Os recursos adicionais que “turbinam” a plataforma educacional Opet INspira

“Dize-me com quem andas e te direi quem és!”. Você provavelmente já ouviu esse ditado, um dos mais tradicionais e antigos da Língua Portuguesa. Pois, ele cabe perfeitamente à leitura das novas tecnologias educacionais. E isso porque, em um tempo convergência digital, plataformas de conteúdo buscam incorporar aplicativos e conteúdos produzidos externamente. E, ao fazer isso, agregam valor, competências e conteúdo ao seu próprio trabalho.

É exatamente o “com quem andas” do ditado: os conteúdos externos agregados devem ter qualidade e dialogar com os recursos, fundamentos e princípios didático-pedagógicos que norteiam a plataforma de recepção. “Esse processo de seleção e escolha dos recursos adicionais externos é chamado de curadoria”, explica Luciano Rocha, coordenador de Tecnologias Educacionais da Editora Opet e da plataforma educacional Opet INspira.

“Na Opet, nós damos preferência à produção própria de conteúdos, que permite um alinhamento metodológico e didático-pedagógico em relação à proposta de trabalho da Editora. Assim, a maioria dos conteúdos da nossa plataforma é própria. Esse, aliás, é um grande diferencial”, destaca Luciano. “Mesmo assim, não podemos e nem devemos fechar os olhos a recursos externos de qualidade. Se eles agregam valor, se dialogam com a nossa proposta de trabalho e colaboram para o ensino-aprendizado, podem, sim, ser incorporados.”

No caso da Opet, a curadoria envolve uma equipe de especialistas editoriais que verificam desde a acuidade das informações às possibilidades de agregação dos conteúdos. “Essa leitura é decisiva para que o aplicativo ou recurso seja agregado à plataforma. É um selo de qualidade.”

Uma integração poderosa – A agregação mais “famosa” da plataforma educacional Opet INspira é a dos recursos Google Workspace for Education. Na verdade, o que temos aqui não é exatamente uma “agregação”, mas uma poderosa integração de funcionalidades. “A plataforma educacional Opet INspira oferece os conteúdos educacionais e o Google Workspace fornece as ferramentas de comunicação, compartilhamento e desenvolvimento das aulas online, como as salas de aula virtuais, o Drive, o e-mail, o Meet e o calendário, por exemplo”, explica Luciano.

Interface da plataforma educacional Opet INspira com um dos menus do Google Workspace for Education.

Nos últimos meses, aliás, a integração das plataformas está caminhando a passos largos. No início do processo, no ano passado, houve a unificação dos e-mails de ingresso, que passaram a ser compartilhados pelas duas plataformas, facilitando a vida dos usuários. Na mais recente, concluída há cerca de duas semanas, a plataforma educacional Opet INspira recebeu menus específicos para o trabalho com as ferramentas Google Workspace for Education. Mais rápido, prático e amigável, como você pode conferir acessando a plataforma ou lendo a reportagem especial que produzimos a respeito.

Os recursos adicionais – Chegamos, então, aos recursos adicionais “por excelência” da plataforma educacional Opet INspira. Quais são eles? Para começar, a Britannica Escola, versão online da mais famosa de todas as enciclopédias estudantis – a Enciclopédia Britânica –, nascida na Grã-Bretanha há 253 anos. Na Britannica Escola, os usuários podem encontrar milhares de temas de pesquisa. Eles são organizados de diferentes maneiras, desde a busca dicionarizada até a temática, e incluem itens como busca biográfica, atlas, videoteca, jogos, conteúdos curiosos e links para notícias do jornal “Folha de S. Paulo” dirigidas a crianças e adolescentes.

Tela de abertura da Britannica Escola.

O segundo recurso é o dos simuladores desenvolvidos pelo PhET, laboratório da Universidade do Colorado (EUA) especializado em simulações interativas de Ciência (Física, Química, Ciências da Terra) e Matemática. “São simuladores de alta qualidade, que despertam o interesse e engajam os estudantes”, observa Luciano.

Atrito: exemplo de simulador de Física do PhET.

O terceiro recurso é o portal “IBGE Cidades”, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Esse é um portal gratuito e de domínio público, que incorporamos na forma de um link à plataforma porque havia uma demanda muito grande de parte dos professores de História e Geografia. Ele traz informações importantes, inclusive, sobre as próprias cidades dos estudantes, o que é interessante na construção de laços entre os conteúdos educacionais e o dia-a-dia”, observa Luciano.

“Descobrir o Brasil”: página do IBGE Cidades traz muitas informações locais e regionais.

No caso da Britannica Escola e dos simuladores Phet, explica o coordenador, eles foram incorporados por meio de uma “API de integração” – recurso de programação na própria plataforma Opet INspira – que permite o compartilhamento direto dos recursos via Google Classroom ou Drive, por exemplo.

Agregações futuras – No futuro, outros recursos adicionais devem chegar à plataforma da Editora Opet. “O processo de pesquisa é permanente. Neste momento, estamos fazendo estudos de viabilidade, parceria e curadoria de materiais”, conta Luciano. Ou seja: a plataforma educacional Opet INspira deve ficar ainda melhor!

A construção de vínculos na educação

Afeto, amor e a construção de vínculos em sala de aula

O processo de ensino-aprendizagem se assemelha a uma estrada que estudantes e professor devem percorrer juntos, rumo a um objetivo comum. Durante essa jornada, o professor assume o papel do guia, uma vez que ele já esteve nesse local e conduziu pessoas por ali. O bom guia, porém, abre espaço para o protagonismo de seus acompanhantes, para a curiosidade e para o interesse pelo caminho. É uma verdadeira viagem, uma jornada repleta de coisas a ver, experimentar e aprender!

