Colaboradores da Editora celebram o Dia do Brincar

Na terça-feira (28), os colaboradores da Editora viveram uma tarde diferente. A partir de uma iniciativa do Pedagógico, houve uma celebração do Dia Internacional do Brincar, data que faz parte do calendário do UNICEF desde o ano 2000. Para a comemoração, o auditório da Editora foi transformado em uma sala de jogos, com brinquedos tradicionais – como jogos de tabuleiro, cartas e quebra-cabeças – e eletrônicos. A equipe foi dividida em grupos que brincaram por trinta minutos.

A atividade foi organizada pela assessora pedagógica Milena Nichel, responsável pelas formações da área de Educação Física. “Pensamos em fazer esse momento para comemorar a data e para liberar a criança que existe dentro de cada colaborador”, explica Milena. “E também para fortalecer a interação entre as pessoas.” Outros aspectos relevantes do brincar são o estímulo à criatividade e o compartilhamento de ideias entre colaboradores de diferentes setores, elementos essenciais em uma empresa que trabalha com educação.
Milena lembra que o brincar tem uma enorme importância no contexto da educação – “brincar é aprender”, resume –, e que jogos e brincadeiras também fazem parte do trabalho pedagógico da Editora Opet com os parceiros públicos e privados. Entre os jogos compartilhados com os professores nas formações estão o tangram, o xadrez e o betes.

Em primeira mão: as novidades editoriais Opet para 2020

Fazendo uso de uma licença quase poética, é possível afirmar que o Editorial da Editora Opet vive três momentos ao mesmo tempo. O primeiro é o da atualização das coleções e ferramentas que colocamos à disposição dos professores, gestores e famílias parceiras Opet. O segundo diz respeito ao desenvolvimento de novos materiais que atendam a dinâmica do mercado educacional. E o terceiro é o de olhar para um futuro próximo a partir de um trabalho de inteligência de mercado que nos antecipe às demandas.

“Estamos trabalhando em um ritmo acelerado para responder todas essas questões”, explica Eloiza Jaguelte Silva, gerente editorial. Ela destaca, nesse processo, o desenvolvimento dos novos materiais. Atualmente, são várias as frentes de trabalho, que envolvem os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, a Educação Infantil, a Gestão da Educação com foco na Avaliação e as ferramentas educacionais digitais. A seguir, vamos destacar cada um desses novos produtos.

Educação Infantil

Nova Coleção: “TRAÇOS, LETRAS E BRINCADEIRAS”

Atendendo à demanda de parceiros que utilizam as coleções de Educação Infantil por materiais complementares de caligrafia – que promovem a motricidade fina e o desenvolvimento cerebral das crianças –, em 2020 a Editora Opet vai lançar o livro “Traços, letras e brincadeiras”.

“Esse material foi elaborado considerando que o trabalho com a leitura e a escrita na Educação Infantil deve promover situações significativas de imersão na cultura letrada”, explica Eloiza. Para isso, as atividades que exercitam a habilidade manual e as que apresentam as letras do alfabeto têm como ponto de partida textos da cultura popular, como parlendas, quadrinhas, trava-línguas, adivinhas e cantigas, proporcionando um contexto lúdico e significativo para a participação da criança. “A cada página, o material traz uma nova atividade, um novo desafio e uma nova aprendizagem”, observa.

Novas bolsas para os materiais da Educação Infantil – Coleções “Entrelinhas para Você” e “English Party”

Quem utiliza materiais didáticos sabe o valor de uma bolsa de qualidade, que seja ao mesmo tempo prática e capaz de proteger os livros. Pensando nisso, a equipe editorial idealizou as novas bolsas dos materiais das duas coleções. Elas são produzidas com material leve e resistente, de cor vibrante e que possibilita a identificação de cada material da coleção. “É um produto sempre esperado pelos alunos e professores!”, diz Eloiza.

Ensino Fundamental – Livro do Professor da Coleção Cidadania – Anos Iniciais e Anos Finais

Para o ano letivo de 2020, os professores terão em mãos o Material do Professor da Coleção Cidadania para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais com nova formatação e soluções estratégicas para facilitar e dinamizar o trabalho do dia a dia.

