TDAH, hiperatividade e escola: caminhos para acolher, aprender, ensinar e crescer

TDAH nas escolas

Dados médicos internacionais dão conta de que entre 3% e 5% da população global sofrem com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH. Um mal de origem neurobiológica, de causas genéticas, que surge na infância e, muitas vezes, afeta a pessoa ao longo de toda a vida. Felizmente, ao longo das últimas décadas, o TDAH se tornou mais conhecido pela sociedade, que passou a trabalhar no sentido de buscar tratamentos, inclusão, direitos e educação aos portadores.

No campo da educação, por exemplo, há todo um movimento no sentido de se incluir crianças e adolescentes portadores de TDAH. E um cuidado muito grande em relação a como atuar para garantir uma educação de qualidade, com reflexos positivos sobre o coletivo, isto é, sobre o conjunto de estudantes portadores e não portadores.

Pensemos, por exemplo, na hiperatividade que caracteriza muitas das crianças com TDAH. Vale observar que nem todas elas são hiperativas; este, porém, é um sintoma bastante comum, capaz de impactar o ambiente escolar.

Como fazer para que ele não prejudique o próprio estudante hiperativo?

Como fazer para que não afete a dinâmica de aprendizagem de toda a turma?

Como, enfim, encontrar o método adequado para o trabalho pedagógico?

É exatamente sobre isso que vamos tratar neste artigo, que é uma breve aproximação a um tema complexo e relevante.

O estudante hiperativo precisa se movimentar para aprender

Uma maneira intuitiva de se trabalhar com a hiperatividade é direcionar o trabalho para atividades educacionais, culturais e de aprendizagem que tenham a mesma dinâmica, o mesmo ritmo. É muito comum, inclusive, que as questões de comportamento com que os professores lidam ao ensinar as crianças com hiperatividade diminuam drasticamente quando as atividades propostas permitem que as crianças se mantenham em movimento.

Na medida em que a inquietude e a impulsividade não são apenas motoras, mas também verbais, é interessante trabalhar com atividades comunicacionais, com comunicação verbal.

Pensando em um padrão de atividades alinhadas ao comportamento dos estudantes que possuem o tipo de TDAH com hiperatividade, logo nos lembramos das metodologias ativas. Vamos a elas!

 

Metodologias ativas são grandes aliadas para a harmonia de uma sala diversa

Muito se tem falado a respeito dessas metodologias que, apesar de distintas no modo de estruturar as aulas, seguem o conceito de colocar o estudante no centro do seu processo de ensino-aprendizagem. O caminho é o de se priorizar a prática, o fazer, a ação, em uma abordagem ativa e protagonista diante do conhecimento.

Essas práticas de ensino são excelentes para garantir que tanto as crianças/estudantes com hiperatividade associada ao TDAH quanto os que não sofrem com o transtorno possam atuar juntos e se desenvolver plenamente. A ideia é fazer com que os modos distintos de funcionamento cerebral atuem juntos e não sejam prejudicados na educação.

 

Lembre-se: TDAH não é transtorno de aprendizagem

É importante destacar que o TDAH, seja ele do tipo predominantemente desatento, hiperativo ou misto, não é um transtorno de aprendizagem. Trata-se de um transtorno do neurodesenvolvimento causado por uma menor produção de dopamina na região do córtex pré-frontal. Como consequência desse fenômeno, as funções executivas do indivíduo são prejudicadas – afinal, tais funções são justamente reguladas por essa área do cérebro.

Isso significa que habilidades de controle da impulsividade, planejamento em longo prazo, atenção em assuntos que não são de interesse pessoal, noção de tempo, entre outras, serão mais difíceis para esse estudante.

Não há, portanto, nenhuma relação com a capacidade de aprendizado. Pelo contrário: portadores de TDAH, normalmente, são pessoas com um grande potencial criativo.

A criatividade natural dos TDAHs também é fruto dessa menor produção de dopamina, pois, além das habilidades citadas acima, o controle de estímulos e de pensamentos é outra característica pela qual a região do córtex pré-frontal é responsável.