Seu sucesso, porém, depende, em primeiro lugar, da confiança. Esse vínculo é essencial para o desenvolvimento pedagógico, sendo considerado um elemento-chave para o processo de ensino- aprendizagem.

Formação de vínculos e aprendizagem

O ser humano é social, ou seja, precisa criar relações para viver bem e feliz. Porém, mais do que se relacionar, ele necessita de bons vínculos e isto se estende ao contexto educacional, uma vez que, para que o aprendizado seja significativo, não basta que professor e aprendiz convivam. Eles devem ter um relacionamento baseado na confiança e no afeto.

Educação e afetividade

A afetividade é um tema clássico da educação. Desde o século 20, teóricos como Pestalozzi se dedicaram a entender a importância de trabalhar o que chamamos de “amor pedagógico” no processo de ensino. Tais elementos vão desde respeitar os estágios do desenvolvimento infantil até a aplicação de uma educação integral que visa não apenas o desenvolvimento do intelecto, mas também a regulação das emoções e a formação da moral.

Fato é que as relações afetivas são essenciais para o desenvolvimento humano e fortalecem sua autonomia. Portanto, elas também devem ser cultivadas nas instituições educacionais.

Para autores como Pestalozzi, uma forma de fazer isso é entendendo que a educação é mais do que transmissão de conhecimentos. Ela é, também, garantir um ambiente seguro e acolhedor. Essa seria, segundo o próprio autor, uma forma de o ensino levar as crianças a desenvolverem suas habilidades naturais e inatas. O amor, por sua vez, estimula a autoeducação.

Construção de vínculos para uma educação integral

Algo a se considerar, quando falamos em educação baseada no amor, é a necessidade de uma educação integral. Não no sentido de educação em período integral, mas, sim, no de considerar a integralidade do humano.

Como já observamos, a relação entre estudante e professor é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem. E o fator afetividade colabora para que o aprendiz confie em seu mestre como guia.

O processo educativo integral deve englobar os aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Mas, para chegar a ele, é necessária uma relação de amor. Por isso, é importante que o professor tenha em mente algumas atitudes que podem contribuir para a criação e a consolidação desse vínculo de confiança e afeto.

Como construir bons vínculos com os estudantes

Estimular uma educação integral tem a ver, principalmente, com considerar não apenas o externo no processo de aprendizado, mas também a trajetória interna. Por isso, castigos, provas e qualquer tipo de hostilidade em prol da disciplina não devem ser considerados. Para Pestalozzi, por exemplo, tudo isso precisa ser substituído pelo cultivo da disciplina interior.

Desse modo, o aprendizado deixa de ser apenas o que é dito pelo professor e se torna, também, experimentação prática, considerando elementos sensoriais e emocionais na construção do conhecimento. Ou seja, “aprender fazendo”.

Elogiar o estudante também é um aspecto importante na educação que considera o amor em seu processo. Desde que feitos no momento certo, elogios são pequenos gestos que quebram barreiras entre docente e discente e preparam o ambiente para a estruturação de um vínculo mais forte entre eles. Sem contar que melhoram a autoestima do indivíduo, o que também é essencial para o aprendizado.

Outro ponto importante: apesar de ainda existir uma ideia de que para “disciplinar” uma criança ou ensinar-lhe regras sociais e de convivência é preciso ser duro, ríspido e até castigá-la, não há nada mais equivocado. Muitos pensadores da educação têm comprovado que, quanto mais um estudante se sente amado, mais receptivo estará para receber o conteúdo do professor.

Por fim, quando se fala em vínculos saudáveis entre estudante e professor, é fundamental que, além de considerar aspectos emocionais na educação, considere-se o estágio de desenvolvimento em que a criança se encontra. É preciso estar atento às necessidades de cada momento, bem como às aptidões que o indivíduo vem desenvolvendo.

Pedagogia do amor: uma ferramenta de inclusão

A afetividade na educação também é determinante para o sucesso da educação inclusiva. Aqui, mais do que nunca, é crucial estabelecer uma relação sólida e de confiança entre discente e docente, uma vez que este aprendiz se depara com ainda mais desafios em sua jornada. Portanto, além de entender o estágio do desenvolvimento em que a criança está, o docente deve se ater às particularidades de alguma deficiência, transtorno ou síndrome que porventura o estudante tenha.

Quando falamos de inclusão, é preciso ampliar o olhar e pensar além. Afinal, a inclusão tem também um aspecto social, geográfico e regional muito importante. Entender que cada criança vem de um lugar, de uma realidade, e que possui uma história de vida única ajuda o professor, no processo de ensino, a ter um ponto de partida para a aplicação de conteúdos e a entender as potencialidades e dificuldades de cada um.

Novas tecnologias: educação atual e pedagogia do amor

As novas tecnologias são grandes auxiliares na promoção de uma educação baseada no amor, pois as ferramentas digitais favorecem a elaboração de um ensino mais exclusivo, considerando não apenas cada etapa do desenvolvimento do estudante, mas, também, as peculiaridades de cada um.

Sem contar que as novas tecnologias educacionais possuem recursos que facilitam a educação inclusiva, permitindo que as crianças tenham melhor aproveitamento do conteúdo e interajam mais com os colegas, melhorando questões relacionadas à autonomia e sociabilidade.

Na Opet INspira, a plataforma educacional de recursos digitais desenvolvida pela Editora Opet, o educador encontra uma série de ferramentas que contribuem para a aplicação de um ensino integral. Os livros de histórias infantis, por exemplo, são boas opções para ajudar as crianças a entender suas emoções. Já os vídeos e os áudios disponibilizados na plataforma ajudam o professor na elaboração de aulas mais interativas, assim como as ferramentas de sequência didática, trilhas de aprendizagem, roteiros de estudos e avaliações. O recurso de quizz, por sua vez, contribui para as atividades em grupos, permitindo que os estudantes também criem laços entre si.