“Com a nova estruturação do material, atendemos a uma demanda dos professores de ter em mãos, já no início do ano, todos os bimestres, tornando o trabalho de planejamento anual mais assertivo e eficiente”, explica Eloiza. “É, sem dúvida, um aprimoramento do material impresso que deve atender às expectativas dos professores e do mercado.” Como o material foi estruturado:

  • Para os Anos Iniciais:
  • Livros anuais no formato horizontal.
  • Fundamentação geral da coleção e específica de cada componente curricular.
  • Quadro com estrutura geral da coleção.
  • Quadro com os objetos de conhecimento (BNCC).
  • Orientações didáticas com as possibilidades de trabalho.
  • Referencial teórico.
  • Miniaturas das páginas do livro do aluno com orientações página a página e gabarito de respostas.
  • Para os Anos Finais:
  • Livros anuais por componente curricular.
  • Fundamentação geral da coleção e específica de cada componente curricular.
  • Quadro com estrutura geral da coleção.
  • Quadro com os objetos de conhecimento (BNCC).
  • Mapeamento da BNCC.
  • Livro do aluno com orientações página a página e gabarito de respostas.
  • Referencial teórico.

PROGRAMA inDICA

“A Editora Opet desenvolveu o Programa de Gestão da Educação – inDICA para avaliar os alunos de 5.º e 9.º anos do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática”, explica Eloiza. O objetivo é diagnosticar se os alunos desenvolveram as habilidades esperadas para cada componente curricular: na totalidade, parcialmente ou não desenvolveram. A avaliação externa oferece informações necessárias para auxiliar a equipe da escola na definição de um projeto de intervenção pedagógica para elevar os níveis de desempenho dos alunos. Com esse programa, a escola pode otimizar o esforço de ensino com estratégias direcionadas para cada aluno e nível de aprendizagem.

Ferramentas digitais

A Editora Opet já conta com uma plataforma digital – Opet Virtual –, que está sendo aprimorada para atender as demandas dos parceiros educacionais. A Editora, aliás, iniciou um processo de fortalecimento de sua equipe e de suas ferramentas digitais – a ideia é, em pouco tempo, colocar o nome Opet na vanguarda, com ferramentas e formas de interação digital inovadoras. “Estamos trabalhando com muito empenho nesse segmento para que, em breve, possamos oferecer soluções diferenciadas”, diz Eloiza. “É um processo de transformação do nosso próprio olhar, que, com certeza, trará frutos muito importantes para a educação.”

Santana de Parnaíba: uma parceria muito especial

No início da tarde desta quarta-feira (15), nosso estande na BETT Educar foi brindado com a presença de um parceiro muito especial, o secretário municipal de Educação de Santana de Parnaíba (SP), professor Clécius Romagnolli dos Santos. Ele destacou o valor da parceria e o crescimento mútuo. “Nossa parceria com a Editora Opet é um grande sucesso. Ela é construída em vários aspectos, começando pela formação dos professores, que é feita de acordo com as nossas necessidades específicas. Não é algo que ‘vem pronto’, mas que é construído em conjunto. Isso é muito importante.” A parceria com a Editora contempla todos os estudantes da rede municipal, da Educação Infantil ao Ensino Médio (em Santana, o Ensino Médio é municipalizado).

Um pouco de descontração: o secretário Clécius e a superintendente da Editora Opet, Cristina Swiatovski, nos balanços montados dentro do estande da Editora Opet na BETT Educar.


Para a Editora Opet, é um orgulho ser parceiro de um município como Santana de Parnaíba. Apenas para se ter uma ideia, em 2017 Santana registrou o maior crescimento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no Estado de São Paulo – fantásticos 32% em relação à avaliação anterior, de 2015 -, e tem o maior índice entre os 39 municípios da região metropolitana da capital paulista. Além disso, uma auditoria realizada pelo Instituto Ayrton Senna colocou Santana como o melhor município do país no desenvolvimento de competências socioemocionais, contempladas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que são muito importantes para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Entrevista do secretário Clécius ao canal de vídeos da Editora Opet.

Um fator que contribui para esses resultados é a aceitação dos professores em relação aos materiais da Editora Opet (do selo educacional Sefe). Os materiais são construídos a partir de uma abordagem focada na educação humana e cidadã. “A aceitação dos professores em relação aos materiais e às formações Opet é fantástica. Poucas vezes vi algo assim no município”, observou o secretário Clécius. Para a Editora Opet, é uma honra fazer parte dessa história!

Educação e Aproximação!

A manhã de quarta-feira foi de muita educação e de muita aproximação no estande da Editora Opet na BETT Educar 2019! A começar pela oficina ministrada pelo secretário de Educação de Sobral (CE), Herbert Lima. Ele falou sobre o sucesso da educação pública de Sobral, que alcançou o IDEB de 9,1, o maior do Brasil e um dos melhores do mundo! Sobral valoriza os professores, o currículo, as avaliações e os materiais didáticos! O município é parceiro da Editora Opet – juntos, atendemos 3.200 estudantes da Educação Infantil e do 2º ano do Ensino Fundamental.

