Santa Mariana (PR) dá um salto no IDEB e se prepara para avançar ainda mais

Nos últimos quatro anos, educação de Santa Mariana deu um salto de qualidade. Foto: Departamento de Ouvidoria e Comunicação Social da PMSM.

Em quatro anos, a educação municipal de Santa Mariana deu um salto: o Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB) aumentou 13,46%, passando de 5.2 para 5.9. Com isso, o município se adequou à meta projetada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, o INEP, e está pronto para um novo ciclo de crescimento e superação das metas. Há quatro anos, o município é parceiro da Editora Opet, utilizando os materiais didáticos, ferramentas, implantações, formações e assessoramento pedagógico do selo Sefe – Sistema Educacional Família e Escola para a Educação Infantil, a Educação Especial e o Ensino Fundamental.

Secretária Mara Martins: parcerias fazem com que a educação avance. Fonte: Arquivo pessoal.

A secretária municipal de Educação, professora Mara Martins, destaca a importância da parceria. “Para ter sucesso no plano de ação da secretaria, não basta ter boa vontade e condições econômicas e estruturais. É importante firmar parcerias que façam com que a educação avance.” Segundo ela, a parceria garantiu subsídios para o trabalho. “Nossos profissionais são dedicados e antenados e nosso parceiro, a Opet, é idealizador e fomentador da busca pelo melhor, atualizando os conteúdos multidisciplinares de acordo com a legislação vigente e  o momento histórico”, observa.

A secretária também destaca o valor de sua equipe, assim como a aproximação família-escola, tônica da parceria com a Editora Opet. “O trabalho desenvolvido pelas escolas com o Sefe avançou muito. Os encontros sempre buscam que as famílias se sintam acolhidas e que as crianças sintam que a família é o porto seguro.”

Formação pedagógica realizada com a equipe da Editora Opet antes do período de distanciamento social. Foto: Departamento de Ouvidoria e Comunicação Social da Prefeitura.

Dúvidas e avanços – Ao analisar os avanços da educação de Santa Mariana, a professora Agda Pavanello, diretora da Escola Municipal Pedro Moreira da Silva, resgata o passado recente do município. “Nós começamos a evoluir em 2013, com grandes conquistas a partir de 2015. Os professores ficaram mais motivados e satisfeitos. Eu diria que a nossa educação está avançando graças ao trabalho incansável de todos os envolvidos.” O IDEB de sua escola, por exemplo, saltou de 5.3 para 6.0 em quatro anos, um avanço de 13,02%.

Questionada sobre a parceria com a Editora Opet, a diretora lembra que, no início, ela despertou dúvidas. “Todo trabalho novo gera dúvidas, mas, assim que começamos, percebemos a evolução dos nossos estudantes. Vimos também um grande avanço em relação à aproximação família-escola, algo que é muito importante para o sucesso da educação.”

Diretora Agda Pavanello em um momento de interação digital com a equipe da Editora Opet. Foto: Arquivo pessoal.

A professora Lorena Carnelossi Araujo dá aulas no Centro Municipal de Educação Infantil Etelvina França Machado. Para ela, a parceria com a Editora Opet é muito eficaz no processo de ensino-aprendizagem. Um dos pontos altos, segundo ela, são as formações pedagógicas realizadas pela equipe da Editora. “As formações são muito boas e os formadores explanam o conteúdo de forma clara e objetiva. Eles sempre trazem novidades e ofertam novas possibilidades de ensino e aprendizagem.”

Lorena também destaca a qualidade dos materiais didáticos. “O material é rico em detalhes, cores e formas, tudo pensado para a criança de acordo com cada faixa etária. Além disso, os conteúdos seguem uma sequência gradativa de complexidade, estão sempre associados.” Segundo ela, os materiais vêm cumprindo um papel importante durante o período de aulas remotas. O mesmo vale em relação à aproximação entre as famílias dos estudantes e a escola, que é importante para o trabalho virtual.

Para a professora Rosa Maria Souza Ferreira, que dá aulas para turmas de 2º e 5º ano nas escolas municipais Carmela Dutra e Pedro Moreira da Silva, os bons resultados da parceria com a Editora Opet se mostram na aprendizagem. Uma parceria que, segundo ela, propõe aos docentes uma perspectiva inovadora, reflexiva e interdisciplinar sobre a educação. “Eu destaco esse olhar crítico e avaliativo, que vem ao encontro das necessidades dos nossos estudantes.”