E, para promover a educação inclusiva como ela deve ser, a plataforma disponibiliza recursos como teclas de navegação, leitor de página, tamanho do texto e do cursor, espaçamento de texto, contraste, entre outros. Clique aqui e saiba mais!

O papel do professor

Com as ferramentas da Opet INspira, o educador consegue utilizar os recursos digitais educacionais para mediar e incentivar o aprendizado, bem como garantir uma melhor receptividade da parte das crianças frente a um novo conteúdo.

Além dos recursos já citados, há uma série de outros materiais didáticos, ferramentas de apoio e objetos educacionais digitais.

E lembre-se: mesmo com tantas opções tecnológicas, o professor não deve se esquecer de que o fator humano é o mais importante para o processo de ensino e aprendizagem. As tecnologias dão apenas instrumentos para ajudá-lo a conviver melhor com os estudantes. Para um ensino de sucesso, é preciso observar, conversar, perguntar, abrir espaço ao protagonismo, deixar-se questionar e participar das experiências. Elementos que, há décadas, fazem parte do fazer pedagógico e do trabalho da Editora Opet!

Fortaleza: formações digitais coroam o sucesso da parceria com a Editora Opet

A Editora Opet e a rede municipal de ensino de Fortaleza são parceiras desde 2013. Naquela época, a capital do Ceará iniciava um movimento que a colocaria entre os ambientes de maior transformação da educação pública em todo o país. Apenas para se ter uma ideia, entre 2012 e 2018 o município saltou 81 posições no ranking cearense de alfabetização; e, entre 2011 e 2019, cresceu 48% no Ideb, que passou de 4,2 para 6,2 na 4ª série/5º ano e de 3,5 para 5,2 na 8ª série/9º ano.

Em relação à alfabetização na idade certa, o crescimento também foi exponencial: se, em 2012, pouco mais de 50% das crianças conseguiam ler e escrever até os sete anos, em 2019 esse percentual saltou para 94,4%, segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica, o Saeb. Um dos melhores índices do Brasil.

Qualidade online – Desde o início do ano passado, Fortaleza e a Editora Opet trabalham juntas para garantir, também, a qualidade das aulas e da educação online. A Editora oferece os materiais didáticos (a Coleção “Caminhos e Vivências”) e as ferramentas digitais (a plataforma educacional Opet INspira e o Google Workspace for Education) para os professores e os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental – uma etapa crítica quando o assunto é alfabetização. Além disso, a Editora também fornece os materiais didáticos para a Educação Infantil 04 e 05.

Um trabalho que abrange, também, um elemento estratégico: as formações pedagógicas dentro dos novos ambientes da educação. No último dia 20 de maio, por exemplo, mais de 500 professores do 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, divididos em 12 turmas nos períodos da manhã e da tarde, participaram de uma formação online (com uso da ferramenta Google Meet) com um time de oito assessores pedagógicos da Editora.

“Falamos com os professores sobre as habilidades prioritárias para a alfabetização dos estudantes do 2º ano, tendo como suporte teórico o Documento de Referência Curricular do Ceará (DRCC), a plataforma educacional Opet INspira e a Coleção Caminhos e Vivências”, explica o supervisor regional da Editora para o Ceará, Francisco Glaylson Rodrigues. Um trabalho cuidadoso e personalizado, voltado às demandas específicas do Estado do Ceará e da rede municipal de ensino de Fortaleza.

Entusiasmo – Os professores, familiarizados há muito tempo com os materiais e a proposta pedagógica da Editora Opet, participaram com entusiasmo do encontro em formato remoto. “Nós percebemos, em todas as turmas, um alto grau de engajamento e trocas durante a formação”, avalia Glaylson.

Ele observa que, desde o ano passado, já foram feitas várias formações online, sempre com um grande envolvimento das pessoas. “Além disso, ao longo de todo o ano nossos formadores realizam visitas técnicas online às escolas. Um trabalho que é personalizado e muito cuidadoso.” Nessas visitas, além do acompanhamento das atividades, são trabalhadas sequências didáticas e instruções para o uso das ferramentas digitais – e isto porque, tanto no caso da plataforma educacional Opet INspira quando do Google Workspace for Education, as novidades são permanentes.

A gerente pedagógica da Editora Opet, Cliciane Élen Augusto, destaca os esforços dos gestores e dos professores de Fortaleza em buscar uma educação de excelência – algo que vem destacando não só a capital, mas todo o Estado do Ceará em um contexto nacional. “Em Fortaleza, há vários anos nós vemos um compromisso real com as mudanças, com resultados concretos. Os ganhos na alfabetização, por exemplo, são notáveis. É muito bom participar desse esforço, que é transformador.”

Facilidades Opet INspira: agora, todas as ferramentas do Google Workspace for Education estão na tela!

A Plataforma Educacional Opet INspira acaba de dar mais um passo em seu processo de integração com as ferramentas Google Workspace for Education. Agora, os usuários Opet INspira podem acessar todas as ferramentas do Google diretamente por meio de menus na própria plataforma – fácil, rápido e descomplicado.

Os professores, por exemplo, têm acesso às ferramentas que mais utilizam no dia-a-dia (sala de aula, Drive, calendário, Gmail, apresentações e Meet) em um menu individual na tela principal da plataforma – é o chamado “Menu Geral”. “Nesse menu, que aparece na primeira linha da tela de opções, o docente vai encontrar todas as ferramentas de comunicação e compartilhamento do Google. Isso dinamiza o uso da tecnologia”, explica Luciano Rocha, coordenador de Tecnologias Educacionais da Editora Opet e do trabalho na plataforma. “Se ele quiser, pode, por exemplo, realizar a alteração da senha da sua conta Google sem sair da plataforma.”