Oficina com o secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima.


Lucimari Hernandez, professora do Colégio Adventista de São José, participou da oficina e gostou muito. “A oficina foi de grande valia e mostrou que a aprendizagem significativa é possível em qualquer âmbito escolar, e serve de lição. Na rede privada, muitas vezes temos mais recursos e nem sempre alcançamos a nota do IDEB alcançada por Sobral. A palestra do secretário Herbert Mostrou que é possível chegar lá, sim!”

Professora Lucimari Hernandez: “A palestra do secretário Herbert mostrou que é possível, sim, chegar lá em relação ao IDEB.”
Entrevista do secretário Herbert para o canal de vídeos da Editora Opet.


O valor do material – O secretário Herbert Lima destacou a importância dos materiais da Editora Opet utilizados pelos professores e pelos estudantes de Sobral. “Os materiais da Editora Opet são de altíssima qualidade. Eles vão além, diversificam os conteúdos, contemplam todos os elementos e outras atividades. E também trazem o lúdico de uma maneira que promove o aprendizado. Estamos muito satisfeitos com os resultados desta pareceria!”.
Ainda na manhã desta quarta-feira, professores e mantenedores puderam participar da oficina com a professora Marina Rhinow, assessora pedagógica da Editora Opet. Ela falou sobre a implementação da BNCC para a Educação Infantil. À tarde, as oficinas continuam!!

Opet e Sobral promovem formação pedagógica com professores do 2º ano do Ensino Fundamental

A Editora Opet e a Secretaria Municipal de Educação de Sobral fizeram nesta semana a formação de implantação dos materiais do 2º ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) com os professores da rede municipal de ensino. O trabalho, que aconteceu na última segunda-feira (29), envolveu 78 pessoas, entre professores e coordenadores pedagógicos.

A formação marcou uma etapa fundamental do projeto-piloto desenvolvido desde 2018 em parceria pela Editora Opet com o município de Sobral e que, em 2019, foi ampliado para atender mais estudantes. A partir de agora, 2.500 estudantes desse nível de ensino passam a utilizar os materiais didáticos Opet – mais exatamente, a Coleção Caminhos e Vivências, do selo educacional Sefe. Além disso, os professores terão a assessoria e o acompanhamento dos consultores pedagógicos da Editora Opet. Ao todo, o projeto-piloto Opet-Sobral beneficia 3.200 estudantes; além dos estudantes do segundo ano, são atendidas 700 crianças da Educação Infantil.

O trabalho foi coordenado pelo supervisor regional da Editora para o Ceará, professor Francisco Glaylson Rodrigues, e a formação foi desenvolvida pela assessora pedagógica Karen Dias, de Curitiba. Ele elogiou o empenho de todos os participantes. “Sempre que estamos em Sobral, vemos um interesse muito grande dos professores. Eles têm um compromisso com a educação que é parte da cultura local e isso faz toda a diferença”, observa.

Formação – A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Deputado Pery Frota, Elenilda Monteiro da Silva, destacou a qualidade dos materiais da Editora Opet e da formação pedagógica. “A gente estava muito ansiosa por essa formação. Recebemos os materiais há alguns dias e vimos que são riquíssimos”, observou. “O que chamou muito a atenção foi a interdisciplinaridade e as competências socioemocionais, que estamos implantando neste ano na rede municipal. Ou seja, vai contribuir muito.”

Reni Maria Silva é professora do 2º ano do Ensino Fundamental a Escola Municipal Dinorah Tomaz Ramos. Ela participou da formação e está animada para o início do trabalho. “É um material maravilhoso, inovador, que nos surpreendeu. Ele nos dá muito suporte, como os cartazes para uso em sala de aula. Maravilhoso!”. Confira fotos da formação!

Um justo reconhecimento aos autores dos materiais didáticos

Nesta semana, o país comemorou o Dia do Livro e dos Direitos do Autor. Até por uma questão de proximidade física, as comemorações focaram muito mais os livros. Os autores, porém, são um componente-chave em todo esse “processo bibliográfico” e, é claro, merecem ser celebrados. No caso dos livros didáticos, os autores desempenham um papel extraordinariamente importante. E foi sobre isso que conversamos com a gerente editorial da Editora Opet, Eloiza Jaguelte Silva, que há muitos anos trabalha – e aprende – com os autores. Confira a entrevista!