Educação Especial – Por suas características, a educação especial exige um suporte ainda mais intenso para os professores, estudantes e famílias. E esse suporte é encontrado na parceria com a Editora Opet. “Os materiais contemplam conteúdos adequados ao ensino, principalmente na questão estética. As imagens são grandes e coloridas, e isso chama atenção dos alunos.”, explica a professora Edvânia Marconcin, da Escola Municipal Pedro Moreira. Ela destaca a importância das formações continuadas. “Elas são muito boas e dão suporte para a prática docente. Pelo menos eu, como professora, fiz e faço uso de dicas e estratégias de atividades abordadas na formação.”

DedicaçãoA gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto, atribui o sucesso da educação municipal de Santa Mariana ao trabalho cuidadoso realizado nos últimos anos. “Vemos planejamento e, também, uma equipe de gestores e professores motivada, que valoriza a parceria, os materiais didáticos, os momentos formativos e o diálogo pedagógico. Isso consolida o caminho para que a educação de Santa Mariana avance ainda mais nos próximos anos.”

Para o gerente comercial da Editora Opet para a área pública, Roberto Costacurta, é importante ressaltar o compromisso dos gestores de Santa Mariana com a educação. “Ao longo dos anos, testemunhamos o empenho do prefeito Jorge Nunes, da secretária Mara Martins e de toda a equipe em relação à educação. Foram muitos investimentos e muitas conquistas, que já estão fazendo a diferença para o município.”

Desafios e aprendizados.

Nos últimos meses, a Editora Opet se reorganizou para atender as demandas da pandemia. Esse processo gerou muitos conhecimentos e muitas novidades para os nossos parceiros. Um dos setores mais envolvidos foi o Editorial, que mergulhou no universo da educação digital. Na edição desta semana do OpetCast, conversamos com o diretor de produto da Editora Opet, Gilberto Soares dos Santos, sobre essas transformações e também sobre o futuro do livro impresso. Uma conversa esclarecedora!

[soundcloud]https://soundcloud.com/editoraopet/desafios-e-aprendizados[/soundcloud]

Formações multirregionais: tecnologia, novidades e troca de experiências

Nesta semana, a Editora Opet promoveu mais duas formações pedagógicas multirregionais em ambiente digital. Elas fazem parte de uma programação iniciada no início do ano, mas que já é tradição na Editora: reunir professores de diferentes municípios, de diferentes escolas, para aprender e para trocar experiências e vivências sobre educação.

A primeira formação, em Arte, foi ministrada pelo professor e assessor pedagógico Daniel Masetto em dois momentos, para professores dos municípios de Arroio Trinta (SC), Entre Rios do Oeste (PR), Fênix (PR), Pitanga (PR), São João do Itaperiú (SC), e para os professores de Cambará (PR), Campo Grande (MS) e Alto Taquari (MT). E a segunda, em Educação Física, foi ministrada pela professora e assessora pedagógica Milena Nichel para os municípios de Arroio Trinta (SC), Entre Rios do Oeste (PR), Fênix (PR) e São João do Itaperiú (SC).

Telas da formação multirregional em Arte com o professor Daniel Masetto.

“As formações pedagógicas multirregionais são uma oportunidade para a troca de experiências e conhecimentos. Temos professores de diferentes realidades, com olhares, criatividade e contribuições para os demais participantes”, avalia a gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto. “Um processo que já existia nas formações multirregionais presenciais, mas que se acelerou graças às ferramentas digitais.”

Confiança – Na avaliação de Daniel Masetto, que nesta semana trabalhou com ferramentas digitais para o ensino de Arte dentro da temática “A Arte Popular Brasileira e as ferramentas para o ensino híbrido/remoto”, os professores estão cada vez mais confiantes em relação aos meios digitais e telemáticos. Uma evolução que ele vem detectando desde o início do trabalho, há alguns meses.

“Em um primeiro momento, eles colocavam que seria difícil, que a ferramenta estava fora da sua realidade e que os alunos não iam acessar. Já no final do primeiro encontro, essa percepção mudou. E eles começaram a ver as possibilidades reais de uso das plataformas.”

E como se deu essa mudança? Segundo Daniel, a partir de exemplos metodológicos com as ferramentas digitais. “Colocando a mão na massa, acessando e interagindo com o grupo, os professores começam a dar retornos positivos. Pelo uso das plataformas, em respostas no chat ou na fala pelo microfone, no Meet.”