Além desse menu, há outro, disponível a todos os perfis de usuário (professor, estudante, gestor) – é o “Menu de Etapas”. Ele fica localizado no alto, na barra de acesso aos conteúdos por nível de ensino. “Aqui, dispusemos as ferramentas do Google Workspace for Education de uma forma diferente, segundo a finalidade: colaboração, comunicação, organização e de gestão. Nele, os usuários vão encontrar vinte e uma ferramentas, do Classroom ao Youtube, passando pelo Gmail e por outros recursos. É clicar e acessar”, conta Luciano.

Amigável, útil, necessária – Upgrades como esse, planejados e programados cuidadosamente, são essenciais para que a plataforma Opet INspira se torne cada vez mais amigável, útil e necessária. Uma ação que, como explica Luciano, faz parte de um plano de convergência tecnológica. “Na verdade, nós não vemos a INspira e o Google como duas plataformas educacionais, mas como plataformas que oferecem serviços diferentes e complementares. A Inspira fornece conteúdos de alta qualidade, integrados aos nossos materiais didáticos, e a Google fornece ferramentas de colaboração e comunicação. Ao agregá-las, reunimos o melhor dos dois mundos em uma plataforma educacional muito poderosa.”

Sobre a posição da plataforma Opet INspira no cenário educacional brasileiro, Luciano – que acompanha de perto o que acontece no mundo em relação a tecnologias digitais – observa que ela já está entre as principais. “Temos cerca de um ano e meio de uso efetivo. Nesse período tão curto de tempo, conseguimos construir uma plataforma robusta. Temos muito a caminhar, até mesmo porque as atualizações e o acréscimo de conteúdos são permanentes”, avalia. “Mas, estamos caminhando para nos tornar a maior e a melhor plataforma educacional do mercado brasileiro. Com a parceria com o Google, o potencial de desenvolvimento é muito maior.”

E você, já experimentou os novos menus do Google Workspace for Education na plataforma educacional Opet INspira? Acesse agora e experimente ou entre em contato conosco para conhecer!

Live da Editora Opet reúne 12 mil professores em Maringá (PR)

Nesta semana, na segunda-feira (26), a Editora Opet promoveu uma live para os professores da rede municipal de ensino de Maringá, um dos principais municípios paranaenses. O encontro, que teve como tema “Por uma Educação Inovadora” – com foco nas metodologias ativas e nos modelos híbridos no processo de ensino-aprendizagem – envolveu nada menos do que 12 mil participantes, nas duas sessões realizadas ao longo do dia. O trabalho foi coordenado pela supervisora pedagógica da Editora, Rúbia Cristina.

“É uma grande responsabilidade falar para tantas pessoas. Mais do que isso, é uma responsabilidade porque o que trazemos fica gravado e vai influenciar o trabalho desses professores. É por isso que nos esforçamos para oferecer o nosso melhor, seja no cenário presencial, seja no remoto”, observa Rúbia. A live foi aberta aos professores, ou seja, a participação era voluntária – e, mesmo assim, foi muito expressiva, envolvendo outros docentes além dos abrangidos na parceria com a Editora, da Educação Infantil 02 a 05.

“Em nossas parcerias, nos preocupamos muito com a formação continuada, com o acolhimento, o diálogo e a conversa, e estamos conseguindo fazer isso a distância com muito sucesso.” Rúbia destaca o engajamento dos professores, que trouxeram relatos e expressaram dúvidas e opiniões por meio do chat. Eles falaram sobre suas experiências com as metodologias ativas, os modelos híbridos e as coleções e recursos utilizados nas aulas da Educação Infantil.

Ao longo da live, Rúbia abordou vários aspectos da temática, como por exemplo o significado de educação inovadora. “Educação inovadora não é ‘fazer tudo de novo’, reinventar a roda”, observa. “É ressignificar metodologias e recursos que já conhecemos, incorporando elementos novos, para garantir uma educação de qualidade.”

Educação para todos no DIA DA EDUCAÇÃO

Educar é, por princípio, transmitir os conhecimentos acumulados pela humanidade ao longo da história. Esse “transmitir”, porém, vai muito além de uma simples entrega. A verdadeira educação abrange vários elementos, como o cultivo da empatia, do espírito crítico, do olhar complexo para o mundo e da capacidade de se surpreender. Educar é ensinar protagonismo e valores. É estimular a curiosidade, a descoberta e a ação.

A educação, enfim, é a base da sociedade. A partir dela é que se forma cidadãos socialmente ativos, capazes de analisar, compreender e intervir no meio em que vivem.

Educação dentro e fora da escola

O termo educação é constantemente associado ao espaço escolar. De fato, educar passa pelos limites físicos da instituição. Porém, também se estende para além deles. A família, por exemplo, possui um papel crucial na educação das crianças e dos adolescentes. Junto com a escola, ela contribui diretamente para o desenvolvimento adequado dos estudantes. Essa é uma parceria incrivelmente importante, que a Editora Opet faz questão de estimular em seu trabalho com municípios e escolas.

Todos devem compreender o papel da educação na sociedade

A importância do papel da educação deve ser clara para toda a sociedade e não apenas para quem trabalha diretamente com ela. Ao perceber e valorizar a educação, as pessoas aprendem a lutar por ela, a promovê-la, a cobrar qualidade e investimentos públicos.