Entrevista a Rodrigo Wolff Apolloni

Qual a importância dos autores para o trabalho das editoras? Quem são esses profissionais e que tipo de conhecimento eles nos trazem?

Eloiza – Os autores que produzem os livros didáticos são extremamente importantes para o processo editorial. Tudo começa com a escolha de um bom autor. Com domínio do componente curricular, do conteúdo, e que tenha, preferencialmente, experiência de sala de aula; isto, com certeza, se reflete na escrita do livro didático. Podemos dizer que a escolha de um bom autor é a garantia da qualidade da obra. Ele deve ter outras características: deve reunir muito estudo, muito conhecimento do que vai produzir, e deve ter experiência de sala de aula, até para saber como os conteúdos chegam da melhor maneira aos estudantes. Também deve entender a encomenda e saber se relacionar com a equipe de produção editorial, que trabalha com os demais elementos que constituem a obra: edição e revisão de texto, adequação à proposta pedagógica, iconografia e projeto gráfico.

Quem são os autores com quem trabalhamos?

Eloiza – A Editora Opet trabalha com autores locais de referência, um grupo de cerca de 60 profissionais que atendem os selos Sefe e Opet Soluções Educacionais. É interessante lembrar que Curitiba é um polo nacional de produção educacional, o que faz com que nossos autores sejam muito reconhecidos.  

3. Como funciona o relacionamento entre os autores e a equipe do editorial?

Eloiza – Essa relação deve ser muito boa, muito assertiva. Isso porque, antes de a produção começar efetivamente, nós vamos trabalhar por um bom tempo juntos. Temos que conhecer esse autor e ele deve conhecer a proposta da Editora, os princípios e os fundamentos teórico-metodológicos. Também temos que ter a certeza de que ele desenvolverá o trabalho de acordo com o que foi encomendado e no prazo determinado. A partir do momento em que ele assume o compromisso com a equipe da Editora, recebe o manual do autor com orientações técnicas e o cronograma de trabalho. Ele deve produzir e apresentar um plano de obra que a equipe acompanha regularmente, em reuniões mensais. Ele então produz uma unidade inicial, que vem para edição. O plano da obra e a unidade produzida serão analisados e acompanhados regularmente pelos editores e por uma consultoria pedagógica, que verificam as conexões com a proposta inicial e com os demais componentes curriculares. A ideia é de que os trabalhos tenham um caráter interdisciplinar e sigam conceitos e temas articuladores e bimestrais. Isso faz com que todos os autores trabalhem dentro de uma linha, o que harmoniza os projetos. Nós sempre trabalhamos com os temas principais, como cidadania, trabalho e identidade sociocultural, por exemplo, e deles nascem os temas articuladores e os temas bimestrais. Todos os autores seguem esses temas, mas cada um dentro do seu foco, que é o seu conteúdo.

Quanto tempo dura essa relação, do primeiro contato com o autor até a materialização do livro ou coleção?

Eloiza – Se consideramos uma coleção completa, que contemple os cinco componentes curriculares, por exemplo, o mínimo de trabalho é de um ano. É até possível fazer trabalhos em prazos menores, mas o processo vai exigir mais parcerias e mais custos. No caso dos autores, a maioria deles não está só escrevendo, mas trabalhando em sala de aula. E, para produzir em tempo hábil, ele deve reservar algumas horas por dia para a escrita do livro. Além disso, precisamos estar sempre em contato, nas reuniões de trabalho.

Você trabalha há muitos anos com autores. O que eles ensinam para você e para a equipe editorial da Editora Opet?

Eloiza – Aprende-se todos os dias em um processo que é compartilhado. O trabalho que eles desempenham é de responsabilidade, de qualidade, o envolvimento é total e existe harmonia. Eu tenho tido experiências gratificantes com autores que se comprometem a fazer a melhor obra possível. Eles fazem isso e têm a sabedoria de receber indicações críticas e acatá-las em nome de uma obra ainda melhor. Muitas vezes, inclusive, são autores de grande talento e reconhecimento pelo mercado. Mas o fato de eles saberem que precisam fazer certos ajustes também é um indicativo de qualidade. Um exemplo: hoje, estamos “virando a chave” para os materiais digitais, que estão ocupando espaços que, antes, eram das obras físicas. E vemos autores estudando muito esse tema para oferecer obras de alta qualidade nos novos formatos – como livros digitais, atividades em plataforma, microlearning e gravações. São pessoas que estão sempre se atualizando. São responsáveis, conscientes do trabalho que realizam e muito talentosas. Pessoas que já tiveram uma vivência de sala de aula e, hoje, podem colocar nos livros didáticos o melhor que podem dar em termos de trabalho. 