Em suas formações, Daniel utiliza e estimula o uso de ferramentas da plataforma Google for Education (parceira da Editora Opet), como o Jamboard, Apresentações Google, Formulários Google, Google Fotos, Autodraw e Classroom. O Autodraw, por exemplo, é uma ferramenta poderosa e muito amigável para a produção de desenhos.

A professora Solange dos Santos trabalha na rede municipal de ensino de Campo Verde (MT), na escola municipal Sabina Lazarim Prato e no Centro Educacional Paulo Freire, com turmas que abrangem do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Segundo ela, as formações oferecidas pela Editora Opet são importantes.

“O trabalho do professor Daniel é ótimo. Ele sempre nos surpreende com suas aulas! Acredito que a forma como ele nos transmite os conteúdos faz com que nós, professores, amemos ainda mais a nossa disciplina de Arte. Eu me sinto maravilhada a cada formação!”

O fato de as formações envolverem professores de outros municípios, segundo Solange, enriquece os conhecimentos. “Conhecer outras experiências também faz com que olhemos de forma diferente para as nossas próprias dificuldades”, pondera. Ela pretende utilizar as ferramentas trabalhadas na formação com seus estudantes. “Em um tempo digital, lidando com alunos digitais, temos que usar cada vez mais essas ferramentas. E o professor Daniel, que está à frente de seu tempo, nos trouxe uma pincelada de coisas que podemos aprofundar ainda mais.”

Formações multirregionais são uma tradição Opet. Na foto, formação para os professores de Língua Inglesa, realizada em agosto.

Trocas culturais – A professora Milena Nichel, assessora pedagógica responsável pelas formações mutirregionais em Educação Física, destaca a importância das trocas culturais e de experiências profissionais entre os participantes. “Esse compartilhamento é muito importante. Dos valores culturais locais, que são muito ricos, e das propostas adotadas pelos professores com seus estudantes”, observa.

“Tivemos trocas muito interessantes, por exemplo, entre professores de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e de Cambará, no Paraná. E de professores de Ilha Solteira, em São Paulo, e São Miguel do Oeste, em Santa Catarina.”

Segundo Milena, os professores são altamente engajados e comprometidos com caminhos para o ensino da Educação Física. Nos encontros, sua temática é a da formação humana e das experiências de aprendizagens corporais, com ênfase para as possibilidades de trabalho no ensino remoto.

Segundo Milena, ferramentas digitais como o Google Meet, entre muitas outras, permitem um trabalho corporal de alta qualidade. Outro caminho é o da exploração de possibilidades para o trabalho físico em casa e com a família. “Uma característica bem importante do trabalho é o resgate de jogos e brincadeiras com os familiares. E nós trazemos esse resgate para os nossos encontros.”

A parceria entre Editora Opet e os Munícipios – Episódio 2

O ano de 2021 ainda gera muitas dúvidas para a educação pública. Quando, afinal, as aulas presenciais voltarão ao normal? A partir de que protocolos? E o ensino híbrido vai, mesmo, ser a nova realidade das escolas? No segundo episódio do OpetCast sobre a relação entre a educação pública e os sistemas de ensino, Roberto Costacurta, gerente comercial da Editora Opet para a área pública, fala sobre esse cenário e, também, sobre o valor das parcerias para superar os desafios e crescer. Não perca! É OpetCast: a Editora Opet de ouvir!

[soundcloud]https://soundcloud.com/editoraopet/a-parceria-entre-as-editora-opet-e-os-municipios[/soundcloud]

Troféu na mão: ganhadoras do Ação Destaque recebem o prêmio em seus municípios

Na tarde de quarta-feira (04), a Editora Opet em Paranaguá, no litoral do Paraná, para fazer a entrega presencial (seguindo todos os protocolos de segurança) do troféu do 10º Prêmio Ação Destaque para a professora Débora Rederd França Vidal. Ela foi a terceira colocada na Categoria 02 (Ensino Fundamental – Anos Iniciais) do prêmio, realizado há duas semanas em formato online. Débora concorreu com o projeto “Minha família embarca comigo. Conhecendo e aprendendo a conservar”, que teve como foco a educação para o uso sustentável da água.

A professora Débora recebeu o troféu do Ação Destaque em mãos, na secretaria de Educação de Paranaguá.

A entrega do prêmio aconteceu na sede da secretaria municipal de Educação de Paranaguá e foi feita pela coordenadora pedagógica da Editora, Silnéia Chiquetto. A secretária municipal de Educação, professora Tenile Xavier, destacou a importância do prêmio. “É um prêmio significativo para a professora Débora, para a escola onde ela dá aulas, para a rede municipal de ensino e para a cidade de Paranaguá. Ele mostra que temos professores fantásticos! Muito obrigado a todos pela dedicação.”