A partir da educação, a ciência evolui, mas evoluem também os valores de cada pessoa. É possível, a partir do ensino, promover liberdade, autonomia e inclusão.

A educação também é um caminho para o desenvolvimento econômico e social, na medida em que agrega valor ao trabalho e ao que é produzido.

Porém, para que a sociedade olhe para a educação e entenda sua importância – e para que atue de modo a garantir educação de qualidade para todos –, é importante conscientizá-la. Por isso foi criado o Dia da Educação.

Dia da Educação

O Dia da Educação foi criado no ano 2000, após o Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, Senegal. Na ocasião, 164 países – entre eles, o Brasil – se comprometeram em levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo. A data é comemorada no dia 28 de abril e tem como objetivo mostrar às pessoas a importância de se valorizar a educação como caminho para um mundo melhor.

Como conscientizar a sociedade sobre o ato de educar

Para promover essa reflexão, as instituições de ensino podem organizar atividades e ações que mostrem à comunidade como os valores educacionais colaboram para a formação da criança e do adolescente e, consequentemente, de um país melhor. O Dia da Educação também busca mostrar que as ações educativas não devem estar restritas ao ensino formal, podendo – e devendo – ser praticadas nos espaços familiares e sociais. A educação é formada por muitos saberes!

Educação e transformações sociais

Nessa data podemos refletir, ainda, sobre as mudanças educacionais dos últimos anos. Desde os anos 2000, quando ela foi estabelecida, houve uma grande transformação na educação escolar, baseada sobretudo nas novas mídias e na difusão cada vez maior da internet e de seus recursos.

Benefícios da tecnologia para a educação

Os meios digitais trouxeram inúmeras possibilidades para o trabalho dos professores. Apenas em relação aos conteúdos, por exemplo, houve um avanço extraordinário, com a chegada de livros digitais, animações, trilhas de aprendizagem, arquivos sonoros, podcasts, jogos e simuladores. Eles fortalecem o engajamento e o protagonismo do estudante.

Esses recursos estimulam a criatividade, a imaginação e a vontade de aprender. Esse cenário contribui ainda mais para o ato de educar, uma vez que trabalhar boas emoções no processo de aprendizagem garante maior retenção do conteúdo.

Educar é encontrar formas de incluir e respeitar a individualidade

Sendo a educação um instrumento para formação do indivíduo, ela deve estar diretamente ligada à inclusão. É preciso incluir de modo que, independentemente de qualquer transtorno ou deficiência, a criança encontre um jeito próprio de superar seus obstáculos e participar ativamente da vida em sociedade. Isso traduz perfeitamente o significado de educar.

Nesse contexto, os recursos digitais educacionais também colaboram de forma significativa, pois permitem a elaboração de conteúdos totalmente adaptados às necessidades específicas de cada educando.

A Editora Opet e o momento da educação

Há décadas, a Editora Opet trabalha para oferecer materiais didáticos, formações pedagógicas, acompanhamento técnico e avaliações da mais alta qualidade. No campo das tecnologias educacionais, vem avançando muito rápido para oferecer os melhores recursos. Sua plataforma educacional, a Opet INspira, já é uma das melhores do Brasil. Ela se conecta aos nossos materiais didáticos e à nossa proposta de trabalho, oferecendo conteúdos educacionais exclusivos e ferramentas que potencializam a educação remota, híbrida e presencial.

Além disso, está conectada aos recursos Google Workspace for Education. A Editora Opet é, hoje, uma das principais parceiras do Google no Brasil no segmento educacional! Seus recursos abrangem desde as coleções didáticas até simuladores e jogos educativos, passando por trilhas educativas, quizzes e mecanismos de busca inteligente. Você precisa conhecer!

Educação para todos no dia 28 de abril

Os recursos Opet INspira também permitem um alto grau de inclusão. Há, por exemplo, funções personalizadas para estudantes que utilizam a língua de sinais ou precisam de áudio. Dentre os recursos, podemos citar ainda teclas de navegação, leitor de página, tamanho de texto e do cursor, espaçamento de texto e contraste.

A plataforma educacional Opet INspira foi pensada para uma educação atual, significativa e que respeita a individualidade, reforçando assim, nosso compromisso com os princípios de educar. Nós somos a Editora Opet!

É tempo de Educação Midiática

Nos últimos anos, fomos “inundados” pela comunicação. E a humanidade, que tem na comunicação uma de suas principais características, passou a contar com jornais, revistas, computadores, celulares, podcasts e mensagens instantâneas.

Até as antigas formas de comunicação social, que estabeleciam emissores e receptores, perderam este limite: hoje, todos emitem e recebem informações. Como lidar com tudo isso? Como perceber o que é verdadeiro e o que é falso? Como cultivar uma ética na comunicação?  Esse é o tema da Educação Midiática, que leva para a escola a cultura da recepção, do entendimento e da emissão comunicacional.

Um tema fascinante e absolutamente necessário, que trouxemos para o OpetCast deste mês, com a nossa gerente pedagógica, Cliciane Élen Augusto, que tem certificação em Educação Midiática pelo Instituto Palavra Aberta, de São Paulo. Escute, curta e compartilhe!

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CHA: Conhecimento, Habilidade e Atitude na gestão educacional

“Parabéns, você é muito competente!” – Quem não gostaria de ouvir um elogio como esse? E ele só é tão bom de ouvir porque a ideia de competência é central nas nossas vidas. Nós queremos ser competentes e, principalmente, nós precisamos ser competentes porque isso ajuda muito.

Mas, o que é competência? Fácil: uma competência é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que alguém deve ter para atuar em alguma coisa. Para se comunicar, por exemplo, ou para desempenhar uma função profissional com sucesso. Competência é algo aprendido e, assim, faz parte da cultura.