Vida de autor: escritores dos livros da Editora Opet falam sobre seu trabalho


Justina Motter Maccarini em formação pedagógica com professores.

Graduada em Matemática e mestre em Educação Matemática, a professora Justina Motter Maccarini é autora de livros didáticos desde o início dos anos noventa. Ela começou produzindo uma apostila para funcionários de uma unidade da cervejaria Brahma e, desde então, contribui para oferecer livros de qualidade sobre um dos componentes curriculares mais fascinantes e desafiadores: a Matemática.

Com obras publicadas por várias editoras, ela trabalha com a Opet desde 2002. “De todas as experiências com editoras, posso falar que vivida com a Opet é diferenciada. A Editora dá um suporte diferenciado, abre espaço para o diálogo e para trocas com a equipe que conduz a produção editorial. Isso, sem contar o trato com a direção da empresa, que nos conhece e nos trata pelo nome desde o começo, lá atrás. Isso é muito bom!”, observa.

Justina também trabalha com formações pedagógicas nos municípios e acompanha de perto a reação dos professores aos livros de sua autoria. “Fico feliz porque vejo que eles gostam dos materiais que produzimos. E isso acontece porque, nos recortes com que trabalhamos, buscamos conectar as coisas, os conteúdos com a época e as questões que estamos vivendo. Os professores – e, sem dúvida, os autores dos livros didáticos – devem estar muito conectados com a realidade para oferecer uma educação de qualidade.”

Marta Brodbeck

Um trabalho fundamental – Formada em História e professora por trinta anos, Marta de Souza Lima Brodbeck é autora de livros didáticos há duas décadas. Começou ajudando uma colega na produção de um livro e, desde então não parou: escreveu coleções para várias editoras e também escreve para o MEC, dentro do Programa Nacional do Livro Didático, o PNLD. Seu trabalho autoral com a Editora Opet começou em 2017, mas desde 2015 já trabalhava com a formação de professores, a partir de livros de outros autores. “Trabalhar com a Editora Opet é muito bom. São muito profissionais em tudo o que fazem, com grande respeito pelo trabalho do autor, que sempre dá a última palavra. O respaldo técnico é muito grande. Posso dizer que, em termos de produção, a Editora Opet foi a melhor parceria que já tive”, afirma.

Marta vê o trabalho dos autores como fundamental. “Os livros mudaram. Hoje em dia, não produzimos apenas conhecimento, mas debates e reflexões sobre o conhecimento. Socializamos atividades e ajudamos os professores a refletir.”

Rossana Pacheco

Trabalho de muita responsabilidade – Professora por quarenta anos, Rossana Pacheco possui graduação em Letras: Português-Inglês pela UNESP – Araraquara (SP) e especializações lato sensu em Português e em Contação de histórias e Literatura Infanto-juvenil.

 Desde 1997, escreve sistemas de ensino na cidade de Curitiba. Há dois anos e meio, deixou a sala de aula para dedicar-se exclusivamente à produção de materiais didáticos. Autora da Editora Opet desde 2017, ela escreveu, em coautoria com Vera Lucia Bianchini Martins, todos os volumes de Português da Coleção Cidadania – Ensino Fundamental Anos Finais.

“Escrever implica, em primeiro lugar, responsabilidade”, observa Rossana. “A escrita de um material didático de Língua Portuguesa requer que o autor esteja sempre realizando pesquisas e se informando a respeito das concepções de linguagem atuais, do documento da BNCC, dos parâmetros curriculares e dos exames nacionais. Necessita, também, conhecer e estudar os autores de peso nas áreas da Linguística, Sociolinguística, Análise do Discurso e Semiótica, bem como acompanhar as pesquisas e publicações de obras de autores nacionais e internacionais sobre os gêneros textuais. É trabalhoso, exige dedicação e estudo diários, mas gera muita satisfação.”

Para a autora, a parceria com a Editora Opet lhe traz grande satisfação e encantamento. “A organização, a objetividade nas decisões entre direção, coordenadores e autores constituem um importante diferencial. Além disso, a equipe envolvida na produção dos volumes das coleções didáticas é muito coesa, o que favorece o processo da escrita e da edição dos materiais didáticos”.

Entrega de materiais didáticos marca a ampliação da parceria entre a Editora Opet e o município de Sobral

A Secretaria Municipal de Educação de Sobral (CE) e a Editora Opet fizeram ontem, terça-feira (16), a entrega simbólica dos materiais didáticos aos estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. A entrega aconteceu na Escola Municipal Dinorah Thomás Ramos e teve a participação da prefeita em exercício, Christianne Coelho, do secretário municipal de Educação, Herbert Lima, do presidente do Grupo Educacional Opet, José Antônio Karam, e da superintendente da Editora Opet, Cristina Swiatovski.