Campeã – Em quatro participações no Ação Destaque, a professora Débora conquistou prêmios três vezes. “Esse prêmio traz um estímulo extra para a gente continuar”, conta. Ela destaca, em seu projeto, a participação dos estudantes e de suas famílias, em um trabalho que teve como foco o uso consciente da água. “Eles aprenderam a usar, de forma sustentável, esse bem precioso que é a água.”

Débora com sua “coleção” de troféus do Ação Destaque.

Cotia – Na semana passada (29), o gerente comercial da Editora Opet para a área pública, Roberto Costacurta, esteve em Cotia (SP) para entregar os prêmios às vencedoras do município no Ação Destaque de 2020.

Os troféus foram entregues às professoras Adriane Passos Almeida (vencedora com o projeto “Escola e Família juntos para Ensinar e Amar!”) e Ana Paula Borella (terceira colocada com o projeto “O Resgate da Cultura Popular em Tempos de Pandemia e Aulas Virtuais”). Ambos os projetos concorreram na Categoria 01 do Prêmio, voltada à Educação Infantil. A cerimônia teve a participação do secretário municipal de Educação de Cotia, Luciano Corrêa.

Professoras de Cotia, em São Paulo, também receberam o prêmio presencialmente.

A parceria entre Editora Opet e os Munícipios

A pandemia teve reflexos importantes sobre a educação pública. Nesse cenário, os sistemas de ensino assumiram um papel importante de apoio aos municípios, auxiliando, por exemplo, na implantação do ensino remoto. A parceria entre a Editora Opet (Sefe) e os municípios e o tema da nova série especial do OpetCast em dois episódios. Nosso entrevistado é Roberto Costacurta, gestor comercial da Editora para a área pública. Não perca o primeiro episódio!

[soundcloud]https://soundcloud.com/editoraopet/a-parceria-entre-editora-opet-e-os-municipios[/soundcloud]

Ibirá (SP): uma parceria de sucesso pela Educação municipal

Momentos da educação municipal de Ibirá antes e durante a pandemia. O cuidado é uma das marcas da educação municipal. Foto: SME Ibirá.

Há pouco menos de um ano, no início de 2020, o município paulista de Ibirá e a Editora Opet, por meio do selo educacional Sefe, firmaram uma parceria educacional para a adoção de materiais didáticos, formações pedagógicas e assessoramento técnico de professores e gestores. Uma parceria que abrangeria a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e II, além de um processo de aproximação entre as famílias dos estudantes e a escola.

O trabalho começou até que, em março, a pandemia da Covid-19 mudou radicalmente a “cara” da educação em todo o país. Vieram as aulas remotas e, com elas, a necessidade de oferta e domínio das tecnologias digitais. Algo que, no caso de Ibirá, teve total apoio da Editora Opet, que forneceu as plataformas Inspira e Google for Education a professores, gestores e estudantes, além da formação necessária ao melhor uso das ferramentas e ao desenvolvimento das aulas online. O resultado? Uma educação municipal que, a despeito das dificuldades, se manteve com um alto nível de qualidade – Ibirá possui uma das notas mais altas do IDEB em São Paulo: 7,3.

A gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto, destaca o valor da parceria como chave para entender o sucesso da educação em Ibirá. “Ibirá representa a essência do nosso atendimento pedagógico. Especialmente neste ano, quando ficou provado o enorme valor que têm a própria parceria e o atendimento pedagógico personalizado.”

Para Cliciane, a relação foi muito boa desde o início, quando os gestores e os professores se mostraram dispostos a conhecer e a se aprofundar na proposta pedagógica da Editora. “São pessoas críticas e abertas ao diálogo e às mudanças”, observa.

Segundo ela, a integração das equipes – do município com os times pedagógico e comercial da Editora – também colaborou para o sucesso do trabalho. “Uma prova excepcional da qualidade desse trabalho foi a premiação de uma profissional da rede municipal, a professora Daiane Fazan, no Ação Destaque, nosso prêmio nacional anual para a educação pública.”