Só que competência não vem sozinha! Para viver, é preciso adquirir uma série delas – e isso é assim porque, em nosso dia a dia, assumimos lugares diferentes em diferentes contextos. No trabalho, na faculdade, na cozinha e até nos momentos de lazer! E a necessidade de tê-las também é dinâmica: ao longo da vida, são muitas as situações que pedem novas competências, que vão sendo adquiridas e acumuladas. E isso é bom! Elas são essenciais para tomada de boas decisões e enfrentamentos dos diversos desafios encontrados ao longo da rotina de uma organização.

O famoso “CHA” – Esse conjunto de características, em especial no campo profissional, é chamado, no universo da Administração, de CHA – a soma de Conhecimentos, Habilidade e Atitudes. E ele é adaptável a qualquer tipo de negócio e área de atuação.

Segundo essa perspectiva, quem quer ter sucesso profissional precisa, necessariamente, “firmar-se bem” em cada um dos pontos do tripé.

Na Editora Opet, nós trabalhamos com educação. Assim, vamos transportar o conceito para dentro das escolas. Os gestores escolares podem se beneficiar bastante do CHA. Com base nas ideias de Conhecimentos, Habilidade e Atitudes, é possível estabelecer critérios para contratação, escolhas de treinamento interno e até formas de gerenciamento. O CHA é uma forma de potencializar as competências dos educadores e exercer uma liderança mais eficaz!

“receita” do CHA

Antes de entender como as competências podem guiar as decisões tomadas em uma escola e quais são essenciais para os profissionais que atuam nela, é preciso entender o que significa cada um dos elementos do CHA. Vamos conhecê-los:

Conhecimento (C)

Conhecimento tem a ver com o repertório pessoal de cada profissional. É aquela soma de conteúdos aprendida durante o processo de educação formal, em cursos, leituras, palestras e outros meios de aquisição de conteúdos. No caso dos educadores, o conhecimento específico para o desempenho profissional pode ser entendido como toda a teoria relacionada à didática, compreensão dos métodos de ensino e novas tecnologias, como os indivíduos aprendem e os benefícios da ludicidade na educação infantil.

Habilidades (H)

No contexto das competências, somar teoria e prática é algo essencial.

Uma competência só se desenvolve, afinal, se os conhecimentos correspondentes aprendidos forem colocados em prática. A essa capacidade de praticar damos o nome de habilidade.

Os conceitos vistos na faculdade e na educação continuada devem servir para que o professor, por meio de ferramentas educacionais, consiga levar o estudante ao desenvolvimento de suas próprias competências.

Aqui, por exemplo, o educador deve associar informações sobre como o cérebro aprende as metodologias de ensino e aplicar o conteúdo da aula através de ferramentas de que dispõe. Isso é a habilidade, a capacidade de usar o que foi internalizado durante anos de estudo em prol de algo, nesse caso o aprendizado das crianças.

Atitude (A)

Atitude é agir. Ela tem relação com a disposição, a intenção e a vontade que o professor tem de aprender, característica que influencia o indivíduo a adotar determinado comportamento frente às novidades e em relação aos demais profissionais e situações pertinentes à função.

Essa competência, apesar de ser comportamental e, portanto, depender quase que exclusivamente da própria pessoa, pode ser estimulada. Os meios certos, inclusive em relação ao apoio das pessoas, podem “desatar nós” e “libertar” as atitudes. Escolas que oferecem uma estrutura de qualidade, recursos tecnológicos, bons materiais didáticos e um bom nível de diálogo e sinergia têm mais facilidade em manter seus professores motivados e “cheios de atitude”.

Relação entre boa liderança e desempenho dos educadores

Tanto os conhecimentos quanto as habilidades podem ser desenvolvidos ao longo da carreira. Claro que o educador já tem um pouco de cada quando inicia sua vida profissional – afinal, as graduações, cursos e estágios servem para fornecer esta base.

No entanto, especialmente com o avanço tecnológico permanente, torna-se necessário adquirir novos conhecimentos e habilidades. Existem diversos fatores que contribuem para a formação contínua de um profissional da educação. Dentre eles, o comprometimento da liderança escolar em oferecer treinamento, formações e recursos pedagógicos eficientes para a realização das aulas. Algo que funciona bem se vier acompanhado, da parte do professor, de uma atitude de assumir esses novos conhecimentos.

Liderança, gestão por competências e os papéis dos gestores escolares

Uma excelente maneira de gerenciar uma escola, considerando as competências dos educadores, é usar o modelo “gestão por competências”. Nele, o gerenciamento de pessoas deve ser focado em entender os pontos fortes e pontos a serem desenvolvidos no profissional.

A liderança deve realizar um mapeamento das competências necessárias para atuar na escola, aplicar avaliações de desempenho e comparar o perfil da instituição com o perfil dos colaboradores.

A partir disso, os gestores elaboram relatórios e planos para o aprimoramento das competências de cada educador, a fim de melhorar a qualidade de ensino na instituição. Essa é uma das melhores formas de entender quais treinamentos e formações são os mais indicados e quais aprimoramentos tecnológicos devem ser feitos nos ambientes da escola.

Como mensurar as competências dos educadores

Ao optar pela gestão por competências, os gestores conseguem mensurar com mais clareza onde o profissional está e onde ele precisa chegar. Por exemplo: um educador pode ser avaliado com nota 10 no quesito conhecimento, mas obter 6 em habilidades devido à pouca experiência ou à falta de conhecimento dos métodos específicos da instituição. Diante disso, o líder terá um gap – do inglês, “lacuna” – e o educador precisará evoluir quatro “pontos” para oferecer a educação esperada na organização em que atua.