A entrega dos materiais marca a ampliação do projeto-piloto desenvolvido em parceria pela Editora Opet com Sobral. No início do ano passado, quando o projeto foi iniciado, ele previa a cessão dos materiais didáticos, a implantação e a formação pedagógica dos professores da primeira etapa da Educação Infantil (Infantil Bebê). Ao todo, foram atendidas 730 crianças, que passaram a utilizar os materiais da “Coleção Primeira Infância +0”, produzidos pela Editora Opet.

O sucesso foi tão grande que, neste ano, a parceria foi ampliada para atender mais crianças da Educação Infantil e, também, todos os estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental. Eles vão utilizar os livros e materiais da Coleção “Caminhos e Vivências”, desenvolvidos pela Editora Opet, e seus professores terão formação pedagógica e assessoria da equipe Opet. Com a ampliação do projeto-piloto, 3.200 estudantes de Sobral serão beneficiados.

Material estratégico – O secretário Herbert Lima destacou a importância de se contar com um material como o desenvolvido pela Editora Opet. “Ter o material do Programa Nacional do Livro e do Material Didático é importante, mas é necessário também ter um material diferenciado que tenha uma metodologia específica para a alfabetização e métodos diferentes para o contraturno”, observou.

Para a superintendente da Editora Opet, Cristina Swiatovski, a parceria com Sobral é estratégica. “Temos, em Sobral, um município que é modelo de qualidade em educação, um modelo para o país. Para a Opet, é importante participar desse trabalho. Com a parceria, contribuímos com nossos materiais e conhecimentos ao mesmo tempo em que aprendemos com os parceiros. É uma experiência enriquecedora!”. O presidente do Grupo Educacional Opet, professor José Antônio Karam, destacou o compromisso da sociedade de Sobral com a educação, que faz com que suas escolas municipais sejam as melhores do país.


A entrega aconteceu na Escola Municipal Dinorah Thomás Ramos e teve a participação da prefeita em exercício, Christianne Coelho, do secretário municipal de Educação, Herbert Lima, do presidente do Grupo Educacional Opet, José Antônio Karam, e da superintendente da Editora Opet, Cristina Swiatovski.

Em sala de aula – Tereza Mara é professora do Centro de Educação Infantil (CEI) José Lourenço, e utiliza os materiais da Editora Opet desde 2018. Ela está muito satisfeita com o trabalho. “É um material muito interessante, muito rico, muito ilustrado. As crianças se encantam só de ver e, nós, mais ainda”, conta. “Neste ano, vamos fazer ainda melhor com esse material!”

A diretora da Escola Municipal Dinorah Thomás Ramos, professora Maria Jailma Dilmas, acredita que o trabalho com os estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental, que começa agora, terá sucesso.  “Nós pudemos examinar os materiais e percebemos que ele é de excelente qualidade, e se integra às habilidades que estamos trabalhando em sala de aula. A expectativa dos professores é muito grande. Eles estão encantados e querem começar a usar!”, conta.

No próximo dia 29, os professores do segundo ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Sobral participam da primeira formação pedagógica, de implantação, para a utilização dos materiais da Editora Opet.

(*) – Com informações da Assessoria de Comunicação de Sobral.

Ipu, Itaitinga e Sobral: a força do trabalho pedagógico Opet no Ceará

As últimas semanas foram de muito trabalho pela educação pública no Ceará! Estivemos em três municípios – Ipu, Itaitinga e Sobral – para implantações e formações pedagógicas. As ações foram coordenadas pelo supervisor regional para o Estado, Francisco Glaylson Rodrigues.

Ipu – Em Ipu, município situado no noroeste cearense, o trabalho de implantação de materiais aconteceu nos dias 04 e 05. Participaram 42 professores, dois coordenadores pedagógicos e 22 diretores de escolas. “A parceria do Sefe com Ipu existe desde 2016 e, agora, foi renovada para mais um ano”, explica Glaylson. Lá, são atendidos 450 estudantes do segundo ano dos Anos Iniciais, uma etapa crucial no processo de alfabetização. “A receptividade aos materiais e ao trabalho Sefe é sempre muito grande em Ipu”, conta Glaylson. “Desde que fechamos a parceria, em 2016, a educação municipal melhorou muito em avaliações como a do SPAECE-ALFA. Tanto que, hoje, Ipu é o primeiro colocado da região.” O SPAECE-ALFA é o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) voltado aos alunos do segundo ano dos Anos Iniciais.