O representante comercial da Editora Opet para a área pública na região, Maurício Pessoa Gebran, destaca o comprometimento dos professores e dos gestores com o desenvolvimento da educação. “O envolvimento de todos é muito grande. E nós, de nossa parte, buscamos levar o que temos de melhor. Um exemplo é o dos encontros com as famílias, que estão no núcleo da proposta pedagógica da Opet e que fazem toda a diferença na educação.” Maurício destaca, ainda, a importância dos materiais didáticos de alta qualidade, que serviram como um guia para o momento de educação remota.

EngajamentoHá muitos anos, a professora Alessandra Cristina Moura Pinheiro desempenha um papel importante da educação de Ibirá. Como assistente técnica da secretaria municipal de Educação, ela coordena o processo de gestão, trabalhando em contato direto com as equipes do município e da Editora Opet. Sua avaliação do trabalho realizado em 2020 é bastante favorável.

“A parceria do município de Ibirá com a Editora Opet nos trouxe a segurança que precisávamos. Ela é elogiada pelos professores, equipe de gestores, pais e alunos”, observa. “A principal mudança percebida foi a participação dos professores nas capacitações e atividades propostas, mesmo em tempos de pandemia.”

Alessandra também destaca o engajamento de sua equipe em relação ao sistema de ensino. “Quando os materiais Sefe chegaram às mãos dos professores, os gestores deram todo um suporte, pois sabiam que era um material de excelente qualidade e que merecia ser ‘abraçado’, fazendo o melhor que pudessem com o apoio da equipe pedagógica, para o sucesso de todos.”A gestora também observa o empenho da equipe pedagógica da Editora. “Há anos, vínhamos percebendo a desmotivação dos professores em relação às capacitações. A equipe pedagógica Opet tem realizado um trabalho maravilhoso.”

Todo esse trabalho resultou em um ano em que, a despeito de todas as dificuldades, a educação ibiraense se manteve sólida e criativa. O melhor exemplo disso é a professora Daiane Fazan, Que recentemente conquistou o segundo lugar na categoria “Ensino Fundamental – Anos Iniciais” do 10º Prêmio Ação Destaque, promovido pela Editora Opet. O prêmio é um dos mais tradicionais do país no segmento de sistemas de ensino para a área pública.

Daiane se destacou entre os dez finalistas de sua categoria com o projeto “E depois da pandemia? Esperanças e soluções para Estância Turística de Ibirá”, com foco no futuro pós-pandemia e nas relações entre as pessoas e o município.

Reconhecimento da Educação Pública – “Não há palavras para descrever tamanha satisfação ao ser premiada no Ação Destaque”, conta Daiane. “Trabalhamos com afinco para alcançar resultados satisfatórios e eficazes em nosso projeto ao longo do semestre e ver todo o reconhecimento recebido por ele foi uma sensação ímpar – tanto para mim, enquanto educadora, quanto para os estudantes, que se dedicaram sem reservas às aulas e às atividades propostas.”

Daiane se diz muito feliz, também, pelo reconhecimento que o prêmio trouxe para o seu trabalho e para a educação municipal. “Isso é essencial para que a sociedade constate o quanto a escola pública é importante, inovadora e resistente, mesmo em meio aos desafios que nos são impostos, como no caso da pandemia. Um trabalho reconhecido dessa maneira é motivo de esperança e motivação para novos projetos que viabilizem o desenvolvimento pleno de nossas escolas e de nossas crianças.”

O uso combinado dos livros e das ferramentas digitais é outro fator do sucesso da educação de Ibirá. Foto: Daiane Fazan.

Digital + Real: Educação, Realidade Aumentada e o Google for Education

Você provavelmente já 15ouviu falar em Realidade Aumentada (RA). É uma tecnologia relativamente recente que, nos últimos anos, ganhou força, inclusive na educação. E que, com o aumento da velocidade e da capacidade das redes, em especial com a chegada da tecnologia 5G, deve se tornar ainda mais popular em pouco tempo. Assim, prepare-se!

Mas, afinal, o que é a Realidade Aumentada (RA)?

Realidade Aumentada (RA) é o nome dado à tecnologia de sobreposição de objetos digitais ao mundo real, em tempo real, com resultado de “aprofundamento” de informações. Imagine, por exemplo, “ver” dos órgãos internos do seu cachorro de estimação, usando para isso seu próprio smartphone e um aplicativo que traz imagens digitais tridimensionais destes órgãos e os “aplica” à realidade. Ou, então, ter acesso a várias informações sobre uma obra de arte apenas de apontar seu smartphone para ela. Isso é RA!