Sendo assim, com base nas dificuldades e necessidades reais do corpo docente, é preciso elaborar formas de desenvolver as competências profissionais.

Gestão pedagógica e gestão escolar: o papel de cada gestor no desenvolvimento dos educadores 

Antes de entender como cada gestor pode contribuir para diminuir o “gap” entre as necessidades e os valores da instituição e o que cada educador entregar, é preciso saber o papel de cada profissional. Somente com uma liderança escolar competente – organizada, adequada e ciente de suas funções – é possível obter os melhores dos colaboradores.

O gestor pedagógico e a parceria com os professores

As atividades do gestor pedagógico têm relação com as escolhas de ações, métodos e práticas de ensino e aprendizado, assim como dos recursos digitais e estilos de educação.

É esse profissional que pensa e estabelece formas e ferramentas para fomentar a educação da maneira mais adequada, atual, assertiva e atraente para os estudantes.

Esse gestor também lida com a equipe escolar, orientando e implementando melhorias ou alterações no currículo conforme a necessidade das turmas e dos professores.

Gestor escolar e a busca por melhores treinamentos e recursos pedagógicos

Já o gestor escolar lida com questões mais administrativas, como o suprimento de suprimentos básicos, softwares, materiais didáticos e demais ferramentas educacionais.

Ele deve estar sempre a par das atividades escolares para gerenciar com eficiência todos os setores da instituição e garantir a melhor experiência de ensino.

Também é de competência do gestor escolar o controle financeiro, a gestão de estoque, o monitoramento do desempenho dos estudantes, a gestão de contratos, o controle de matrículas. E ele ainda funciona como elo de comunicação entre equipe, discentes, pais e responsáveis.

Como gestores educacional e pedagógico atuam juntos

Como se pode perceber, o gestor escolar deve estar a par de tudo o que acontece no âmbito escolar. Mas ele deve ter em mente que, apesar de também precisar entender das questões pedagógicas, seu trabalho deve estar mais direcionado para o aspecto administrativo.

Sendo assim, o gestor escolar precisa saber delegar algumas funções gerenciais, porém com forte apelo pedagógico, para o gestor educacional, cujo trabalho consiste em manter maior contato com os professores.

Isso permite que o gestor pedagógico avalie e averigue se o educador está desempenhando suas funções adequadamente. Algo que deve ser repassado ao gestor escolar para que este execute as ações necessárias para suprir os déficits encontrados pelo gestor pedagógico.

Onde encontrar recursos e materiais para potencializar as competências dos professores

Uma das melhores formas de trabalhar as competências dos educadores é oferecendo possibilidades de capacitação e excelentes recursos para o trabalho em sala de aula. Na Opet INspira, plataforma educacional de recursos digitais desenvolvida pela Editora Opet, é possível encontrar todo o conteúdo necessário para esse processo.

Há, por exemplo, um acervo gigantesco de objetos de aprendizagem, materiais didáticos, ferramentas de apoio e objetos educacionais digitais – vídeos, imagens, áudios, apresentações e quizzes – que ajudam o educador a colocar todo o seu conhecimento em prática.

Sem contar que os conteúdos da Opet INspira auxiliam os professores na elaboração de avaliações, sequências didáticas e trilhas de aprendizagem, que são formas eficazes de transmitir o conhecimento aos estudantes.

Além das ferramentas para que o professor possa aplicar seus conhecimentos e, assim, demonstrar suas habilidades, a plataforma também dispõe de materiais de apoio para que ele aprenda a utilizar aqueles recursos que ainda não conhece.

Sem contar que há diversas opções de tecnologias assistivas para a promoção de uma educação inclusiva, como teclas de navegação, leitor de página, tamanho do texto e do cursor, espaçamento de texto, contraste, entre outros. Mais uma forma de otimizar o ensino em sala de aula.

Ao utilizar os instrumentos disponibilizados pela plataforma educacional Opet INspira, o professor terá seus resultados potencializados durante as aulas, uma vez que, não apenas ele, mas também os estudantes se sentirão mais motivados. Cenário que estimulará uma atitude mais positiva da parte de todos e, consequentemente, a aquisição de novos conhecimentos e habilidades.

Professores que possuem as características do CHA estão mais aptos a guiar os estudantes por um caminho em que eles também consigam desenvolver suas próprias competências! E nós podemos auxiliá-los neste processo

Plataforma Educacional Opet INspira fica mais inovadora, intuitiva e interativa

Mudanças melhoram o layout, a navegação e o sistema de busca

Há mais de um ano, a Plataforma Educacional Opet INspira passou a fazer parte da vida de milhares de estudantes, professores e famílias de todo o país. Ela é uma poderosa ferramenta educacional criada pela Editora Opet para seus parceiros nas áreas pública e privada, e traz recursos preciosos para o desenvolvimento das aulas remotas. São vídeos, áudios, simuladores, jogos educacionais, quizzes, trilhas de aprendizagem, coleções digitalizadas, provas, documentos oficiais da educação e muito mais!

O trabalho da equipe que desenvolve a Plataforma Educacional Opet INspira não para. E isso porque eles estão trabalhando sempre para torná-la cada vez mais amigável, mais próxima dos usuários.

“A ideia é fazer com que a plataforma seja a mais utilizável possível, direta, descomplicada e muito presente na vida dos estudantes e dos professores”, conta Luciano Rocha, coordenador de Tecnologias Educacionais da Editora e do trabalho com a ferramenta.

Novidades em um clique – E esse trabalho vem dando bons frutos! Hoje,  12 de abril, os usuários que acessam a plataforma estão encontrando algumas diferenças bem interessantes. A primeira delas é no layout da tela, que foi reorganizado. “A plataforma ficou mais bonita, mais harmoniosa. Nossa preocupação, porém, não foi apenas estética”, explica Luciano.