Momento de formação pedagógica com professores em Ipu.

Entrega simbólica dos materiais para as crianças em Itaitinga.

Itaitinga – Situado na região metropolitana de Fortaleza, Itaitinga é um dos mais novos parceiros da Editora Opet. Lá, o trabalho de implantação dos materiais aconteceu no último dia 08. “A formação envolveu 32 professores e 21 coordenadores”, explica Glaylson. No município, serão atendidos 600 estudantes do segundo ano dos Anos Iniciais. Algo importante a observar sobre a parceria com Itaitinga é que ela foi fechada dentro das diretrizes do Projeto Novos Rumos, que fortaleceu a transparência e o compliance no segmento comercial privado.

“Itaitinga é um município com bons resultados na alfabetização, que fechou uma parceria conosco para consolidar e ampliar estes dados”, explica Glaylson. A coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino, professora Agnalda Castelo, diz que a formação foi enriquecedora em relação aos usos e à apropriação dos materiais pelos professores. “Os professores e coordenadores consideraram o material como de excelência. E ele é, de fato muito bom, e foi construído a partir das orientações da BNCC, a Base Nacional Comum Curricular. Em 2019, podemos e vamos melhorar nossos índices, que já são bons”, observa. Em Itaitinga, a Editora Opet também fez a entrega simbólica dos materiais para as famílias de três estudantes.

Professores participantes da formação pedagógica em Sobral.

Sobral – O município de Sobral é o campeão brasileiro em qualidade na educação pública. Desde 2018, sua rede municipal de ensino mantém uma parceria com a Editora Opet. O projeto-piloto envolveu inicialmente a etapa inicial da Educação Infantil e, neste ano, cresceu. Foi ampliado dentro da própria Educação Infantil e também passou a atender os estudantes do segundo ano dos Anos Iniciais.

A formação desta semana teve a participação de 52 professores que atendem as crianças da Primeira Infância. “Em Sobral, a parceria é muito interessante. Os professores são participativos e se envolvem muito com todas as ações”, conta Glaylson. A professora Daniele Pontes, técnica da secretaria de Educação de Sobral, foi uma das participantes. “Pudemos perceber, nesta formação, o empenho dos professores. Colocando-se, questionando, tirando suas dúvidas. Enfim, foi um momento muito rico de diálogo e troca de conhecimentos.”

No próximo dia 29, Sobral terá um segundo momento de formação, mais exatamente de implantação dos materiais do segundo ano. O momento é tão importante que, no dia 16, o secretário municipal de Educação, Herbert Lima, terá uma agenda especial com a superintendente da Editora Opet, Cristina Swiatovski, e o presidente do Grupo Educacional Opet, professor José Antônio Karam. Na ocasião, também será feita a entrega simbólica dos materiais produzidos pela Editora Opet.

“Educação que aproxima”: colaboradores conhecem o Conceito de 2019 da Editora Opet

Educação que aproxima as pessoas do conhecimento, as famílias da escola e o mundo de uma convivência mais pacífica. Na tarde de segunda-feira (18), os colaboradores da Editora Opet conheceram oficialmente o Conceito 2019, que vai nortear a nossa comunicação ao longo deste ano. A apresentação foi feita pelo time de marketing da Editora e teve como ponto de partida uma dinâmica de sensibilização que envolveu os colaboradores. Eles receberam  adesivos com perguntas sobre sua própria vida, gostos e interesses, e compartilharam as respostas em pequenos grupos. A ideia da dinâmica foi reforçar o ponto essencial do Conceito, que é a aproximação (“Educação que Aproxima”).

“Um conceito não é só uma frase, mas uma identificação e um posicionamento da empresa, especialmente em relação à parte pedagógica. Ele é fundamental para o nosso relacionamento com as escolas e com a sociedade”, diz a superintendente da Editora Opet, Cristina Swiatovski, que abriu a apresentação. Segundo ela, o Conceito de 2019 responde a indagação proposta pelo Conceito do ano anterior, “Para onde o Conhecimento vai te levar?”. “Em 2018, propusemos uma indagação, algo especialmente criado para mexer e fazer pensar. Agora, fazemos uma afirmação: a educação aproxima. E essa ideia é muito interessante e muito importante para a educação.”