Ela se diferencia da Realidade Virtual (RV), que é composta exclusivamente de objetos e cenários criados digitalmente – como, por exemplo, nos jogos eletrônicos que simulam planetas alienígenas, cidades ou ambientes históricos.

Para que a Realidade Aumentada seja possível, é preciso um software que “cruze” o real e o digital e um aparelho capaz de fazer a leitura e exibição das imagens. Esses aparelhos podem ser tablets e smartphones ou, então, plataformas específicas. Diferentemente da realidade virtual, a realidade aumentada não cria um mundo completamente virtual e fictício, mas utiliza o ambiente real como cenário para um objeto digital. Um exemplo conhecido? O jogo “Pokémon Go”, que combina geolocalização e interação com personagens digitais.

Realidade aumentada na educação

Imagine o quão cativante seria uma aula em que as ilustrações pudessem “saltar” do livro e ter movimentos, expressões e falas. Ou poder ver, em uma parede da sala de aula, os movimentos do sistema solar, o curso da água pela estrutura de uma planta ou da lava até a erupção de um vulcão.

Com a realidade aumentada, a exposição à informação sensorial aumenta, o que facilita a interpretação, assimilação e compreensão dos conteúdos. É essa possibilidade de imersão que caracteriza a eficiência desse recurso para a educação, além de ser uma tecnologia acessível e de fácil aplicabilidade.

Outra vantagem é que o pano de fundo dessa experiência é o próprio ambiente escolar, o que faz com que o aluno associe aquela experiência de estudo à escola. Além disso, o componente digital faz parte de um universo muito popular e curioso para esta geração, o que coloca o interesse do estudante como ponto de partida para o desenvolvimento da aula e do conteúdo.

O professor

Por mais possibilidades que possa trazer, a tecnologia, por si, não promove educação. Ela é apenas um recurso eficiente para a comunicação entre os agentes do processo de ensino aprendizagem: o professor e o estudante. Por isso, é importante que o professor busque, antes de tudo, conhecer, estudar e compreender a realidade aumentada – assim como os conteúdos ministrados – para poder utilizá-la de forma relevante e contextualizada.

Engajar os estudantes é um dos principais desafios dos professores, e a RA pode ser uma aliada potente para isso.

A RA e o Google for Education

Os usuários do Google for Education – caso dos parceiros públicos e privados da Editora Opet – têm acesso a uma tecnologia poderosa de Realidade Aumentada. Ela atende pelo nome de “Google Expeditions” – um aplicativo – e permite uma exploração do mundo de forma virtual. Seus conteúdos abrangem, por exemplo, temas de História, Ciências, Artes e Mundo Natural, inseridos digitalmente na realidade em animações e gráficos fantásticos em 3-D. Pense, por exemplo, em dinossauros, astronomia, pintores renascentistas, fenômenos naturais, órgãos do corpo humano… tudo isto está lá e pode ser usado em aulas criativas e envolventes! As imagens em 360 graus permitem uma imersão no mundo virtual – e seu cruzamento com o mundo real -, em expedições guiadas pelo professor ou pelos próprios estudantes.

Para acessar o Google Expeditions, os requisitos mínimos são, além da conta no Google, o aplicativo “Expeditions”, disponível gratuitamente nas lojas Play Store e App Store, e um smartphone compatível com o aplicativo. Aos professores, o aplicativo também fornece a possibilidade de criação de conteúdos exclusivos para as aulas.

Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso blog e nossos perfis nas redes sociais.

Papelão, plástico e smartphone: o próprio Google fornece modelos de óculos de realidade aumentada/realidade virtual que podem ser produzidos em casa.

 

Professores parceiros da Editora Opet participando de formação pedagógica com o uso de leitores de Realidade Virtual.

Papelão, plástico e smartphone: o próprio Google fornece modelos de óculos de realidade aumentada/realidade virtual que podem ser produzidos em casa.

Fortalecendo a parceria família e escola

Como funciona a relação de parceria entre família e escola nos países que alcançaram a excelência educacional? E a lei brasileira, privilegia essa aproximação? Como, afinal, fortalecer uma parceria tão importante? Essas e outras questões foram respondidas no segundo episódio do OpetCast com a professora Oralda Adur de Souza. Oralda é uma das maiores autoridades brasileiras na relação família e escola. É pós-doutora em estudos da Família Contemporânea e autora das coleções da Editora Opet sobre o tema. Uma grande conversa, que vale a pena ouvir!

[soundcloud]https://soundcloud.com/editoraopet/fortalecendo-a-parceria-familia-e-escola[/soundcloud]