No entanto, como mencionamos, tudo que é de responsabilidade dessa região acaba funcionando de forma diferente, e com o fluxo de pensamentos não seria diferente.

 

Mais pensamentos, mais criatividade

O menor filtro de estímulos que resulta em um maior fluxo de pensamentos é um fator que implica – normalmente – um potencial criativo aumentado para esses indivíduos.

Inclusive, a metodologia ativa “Aprendizagem Baseada em Problemas” é uma ótima abordagem para as aulas: normalmente, as atividades desafiadoras captam a atenção desses estudantes. E, nesse caso, engajar aqueles com TDAH é fundamental, pois o fluxo de pensamentos que leva a ideias inovadoras é o mesmo que torna a atenção difusa, algo prejudicial quando é necessário focar em algo.

 

Um ambiente propício

Se, por um lado, os estudantes hiperativos são muito criativos em função do fluxo de pensamentos, por outro se distraem facilmente. Com vários pensamentos indo e vindo, podem acabar “perdidos” em um emaranhado de ideias.

Por isso, criar um ambiente propício para esse modo de funcionamento cerebral é essencial para o desenvolvimento e aprendizado. E nada melhor do que um ambiente em que a comunicação, a mão na massa e a colaboração mútua entre os colegas sejam estimulados para “fertilizar” essas ideias, colocando-as em prática.

Com a “Aprendizagem Baseada em Problemas”, assim como outras metodologias ativas, por exemplo, a “Aprendizagem Baseada em Projetos”, a “Educação Maker” e o “STEM”, é possível criar esse ambiente e ajudar o estudante hiperativo a sair do campo das ideias, transformando-as em soluções únicas.

 

Cuidados extras com estudantes que possuem comorbidades

Um adendo importante é em relação às possíveis comorbidades que os estudantes podem possuir com o TDAH. É muito comum, por exemplo, que o indivíduo com esse transtorno tenha também dislexia ou discalculia – estes, sim, transtornos de aprendizagem.

Se, por acaso, o TDAH tiver alguma participação no mau desempenho escolar, o problema pode ter relação com os sintomas de desatenção que fazem a criança muitas vezes “sonhar acordada” ou com a hiperatividade que a torna inquieta, impedindo-a de prestar atenção. No entanto, a dificuldade de aprender nunca está relacionada, de forma primária, ao transtorno.

E, claro, é ainda mais provável que a dificuldade de aprendizagem esteja relacionada a uma comorbidade. Mas, fique atento para não confundir erros de desatenção na escrita com a dislexia. A dislexia possui sintomas bem característicos e demanda intervenções específicas. Aqui, vale uma conversa com os familiares e com o psicopedagogo da escola para um trabalho específico.

 

Os recursos da plataforma educacional Opet INspira

Recursos educacionais de alta qualidade, capazes de fornecer elementos para o trabalho docente em diferentes contextos – inclusive, no do TDAH –, são fundamentais para o sucesso da educação.

No campo dos recursos digitais, a plataforma educacional digital Opet INspira, da Editora Opet, oferece um acervo extraordinário: são recursos como áudios, imagens, vídeos e histórias infantis ilustradas para trabalhar com contação de histórias, leitura e até teatro. Essas atividades lúdicas são excelentes para engajar e trabalhar a criatividade das crianças que possuem TDAH.

A plataforma também oferece jogos online, quizzes educacionais e ferramentas de gamificação – um estímulo fantástico para o professor criar projetos que estimulem a comunicação e o movimento dos estudantes hiperativos.

Sem contar que a plataforma Opet INspira possui um menu de acessibilidade que permite adaptar várias funções conforme a necessidade do estudante, algo fundamental se a criança ou adolescente com hiperatividade possui comorbidades. A plataforma, aliás, é uma das mais acessíveis do Brasil!

 

Para ir mais longe:

Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) – site oficial da instituição fundada em 1999 para divulgar informações, capacitar profissionais e colocar em discussão o TDAH.