Muito trabalho – Após a dinâmica, os colaboradores conheceram o Conceito 2019 em detalhes, em uma apresentação feita pelo time de Marketing da Editora. O Conceito, vale lembrar, nasceu ao longo de meses de trabalho intenso, e foi marcado pela participação, em reuniões, de colaboradores.

“Nesses encontros, conhecemos o olhar de cada setor da Editora e do Centro Logístico. Foi uma contribuição muito importante para que pudéssemos construir um Conceito que espelhasse quem somos”, avalia a coordenadora de Marketing da Editora, Deisi Cabrini. Ela lembra que um dos desafios deste ano foi substituir e superar o Conceito de 2018, que fez grande sucesso junto a clientes e prospects da Editora. “O Conceito de 2019 seguiu por uma linha diferente, menos lúdica e com uma linguagem gráfica mais elegante. Também deixamos de lado a presença de personagens, mas não abrimos mão de valorizar o protagonista da educação, que é o estudante.”

José Augusto Limeira é editor na equipe editorial Opet. Para ele, o Conceito 2019 surpreendeu. “Essa ideia de aproximação é genial. Ele vai levar as pessoas a pensar em formas de fortalecer as aproximações que já existem e gerar novas aproximações. Dentro e fora da empresa.”

“Eu achei o Conceito inspirador! Ele chama muito a atenção – é algo para ser visto”, diz Jhoice Vieira Zaions, colaboradora da equipe de Faturamento. Ela gostou da ideia de aproximação, que se reflete em várias coisas – na família, na escola e no trabalho –, e se encantou com a arte. “As imagens não tratam apenas de educação, mas de um todo da vida da criança. Além disso, são peças bem coloridas, que se destacam.”

Na segunda-feira, o Conceito 2019 também foi apresentado aos colaboradores do escritório da Editora em Fortaleza. E, na terça-feira (19), aos colaboradores do Centro Logístico Opet em Colombo (PR).

Bett Educar – Deisi Cabrini explica que o Conceito ganhará grande visibilidade na Bett Educar 2019, a maior feira de educação da América Latina, que acontece em maio na cidade de São Paulo. “O estande da Editora Opet está sendo totalmente construído a partir do Conceito. Teremos um espaço muito agradável e atraente. A ideia é aproximar as pessoas e nós vamos fazer isso”, explica. Em breve, a comunicação do Conceito começará a ser utilizada em nossa divulgação.

Confira mais imagens do lançamento em nossa conta do Pinterest.

Santana de Parnaíba: diálogo, experiências e informação para 2.400 professores e gestores municipais da Educação

A semana que passou foi de muito diálogo, aprendizado e troca de experiências para os professores e gestores da rede municipal de ensino de Santana de Parnaíba. Ao todo, 2.400 profissionais participaram da primeira formação pedagógica de 2019, realizada dentro da parceria com a Editora Opet. Santana é um dos principais parceiros da Editora Opet no Estado de São Paulo, e utiliza os materiais do selo Sefe – Sistema Educacional Família e Escola. A parceria abrange da Educação Infantil, a partir de três anos, até o Ensino Médio.

A gestora pedagógica da Editora Opet, professora Cliciane Élen, conta que a formação foi realizada por um grupo de 32 formadores e supervisores regionais, que conduziram o trabalho com os professores e os gestores (diretores, supervisores e equipes).

“Neste ano, também tivemos um momento muito especial, que foi uma palestra voltada especificamente aos funcionários das escolas não ligados diretamente à sala de aula”, explica Cliciane. “São pessoas que desempenham um papel importante para o bom funcionamento das escolas, e que também são educadores.”

Outro momento importante foi com os gestores, com foco para aqueles que entraram recentemente na rede municipal. “Esses coordenadores, diretores e vice-diretores estão aprendendo todos os processos da gestão. Nós, como parceiros, fazemos parte dessa orientação e dessa reflexão sobre a função.”

Cliciane se disse muito satisfeita com o que viu e ouviu nas várias salas de aula e espaços que receberam a formação. “Ouvi, de professores e gestores, que nós, da Editora Opet, somos uma parte importante da construção da educação em Santana de Parnaíba. Isso nos anima a avançar cada vez mais”, observa.

Cada vez melhor – “O material vem melhorando a cada ano e nos proporciona a ampliar o conhecimento e, com isso, aplicá-lo da melhor forma possível”, diz a professora Val Lage, do Colégio Luís Carlos Barbosa. “Juntando isso ao ambiente e às condições de trabalho, vemos porque a educação em Santana de Parnaíba vem melhorando a cada ano. Estão de parabéns.”

Confira imagens da formação!

(*) – Com informações da ASCOM/Santana de Parnaíba