“Tivemos muito cuidado com a usabilidade da interface. Isso porque, com o reposicionamento e o  redimensionamento de alguns dos elementos e espaços, procuramos melhorar a experiência do usuário, tornando os recursos mais acessíveis e a navegação intuitiva.”

Agora, a página de abertura da plataforma conta com banners interativos que apresentam recursos importantes por perfil de usuário e oferecem links diretos. “Basta que o estudante ou docente clique no banner para que a plataforma o redirecione ao recurso apresentado”, explica Luciano.

Pesquisa facilitada – Já o menu de etapas facilita aos docentes e aos estudantes encontrar conteúdos específicos do nível de ensino. “Ao acessar esse menu, filtros são acionados automaticamente, apresentando ao usuário apenas os conteúdos criados para a etapa escolhida”.

Outra novidade é a “busca inteligente”, que mostra os conteúdos e assuntos pesquisados classificados por tipo de objeto. “Se o usuário digitar as palavras ‘futebol’ ou ‘hidrogênio’, por exemplo, terá como retorno de busca todos os elementos relacionados a elas”, explica Luciano.

Mais novidades – Em breve, outras novidades virão – e em escala macro. “Estamos trabalhando muito no desenvolvimento de um módulo de publicação de livros digitais interativos, que vão expandir enormemente a experiência dos nossos usuários com as coleções. Os livros vão dialogar muito mais com os usuários, oferecer conteúdos extras e conexões com outros conhecimentos, e isto com poucos cliques”, conta Luciano.

Além disso, serão lançados dois aplicativos para dispositivos móveis que, disponibilizarão os conteúdos de áudio, jogos, simuladores e ferramentas educacionais em 3D da plataforma Opet INspira para acesso e armazenamento, inclusive off-line, em celulares e tablets.

“A esteira de desenvolvimento desses recursos já está bem adiantada”, antecipa Luciano. “Pretendemos apresentar em breve essas novas ferramentas e proporcionar uma experiência ainda mais inspiradora aos nossos docentes e estudantes.”

Clique no vídeo abaixo e conheça todas as novidades deste novo momento da Plataforma Educacional Opet INspira!

Professoras de Cotia premiadas no “Ação Destaque” vencem mais um prêmio nacional da área de Educação

As professoras Adriane (E) e Ana Paula (D) com o secretário municipal de Educação Luciano Corrêa.

Ao longo dos anos, os professores da rede municipal de Cotia, município que é um dos mais importantes parceiros da Editora Opet no Estado de São Paulo, vêm ganhando reconhecimento pelo desenvolvimento de projetos relacionados à educação. Eles têm excelente desempenho, por exemplo, em prêmios como o “Ação Destaque”, realizado anualmente pela Editora, e em outros concursos nacionais que valorizam e promovem boas ideias e práticas educacionais.

Recentemente, esse compromisso com uma educação cidadã pautada em projetos foi confirmado mais uma vez: as professoras Adriane Passos Almeida e Ana Paula Nogueira Moreira Borella, vencedoras da última edição do “Ação Destaque”, no final do ano passado, também foram agraciadas no “Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores Durante a Pandemia”, promovido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e o Itaú Social.

O resultado foi divulgado no site dos organizadores no dia 31 de março. No total, mais de 700 práticas de todo Brasil foram inscritas e 100 iniciativas foram premiadas.

Projetos – O projeto da professora Adriane Passos foi “Escola e Família juntos para ensinar e amar”, e teve como foco o vínculo com as crianças e o acolhimento das famílias. “Tivemos o livro Entrelinhas como registro e complementamos com vídeos chamadas pelo Whatsapp, organizada em grupos, tendo a participação de toda a família”, conta ela. Com esse projeto, vale observar, Adriana também conquistou o primeiro lugar do prêmio Ação Destaque de 2020 na categoria “Educação Infantil”.

E a professora Ana Paula Borella desenvolveu o Projeto “Escola e Família: uma parceria de sucesso”, que busca ensinar de forma lúdica e com criatividade. “O desenvolvimento do projeto ocorreu na plataforma Google Sala de Aula e pelo WhatsApp, por onde eram enviados vídeos com brincadeiras, músicas, contação de histórias e explicações das atividades”, conta.

Segundo ela, foram diversas chamadas pelo Google Meet desde a suspensão das aulas presenciais. Em 2020, Ana Paula obteve o terceiro lugar do prêmio Ação Destaque na categoria “Educação Infantil” com o projeto “O Resgate da Cultura Popular em Tempos de Pandemia e Aulas Virtuais”.

Parceira premiada – Os dois projetos vencedores trazem uma forte relação com os materiais, ferramentas digitais e filosofia de trabalho pedagógico da Editora Opet. O que, na avaliação do gerente comercial da Editora Opet para a área pública, Roberto Costacurta, é uma demonstração cabal do sucesso da parceria com o município.

“Ficamos muito felizes com esses resultados e, em nome da Editora Opet, parabenizamos as professoras premiadas e os gestores de Cotia, que fazem um trabalho de alta qualidade na educação”, observa. “É muito bom ver nossos materiais e ferramentas sendo utilizados de uma forma tão assertiva em prol do conhecimento e da educação de crianças e jovens.”

O secretário municipal de Educação de Cotia, Luciano Corrêa, cumprimentou as professoras. “Parabéns à Adriane e à Ana Paula. Nos enchemos de orgulho de nossos professores. Quando vemos projetos que nasceram aqui premiados e com destaque nacional, ficamos ainda mais orgulhosos.”

(*) – Com informações da Assessoria de Imprensa de Cotia.