projeto no ano passado, também o levamos à Universidade Federal de Santa Catarina, a associações de municípios, à Assembleia Legislativa e ao Inep, em Brasília. Graças ao incentivo e à oportunidade dados pela Editora Opet.”

FAÇA AGORA A SUA INSCRIÇÃO!

As inscrições para o Prêmio Ação Destaque se encerram hoje, dia 12 de setembro. Assim, gestor parceiro Sefe: não perca essa oportunidade de fazer o seu município brilhar!

Acesse agora o site, converse com sua equipe e estimule seus professores! O que é bom deve ser mostrado – a educação do seu município!

E saiba tudo sobre o Prêmio Ação Destaque nesta edição especial do Opetcast, o podcast da Editora Opet: